Equiloc

Como escolher o martelete adequado para determinado serviço?

aluguel de andaimes ceu

Conheça os tipos de martelete disponíveis no mercado, a importância deste equipamento para sua obra, quais cuidados para utilização com segurança e como selecionar este equipamento corretamente.

Os marteletes são úteis para diversos tipos de corte ou demolição em obras de construção ou manutenção de qualquer porte e estão disponíveis em modelos, pesos e velocidades distintas.

Sua utilização básica é a de furar ou romper o concreto de forma muito mais rápida e eficiente do que a tradicional utilização da talhadeira. Além de proporcionar um ganho enorme em produtividade, a utilização deste tipo de equipamento em obras e reformas, elimina a possibilidade de danos causados pelo esforço repetitivo no antigo processo tradicional.

Os martelos demolidores ou britadeiras, como também são conhecidos os marteletes, são robustos, voltados para o uso profissional, e são utilizados para demolir pisos, vigas, colunas de concreto, abrir canaletas para passagem de tubulação, perfurar concreto asfáltico e entre outras tarefas.

De forma geral, os marteletes são de fácil manuseio, sem a necessidade de uma supervisão do seu uso. Lembrando que sempre é necessário fazer uma análise da obra a ser demolida por um profissional experiente para evitar acidentes relacionados a estrutura.

Os tipos de marteletes disponíveis no mercado

Encontra-se basicamente dois tipos de martelete no mercado: o pneumático, acionado por ar comprimido, e o elétrico, como o próprio nome já diz, movidos a motor elétrico.

Os pneumáticos são ideais para demolição de blocos soltos de concreto enquanto os elétricos são mais adequados para utilização em paredes.

O marteletes pneumáticos possuem vida útil mais longa e são mais leves que os elétricos, contudo, necessitam de um sistema compressor intenso para gerar a energia necessária.

O benefício dos elétricos está no custo inferior, que chega a três vezes menos que os pneumáticos, e na facilidade da assistência e manutenção de peças.

Escolhendo o modelo ideal de martelete de acordo com suas características

 Deve-se selecionar o martelete específico a cada aplicação, o que envolve a energia de impacto necessária para se realizar a tarefa.

A produtividade do martelo demolidor é definida pela quantidade de impactos por minuto que o equipamento é capaz de realizar somado o seu peso enquanto parado.

Estas duas características principais precisam ser relacionadas às dimensões e às propriedades do material que será cortado ou rompido para que se defina o tipo de martelete ideal para a respectiva tarefa.

Alguns modelos chegam a possuir até 5 velocidades de impactos por minuto.

O tipo de cinzel também precisa ser definido, como a talhadeira, para abrir canais para dutos ou tubos de água e eletricidade e o ponteiro, para concreto e alvenaria.

 

Marteletes de perfurações simples:

  • Existem marteletes de perfuração simples de até 4KG, indicados para perfuração de concretos, pedras, refratários.
  • Marteletes Rompedores de 5KG, indicados para retirada de revestimentos em paredes e rebocos.
  • Marteletes Demolidores de até 13KG, indicados para demolição de alvenaria, concreto magro, pilares de concreto e pequenas vigas.

 

Marteletes pneumáticos e rompedores: 

  • Marteletes Pneumáticos com até 10KG, indicados para serviços médios de desencrustar material agregado em fornos, útil em estaleiros, metalurgias e fundições;
  • Marteletes Rompedores com até 40KG, indicados para demolição de fundições, estaleiros, metalurgias, reformas, demolições e para serviços pesados na construção civil.

Marteletes Demolidores:

  • Marteletes Demolidores de até 16KG, indicados para demolição de lajes, pisos, vigas e asfaltos.
  • Marteletes Demolidores de até 30KG, indicados para demolição de vigas, pisos de concreto, sapatas, bases de máquinas, lajes e asfaltos.

 

Saúde e segurança na utilização de marteletes

Este tipo de equipamento produz muito barulho e, para preservar a saúde do operador, não deve ultrapassar os níveis de tolerância. De qualquer forma, o indivíduo deve utilizar o protetor auricular para evitar danos graves a sua saúde.

O rodízio de operadores a cada 1 hora pode ser realizado também como forma de amenizar a exposição ao barulho e à vibração da máquina.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) precisam ser utilizados de forma obrigatória: capacete, máscara, protetor auricular, luvas especiais, botas e cinzel com ponteira.

Antes da utilização dos marteletes, o local precisa ser analisado para que não existam fiações, canos de gás, água ou esgotos. Neste caso poderiam acontecer explosões, choques elétricos e demais acidentes graves.

A forma correta de utilização dos marteletes que são apontados ao solo é de forma perpendicular, não encostando o equipamento ao corpo. Repare a forma correta na foto abaixo:

UntitledUntitled3

Fotos: https://equipedeobra.pini.com.br

Aluguel de Marteletes x Compra 

Alugar sempre é a melhor opção para economizar e ainda contar com a segurança de um equipamento revisado e eficiente.

A Locadora Equiloc oferece a locação de marteletes com qualidade, atendimento preparado e logística ágil. Mantemos nossos equipamentos sempre atualizados e com revisões periódicas, para que você tenha total segurança, encontre o que precisa e não arrisque o andamento da sua obra.

Acesse agora o nosso site peça o seu orçamento!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.