Equiloc

Orçamento de Obra: Saiba o que é e Como elaborar sem erros

orcamento de obra homem fazendo calculo

Se você pretende começar uma construção, a primeira etapa é procurar por orçamentos de obras, para planejar os gastos e se preparar financeiramente.

O orçamento inclui fatores muito importantes em qualquer construção, assim como todos os custos de cada etapa.

Além disso, para desenvolver um orçamento adequado é preciso ter uma gama de conhecimentos acerca de todos os métodos, além de dados detalhados sobre a obra.

Portanto, não é uma tarefa muito simples. Por esse motivo, é comum que diferentes construtores tenham orçamentos distintos, por conta de todos os fatores envolvidos.

Por isso, esse guia engloba todas as informações necessárias para você elaborar um orçamento de obra sem erros. Confira!

O que é um orçamento de obras?

Um orçamento de obras nada mais é que um documento que descreve e representa todos os fatores financeiros da obra, para que o cliente tenha uma estimativa do preço total.

Por isso, não se trata de um preço exato do empreendimento, assim como não é um “chute”. Trata-se de uma estimativa baseada em dados e conceitos da engenharia.

Além disso, o documento também contém todas as necessidades da obra, seja neste momento ou no futuro.

A elaboração desse documento possui benefícios, como:

  • Controle de custos;
  • Registro das etapas do projeto;
  • Maior poder de negociação com fornecedores.

Para que serve um orçamento de obras?

orcamento de obra funcionarios

Um orçamento bem-feito e detalhado é a primeira etapa para um cronograma. Assim, ele funciona como uma base para todo o planejamento da execução da obra.

Isso acontece porque são feitas diversas pesquisas de custo e disponibilidade de materiais e equipamentos para montar um orçamento.

Além disso, o orçamento também cobre toda a parte de mão-de-obra, seja quanto ao custo ou disponibilidade.

Dessa forma, um orçamento bem feito possui alguns aspectos, como:

  • Previsão o custo total de um trabalho;
  • Saber a quantidade de cada serviço no projeto;
  •  Prever todos os insumos aplicados em cada etapa da obra;
  • Planejamento de recursos do início ao fim (materiais, mão de obra, equipamentos, pessoal administrativo);
  • Controle as compras e compare as quantidades do contrato e os custos unitários com os orçamentos.

Qual a importância de realizar um orçamento de obras?

orcamento de obra planilha

Existem diversos benefícios em realizar um orçamento de obras. Confira as principais vantagens desse documento.

Controle de custos

Um orçamento permite o controle e redução de custos. Isso acontece porque todas as compras são planejadas com antecedência.

Assim, gastos não planejados acontecem apenas em exceções, como em emergências, reduzindo as chances de comprar algum material com preço elevado.

Isso também pode ser visto no aluguel de máquinas e equipamentos, que é planejado com antecedência e os custos são incluídos no valor total.

Planejamento mais eficiente

Além disso, outra vantagem é a organização, planejamento e controle da obra de forma geral.

Com esse documento você é capaz de conferir e controlar detalhes de todos os aspectos de sua obra, desde material, equipamentos até a mão-de-obra.

Maior credibilidade e confiança no mercado

A credibilidade é outro ponto positivo do orçamento. Isso acontece porque, em geral, profissionais organizados e com planejamento possuem maior credibilidade.

O que também se aplica a qualidade geral do empreendimento, que a partir de um planejamento pode usar materiais, equipamentos e mão-de-obra de qualidade.

Como fazer orçamento de obras?

Agora que você já sabe como um orçamento pode ajudar o seu empreendimento, confira as etapas desse procedimento e como elaborar seu próprio orçamento sem erros.

Faça um levantamento dos materiais necessários

Para isso, é preciso entrar em contato com os fornecedores para levantar todos os preços de forma precisa.

Recomenda-se contactar pelo menos três fornecedores para montar um orçamento.

Veja a Composição dos Preços Unitários (CPU)

As Composições de Preços Unitários (CPU) são um fator determinante nos custos diretos de uma obra. Ela é composta por detalhes de todas as atividades que serão realizadas, assim como os preços de todos os materiais, insumos, equipamentos, colaboradores, etc.

Esses dados podem ser retirados diretamente de fontes como tabelas de preços para orçamento de obras, como: SINAPI, SETOP, TCPO, etc.

Considere os custos diretos e indiretos

Além dos custos diretos da obra, é preciso também levar em conta os custos indiretos, que podem variar bastante.

Os custos indiretos incluem: gastos com água, energia, comunicação, transporte, etc. Todos esses fatores impactam no valor final da obra e devem constar em um orçamento.

Calcule os impostos

Os impostos também são fatores importantes, como os gastos indiretos, e devem ser atribuídos em orçamentos.

No entanto, essa é uma etapa que exige bastante cautela, afinal, os valores devem estar corretos. Erros e negligências podem resultar em distorções no orçamento e até mesmo punições às empresas.

Defina lucro desejado

Para as empresas que prestam serviços, é importante sempre calcular a margem de lucro desejada e aplicar sobre o orçamento, para garantir o resultado esperado.

O lucro é um cálculo que consiste na diferença entre o faturamento com o serviço e os gastos para executar o trabalho.

Atenção ao BDI

O BDI, sigla para Benefícios e Despesas Indiretas, é um elemento do orçamento que tem como função cobrir todas as despesas classificadas como indiretas, ao mesmo tempo que mantém a margem de lucro.

Por isso, o recomendado é que você não mantenha um BI fixo, afinal, as despesas indiretas podem variar de acordo com as necessidades de cada obra.

Determine o preço de venda

Existe uma fórmula pronta para o preço de venda, que tem o BDI como uma variante.

Preço de venda = custo direto x (1 + BDI/100).

Faça o fechamento da planilha

É comum mostrar ao cliente uma planilha com os preços unitários de cada material, equipamento e serviço, assim como os custos de BDI.

No entanto, para tornar o entendimento do cliente mais claro, é preciso apresentar os índices de Benefícios e Despesas Indiretas de uma forma mais simples e acessível.

Leia também: Como manter o orçamento da obra sob controle?

Como fazer orçamento por metro quadrado?

O CUB, sigla para Custo Unitário Básico, é uma das melhores formas de avaliar e fazer um orçamento por metro quadrado de uma construção que ainda não possui algum projeto em andamento.

O Custo Unitário Básico é um dos principais indicadores dos setores de construção e é calculado todo mês pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil, ou Sinduscons.

Assim, podemos simplificar esse indicador como o resultado dos custos envolvidos em uma obra, como materiais, mão de obra e equipamentos, isso tudo dividido pela área da construção.

Dessa forma, o resultado dessa equação é a relação R$/m², que pode te dar uma noção do valor total de uma obra antes de todo o projeto pronto. No entanto, lembre-se que esse valor não é fixo e possui uma margem de erro de cerca de 20%.

Além disso, alguns valores importantes como custo de fundação, terreno, equipamentos, instalações, entre outros gastos e custos indiretos não estão inclusos no CUB e devem ser incluídos em um orçamento coerente.

Os atributos de um orçamento de obra

Alguns atributos são essenciais em um orçamento e devem ser preservados. Confira os principais aspectos e o que cada um deles significa em um projeto.

Poder de representação

O poder de representação é um dos atributos mais importantes em um orçamento, pois é o fator que reflete as decisões tomadas na obra.

Além disso, um orçamento só conta com representação verdadeiramente quando é capaz de refletir todos os aspectos da obra, como: pré-requisitos, riscos, premissas da obra e principais responsabilidades.

Por isso é importante sempre contar com um engenheiro envolvido na elaboração do orçamento de obra, para que o documento tenha poder de representação da realidade.

Valoração estimada

Como o orçamento consiste em uma previsão de custo, ele não é um valor exato, e sim aproximado do custo total de cada etapa durante a execução de uma obra. No entanto, apesar de não ser exato, o documento necessita de precisão.

Isso significa que o orçamento deve contar com alguns recursos como cálculos e métodos adequados para se aproximar o máximo possível do custo real de um empreendimento.

Dessa forma, a apuração deve ser detalhada e criteriosa para se aproximar do valor real, diminuir a margem de erro e minimizar a ocorrência de imprevistos financeiros.

Exclusividade

Um atributo importante de todo orçamento sempre deve ser a exclusividade. Isso significa que o orçamento deve ser personalizado e único para cada projeto.

Portanto, mesmo que seja possível se basear em alguns aspectos de obras anteriores para elaborar um próximo documento, sempre é necessário fazer adaptações.

Afinal, todos os aspectos da obra contam no orçamento e podem mudar o valor e o tempo necessário para a finalização da obra.

Validade temporal

Além disso, os orçamentos também possuem uma validade temporal, uma vez que acompanham todas as tendências do mercado e podem perder a validade com rapidez.

Por exemplo, orçamentos realizados há cerca de um ano já não possuem validade.

Isso acontece porque os preços variam com o passar do tempo, portanto, o preço dos insumos, dos equipamentos e da mão de obra podem diminuir ou alterar nesse meio tempo, o que tornaria o orçamento antigo impreciso.

Os tipos de orçamento de obra

orcamento de obra colaborador

Estimativa Simples

A estimativa simples é uma avaliação aproximada dos custos de um projeto. Dessa forma, os resultados são levantados com base em projetos semelhantes realizados anteriormente na região da construção.

Essa estimativa é feita a partir de tabelas desenvolvidas por empresas privadas ou públicas e disponibilizadas para os profissionais da área.

Apesar de ser uma estimativa do valor total da obra, essa classificação não leva o nome de orçamento, justamente por ser uma aproximação do valor e atender apenas um momento inicial de qualquer projeto.

Uma das principais referências para esse tipo de estimativa é o Custo Unitário Básico de Construção, ou CUB. Trata-se de um conjunto de informações colhidas pelos Sindicatos e determina alguns indicadores para construções.

Estudo de Viabilidade Financeira (EVF)

Outra classificação que pode ser confundida com um orçamento é o Estudo de Viabilidade Financeira (EVF). No entanto, esse estudo é feito para analisar se o investimento é viável.

Ou seja, ele compara os retornos que podem ser obtidos com esse investimento e se vale a pena, ou em outras palavras, se o investimento é viável.

Dessa forma, a Viabilidade Financeira analisa os seguintes aspectos:

Orçamento Paramétrico

Um orçamento paramétrico é um orçamento simplificado preparado para uma fase específica de um projeto.

Ele utiliza métricas (incluindo o histórico de trabalho que a empresa realizou), índices e estimativas de estudos de viabilidade.

Portanto, o orçamento paramétrico é útil durante a fase de estudo de viabilidade de um projeto e ao fazer checklists no orçamento de execução.

Além disso, também pode ser comparado com trabalhos semelhantes, como a Estimativa Simples.

Também é útil para os investidores analisarem com mais confiança a viabilidade dos investimentos de capital de risco em comparação com os EVFs.

Orçamento Analítico

Esse é o tipo de investimento que costuma ser mais preciso, entre todas as opções de orçamentos.

Isso acontece pois ele abrange a avaliação dos custos de obra, levando em consideração os materiais, ferramentas necessárias para cada etapa da obra, serviços em geral e mão de obra.

No entanto, para que esse orçamento analítico seja elaborado, é preciso que todos os projetos básicos estejam prontos.

Eles são necessários para alcançar o nível de precisão que se deseja nesse orçamento em específico.

Orçamento Sintético

orcamento de obra mulher

O orçamento sintético se trata de um resumo do orçamento analítico. Ele corresponde à planilha que consta todos os serviços necessários, seguidos pelos materiais e valor de cada insumo e mão de obra.

Orçamento Executivo

Entre todos os orçamentos apresentados, o executivo é o mais importante para empresas nesse ramo de construção civil, que precisam vencer licitações públicas.

Portanto, esse orçamento é bastante detalhado e se preocupa com todos os detalhes da obra.

Além disso, ele também foca em todos os serviços auxiliares que precisam ser executados para o andamento da construção.

Assim como também leva em conta cada etapa da obra, com a finalidade de otimizar todos os recursos disponíveis, sejam recursos financeiros, humanos ou o próprio tempo.

Outro ponto importante desse tipo de orçamento é que ele deve ser atualizado ao longo do tempo, uma vez que leva cada etapa da construção em conta, de forma detalhada.

Assim, os custos no orçamento devem ser alinhados com o propósito inicial e com a realidade.

Validade temporal

Como mencionado, cada orçamento reflete uma situação financeira do tempo em que foi realizado. Portanto, com o passar do tempo há a necessidade de atualizar todos os valores desse documento.

Por isso, realizar orçamentos é um processo contínuo, uma vez que os pelos estão sempre flutuando, assim como os impostos e até mesmo as inovações tecnológicas podem significar alterações orçamentárias.

Exemplo de tabela de preços para orçamento de obras

orcamento de obra computador

Existem alguns exemplos de tabela de preços para orçamentos de obras, como TCPO, SICRO e SINAPI.

TCPO é a Tabela de Composição de Preços para Orçamentos. Portanto, nessa tabela está a descrição e materiais e horas de trabalho necessários para realizar certo trabalho.

Além de disponibilizar composições de diferentes trabalhos, medidos por unidades básicas. No entanto, diferente do CUB, o TCPO precisa de um projeto já pronto e serviços quantificados.

O SICRO trata-se do sistema de custos referenciais de uma obra, além de todo o aval técnico necessário para o orçamento de engenharia. Hoje em dia a tabela contém mais de seis mil componentes de preços diferentes

A SINAPI é a tabela produzida pela Caixa Econômica Federal em parceria com o IBGE.

O objetivo desta tabela é de produzir relatórios mensais com os preços do mercado para diferentes setores, como infraestrutura, habitação e saneamento básico.

Assim, ela produz relatórios sobre:

  • Preços médios de materiais;
  • Preços de serviços da construção;
  • Salários de mão de obra;
  • Valor do aluguel ou compra de máquinas e equipamentos.

Principais aplicativos para orçamento de obra

Além das tabelas disponíveis, alguns aplicativos podem facilitar a sua tarefa de elaborar um orçamento e otimizar o processo. Temos três exemplos de aplicativos para smartphones, capazes de simplificar o seu trabalho:

  • OrçaFascio;
  • CAPP;
  • Reforma Simples.

O primeiro aplicativo é o OrçaFascio. Trata-se de uma plataforma de orçamento de obras.

Seu principal ponto positivo é possuir uma base de dados integrada ao Sistema Nacional de Pesquisas e Custos e índice da Construção Civil, capaz de facilitar e otimizar o processo de elaborar um orçamento.

Além disso, você pode exportar todas as tabelas esquematizadas no aplicativo para o Excel. Ele está disponível para aparelhos IOS e Android.

Além disso, o CAPP é outro aplicativo que pode te ajudar nesse sentido. Ele é voltado para cálculos de materiais e algumas tarefas mais simples, seja de construções ou reformas. Ele também está disponível para IOS e Android.

Reforma Simples é outro aplicativo capaz de fazer cálculos básicos. No entanto, a principal diferença é que ele é capaz de gerar relatórios mais detalhados, que contêm lista de materiais de acordo com o serviço.

Ele também está disponível para aparelhos IOS e Android e conta com dados do SINAPI, reunidos pela Caixa Econômica Federal e pelo IBGE.

Cuidados importantes ao fazer um orçamento de obras

orcamento de obra trabalhador

É muito importante ter cuidado ao realizar um orçamento de obras, pois basta esquecer de incluir um item ou confundir valores para gerar problemas graves em uma construção, como desperdiçar materiais.

Por isso é importante compreender todos os aspectos que envolve realizar um orçamento, como constar todas as despesas, mesmo que indiretas. Assim como contratações de terceiros, impostos e qualquer tipo de taxa.

Qual a diferença entre o orçamento e a orçamentação?

A orçamentação é o processo de detalhamento do custo do trabalho. O orçamento é o resultado, o produto final do orçamento.

Uma das principais razões pelas quais um trabalho é bem-sucedido é concluir suas atividades no prazo e dentro dos custos planejados.

Conheça a melhor solução em locação de equipamentos para construção civil

A Equiloc está presente em Belo Horizonte, Betim, Contagem e toda a região. Venha conferir a melhor opção para locação de equipamentos para construção.

Além dos melhores equipamentos, nosso sistema é eficiente e 100% online, o que garante rapidez na solicitação e aprovação de orçamentos, otimizando o seu trabalho e poupando tempo.

Nossos equipamentos são de alta performance e com qualidade, para te proporcionar a melhor experiência em locação e eficiência em seu trabalho.

Por isso, conte com a Equiloc para otimizar seu orçamento. Saiba mais em nosso site. 

Conclusão

Agora você sabe todos os aspectos que envolvem a elaboração de um orçamento e a importância que esse documento possui na construção civil.

Por isso, ao realizar orçamentos, lembre-se de se atentar a todos os âmbitos do projeto, como custos invisíveis e possíveis emergências.

Quanto mais realista for o seu orçamento, mais fácil será todo o processo de execução de uma obra.

Leia também: Você sabe o que é diário de obra e qual a sua importância?

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.