Equiloc

Quais os principais erros no planejamento e controle de obras e como evitá-los

ceramica para piso homem manuseando piso

Planejar e gerir uma construção não é uma tarefa fácil. Constantemente, problemas surgem no canteiro de obra como resultado de erros nas etapas de planejamento e administração do processo construtivo.

Como indicadores dessas falhas, o construtor passa a observar um aumento na frequência de acidentes, problemas na qualidade dos serviços e do produto final, equipes sobrecarregadas e/ou improdutivas, senso de urgência constante, falta de previsibilidade e outros obstáculos.

Tudo isso poderá afetar diretamente a relação dos gestores da construção com o cliente, o que, consequentemente, causa uma diminuição da lucratividade do negócio.

Para auxiliá-lo no planejamento e controle de obras, trouxemos neste artigo os erros mais recorrentes dessas etapas e como eles impactam no processo de construção. Além disso, apresentaremos algumas dicas sobre como evitar esses empecilhos. Confira!

Gerenciamento de fornecedores ineficiente ou ausente

O gerenciamento da cadeia de suprimentos é uma atividade muito importante para garantir competitividade na atual dinamicidade dos negócios. Gerenciar a cadeia de suprimentos, em outras palavras, significa estabelecer uma boa relação com os fornecedores para manter o fluxo de recursos o mais otimizado possível.

No contexto da construção civil, a administração dos fornecedores está basicamente ligada ao relacionamento com os comerciantes de matéria-prima (cimento, blocos, aços etc.) e às empreiteiras que fornecem mão de obra.

A gestão da cadeia de suprimentos é fundamental para evitar problemas recorrentes em obras, tais como: atraso na entrega de materiais, baixo desempenho da mão de obra terceirizada, matéria-prima de baixa de qualidade e de alto custo, geração de resíduos etc.

Resumidamente, para evitar esses problemas, deve-se considerar as seguintes etapas:

  • seleção criteriosa dos fornecedores;
  • controle da entrega de materiais;
  • estabelecimento de uma relação integrada entre o setor de compras da construtora e o de vendas da empresa fornecedora.

Dessa forma, o construtor terá um controle mais eficaz dos agentes externos e poderá agregar ainda mais valor ao produto final da obra.

Controle dos materiais mal realizado

Após a chegada da matéria-prima no canteiro de obras, muitos gestores se esquecem de cuidados essenciais com esses materiais. Frequentemente, o controle de estoque dos insumos da construção é mal realizado e, com isso, muito do que foi comprado é perdido ou utilizado inadequadamente.

Outro problema associado à desorganização do estoque é a dificuldade de visualizar se a quantidade de materiais comprados atende às demandas da empresa. É comum que a aquisição da matéria-prima esteja acima do necessário, causando desperdícios e prejuízos.

Por isso, é importante que o construtor esteja ciente sobre a quantidade de cada item armazenado. Aconselha-se registrar a entrada e a saída dos insumos e inteirar-se sobre o valor monetário total do que se tem em estoque.

Esse controle pode ser realizado delegando-se a um almoxarife a responsabilidade pelo controle das notas fiscais de entrada, registros de fluxo dos materiais, locação e identificação correta dos produtos e aplicação de inventários rotativos. 

Dimensionamento de mão de obra e equipamentos ineficaz

Infelizmente, no Brasil é comum que os projetos sejam executados sem que tenha sido dedicado tempo suficiente para o planejamento deles. Como consequência, essa fase acaba perdendo sua aplicabilidade, tornando-se apenas teórica e inúmeros imprevistos aparecem no decorrer da execução do empreendimento.

Um dos grandes problemas associados a um planejamento mal realizado é o hiperdimensionamento da mão de obra. Frequentemente, equipes muito grandes são designadas para atuar em uma mesma tarefa, gerando desperdício de tempo e dinheiro.

Com os equipamentos também acontecem problemas similares. Os construtores, muitas vezes, desconhecem as capacidades e características dos maquinários, o que acarreta problemas de manutenção ou baixo desempenho do processo construtivo.

Na etapa de planejamento, é importante que as empresas se atentem às informações dos fabricantes e procurem comerciantes que possam auxiliar na escolha dos equipamentos mais adequados.

Para o dimensionamento da mão de obra, recomenda-se basear-se nas estatísticas históricas de outros empreendimentos realizados pelo construtor e realizar estudos de produtividade da equipe. 

Falta de planejamento do layout do canteiro

Um dos erros mais recorrentes no planejamento e controle de obras é a ausência ou má execução do desenho do canteiro. Mesmo sendo aparentemente simples, o layout do canteiro é essencial para propiciar produtividade e qualidade ao processo construtivo.

Um layout de canteiro bem executado trará benefícios, tais como:

  • mais segurança: ao estabelecer uma sequência produtiva lógica que evite conflitos e congestionamento no trânsito de pessoas e equipamentos; 
  • produtividade: ao otimizar as distâncias e tempos de deslocamento; 
  • imagem corporativa: pelos benefícios aparentes da organização; 
  • mais saúde para os trabalhadores: por contribuir para a limpeza e a higiene do local de trabalho.

Aconselha-se que o canteiro seja projetado antes mesmo de se iniciar a obra. É essencial que se considere todos os equipamentos, as suas características físicas e de desempenho, a quantidade de pessoas para a execução das atividades, o armazenamento dos materiais, a disposição dos banheiros químicos e outras variáveis pertinentes.

O layout do canteiro de obras deve se assemelhar às linhas de produção industriais, em que a localização de cada elemento contribui da forma mais favorável possível para trazer os resultados esperados.

Planejamentos teóricos e descumprimento do cronograma

Assim como falamos, a etapa de planejamento pode perder sua aplicabilidade se realizada de qualquer maneira. Um erro recorrente que advém desse fato é a definição de prazos inatingíveis.

Os gestores dos projetos raramente conhecem com detalhes as técnicas para determinar o prazo de execução de atividades, mas são, em muitos casos, os responsáveis por essa tarefa. Consequentemente, os cronogramas executados por esses gestores ficam bastante ambiciosos, mas pouco aplicáveis.

Esse é um dos mais (se não o mais) frequente erro dos construtores. Seguindo as práticas recomendadas pelo PMBOOK, é fundamental que uma equipe técnica e os colaboradores responsáveis pelo trabalho entrem em consenso sobre o prazo para a realização das tarefas, obedecendo-se, obviamente, a data de entrega acordada com o cliente.

Dessa forma, os gestores trarão mais utilidade e previsibilidade para o cronograma da obra e, portanto, estarão aptos a tomar decisões com prazos mais precisos.

Em resumo, a principal recomendação para evitar todos esses erros é dedicar tempo e empenho durante o planejamento, para que essa fase seja conveniente e relevante. Também deve-se ter controle sobre o que está sendo realizado na obra, para que as decisões não sejam tomadas às cegas. Assim, os prejuízos e desperdícios são evitados, o que traz mais qualidade para a construção.

Se você gostou deste artigo sobre os erros de planejamento e controle de obras mais comuns e gostaria de saber mais sobre esse assunto, confira nosso post sobre “Gestão Eficaz: 5 dicas de economia de obra para você aplicar”. Você complementará ainda mais seus conhecimentos sobre como melhorar o processo construtivo. Corre lá!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.