Equiloc

Saiba como fazer o planejamento de obra da sua casa

nr 18 operarios

Todas as pessoas que já fizeram uma obra em casa sabem o quanto isso é complicado e como pode trazer inúmeras dores de cabeça. Fazer uma obra complexa, uma reforma ou até mesmo uma simples pintura dos quartos da casa costuma ser sinônimo de problema. Por isso, é fundamental que os proprietários estejam devidamente preparados para isso.

O planejamento de obra é um dos fatores mais importantes a serem considerados, visto que ele será responsável pelos prazos de entrega e, até mesmo, pelo custo final da obra ou reforma.

Na hora de fazê-lo, os proprietários devem levar em consideração a definição de todos os detalhes do projeto, o orçamento, os materiais a serem comprados e utilizados, a mão de obra contratada, o prazo final e diversos outros fatores.

Realizar um bom planejamento de obra nada mais é do que criar um roteiro a ser seguido durante toda a sua execução. Isso sempre considerando a duração de cada etapa e, principalmente, o prazo de entrega.

Mas como montar esse roteiro ao realizar a obra da casa? Como deve ser feito o planejamento? Se você não sabe como responder essas perguntas, não se preocupe!

Confira a seguir e veja como planejar a sua obra, otimizar os custos e gastar o menor tempo possível na execução!

Defina o projeto

O primeiro passo para planejar uma obra e garantir que ela seja entregue no prazo certo é seguir cada uma das etapas propostas no projeto. Por isso, antes de qualquer coisa, o dono da casa ou apartamento deve definir o que será feito, fazer certos esboços ou, no caso de obras mais complexas, contratar um engenheiro ou arquiteto.

Com a planta em mãos ou com os detalhes das reformas e desenhos do novo layout, é possível planejar a execução das tarefas para que o resultado esperado seja alcançado. Um detalhe muito importante é que todas as fases estabelecidas sejam devidamente realizadas, somente assim a obra seguirá dentro do planejado e o resultado final será o desejado.

Estabeleça o orçamento

Depois de definido o projeto, é necessário que o proprietário estabeleça quanto ele deseja gastar na obra. A definição de quanto ela custará tem enorme influência no seu prazo de entrega final, visto que, quanto maior for o aporte financeiro, maior quantidade de mão de obra pode ser empregada e fornecedores mais eficientes e caros podem ser contratados.

Essa etapa deve ser feita com bastante atenção para evitar cálculos imprecisos que façam com que a obra precise ser atrasada ou, até mesmo, fique parada por falta de recursos.

Outro ponto muito importante a ser considerado no orçamento são os materiais e insumos a serem utilizados. Não adianta contratar muitos pedreiros e serventes para agilizar o serviço e depois de algumas semanas faltar dinheiro para a compra de materiais.

Portanto, ao planejar a obra, não deixe de montar um orçamento prévio. Ele será o grande responsável por nortear o cronograma a ser seguido.

Monte um cronograma

O cronograma pode ser definido como o passo a passo da obra, ou seja, a descrição de todas as etapas a serem realizadas. Ele deve mostrar por onde começá-la e apresentar cada uma das etapas e suas respectivas ordens de execução até a conclusão dos serviços.

Deve ser feito levando em consideração o projeto, caso ele tenha sido realizado por um engenheiro ou arquiteto. É muito indicado que o passo a passo seja feito em conjunto com o profissional.

Os proprietários devem sempre ter em mente que um cronograma bem elaborado da obra permite identificar os pontos que carecem de maiores cuidados e os serviços que exigem mais funcionários ou mão de obra mais qualificada.

Quando alinhado com o projeto da obra, ele diminui consideravelmente os atrasos e garante que o planejamento seja seguido.

Contrate mão de obra qualificada

Um dos fatores mais importantes para o andamento da obra e o cumprimento dos prazos de entrega são os funcionários. Portanto, contratar pedreiros, mestres de obras, serventes, pintores e outros funcionários de forma correta será crucial.

A falta de um time qualificado para a execução do cronograma e do projeto pode, não somente interferir no prazo de entrega, mas também provocar a entrega de uma obra de baixa qualidade e maior custo.

Por isso, ao contratar as pessoas que vão trabalhar na casa, deve-se pesquisar referências no mercado, procurar conhecer trabalhos que já foram realizados e entrevistar devidamente os candidatos. Lembre-se que é melhor atrasar um pouco para começar a obra do que enfrentar diversos problemas e ter dores de cabeça após o início dos serviços.

Então, não deixe de investir tempo na contratação, ela será essencial para que o planejamento da obra seja seguido de forma correta.

Tenha fornecedores de qualidade

Todos sabem que os fornecedores são fundamentais para que qualquer serviço seja realizado. Encontrar empresas parceiras para o fornecimento de materiais, insumos e até mesmo ferramentas é essencial para a correta execução das etapas da obra.

Os proprietários devem sempre lembrar que, caso um fornecedor atrase ou deixe de entregar todos os materiais corretamente, o grande prejudicado será o dono da casa. Portanto, para garantir que uma obra seja entregue no prazo e siga todo o planejamento, é muito importante contratar fornecedores de qualidade que cumpram os prazos acordados.

Algumas dicas importantes são: procure fornecedores próximos, o que diminui o tempo de entrega, e não trabalhe apenas com uma empresa. Dessa forma, caso um fornecedor falhe nas entregas, é possível entrar em contato com outro para evitar que atrasos significativos ocorram.

Supervisione

Por último, para garantir que a obra siga devidamente o planejamento estipulado, é fundamental que os proprietários acompanhem o seu andamento periodicamente. A melhor forma para se certificar de que os pedreiros estão fazendo os serviços de maneira correta e seguindo o cronograma é acompanhando e supervisionando os trabalhos.

Gostou deste post e aprendeu como fazer o planejamento de obra? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do mercado e das melhores dicas para você e sua obra!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.