Assim como a escolha do equipamento mais adequado para o seu negócio é super importante, a manutenção de geradores é fundamental para assegurar o seu pleno funcionamento e ainda aumentar a sua vida útil.
Sabemos que um gerador contém componentes sensíveis que necessitam de manutenção periódica, visando o seu bom funcionamento do equipamento. Contudo, por ser um equipamento complexo, é necessário contar com um profissional capacitado para realizar o serviço.
Para manter a qualidade dos geradores, são estabelecidos períodos de manutenção em um intervalo pré-determinado. Falaremos mais sobre isso ao longo do texto.
Qual a importância da manutenção de geradores?
A manutenção de geradores é importante para maximizar a vida útil e assegurar o pleno funcionamento dos equipamentos, já que durante esse processo é avaliada a conservação dos dispositivos.
Por se tratar de um equipamento de alta complexidade, seus componentes demandam atenção periódica. E somente uma manutenção bem planejada é capaz de garantir que o gerador dure por muito mais tempo e com o máximo de eficiência, sem nenhum tipo de defeito.
Isso sem falar que a manutenção de geradores proporciona melhor desempenho e ajuda a evitar falhas, maximizando a produtividade.
Apesar de muitas vezes as manutenções não serem tão baratas, a médio e longo prazo, elas acabam sendo econômicas, pois é possível detectar uma falha em potencial e a mesma é corrigida logo no começo. Dessa maneira, o reparo acaba tendo um custo menor, evitando prejuízos.
Caso a empresa opte por não realizar a manutenção periódica dos geradores, o custo do reparo pode acabar sendo muito mais elevado, trazendo grandes prejuízos ao empresário.
Um ponto importante é que você deve procurar um profissional qualificado, que consiga realizar o trabalho de forma rápida e eficiente, não causando nenhum tipo de problema no fornecimento de energia elétrica durante a manutenção.
Tipos de manutenção de geradores
Existem, basicamente, três tipos de manutenção de geradores: preventiva, corretiva e preditiva. Cada uma delas é recomendada em uma situação diferente. Veja abaixo qual o momento certo de realizá-las.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é indicada para evitar maiores custos no futuro com a manutenção corretiva, que acaba sendo mais cara quando o problema já está instalado. Com ela, é possível evitar desgastes excessivos de algumas peças do grupo gerador.
Não há uma periodicidade ideal para esse tipo de manutenção de geradores, pois ela varia de acordo com os equipamentos e a forma de uso deles no local. Somente uma empresa que trabalha nesse ramo pode indicar o intervalo ideal.
Uma vez realizada a avaliação, quando houver necessidade, é efetuada a troca da peça antes que o equipamento pare de funcionar. Isso também evita transtornos inesperados.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva de geradores também é considerada uma forma de prevenção e deve ser realizada quando os geradores atingem determinado tempo de funcionamento.
Normalmente, nesse tipo de manutenção ocorre a substituição de filtros, da água do radiador, do óleo lubrificante e de alguma peça, quando necessário.
Manutenção corretiva
Infelizmente, por falta de precaução, a manutenção corretiva é a que mais ocorre. Ela só é necessária quando o equipamento apresenta algum defeito grave ou para de funcionar. Entretanto, essa situação poderia ter sido evitada com a manutenção preventiva.
Os principais defeitos que exigem a manutenção corretiva de geradores ocorrem no motor ou no quadro de transferência automática.
Cronograma de manutenção de geradores
A manutenção de geradores pode ser feita diariamente, semanalmente, mensalmente, a cada semestre ou ainda anualmente. Veja a seguir qual a periodicidade mais indicada para o seu caso.
Manutenção diária
Durante a manutenção diária de geradores é verificado o nível de combustível e, caso esteja baixo, ele deve ser completado. Além disso, também é checado o aquecedor de refrigerante e avaliado os sinais de desgaste, e é verificada a tubulação de ar, constatando se ela está devidamente conectada ao radiador e se há algum sinal de degradação.
O profissional ainda deve fazer uma inspeção geral para verificar se não há carbono, poeira acumulada, peças soltas ou sinal de corrosão; e também a checagem do nível de óleo.
Manutenção semanal
Na manutenção semanal é feita uma drenagem de água no tanque de combustível, até que o diesel apareça. Também é avaliada a tensão flutuante do carregador de bateria, realizando um ajuste de tensão caso seja necessário; e o filtro de ar é inspecionado a fim de retirar detritos e fazer a limpeza periódica.
Manutenção mensal
É na manutenção mensal que é verificada a bateria, para examinar folgas ou corrosão em suas conexões. Também é feita a checagem de tensão adequada da correia para verificar qualquer sinal de desgaste.
Além disso, é importante colher uma amostra do líquido de arrefecimento para verificar a concentração de refrigerante.
Manutenção semestral
Na manutenção semestral, realizada a cada seis meses, será verificada a ligação das mangueiras do radiador para constatar eventuais sinais de desgaste, além da mudança no filtro de combustível, independentemente se há ou não acumulação de sedimentos.
Também é feita a limpeza do cárter de respiro de acordo com o manual de serviço do fabricante, substituição do filtro de refrigerante e do filtro de ar, não importando quantos detritos foram acumulados.
Manutenção anual
Durante a manutenção anual, o sistema de refrigeração deverá passar por uma limpeza completa.
Conclusão
Ao longo do post de hoje você pode entender que a manutenção de geradores é importante para aumentar a vida útil do grupo gerador, prevenir possíveis defeitos e falhas, eliminar custos com reparos mais caros e garantir a plena funcionalidade do equipamento.
Agora que você já conhece os tipos de manutenção de geradores e a periodicidade com que devem ser feitas, não deixe de procurar um profissional capacitado para realizar os reparos antes que uma falha mais grave aconteça.
E não se esqueça que na Equiloc você encontra diversos tipos de geradores para locação, com garantia de qualidade e durabilidade. Entre em contato conosco e faça seu orçamento sem compromisso!