Equiloc

Manutenção de compressores: Como fazer de forma efetiva?

manutencao de compressores servico

Os equipamentos são uma parte essencial da indústria, que é a responsável por praticamente tudo que consumimos em nossa casa e no dia a dia.

No entanto, para que a produção ocorra com qualidade, alguns cuidados são necessários com esses equipamentos, como a manutenção de compressores de ar.

A qualidade de produção é adquirida por meio do uso de equipamentos industriais, cada um com uma finalidade própria, para otimizar a produção e garantir que o produto tenha máxima qualidade para o consumidor.

Os compressores de ar, por exemplo, são uma excelente ferramenta de trabalho, e podem ser usados em diversos setores de produção e manutenção.

Por isso precisam de um cuidado especial. Eles precisam estar em dia para trabalhar usando 100% de sua capacidade.

Nesse sentido, existem diferentes tipos de manutenção de compressores, como a manutenção preventiva e a manutenção corretiva, aplicadas em momentos diferentes.

Por isso, é preciso se atentar para cada uma dessas manutenções durante o tempo de uso do equipamento.

Assim, preparamos um artigo com as melhores dicas para deixar seu compressor trabalhando em 100% de sua capacidade.

Veja qual a importância da manutenção preventiva, os desafios dessa manutenção, o que é preciso considerar para uma manutenção efetiva, como funciona esse processo, cuidados importantes com seu compressor, entre outros. Confira!

Qual é a importância da manutenção de compressores?

A importância de conservar uma boa manutenção desses equipamentos está ligada diretamente à importância que eles possuem em diversas áreas  da indústria, seja na produção, manutenção ou construção.

Isso acontece porque esses equipamentos, além de fornecer ar comprimido, possuem a função de manter as máquinas e ferramentas funcionando corretamente.

Ou seja, o ar comprimido permite o funcionamento de outros ativos, sendo usado como um condutor de energia.

Dessa forma, é possível perceber a importância dos compressores industriais, que atuam em diversas máquinas, como:

  • Compressores de ar para sistemas industriais;
  • Compressores de ar para serviços gerais;
  • Pistolas de pintura e outras;
  • Compressores de gás;
  • Compressores de refrigeração;

Além disso, esses equipamentos essenciais são divididos em duas categorias: os volumétricos e dinâmicos.

Os volumétricos são responsáveis por elevar a pressão ao reduzir o volume ocupado pelo gás. Esse equipamento usa pistões, que puxam e comprimem o ar do ambiente. Dessa forma, o ar pode ser usado como um condutor de energia.

Esse tipo de compressor também possui dois eixos, em formato similar a um parafuso, que giram em sentidos opostos para formar uma engrenagem para o equipamento.

Em resumo, nesse processo o volume do ar é comprimido pelo equipamento, o que aumenta a pressão.

O dinâmico, por outro lado, é capaz de elevar a pressão a partir da conversão de energia cinética em pressão atmosférica.

Não importa o modelo e a maneira com que a pressão é gerada, é essencial manter os compressores funcionando com qualidade, o que pode ser feito seguindo todas as recomendações do manual do fabricante.

Além disso, diversos equipamentos possuem uma pressão máxima, que deve sempre ser respeitada.

Outro ponto importante são as manutenções recorrentes. Elas devem ser regulares e a partir de um plano estratégico, seguindo o manual de operação da máquina.

Entenda os desafios da manutenção de compressores

manutencao de compressores funcionario

Existem diversos desafios em manter os compressores funcionando perfeitamente. No entanto, uma boa gestão previne o surgimento de falhas e repara erros existentes no aparelho, antes que possam causar maiores danos.

Mas, além disso, a gestão estratégica possui um desafio maior: o de sempre estar um passo à frente de qualquer tipo de defeito, tomando atitudes para que eles não comprometam o funcionamento do equipamento em geral.

Por isso, a manutenção preventiva pode ser uma ótima ferramenta para monitorar todos os equipamentos, em especial os compressores que garantem o funcionamento de outras máquinas.

A manutenção preventiva é uma forma de aumentar a vida útil dessas máquinas e prolongar o uso sem problemas.

Um ponto importante sobre manutenções de equipamentos: elas devem seguir à risca as orientações e exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

No entanto, um grande desafio para as manutenções de equipamentos é o tempo de uso que uma máquina possui.

À medida que o tempo passa, o compressor se torna mais antigo e os custos de manutenção desse aparelho aumentam. Uma vez que as peças exigidas são mais difíceis de serem encontradas e a mão de obra fica cada vez mais especializada.

Além disso, é preciso realizar todos os reparos necessários sem prejudicar todo o desempenho e continuidade do fabricante.

Assim como pode ser difícil programar a manutenção tendo como base os principais compressores do mercado, porque cada aparelho funciona de uma maneira.

Por último, mas não menos importante, a tarefa de achar o tipo de lubrificante mais indicado para o seu aparelho faz a diferença no resultado final da manutenção.

Por isso, para superar esses desafios é preciso estabelecer um plano de manutenção focado nos compressores e a longo prazo, para maximizar o tempo de uso dessa ferramenta tão importante.

O que é preciso considerar para uma manutenção de compressores efetiva?

A manutenção de compressores é uma etapa essencial para garantir o bom funcionamento dos equipamentos, evitando assim falhas e possíveis prejuízos em indústrias e construções.

Por exemplo, se um compressor apresenta algum tipo de falha por falta de lubrificante, alguma máquina essencial que conta com a ajuda do compressor para funcionar ficará impossibilitada de realizar o trabalho.

Isso deixa toda a produção paralisada, prejudicando prazos de entrega, comprometendo o resultado final e até afetando a satisfação de algum cliente.

Portanto, uma manutenção eficiente e em dia é um fator essencial para que a produção ocorra como o esperado.

Assim, ao realizar a manutenção de compressores, a principal recomendação é sempre seguir as orientações do fabricante do equipamento.

Portanto, deve constar no manual todas as informações necessárias, como a periodicidade das manutenções, onde devem ser realizadas e como deve ser o procedimento.

Os principais parâmetros para se atentar na manutenção desses equipamentos são as especificações dos lubrificantes e dos componentes que devem ser substituídos.

Eles também devem ser substituídos conforme orientação do fabricante, para que não haja nenhum tipo de contratempo.

Outro ponto importante é que inspeções periódicas também devem seguir orientações do fornecedor da máquina, uma vez que o compressor alcança seu desempenho máximo nas condições de fábrica.

Algumas verificações importantes são:

Além disso, se a rotina de funcionamento do compressor é severa e constante, sendo maior do que a orientada pelo fabricante, é provável que as manutenções tenham que ser feitas com mais frequência.

Dessa forma, o equipamento terá uma vida útil melhor e pode funcionar em sua capacidade máxima sem prejudicar o andamento do trabalho.

Como funciona a manutenção em compressores?

manutencao de compressores curso

Todo produto possui um tempo de vida útil, que pode ser prorrogado de acordo com os cuidados do proprietário.

Esses cuidados envolvem manutenções frequentes, sejam manutenções preventivas ou corretivas.

Além disso, essas manutenções são capazes de melhorar o desempenho dos compressores e otimizar a produção.

Por isso, confira como funciona cada etapa dos procedimentos de manutenção dos compressores e saiba a importância de cada uma delas para o resultado final.

Limpeza semanal

O primeiro fator determinante para o bom funcionamento dos compressores é fazer uma limpeza frequente, de preferência semanal.

Isso acontece porque é comum que haja acúmulo de resíduos dentro do compressor, o que pode prejudicar o comportamento do equipamento, em especial quanto exposto à dispersão de calor.

Testes de segurança

Além disso, é preciso tomar todas as precauções para evitar acidentes de trabalho. Por exemplo, quando há algum tipo de falha no equipamento, manutenção incorreta ou alguma desatenção.

Por isso é importante realizar alguns testes durante o uso, para atestar a segurança do equipamento. Confira:

  • Verificar se não há vazamentos nas válvulas.
  • Fazer testes na válvula de segurança;
  • Analisar as tubulações.

Checagem da tensão da correia

Outra manutenção periódica essencial é o trabalho de verificar a tensão das correias, para ter certeza de que elas estão funcionando de maneira correta.

Além disso, se entre manutenções você perceber alguma alteração no funcionamento desses equipamentos, procure a ajuda de um técnico especializado.

Troca de óleo

manutencao de compressores trabalho

O óleo é uma parte com grande importância, uma vez que a quantidade de óleo de lubrificação presente no compressor é um fator decisivo para o bom funcionamento da máquina.

Dessa forma, níveis de óleo abaixo do recomendado podem colocar em risco o desempenho do compressor.

A recomendação é que, caso não esteja descrito no manual, a verificação e troca do óleo seja feita de forma semanal, para garantir que o equipamento não funcionará com os níveis abaixo do esperado.

Após algum tempo, a verificação pode ser a cada três meses, de acordo com todas as recomendações do fabricante do equipamento.

Limpeza do filtro de admissão

Além de todas essas etapas, a limpeza do filtro de admissão também é essencial. Para realizar a limpeza é importante retirar o filtro, ao menos uma vez por mês.

No entanto, caso o compressor seja de uso contínuo, a recomendação é que essa limpeza seja repetida uma vez por semana.

O que é a manutenção corretiva?

manutencao de compressores trabalhador

Na manutenção corretiva, as correções necessárias para o equipamento voltar a funcionar são feitas de modo que o equipamento não sofra mais do mesmo problema e seja capaz de garantir otimização e economia ao usuário.

Um defeito comum de compressores acontece no conjunto de ventilação do aparelho. Afinal, sua principal função é fornecer energia para máquinas em geral.

Nesse sentido, a manutenção corretiva é o tipo de manutenção que busca recuperar as características originais do aparelho, quando falhas e danos comprometem seu funcionamento.

Como o próprio nome diz, é o tipo de manutenção com o intuito de manter o compressor em pleno funcionamento.

Ou seja, se a sua máquina quebrar durante o trabalho, essa manutenção é usada para corrigir a falha.

A manutenção do tipo “quebrou consertou” foi a primeira a ser aplicada nas indústrias, e ainda é usada em algumas produções.

No entanto, hoje em dia apenas essa manutenção não é satisfatória e pode diminuir a produtividade em geral.

É preciso criar planos estratégicos para o uso da manutenção preventiva, uma modalidade que verifica todos os equipamentos em uma certa frequência específica.

Além disso, esse processo pode ser facilitado com o uso da tecnologia wi-fi.

Tipos de lubrificantes mais indicados para a manutenção de compressores

manutencao de compressores recursos

Para uma manutenção bem sucedida de compressores é preciso seguir todas as recomendações do fabricante, que conhece as formas de otimizar o desempenho de seus produtos.

Essa recomendação se aplica também ao uso de lubrificantes para os compressores. Hoje em dia existem lubrificantes de base mineral e base sintética.

Dessa forma, cada compressor de ar pode necessitar de um tipo específico de lubrificante, que varia conforme a recomendação do fabricante.

Existem lubrificantes com base mineral com duração de 2.000h e 4.0000h de vida útil para o seu aparelho.

Da mesma forma, os lubrificantes de base sintética podem chegar a até 12.000h de vida útil, para melhorar a produção.

No entanto, ainda assim, o lubrificante ideal para o seu compressor depende das informações do fabricante de seu aparelho.

Por isso, vale lembrar que o fator mais importante nessa escolha entre lubrificante de base mineral ou sintética ainda são as informações de fábrica.

Cuidados importantes ao manusear compressores

manutencao de compressores homem sorrindo

Os compressores são máquinas essenciais para o funcionamento de diversas produções e construções. Por isso, é preciso ter alguns cuidados ao manusear esses compressores, para não colocar esses aparelhos em risco.

Além disso, uma rotina de atividades é essencial para aumentar o tempo de uso e a vida útil de seu compressor.

Esses cuidados fazem toda a diferença na conservação do aparelho e impactam diretamente nos gastos com a produção.

Por isso, confira os principais cuidados com o seu compressor, para conservá-lo funcionando por mais tempo:

  • Limpe a válvula de retenção antes de utilizar o equipamento;
  • Limpe o compressor regularmente (de preferência semanalmente) para evitar acúmulo de resíduos;
  • Quando em uso, coloque o aparelho a 30 cm da parede para permitir a ventilação e evitar a contaminação do ar comprimido;
  • Verifique regularmente os níveis de óleo e lubrificante e troque-os de acordo com as recomendações do fabricante;
  • Limpe o filtro do compressor pelo menos 3 vezes por semana (dependendo do ambiente em que a máquina estiver operando);
  • Verifique diariamente possíveis vazamentos (potenciais explosões) e rachaduras (afetando a pressão do compressor);
  • Verifique a tensão da correia e da bobina de resfriamento diariamente (para evitar que se soltem ou quebrem devido à vibração).

Além de todos esses cuidados citados, e em especial, das rotinas de manutenção preventiva e checagem dos equipamentos, você deve considerar opções tecnológicas para manter os seus equipamentos funcionando.

Trata-se de ferramentas online de manutenção preditiva, que ajudam em uma gestão eficiente dos compressores e outras máquinas.

Essa tecnologia reduz a incidência de erros e panes inesperadas nestes aparelhos, além de diminuir consideravelmente os custos com reparos de emergência.

Conheça a melhor solução em locação de equipamentos para construção civil

A Equiloc está presente em Belo Horizonte, Betim, Contagem e toda a região. Venha conferir a melhor opção para locação de equipamentos para construção.

Além dos melhores equipamentos, nosso sistema é eficiente e 100% online, o que garante rapidez na solicitação e aprovação de orçamentos, otimizando o seu trabalho e poupando tempo.

Aqui você encontra compressores, além de equipamentos como: andaimes, geradores, máquinas de solda, compactadores, betoneiras, lixadeiras, entre outros.

Nossos equipamentos são de alta performance e com qualidade, para te proporcionar a melhor experiência em locação e eficiência em seu trabalho.

Por isso, venha fazer o seu orçamento. O processo de locação é simples: basta entrar na página inicial do nosso site clicando aqui.

Na página você pode conferir todos os produtos disponíveis, separados por categorias. Ao decidir qual produto você deseja, basta clicar na opção “alugar”.

Após isso, você informa a data de retirada do equipamento e a data de devolução. Além disso, deve preencher informações simples, como: em qual região deseja usar o equipamento e o seu endereço de e-mail.

Simples, não é? Se você tiver alguma dúvida ou situação inesperada durante o processo, basta entrar em contato com a nossa equipe, por meio da opção “fale conosco” disponível em nosso site.

Nossa resposta é muito rápida e eficiente, o tempo máximo é de 30 minutos! Por isso, em qualquer situação basta nos contactar para contar com o auxílio de nossa equipe.

 Conclusão

manutencao de compressores industriais

Agora você sabe como a manutenção de compressores pode ser feita de maneira eficiente e efetiva, para aumentar a vida útil do equipamento e cortar custos.

Lembre-se que para isso é preciso sempre seguir as orientações do fabricante e se atentar a todos os cuidados com seu compressor, além de seguir uma rotina de manutenção para se certificar que o equipamento está em boas condições.

Leia também: Manutenção de equipamentos de obras: o que preciso saber?

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.