Equiloc

Parafusadeira: funcionamento da ferramenta, os tipos e melhores marcas

parafusadeira rapaz

O resultado da conclusão de uma obra depende, em partes, dos bons profissionais de diversas frentes que nela atuam, entretanto, as ferramentas utilizadas também devem ser de qualidade para oferecer segurança e a estética esperada.

Por isso, é preciso checar a marca de algumas ferramentas e conhecer suas funcionalidades, características importantes que fazem toda a diferença em seu uso e desempenho.

Alguns itens são indispensáveis, independente do tipo e tamanho da obra, entre eles, as parafusadeiras. O ato de apertar parafusos manualmente, além de demandar um esforço maior do trabalhador, pode não ser tão eficaz na hora da fixação. Disponível em diversos modelos, a parafusadeira é uma ótima opção para diminuir o tempo de trabalho e os prejuízos que uma má fixação pode acarretar.

Com o crescimento e a retomada do mercado de construção civil, diversas marcas estão à disposição dos profissionais, porém, existe o modelo ideal para cada caso e uso e, por isso, o melhor é saber claramente o que se deseja fazer com a ferramenta quando começar a pesquisa antes do momento da compra.

Antes de abordarmos as principais características, vamos considerar a finalidade e as necessidades de utilizar uma parafusadeira, seja em uma obra ou até mesmo para pequenos reparos em casa.

O que é a parafusadeira?

parafusadeira parafusando

Tão essencial quanto a furadeira e outros equipamentos que contribuem para a rapidez e excelência em uma obra, a parafusadeira, por sua vez, possibilita agilidade e, ainda, dependendo do tamanho da construção evita que os profissionais apertem parafusos manualmente, evitando lesões por repetição.

Eficaz na hora da fixação, a parafusadeira é utilizada para fixar, apertar ou desenroscar parafusos e rebites. Ela possibilita maior firmeza e fixação ao parafuso, o que não é possível conseguir utilizando uma chave de fenda.

Está disponível em diversos modelos, com formas diferentes, podendo ser simples ou de impacto, elétrica à bateria ou cabo, e pneumática. É muito utilizada para a montagem de móveis, fixação de objetos, placas de gesso, etc.

Além disso, a parafusadeira é importante também para diminuir o tempo de trabalho e os eventuais prejuízos que uma má fixação pode acarretar, principalmente, com a queda de móveis, entre outros, evitando também acidentes de trabalho.

Qual a função de uma parafusadeira?

A parafusadeira é utilizada para diversos fins em obras de variados tamanhos. O objetivo é apertar e fixar parafusos na montagem de móveis, tanto os que ficam soltos no ambiente, como os que devem ser presos às paredes.

Simples ou de impacto, o que muda em cada modelo de parafusadeira são algumas características como potência, velocidade, tamanho e tipo do mandril, que estão relacionadas com as particularidades e resistência de cada material  a ser fixado ou desenroscado, seja em paredes de concreto, madeiras, azulejos, porcelanatos e metais, entre outros.

Quanto mais resistente for a superfície, maior a exigência de força da ferramenta e,  portanto, necessário um equipamento com maior potência e  velocidades variáveis.

Diferenças entre furadeira e parafusadeira

parafusadeira operario

Tanto a parafusadeira quanto a furadeira são essenciais em uma construção e servem para otimizar o tempo e reduzir danos e eventuais acidentes, porém, são diferentes e possuem finalidades específicas.

A furadeira é importante para a instalação de dispositivos na rede hidráulica e elétrica e também para móveis e objetos decorativos. Serve para furar superfícies e prepará-las para receber o parafuso que irá sustentar os móveis.

Assim como a parafusadeira, está disponível em diversos modelos, potência, velocidade e tamanho. O que difere a parafusadeira da furadeira, são as brocas – ponteira própria para a perfuração disponíveis em formatos e espessuras diferentes – estarão relacionadas com as particularidades e resistência de cada material  a ser perfurado, como paredes de concreto, madeiras, azulejos, porcelanatos e metais, entre outros.

Já as parafusadeiras, são equipamentos específicos para fixar ou desenroscar parafusos, seja em uso doméstico ou em uma construção. No mercado estão disponíveis também em diversos modelos, tamanhos e tipos que variam de acordo com a finalidade.

Em geral, parafusadeiras de impacto possuem mais força que furadeiras comuns, no entanto, a parafusadeira comum é um equipamentos mais leve e possui menor força e pressão se comparada a uma furadeira simples ou de impacto e, ao ser utilizada em superfícies muito resistentes, pode ser danificada.

Como usar a parafusadeira?

parafusadeira rapaz

A parafusadeira é um equipamento bastante útil, seja em obras grandes ou para uso doméstico. Ela otimiza o tempo e ainda reduz eventuais lesões em caso de o profissional precisar fixar ou desafixar objetos constantemente.

Entretanto, é preciso, além de conhecer as marcas, entender a funcionalidade de cada modelo. A regulagem também deve ser levada em conta antes de começar a utilizar a parafusadeira. O mais indicado, é que ela esteja ajustada para o nível máximo de profundidade do parafuso.

Antes de usá-la confirme se não existe nenhum encanamento ou fiação dentro da parede a ser furada e, antes de fazer o furo com a furadeira, utilize uma  fita crepe para demarcar o local mais precisamente e evitar lascas na superfície caso seja um piso de madeira, por exemplo.

Depois de checar a superfície, deixá-la limpa e fora de risco de algum encanamento ou fiação, e feito o furo com uma furadeira, está na hora de preparar a parafusadeira. Verifique se a ponta do equipamento está de acordo com o tamanho e espessura do parafuso a ser colocado. No caso de brocas, elas devem seguir as medidas do orifício escolhido.

Para colocar os parafusos, primeiramente, posicione a ponta da parafusadeira sobre o parafuso que deseja inserir e aperte o botão de maneira contínua, até que o parafuso tenha entrado na superfície por completo. Se quiser retirar o parafuso, aperte o botão  no sentido contrário e puxe levemente a ferramenta para fora.

Uma vantagem da parafusadeira é que não precisa colocar muita força, a própria rotação da ferramenta gera o impacto suficiente para dar rosca do parafuso, basta  pressionar um pouco e manter o fluxo até o parafuso entrar por completo.

Tipos de parafusadeira

parafusadeira equipamento

Para cada obra ou uso doméstico existe um tipo de parafusadeira, com mais ou menos impacto, voltagem variadas e potência diferentes. O que elas têm em comum é o objetivo de facilitar a vida de quem trabalha com perfurações  de diversos tamanhos.

Seja no tipo profissional ou doméstico, o equipamento contribui para evitar acidentes e otimizar a obra ou a reforma. O que é preciso saber para escolher o melhor modelo são os tipos e a finalidade de cada um. Veremos a seguir um pouco mais detalhado cada um deles.

Parafusadeira de impacto (profissional)

A parafusadeira de impacto é um modelo utilizado mais por profissionais que atuam em grandes obras e que demandam muito do equipamento. A parafusadeira de impacto funciona como uma chave inglesa, enquanto as furadeiras de alto impacto possuem a função de martelete, que serve para perfurar superfícies mais duras e que oferecem maior resistência.

Parafusadeira doméstica

As parafusadeiras podem ser usadas para fixar, apertar ou desenroscar parafusos em diferentes superfícies como madeira, metal, concreto e alvenaria. Quanto mais dura a superfície, maior deve ser a potência do equipamento escolhido, ou seja, quando o uso é doméstico, pode ser usado uma parafusadeira com menor potência.

Quando o uso é doméstico, a parafusadeira deve ser a que possui potência mais leve. Serve para apertar caixas e também para superfícies de madeira, por exemplo.

Parafusadeira portátil

Um dos modelos mais comuns, a parafusadeira portátil é prática e atende às mais variadas necessidades, principalmente, em obras ou reformas menores, justamente pela sua potência.

Seu formato propicia um bom manuseio da ferramenta, principalmente se existir a necessidade de aplicar um pouco de pressão, porém, se a necessidade for utilizá-la em pequenos espaços, o formato pode ser um complicador.

Diferença de potência de modelos diversos de parafusadeira

parafusadeira martelo

A potência das parafusadeiras é medida em volts (V). Em geral, os modelos de uso doméstico variam entre 9,6V (suficiente para apertar parafusos menores e furar superfícies mais moles) e 12V, com uso mais robusto. Já as profissionais podem chegar a até 18V e servem para praticamente todo tipo de superfície.

De acordo com a potência, o valor também é variado. As mais potentes, que se enquadram na categoria profissional, são mais caras. De forma geral, quanto maior for a potência do equipamento, maior será a densidade dos materiais que ele irá conseguir furar (e também com maior facilidade).

As parafusadeiras com 20v ou mais de potência são extremamente potentes, conseguindo funcionar até nas superfícies mais duras.

Como escolher uma boa parafusadeira?

A parafusadeira pode ser considerada um item essencial que não pode faltar no dia a dia. Dos menores reparos às montagens mais elaboradas, ela atua otimizando o tempo e proporcionando menos esforço para que a usa.  Muito longe de ser um acessório apenas para profissionais, a parafusadeira é um item diferencial para qualquer pessoa ter em casa para aqueles momentos de necessidade.

Porém, é preciso ficar atento a alguns pontos na hora de escolher a melhor parafusadeira que atenda às necessidades. Primeiro, é preciso saber qual será o uso do equipamento: se for utilizá-la profissionalmente, será necessário um equipamento mais potente.

Uma informação importante é se o aparelho é 110V, 220V ou bivolt, além das funções extras como a variação de torque, por exemplo, que permite usá-la em diversas superfícies. Por último, é importante pesquisar as diversas marcas e o valor de cada uma.

Principais marcas de parafusadeira do mercado

parafusadeira manuseio

No mercado existem diversas marcas disponíveis aos profissionais e amadores que se aventuram a usar as parafusadeiras. De acordo com a necessidade, elas ajudam a nortear a compra.

Algumas marcas já são consolidadas no Brasil e lideram o ranking de venda pela sua qualidade, segurança e potência. Entre elas:

  • Parafusadeira Bosch

Uma das líderes de mercado, os modelos de parafusadeira Bosch profissionais são reconhecidos pela resistência e qualidade nos resultados. A marca alemã é referência na produção de produtos e acessórios para oficinas e está em atuação no mercado desde 1886.

  • Parafusadeira Black+Decker

A fabricante norte-americana de ferramentas elétricas e eletrodomésticos possui preços geralmente mais altos, porém, a marca compensa pela qualidade e durabilidade de seus produtos. A empresa também usa o nome DeWalt para seus produtos.

  • Parafusadeira Makita

A representante japonesa é a segunda maior fabricante de ferramentas elétricas do mundo. Sua variedade de ferramentas e preços acessíveis são uma das vantagens da marca.

  • Parafusadeira Mondial

A empresa é mundialmente reconhecida pela qualidade de seus produtos e preços razoavelmente moderados, o que compensa tanto para quem fará uso doméstico quanto profissional, pois o produto também oferece resistência e qualidade.

Qual o valor médio de uma parafusadeira?

Como mencionamos, os valores de uma parafusadeira variam de acordo com a potência, a marca e a finalidade para qual ela será usada, entretanto, é possível mensurar a média de valores praticados no mercado brasileiro.

Quem deseja obter o item seja para uso doméstico ou profissional, saiba que é possível escolher o item de acordo com a marca, mas também de acordo com o valor que varia entre R$ 200,00 R$ 6.299,90, se for as mais profissionais.

Precisa de suporte em obra? Decida por uma boa locadora de equipamentos para construção civil

parafusadeira martelando

Apesar de todas as instabilidades da economia durante o período de isolamento imposto pela pandemia do novo Coronavírus, o setor da construção civil se manteve ativo. De acordo com dados do Ministério da Economia foi o que mais contratou entre Janeiro e Outubro de 2020, com 138.409 vagas formais.

Até o final de 2021 a perspectiva é que o setor apresente um crescimento de até 4%, ou seja, para o cenário atual, dados como estes revelam a necessidade também pela segurança dos profissionais que atuam no segmento.

Para isso, os profissionais da área podem contar com uma empresa de locação de equipamentos para construção civil que atue com seriedade e idoneidade e invista em segurança em seus produtos.

Além disso, é preciso avaliar a evolução da empresa de acordo com as demandas do mercado e a chegada de equipamentos cada vez mais modernos que contribuem para a efetividade da obra, mas também para a qualidade de trabalho dos profissionais.

Como alugar na Locadora Equiloc?

Com a experiência de décadas e a infraestrutura necessária, hoje, a Equiloc possui uma cartela variada de equipamentos para a construção civil.  Além disso, a empresa possui uma equipe de atendimento altamente qualificada, eficiente e ágil.

Para alugar um equipamento da Locadora Equiloc basta um clique. Os profissionais estão disponíveis de forma online para que possam auxiliar os clientes na busca pelos melhores produtos.

Além disso, para garantir maior agilidade logística, a empresa possui uma frota exclusiva e motoristas à disposição para os serviços de entrega, coleta e manutenção nos equipamentos.

A localização da empresa é outro diferencial da Equiloc. Está situada em Betim, cidade pertencente à região metropolitana de Belo Horizonte, o quinto município mais populoso de Minas Gerais. Em uma região de fácil acesso, os clientes podem encontrar a Equiloc de forma prática e rápida: está próxima a Via Expressa e a BR-381.

Conclusão

Após um ano de isolamento social em que as pessoas reduziram as compras e optaram por aguardar a melhora no cenário econômico que culminou na instabilidade da economia, especialistas afirmam que alguns setores devem apresentar melhoras em seus índices.

De acordo com o economista, o Produto Interno Bruto (PIB) do setor da construção civil deve crescer um pouco mais do que o divulgado pela CBIC, cerca de 5,5% em 2021, na comparação com o ano anterior, voltando para os patamares de 2019. O mercado imobiliário em especial deve ter recuperação apenas para os segmentos de renda média e alta.

Isso tudo reflete em uma movimentação ampla do setor que requer a contratação de profissionais de qualidade, mas que atuem com equipamentos que ofereçam segurança no dia a dia.

Este é o papel da Equiloc: produtos modernos, com segurança que possam otimizar o trabalho e o resultado da obra. Então, depois de aprender sobre as variedades de modelos de parafusadeira e suas funcionalidades, basta pesquisar o melhor equipamento para sua realidade, sempre lembrando da segurança e qualidade que a parafusadeira possa oferecer ao seu trabalho.

E agora que você já sabe tudo sobre parafusadeira, qual ferramenta escolher para sua obra? Confira outros conteúdos completos no blog da Equiloc que irão facilitar o seu dia a dia e, ainda, proporcionarão segurança e otimização do tempo.

Afinal, a Equiloc é a melhor solução em locação de equipamentos para construção civil, pois oferece um serviço de total segurança e eficiência, com equipamentos de qualidade, atendimento preparado e logística ágil e o máximo em comodidade para você realizar suas locações.

Faça um orçamento para locação de diversos equipamentos conosco!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.