Equiloc

Paisagismo de jardim: dicas de projeto e manutenção

paisagismo de jardim paisagismo de jardim

É quase certo que, por diversas vezes, você pode ter passado por um paisagismo de jardim e se impactado, sem nem ao menos conhecer, de fato, o conceito. Isso porque o resultado é encantador e dá uma nova cara para uma residência ou construção, além de trazer inúmeros benefícios ao seu dia a dia, como, por exemplo, aumentar sua qualidade de vida ao permitir um contato com a natureza que você não teria normalmente.

Outro grande trunfo dessa técnica é que ela faz com que os ambientes se comuniquem, sendo que ele passa a ser funcional e estético ao mesmo tempo, o que aproveita ao máximo o espaço.

Porém, o paisagismo de jardim pode trazer mais benefícios para sua vida do que você pode imaginar. Continue conosco, pois vamos mostrar como você pode se aproveitar dele, além de dar dicas de projeto e manutenção.

O que é paisagismo de jardim?

paisagismo de jardim o que e
O que é paisagismo de jardim?

Paisagismo de jardim é o projeto que tem como objetivo planejar e melhor aproveitar todo o espaço de uma residência ou edificação, buscando associar a construção à natureza.

Ou seja, você passa a associar plantas e natureza não só focando na parte estética, mas, principalmente, em seu aspecto funcional.

O que é paisagismo?

O paisagismo em si é a técnica que projeta e faz a gestão dos espaços livres. Esse tipo de projeto se relaciona com a arquitetura e o urbanismo e tem como objetivo final organizar toda a estrutura de forma visual e funcional.

Nesse caso, o arquiteto urbanista responsável pelo projeto tem como objetivo otimizar o ambiente para melhor aproveitar cada um dos seus espaços, garantindo a funcionalidade de todas as plantas ali inseridas, além de entregar um produto visualmente atrativo.

Ou seja, o arquiteto paisagista tem como função trabalhar a estética do projeto, e, no fim das contas, deve focar no aspecto funcional de cada um dos elementos ali presentes, além da harmonização dos mesmos com todo o entorno.

Quais são os tipos de paisagismo mais presentes na arquitetura?

paisagismo de jardim tipos
Paisagismo de jardim.

Além do paisagismo urbano, temos alguns tipos mais comuns que estão presentes na arquitetura contemporânea. Abaixo, contamos quais são os principais deles.

Paisagismo urbano

O paisagismo urbano surge com o objetivo de valorizar os espaços das grandes cidades e promover maior contato com a natureza. Assim, áreas mais arborizadas no meio da cidade são inseridas em espaços públicos como praças, parques e até mesmo áreas comuns de convívio.

De quebra, o paisagismo urbano promove também redução de ruídos, uma vez que quanto mais áreas verdes, menor será o nível de propagação sonora. Outra vantagem é que a poluição do ar na região também tende a diminuir.

O paisagismo urbano costuma englobar:

  • Hortas comunitárias;
  • Paisagens harmônicas com o cenário, tirando o cinza do aspecto visual;
  • Construção de trilhas ou áreas para práticas esportivas;
  • Arborização de áreas outrora tomadas pelo concreto, criando espaço de comum convivência.

Paisagismo rural

Tal qual o paisagismo urbano, o rural também vem sendo impactado. Nesse caso, além da promoção de práticas comuns ao primeiro, este tem como objetivo específico estimular a preservação do meio ambiente.

Assim, o paisagismo rural tem como trunfo promover maior contato de pessoas a essas áreas pouco exploradas, mas de forma sustentável, criando um ambiente harmônico de convivência entre o ser humano e o meio ambiente.

Qual o objetivo do paisagismo de jardim?

paisagismo de jardim objetivo
Qual o objetivo do paisagismo de jardim?

O principal objetivo do paisagismo de jardim é criar um ambiente onde a experiência das pessoas em um determinado espaço seja impactado tanto visualmente, quanto nas funcionalidades que o mesmo pode oferecer.

Ou seja, o paisagismo de jardim transforma áreas outrora “cinzentas” em oásis urbanos, promovendo a integração entre o ser humano e a natureza em plena área urbana.

Qual a diferença entre paisagismo de jardim e jardinagem?

Ainda que relacionados, os conceitos de paisagismo de jardim e jardinagem são distintos.

O paisagismo é um projeto pensado como um todo. Ou seja, é uma mudança por completo da experiência aplicada dentro de um ambiente, mudando ou inserindo não somente a vegetação, mas também sua funcionalidade dentro daquele espaço.

Já a jardinagem é o conjunto de técnicas adotadas para fazer a conservação e a manutenção da vegetação que será inserida dentro daquele projeto. Ou seja, por exemplo, a irrigação de uma planta e sua preservação são aspectos da jardinagem, enquanto sua funcionalidade dentro do contexto é do paisagismo de jardim.

Como elaborar um projeto de paisagismo de jardim?

paisagismo de jardim como elaborar
Como elaborar um projeto de paisagismo de jardim?

Para elaborar um projeto de paisagismo de jardim você precisará contratar um arquiteto paisagista que tenha conhecimento em algumas etapas para melhor exploração do ambiente. Abaixo, explicaremos cada uma delas.

Quais são as três etapas do paisagismo?

Confira abaixo cada uma das etapas que o arquiteto paisagista precisa ter domínio para elaborar o projeto.

1. Estudo Preliminar

Primeiramente, o arquiteto paisagista vai avaliar todo o espaço e quais são as necessidades e anseios dos clientes. Nele, o profissional vai avaliar todas as referências que o cliente possa ter, projetos que tenha achado atrativos e ver como eles se comunicaram com o espaço físico oferecido, incluindo a orientação em relação ao sol.

2. Anteprojeto

Posteriormente, o arquiteto fará o anteprojeto, criando uma planta de como ficará o produto final, incluindo como tais peças irão impactar no ambiente e quais serão suas funcionalidades. Ou seja, ele colocará sua criatividade em jogo misturando com as necessidades e gostos do cliente.

3. Projeto executivo

Caso seja aprovado, o anteprojeto vira um projeto executivo, que é o desenvolvimento de todo o plano.  Ou seja, serão incluídas questões como impacto da luz solar no ambiente, como será feita a irrigação e quais serão as técnicas de manutenção.

Quais as plantas mais usadas no paisagismo de jardim?

Algumas plantas estão entre as mais usadas no paisagismo de jardim. Abaixo, mostramos dez delas.

  1. Palmeira azul (Bismarckia nobilis);
  2. Palmeira rabo de raposa (Wodyetia bifurcata);
  3. Areca-bambu (Dypsis lutescens);
  4. Palmeira fênix (Phoenix roebelenii);
  5. Cica (Cycas revoluta);
  6. Buxinho (Buxus sempervirens);
  7. Capim do Texas (Pennisetum setaceum);
  8. Kaizuka (Juniperus chinensis torulosa);
  9. Agaves (Agave sp.);
  10. Podocarpus (Podocarpus macrophyllus).

Paisagismo de jardim residencial

O paisagismo residencial tem a função de selecionar elementos que irão harmonizar o local, trazendo equilíbrio entre a construção e o meio ambiente.

Dessa forma, é sempre desejável que se crie ambientes verdes, com intervenções de plantas e caixas, que consigam trazer funcionalidade ao local, sem deixar de valorizar todo o aspecto estético da mesma.

Paisagismo de jardim com pedras

No caso das pedras, quando exploradas no paisagismo de jardim, elas dão um aspecto de limitar o caminho, ao mesmo tempo que conversam com toda a ornamentação. Por isso, abuse delas em perímetros que tenham dois ou mais componentes e tente criar um diálogo entre eles.

As pedras podem, por exemplo, limitar o corredor de entrada, ao mesmo tempo que ajudam na composição do paisagismo quando combinadas com a grama e uma planta por perto.

Paisagismo de jardim grande

Em caso de jardins grandes, onde há uma área com grande espaço para exploração, o recomendado é ter ao menos uma árvore frutífera em um jardim gramado, que converse com outros elementos do ambiente. Além disso, pequenas fontes e laguinhos podem ajudá-lo a trazer um aspecto mais rural ao ambiente quando conversadas.

Paisagismo de jardim pequeno

Se você tem um pequeno espaço para o jardim, o ideal é criar caminhos que conversem, mas não ocupem muito o corredor de entrada, dando a entender que é um ambiente simples, mas aconchegante. Há dicas que podem ajudá-lo a ocupar seu espaço. Veja algumas delas abaixo:

  • Você pode instalar caixinhas de areia ou cascalho em um canto específico;
  • Instale uma árvore ou planta que ocupe pouco espaço e exija menos águas, como espadas-de-são-joão ou lírios da terra;
  • Dê sempre preferência a plantas de cores mais intensas e diferentes tons de verde;
  • Abuse do jardim vertical para ocupar partes mais sóbrias de sua estrutura;
  • Crie um pequeno jardim de passeio que ligue a entrada de sua casa até o portão. Ele dá um aspecto convidativo à sua residência.

Paisagismo de jardim em chácara

Com a ajuda de um bom profissional em arquitetura paisagística, você poderá aproveitar a área externa de sua chácara, fazendo com que o solo e áreas de convivência conversem.

Por isso, algumas dicas podem ajudar nessa ornamentação:

  • Pense sempre na iluminação. Algumas plantas precisam de luz constante;
  • De preferência a árvores frutíferas, como laranjeira, limoeiro ou pé de maracujá, que, além da própria fruta, entregam belas flores ocasionalmente;
  • Deixe sempre a grama bem aparada, além de cuidar das plantas que escolher para o local;
  • Aposte também em fontes de água ou laguinhos para ajudar na ornamentação.

Como montar um jardim lindo e gastar pouco?

paisagismo de jardim como montar
Paisagismo de jardim.

Reunimos as principais dicas de profissionais capacitados para você montar seu jardim lindo sem precisar gastar muito:

  • Use plantas do tipo trepadeira

Plantas do tipo trepadeira são super fáceis de plantar e pedem apenas estruturas pequenas, uma vez que se propagam facilmente em vários tipos de dispositivo, além de a manutenção ser mais tranquila.

  • Quintal decorado com deck de madeira

O deck de madeira cria uma atmosfera mais convidativa e aconchegante para qualquer ambiente, além de combinar bem com o tipo de local onde será inserido.

  • Decoração de área externa com pedras

Outra ideia bem simples e bela para um jardim é colocar nele algumas pedras, uma vez que isso dá um toque rústico às plantas, além de um aspecto ornamental.

  • Reutilize móveis antigos

É comum que as pessoas tenham móveis antigos e, muitas vezes, sem uso em sua casa ou de algum familiar. Ao invés de jogá-los fora, uma boa ideia é reutilizá-los, dando pequenos acabamentos. Um toque retrô que com certeza irá valorizar seu espaço sem muitos custos.

  • Reaproveite outros materiais como decoração

Com certeza sua obra tem muito material que pode ser aproveitado. Não tenha medo de utilizá-los para ajudar na ornamentação. Eles, se bem aproveitados, podem dar um novo aspecto ao seu jardim, além de contribuir para a sustentabilidade.

Nessa questão, você pode também aproveitar para alugar equipamentos, como os oferecidos para a Equiloc, o que diminuirá os custos de sua obra, além de torná-la mais sustentável.

Dicas para a manutenção de um jardim

paisagismo de jardim dicas para manutencao
Paisagismo de jardim.

Bom, de nada adianta criar um belo jardim sem que sejam aplicados os cuidados necessários para mantê-lo sempre em boas condições. Por isso, veja abaixo algumas para sua manutenção:

  • Mantenha sempre as plantas saudáveis fazendo adubação da terra de três a quatro vezes por ano;
  • Sempre deixe as plantas regadas e com exposição ao sol;
  • Cada planta exige um tipo de adubo, exposição solar e irrigação específica. Por isso, procure orientações de profissionais, como um arquiteto urbanista ou jardineiro;
  • Além disso, procure orientações sobre remédios para combater fungos e pragas;
  • A manutenção do jardim precisa ser feita ao menos uma vez por mês, preferencialmente em períodos de estiagem.

Conclusão

paisagismo de jardim valorizar ambiente
Paisagismo de jardim.

Viu só? O paisagismo de jardim tem o potencial de valorizar, e muito, seu ambiente. Com a consultoria de um profissional especializado, além de contar com os materiais específicos, você poderá tornar sua residência ainda mais acolhedora e aconchegante.

O paisagismo de jardim permite que você aproveite espaços e crie áreas incríveis para você contemplar com sua família.

Não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas interessantes para sua obra. E, se precisar alugar equipamentos, conte com a Equiloc.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.