Equiloc

Locadora de ferramentas: entenda o mercado e como ele pode ajudar sua obra

Locadora de ferramentas: entenda o mercado e como ele pode ajudar sua obra

Qualquer empresa que deseja ter destaque no mercado precisa ter um planejamento adequado para diminuir custos e aumentar sua lucratividade. Em muitos casos, comprar equipamentos não é vantajoso e, quase sempre, essa prática apresenta um alto custo e pode fazer com que o empreendedor fique sem capital para outros investimentos.

No ramo da construção civil isso não é diferente! Uma boa opção para esses empresários é procurar uma locadora de ferramentas, sendo que essa é uma escolha interessante e que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o país. Quando você analisa gastos, tempo de execução, materiais e mão de obra, percebe-se como essa prática é vantajosa para quem trabalha em obras.

Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda como a locação pode ajudar a sua empresa de construção civil. Confira agora!

A importância em alugar e não comprar equipamentos

O crescimento do aluguel de equipamentos se dá pela mudança no mercado que se liga diretamente aos custos praticados. Uma empresa que opta pela compra acaba ficando exposta aos riscos econômicos dessa escolha, principalmente se ela ainda estiver em fase inicial de consolidação.

São diversas despesas geradas para quem compra equipamentos, como manutenção, inspeções, reparos, substituições, além de custos envolvidos com armazenagem.

Sendo assim, o aluguel está cada vez mais ganhando força no Brasil, visto que todas as despesas contínuas ficam por conta da locadora, além de ser uma empresa especializada, fazendo com que essas ferramentas sejam mais efetivas quando exigidas.

Optar por uma locadora de ferramentas permite que sua empresa tenha uma boa redução de custos, como também diminui o investimento inicial para aquele negócio que estiver iniciando ou começando um novo setor, uma vez que comprar novos equipamentos é sempre mais dispendioso em relação ao aluguel.

Importância dos cuidados e manutenções das ferramentas e equipamentos de construção

Diversas máquinas e ferramentas usadas em obras, por serem utilizadas em serviços pesados ou que trabalham por horas, acabam tendo um alto percentual de desgaste e manutenção. Além disso, há aquelas que precisam estar em uso contínuo para a eficiência do trabalho, uma vez que paradas por muito tempo, podem até mesmo apresentar defeitos ou irregularidades.

Desse modo, é fundamental que as empresas de construção civil considerem o desgaste, defeitos ou gastos com manutenção, como também o uso constante de cada uma dessas ferramentas no decorrer de sua vida útil, a fim de calcular qual vale mais a pena: a compra ou a locação.

Locando materiais, um dos benefícios é a manutenção que fica por conta da locadora. É função dela se responsabilizar por todos os valores envolvendo manutenção e contratação de equipe especializada para essa função, visto que caso ocorra algum problema em uma máquina, é preciso apenas acioná-la para solucionar o contratempo.

Os principais benefícios da locação de materiais

Como dito anteriormente, cresce bastante o mercado da locação, principalmente pelos benefícios que essa prática proporciona para as empresas. Confira agora alguns deles:

Redução de gastos com logística, transporte e armazenagem

A diminuição de gastos relacionados à logística, transporte e armazenamento faz com que a opção de locação se torne a melhor no ramo da construção civil. O aluguel de máquinas e ferramentas acaba com o acúmulo de materiais parados e a necessidade de um ambiente específico para a armazenagem. Assim, quando não precisar mais desses objetos locados, basta apenas devolvê-los à locadora.

Existem empresas especializadas nesse ramo, o que facilita bastante a logística de uma obra, dispensando estrutura e custos para o transporte desses materiais. Além disso, se você planejar com antecedência, sempre vai encontrar equipamentos para pronta-entrega, fazendo com que sua obra nunca fique parada.

Variedade de ferramentas disponíveis para locação

No mercado atual, há uma enorme quantidade de máquinas e ferramentas direcionadas para a construção civil. É muito fácil encontrar empresas especializadas no ramo de aluguel de materiais que tenham tecnologia e qualidade necessárias para atender às demandas desse setor.

Entre a enorme lista de itens disponíveis para aluguel você pode encontrar ferramentas como furadeira, esmerilhadeira, serra mármore e serra circular, brocas, andaimes, betoneiras, máquinas de solda, geradores, compensadores de ar, empilhadeiras, containers e muito mais!

Favorecimento da locação com a realidade econômica

A crise mais profunda das últimas décadas não deixou de lado o setor da construção civil brasileira. Na verdade, muito pelo contrário. Com a decadência da atividade, vagas sendo fechadas e empresas levando vários prejuízos, a inatividade de equipamentos aumenta e a margem para negociação de preços cresce também.

Para os empreendimentos de locação de equipamento para a construção civil, manter máquinas ociosas é perder dinheiro. As ferramentas geram custos de manutenção, atualização e treinamento de funcionários. Portanto, tudo isso que precisa ser pago e reduzir preços pode ser a melhor opção no momento. E em tempos como os de hoje da economia, quem está com capital consegue bons descontos.

Sendo assim, o mercado está favorável para as empresas de construção civil locarem equipamentos, uma vez que o mercado está competitivo e há várias oportunidades e benefícios nesse ramo. Com o crédito mais deficiente e mais caro para quem busca adquirir equipamentos, com retração das construtoras e contratos sendo desfeitos constantemente, evitar o endividamento é fundamental para manter o seu negócio em alta.

Diminuição de impostos

Quem prefere comprar equipamentos para construção civil acaba ampliando o seu patrimônio, o que provoca aumento de pagamentos de impostos. Já no sistema de locação, a empresa não arca com os custos de obrigações fiscais e ainda consegue descontos em tributos federais. Ou seja, esse é mais um benefício que favorece os empreendimentos da construção civil, pois evita de arcarem com impostos referentes a aquisição de patrimônio.

Enfim, são diversos equipamentos que sua empresa pode locar para dar andamento em uma obra. Eles servem tanto para as grandes construções como para quem precisa realizar apenas uma pequena reforma. Porém, o planejamento também é essencial nesse ramo e fazer uma boa programação evita que você alugue materiais desnecessários. Então, saiba qual a melhor opção para o seu negócio e do que realmente sua empresa necessita.

E aí, gostou do nosso post sobre locadora de ferramentas? Então, que tal conhecer agora 6 dicas na hora de alugar equipamentos para sua obra?

 

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.