Equiloc

Pistola para pintura: tipos, como funciona e quando usar?

pistola para pintura obra

Você tem dúvida de qual pistola para pintura é melhor para realizar o seu trabalho? Não se desespere, pois muitas pessoas também têm dificuldades na hora de fazer essa escolha.

Pensando nisso, elaboramos esse texto para que você tire todas as suas dúvidas sobre os tipos e como funciona a pistola para pintura. Continue a leitura!

O quê é a pistola para pintura?

pistola para pintura braco

A pistola para pintura é um equipamento que permite a pintura por pulverização, substituindo a pintura com pincéis e rolo. É uma técnica de pintura onde um equipamento pulveriza um revestimento através do ar comprimido até uma superfície.

Podemos dizer que as atuais pistolas para pintura se desenvolveram a partir dos aerógrafos, porém se distinguem destes pelo seu tamanho e dimensão do padrão de pulverização que produzem. Os aerógrafos, por serem menores, são usados para trabalhos de muito detalhe, já as pistolas para pintura são maiores e utilizadas para trabalhos em grandes superfícies.

Além da pintura industrial e de construção civil, a pistola para pintura é usada também em áreas como funilaria, artística e bioquímica.

Para quê serve a pistola para pintura?

A pistola para pintura serve para executar trabalhos de tintas com qualidade e economia, evitando o esforço repetitivo e ainda economizando o material de pintura, uma vez que o líquido é pulverizado diretamente na superfície.

Por isso é tão importante escolher a pistola ideal, para poder realizar o trabalho com maior precisão e agilidade.

Quais os tipos de pistola para pintura?

pistola para pintura capa

Existem diversos modelos de pistola para pintura no mercado e muitas pessoas acabam escolhendo as mais baratas. Porém, nem sempre essas são as mais indicadas para o tipo de trabalho que será realizado.

Antes de você escolher a pistola para pintura, deve-se conhecer as características que diferenciam cada uma delas.

Pistola para pintura de parede

É possível utilizar diversos tipos de pistola para pintura de parede. Elas podem ser por gravidade, sucção ou convencional. Na primeira, o caneco de tinta fica acima da pistola, fazendo com que o líquido flua até o bico e seja pulverizado. Na segunda, o caneco fica na parte de baixo, necessitando de um compressor de ar mais potente para fazer a sucção do líquido e sua pulverização. Já na terceira, a tinta é comprimida junto ao ar, proporcionando uma melhor precisão na hora da pintura.

Ainda existe outro fator que pode diferenciar esses equipamentos, que é o volume de tinta utilizado sobre a pressão do ar, que pode ser alta (HVLP) e baixa (LVLP). Falaremos mais sobre isso a seguir.

Pistola para pintura elétrica

A pistola para pintura elétrica é mais prática e ágil. Ela é ideal para pintar paredes, muros, lugares mais altos e difíceis de alcançar.

Alguns modelos acompanham um medidor de viscosidade que auxilia no entendimento da tinta que está sendo usada.

Qual a melhor pistola para pintura elétrica?

Ao falar em pistola para pintura elétrica podemos dizer que existem dois tipos mais utilizados. São eles:

  • Pistola por gravidade: neste tipo de pistola para pintura, o reservatório de tinta fica na parte de cima da ferramenta. Dessa maneira, a tinta flui de cima para baixo até o bico da pistola, onde encontra a pressão do ar, sendo pulverizada para fora. É considerado um modelo bastante completo e serve para pintar praticamente tudo.
  • Pistola de sucção: neste modelo o reservatório de tinta fica na parte inferior do aparelho. Sendo assim, a tinta sai do reservatório por meio de um sistema de sucção, que é formado pela passagem do ar. A pistola de sucção tem uma desvantagem, pois pode haver um pequeno desperdício de tinta. Ela é mais indicada  para pinturas artísticas em paredes.

Uma dica importante na hora de escolher a melhor pistola para pintura elétrica é verificar o consumo de ar, que é medido em litros por minuto ou pés cúbicos por minuto, e também a pressão de operação, de alta ou baixa pressão.

Pistola para pintura com compressor

A pistola para pintura com compressor é aquela que possui um reservatório de ar, também chamado de tanque de pressão, onde a tinta é pressurizada ou então que é ligado a um reservatório à parte. Neste segundo caso, o acabamento detalhado da pintura é mais difícil de ser alcançado, pois o equipamento costuma levantar mais névoa de tinta.

Também podemos categorizar as pistolas para pintura com compressor quanto à capacidade de pulverização. Existem as de baixo consumo de tinta, ou seja, menos produtivas (até 130g por minuto), as de médio consumo (até 230g por minuto) e as de alto consumo, ou seja, aquelas que são mais produtivas (acima de 230g por minuto).

Pistola para pintura de alta pressão

As pistolas para pintura de alta pressão, também conhecidas como pistolas com sistema HVLP (High Volume Low  Pressure), possuem alto volume de ar e pouca pressão de ar.

Essas pistolas com o sistema HVLP tendem a ter mais tinta depositada na superfície e menos tinta perdida para o ar, provocando poucas nuvens na hora da pintura. Sendo assim, elas são mais indicadas para compressores de baixa pressão e com reservatórios grandes, acima de 100 litros, para não perder a eficiência em sua aplicação.

Pistola para pintura de baixa pressão

As pistolas para pintura de baixa pressão, ou seja, com o sistema LVLP (Low Volume Low Pressure), possuem pouco volume de ar e pouca pressão de ar.

Dessa maneira, elas operam com um volume baixo de ar se comparadas com equipamentos convencionais e com as pistolas de pintura HVLP. Isso porque, com elas, acaba aumentando a quantidade de tinta depositada na superfície, melhorando o resultado final.

Sendo assim, as pistolas LVLP são indicadas para compressores de baixa pressão, com reservatórios pequenos, entre 25 e 50L.

Como utilizar a pistola para pintura?

Como vimos até aqui, as pistolas para pintura realizam seu trabalho através de uma técnica chamada pulverização, na qual o equipamento pulveriza através do ar a tinta, em uma superfície escolhida. Elas geralmente possuem bicos intercambiáveis, o que permite alterações no padrão de pulverização, garantindo um trabalho mais completo e detalhado.

Entretanto, para um resultado perfeito de pintura, o ideal é seguir as dicas abaixo:

  • Realizar a limpeza da área a ser pintada, pois ela não deve conter poeira e nenhum outro resíduo. Caso isso ocorra pode comprometer o resultado final da pintura.
  • O ideal é que a pintura seja feita em dias de sol, com iluminação adequada, para garantir melhor visibilidade do pintor.
  • Caso o local a ser pintado já possua uma pintura, é necessário lixar toda a superfície antes de aplicar a nova tinta.
  • É recomendado manter a pistola sempre na posição perpendicular ao local a ser pintado, evitando fazer movimentos aleatórios a fim de garantir um melhor acabamento.
  • É importante manter a distância entre a pistola e o objeto a ser pintado de 15 cm a 25 cm. Assim, você evita que a tinta escorra e estrague a pintura.
  • Utilizar os equipamentos de proteção individual, como máscaras, óculos de proteção e luvas, para poder realizar o trabalho com segurança.

Leia também: Você sabe como preparar a parede para pintura? Aprenda agora!

Como fazer a limpeza da pistola para pintura?

A pistola para pintura é um equipamento que exige um certo cuidado na hora da limpeza, para que funcione corretamente. Pensando nisso, listamos alguma dicas essenciais para que você realize essa manutenção da melhor maneira possível. Confira abaixo!

  • Tanto para tintas à base de água ou solvente, o procedimento de limpeza é o mesmo. A única diferença será o uso de solvente, em vez de água e detergente, de acordo com a composição da tinta. É importante usar solventes não inflamáveis para garantir a segurança na hora da limpeza.
  • Para fazer a limpeza da pistola para pintura de forma adequada serão necessários panos, pincéis, água ou solvente, um recipiente para descartar os produtos utilizados, e em alguns casos, até mesmo a chave para desmontagem. Nunca utilize objetos ásperos, pontiagudos ou afiados, pois eles poderão danificar a pistola de pintura.
  • Leia o manual de instruções antes de iniciar a limpeza e veja as recomendações específicas do fabricante quanto à limpeza da sua pistola para pintura
  • Na hora de realizar a limpeza, retire o recipiente para tinta e o esvazie completamente. É indicado limpar esse reservatório e o tubo de alimentação com o auxílio de um pincel e água ou solvente. Também não se esqueça de limpar resíduos no bico pulverizador, regulador de tintas e toda a parte externa.
  • Ao final da limpeza, enxugue bem todas as partes da pistola, a fim de evitar a corrosão das partes metálicas. Os componentes articulados devem ser lubrificados com produto específico, para garantir a proteção e o bom funcionamento da pistola.

E não se esqueça de usar os equipamentos de proteção individual também para realizar a limpeza do equipamento. Isso é muito importante para manter a sua segurança durante o procedimento.

Leia também: Tinta para madeira: Tipos, como escolher e tutorial com passo a passo

Quanto custa uma pistola para pintura e onde alugar?

Como existem diversos tipos de pistola para pintura disponíveis no mercado, fica difícil precificar cada uma delas. Entretanto, de modo geral, é possível encontrar equipamentos desde R$ 100,00 até R$ 3.000,00.

Sabemos que para obter ótimos resultados, é preciso que o equipamento esteja em perfeito funcionamento, com a manutenção em dia. O que exige um certo gasto com os produtos necessários para essa limpeza.

Por isso, o aluguel de pistola para pintura pode ser a melhor opção, pois você não precisa se preocupar com o local para armazenar o equipamento e nem com a manutenção.

Locadora Equiloc

Quem busca aluguel de pistola para pintura, a melhor opção é a Equiloc. Sabe por quê? Nós oferecemos um serviço de total segurança e eficiência, com equipamentos de qualidade, atendimento preparado e logística ágil, além presentear os nossos clientes com o máximo em comodidade para realizar suas locações.

Para garantir melhor qualidade e durabilidade, todos os nossos equipamentos estão sempre atualizados, além de serem revisados antes de cada entrega para certificar que estão em perfeitas condições.

Outro ponto que merece destaque é que a Equiloc conta com um time de atendimento altamente qualificado, eficiente e ágil para encontrar o que você precisa ou solucionar dúvidas.

E, por fim, para garantir maior agilidade em nossa logística, disponibilizamos uma frota exclusiva e motoristas à disposição para os serviços de entrega, coleta e manutenção em nossos equipamentos.

Conclusão

pistola para pintura homem

Depois de tudo o que apresentamos neste texto, esperamos que você não tenha mais dúvida sobre qual pistola para pintura você deve escolher.

Entretanto, caso ainda não saiba o que fazer, lembre-se de levar em consideração a dimensão e frequência que utilizará a sua pistola.

Com essas informações fica mais fácil de ajudarmos você a alugar a melhor pistola para pintura, seja ela de gravidade, sucção, ação simples ou dupla ação.

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato conosco para que possamos chegar a uma conclusão juntos!

E não esqueça de continuar nos acompanhando para ficar por dentro de tudo o que diz respeito ao mercado de construção civil.

Leia também: Máquina de pintura: para que serve, tipos e como alugar

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.