Equiloc

Obra atrasada: 7 melhores práticas para evitar atrasos

como-as-construtechs-estao-transformando-o-setor-de-construcao.jpeg

Uma preocupação que ninguém deseja na hora de construir ou reformar é lidar com obra atrasada. Por poucos que sejam, os dias a mais de trabalho significam perda de tempo e de dinheiro. Além disso, o descumprimento do prazo inicial gera estresse tanto para o cliente quanto para os responsáveis pelo projeto.

Nesse sentido, é importante buscar formas de otimizar o planejamento, visando ao cumprimento das etapas no período estimado. Ter cuidado com cada detalhe garantirá serviços mais eficientes e entregas de qualidade.

Quer saber como atingir esses objetivos? Basta ler o post e conferir nossa lista com as melhores práticas para evitar o atraso em obras!

1. Definir um cronograma

Ainda que muitos processos sejam padronizados na construção civil, tenha em mente que cada obra é única. Ou seja, os serviços envolvidos dependerão de uma série de fatores, como as necessidades do cliente, o tipo de edificação/ambiente etc.

Portanto, o primeiro passo para planejar uma obra e finalizá-la no tempo previsto é montar um cronograma. Esse documento pode ser construído na forma de planilha física ou digital e deve conter detalhes de todas as atividades necessárias na obra.

Também é importante incluir o prazo limite para o desenvolvimento de cada etapa e os materiais que serão empregados. Quanto mais características relevantes forem listadas, mais fácil será organizar os procedimentos e identificar quais são prioritários.

2. Prever possíveis imprevistos

Um cronograma bem feito precisa ser realista. Em outras palavras, deve não apenas considerar os trabalhos que englobam a obra, mas também possíveis imprevistos em cada etapa  especialmente aquelas que envolvem atividades mais críticas.

Pensar em problemas que costumam ocorrer em determinados serviços é uma ótima forma de se antecipar aos riscos e prever soluções rápidas. Com essa atitude, é possível minimizar os prejuízos causados por erros no planejamento e agir o quanto antes para revertê-los.

Condições como mau tempo (chuva) ou falta de comprometimento por parte de um fornecedor são exemplos de situações que contribuem para uma obra atrasada. Embora não possam ser controladas, vale a pena elaborar estratégias que permitam conter suas consequências/prejuízos.

3. Elaborar um orçamento adequado

Boa parte dos imprevistos de uma obra se resolvem com um pouco de jogo de cintura — melhor ainda se você tiver feito a previsão correta. Porém, isso se torna impraticável quando há escassez de recursos financeiros para dar continuidade a cada processo.

Se quiser evitar atrasos, mantenha o orçamento sob controle e se certifique de que o montante previsto é suficiente para custear cada serviço. Pense nas despesas que envolvem materiais, maquinário, ferramentas, mão de obra e custos indiretos.

Outra prática necessária inclui a separação de uma quantia para cobrir gastos emergenciais resultantes de um problema interno ou externo. É como se fosse uma reserva financeira que ficará guardada para proporcionar segurança e garantir o seguimento dos trabalhos no canteiro.

4. Procurar fornecedores de confiança

Ninguém quer receber um produto de má procedência ou lidar com a falta de insumos no momento de executar um serviço de obra, certo? É para evitar esses e outros problemas que você precisa investir em parcerias com bons fornecedores.

Antes de escolher uma empresa, avalie sua reputação no mercado e, se possível, solicite referências de outros clientes. Essa pesquisa é importante para encontrar representantes idôneos e comprometidos em realizar entregas pontuais, sempre com qualidade e nas datas combinadas.

O processo de selecionar fornecedores de confiança vale para qualquer recurso, desde materiais de construção até máquinas e equipamentos para obras. Mais que investir em empresas reconhecidas, procure estabelecer uma boa relação com as equipes de vendas para obter suporte em caso de necessidade.

5. Contar com mão de obra qualificada

Outro aspecto relevante para evitar atrasos em obras é escolher profissionais qualificados para cada tipo de serviço. Sem conhecimento dos perfis e do modo de trabalho dessas pessoas, é praticamente impossível garantir que os prazos sejam cumpridos.

Se achar necessário, peça indicações relacionadas a diferentes especialidades para montar uma equipe completa e capaz de dar conta de tudo o que for delegado. Essa é a melhor forma de contar com trabalhadores focados e empenhados em dar o melhor no projeto.

Mesmo quem já tem um grupo de profissionais em mente deve reforçar a comunicação dentro do canteiro. Dados, avisos e informações devem chegar a todos os envolvidos para que possam atuar de maneira alinhada, com o máximo de eficiência.

6. Acompanhar as etapas de perto

Por maior que seja sua experiência, uma equipe pode precisar de orientações específicas sobre determinado serviço. Como dito, cada projeto é único e tende a envolver detalhes que precisam ser respeitados no momento da execução.

Nesse sentido, compensa monitorar os trabalhos dos profissionais ao longo dos dias para conferir se houve sucesso na compreensão das atividades. Caso surjam dúvidas sobre algum processo, é possível saná-las rapidamente e evitar erros que resultam em atrasos.

A função de acompanhar deve ser tratada mais como uma oportunidade de conduzir as equipes, não de sufocá-las com ordens excessivas. Com diálogo e interações próximos, é possível motivar os grupos e potencializar a produtividade para que tudo seja finalizado dentro do prazo.

7. Fazer uso da tecnologia

Ficou claro que o planejamento, um bom cronograma e a escolha de bons parceiros são essenciais para manter os trabalhos da obra em dia. Imagine, então, poder contar com ferramentas que organizem todos esses processos em um único local?

Já existem aplicativos e softwares de gestão voltados para quem quer construir e reformar ambientes. São sistemas que concentram várias funcionalidades para você definir serviços, registrar dados, gerar relatórios de desempenho, e muito mais.

Inclusive, para quem não consegue acompanhar a obra de perto todos os dias, é possível fazer uso da tecnologia para monitorar os trabalhos a distância. Basta, para isso, ter acesso à rede por meio de um dispositivo (tablet, notebook ou smartphone).

Agora, que tal pôr tudo em prática para melhorar seus próximos resultados? Esperamos que essas dicas ajudem você a lidar com as adversidades de uma obra atrasada e, principalmente, a fazer cada vez mais entregas dentro do prazo.

Se gostou das informações deste artigo e acredita que possam ser aproveitadas por outros profissionais, faça a sua parte e compartilhe o post nas redes sociais!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.