Equiloc

Régua vibratória: para que serve, seus benefícios, e valor do aluguel

regua

Você tem pesquisado melhores opções para otimizar sua reforma, já está informado sobre os equipamentos mais comuns, mas não conhece a régua vibratória? Então, está no lugar certo!

As réguas vibratórias são ferramentas elétricas que tornam a execução de pisos e lajes muito mais rápida e eficiente, além de proporcionar um acabamento de grande qualidade, pois possibilita que as superfícies fiquem planas com muito menos esforço e homogêneas. Por serem leves, não proporcionam maior cansaço aos trabalhadores.

Cada vez mais usada na construção civil, a régua vibratória está muito presente no dia a dia dos canteiros de obras. Mas você conhece suas funções a fundo?

A régua vibratória é usada principalmente para decapagem de lajes, decks de pontes, pavimentos e diversos outros tipos de obras. Ela incorpora o uso de vibração no concreto para aplicar uma força externa descendente no concreto. Dessa forma, ela facilita o trabalho em áreas maiores de vazamentos de concreto em lugares planos.

Portanto, a régua vibratória fornece um método relativamente preciso e eficiente de acabamento de concreto para o empreiteiro que procura um investimento inicial mínimo em equipamentos.

Neste post, vamos explicar o que é essa ferramenta, para que serve e quais as principais vantagens de usá-la na obra, trazendo, ainda, informações úteis para avaliar o custo-benefício. Vamos lá!

O que é a régua vibratória?

regua vibratoria engenheiro

Esse tipo de equipamento geralmente consiste em uma viga (ou vigas) e um motor a gasolina. Também pode ser um motor elétrico e um mecanismo de vibração montado no centro da viga. O concreto então, é colocado de 15 a 20 pés à frente da régua e é puxada por uma pessoa que irá realizar o trabalho de nivelamento do concreto.

A lâmina ou o arado do equipamento flutuam vibrando sobre concreto deixando assim a superfície lisa sem buracos ou bolhas internas. Dessa forma, a velocidade da vibração precisará ser ajustada para misturas específicas e diferentes comprimentos de feixe.

Geralmente, quanto mais rígida a mistura e maior o raio, maior a velocidade de vibração necessária.

Para que serve a régua vibratória?

O equipamento serve para dar acabamento a superfícies de concreto, com desempenho muito superior ao método convencional e é utilizado na fase de concretagem para adensamento da mistura, na confecção de pisos e lajes.

Sabe aquela calçada que você está planejando na reforma? Esse equipamento pode fazer a diferença!

Quanto à mão de obra, é preciso apenas ter uma pessoa para operar a régua vibratória, e é possível ajustar a altura das alavancas, mudar as lâminas e contornar obstáculos sem dores de cabeça.

Entretanto, além do modelo simples, que descrevemos acima, há a versão treliçada da régua. Suas lâminas são de aço e funcionam com apoio de sobre guias para a movimentação.

Entendeu o que é esse equipamento e seu funcionamento? Então, confira as vantagens de empregá-lo para decidir se vale a pena alugá-lo para sua obra!

Quais os benefícios da utilização da régua vibratória?

regua vibratoria local em construcao

A régua vibratória é mais indicada para projetos de acabamento de concreto de pequeno a médio porte. Assim, ela fornecerá ao contratante um acabamento preciso e uma consolidação uniforme em toda a laje.

Seu uso é bastante simples, por ser relativamente leve, acaba tornando a máquina não apenas fácil de manusear, mas também oferece excelente mobilidade entre trabalhos. Isso sem falar que ela pode ser facilmente montada e operada.

Diversos benefícios podem ser encontrados ao trabalhar com esse equipamento nas obras de construção civil. Entre eles estão:

Otimização da produtividade

Cada metro quadrado de concreto leva apenas 0,21 minutos para ser nivelado e aplainado com aplicação da régua vibratória. Pelo método tradicional, ou seja, manualmente, o mesmo metro quadrado é adensado em 0,3 minutos.

Isso significa que esse equipamento aumenta a produtividade em cerca de 1,5 vezes. Os principais fatores que contribuem para a produção maximizada são a facilidade de manuseio e o deslize sobre o concreto. Ademais, máquinas mais produtivas são uma ótima estratégia para controlar o orçamento, concorda?

Economia de mão de obra e recursos

Ao potencializar a produtividade de sua obra, custos podem ser reduzidos. Para realizar o serviço de acabamento de uma superfície com 1000 metros quadrados, pelo método tradicional, são necessários 4 operários e o tempo de 5 horas.

Com a régua vibratória, no entanto, o mesmo serviço demandará apenas 1 funcionário e será concluído em 3 horas e meia. Isso significa que você pode economizar, no mínimo, 70% na mão de obra.

Oferta de mais praticidade ao serviço

O modelo simples de régua vibratória é leve, pesando, geralmente, 18kg, e desliza com facilidade sobre o concreto. Assim, o trabalho fica muito mais prático que o método manual.

Produção de um acabamento profissional

Com o uso desse equipamento para adensar o concreto do piso, o resultado é um acabamento com aparência homogênea e perfeita, uma queda da água com angulação mais adequada e maiores durabilidade e resistência ao longo do tempo.

Incluir — ou não — a régua vibratória para finalizar pisos e calçadas maiores deve ser uma decisão alinhada ao planejamento, podendo trazer economia com o acabamento.

Aumento da resistência do concreto

A técnica de adensamento do concreto com auxílio de vibração reduz a porosidade da mistura ao retirar as bolhas de ar. Com isso, o concreto torna-se mais impermeável, o que aumenta sua resistência e durabilidade.

Portanto, além dos ganhos durante a obra, usar tal ferramenta é vantajoso em longo prazo, pois evita o aparecimento de rachaduras no piso.

Como decidir a sua locadora de equipamentos para construção civil?

regua vibratoria operario

O processo de locação de equipamentos para construção civil funciona de forma bem simples: os responsáveis pela obra sabem quais são os equipamentos necessários para cada etapa da construção e para cada tipo de trabalho realizado no canteiro.

Então, procuram uma empresa que aluga esses equipamentos e firmam um contrato pelo tempo necessário. Em geral, a própria empresa que é dona dos aparatos faz tanto a entrega quanto a retirada no local e dia combinados.

Ainda assim, saiba quais são as vantagens de alugar a maioria (senão todos) dos equipamentos que você usa nas suas obras:

– Investimento flexível

A locação é muito mais flexível em termos de quanto você precisa investir. Para começar, o valor do aluguel pode ser incorporado, ao menos em parte, no orçamento da obra.

Além disso, você terá sempre a quantidade de equipamentos que precisa usar no momento, sem desperdício de ter uma ferramenta que pode envelhecer ou quebrar mesmo sem uso.

– Impacto logístico

É muito mais simples alugar as máquinas e ferramentas do comprá-las. Afinal, quando você é o dono do maquinário todo é preciso:

  • guardar tudo num lugar seguro, tanto durante as obras quanto nos períodos sem uso;
  • fazer manutenção periódica, de preferência preventiva, em cada máquina, para que ela esteja sempre disponível;
  • realizar o transporte do pátio ou depósito para o canteiro, ou de uma obra para outra, em qualquer lugar em que a construtora for trabalhar.

Esses três pontos podem representar um custo recorrente muito grande para a sua construtora, sem contar a facilidade de ter as ferramentas em mãos quando precisar. Quanto maior a simplicidade logística, maior a produtividade no trabalho.

– Possibilidade de escolher o equipamento ideal

Ao alugar equipamentos para obra, é possível escolher o maquinário adequado para cada necessidade, além de contar com as novidades do mercado em tecnologia de ponta para a construção civil.

Outra vantagem do aluguel é a possibilidade de solicitar a troca de ferramentas e equipamentos se eles não se adequarem às necessidades da obra, o que evita atrasos no cronograma.

– Redução dos custos

Uma das maiores vantagens da locação de equipamentos e ferramentas para obras é a economia: seja para uso de curta, média ou longa duração, o aluguel diminui a necessidade de grandes investimentos para a compra desses itens, cortando custos desnecessários e aumentando o lucro.

Muitas vezes, o valor da locação é menor que o de um eventual empréstimo para a compra dos equipamentos. Alugar também elimina as despesas com manutenção, reparos e armazenamento, além das obrigações fiscais exigidas para a aquisição desses produtos.

Sendo assim, se você vai locar um equipamento, vale a pena avaliar o que precisará ser feito na obra e quanto tempo irá ficar com a máquina para saber qual será o custo final com a locação.

Por isso, procure por uma empresa que consiga cessar todas as dúvidas e oferecer o melhor equipamento para sua obra ou reforma. A locação de equipamentos não é nem um pouco complicada quando você escolhe a parceria de uma empresa confiável.

Aliás, tantas vantagens, é fácil perceber por que alugar equipamentos para obras é uma prática cada vez mais comum na construção civil, mas é importante escolher a empresa certa para fornecer o maquinário para sua reforma ou construção.

Qual o valor do aluguel de uma régua vibratória?

As Réguas Vibratórias permitem que o trabalho seja realizado em posições ergonômicas e confortáveis se comparado com os métodos convencionais, o que resulta em maior rendimento.

Esses equipamentos são ágeis, compactos e atingem um alto nível de eficiência, proporcionando melhor uniformidade e acabamento da superfície.

Tanto benefício torna essa ferramenta fundamental na hora de colocar a mão na massa. O valor de aluguel de uma régua vibratória vai depender de suas características como as dimensões, por exemplo, e do tempo de uso do cliente.

No geral, o preço pode variar de R$500 à R$1.000 semanalmente. Mas existem pacotes de preços diários e mensais. Além de outras particularidades de cada aluguel.

Régua Vibratória 9 HP

Como vimos no decorrer desse artigo, as réguas vibratórias são utilizadas para um sarrafear concreto nas construções, espalhando, nivelando e deixando o concreto com um excelente acabamento. Por ser um equipamento com tecnologia inovadora, a Régua Vibratória  proporciona um alto rendimento no sarrafeamento do concreto e adensamento da superfície.

Equipamentos de alto rendimento, e sua variação de tamanhos atende vários tipos de serviços. É o caso da régua vibratória 9 HP fabricada nos tamanhos 2 e 4 metros, ela é de fácil utilização, requer somente um operário para manuseá-la, aumentando a produtividade e eficiência.

Como alugar na Locadora Equiloc?

regua vibratoria silhueta

Quem trabalha com construção civil ou precisa comandar uma reforma em casa já se perguntou quais os equipamentos necessários para a obra. A locação de equipamentos tem muitas vantagens, incluindo comodidade, manutenção e agilidade.

Se você não tem muito conhecimento sobre a área de construção é importante contar com a ajuda de profissionais experientes antes de fechar o aluguel. Além disso, há alguns cuidados que você precisa tomar para evitar prejuízos.

A Locadora Equiloc conta com um extenso catálogo de equipamentos para locação, atendendo assim, diferentes segmentos do mercado. Tendo como um dos principais objetivos o aluguel de ferramentas com excelente custo-benefício, sendo uma solução completa para a sua necessidade.

Visando uma prestação de serviço singular, a Equiloc realiza vistoria em todos os seus equipamentos para garantir a segurança dos usuários. Além disso, ela faz, periodicamente, as manutenções preventivas necessárias para que a ferramenta opere com o máximo de eficiência.

Falando em segurança, a empresa trabalha com as melhores marcas do mercado, checando sempre a procedência de cada peça e optando por equipamentos sempre atualizados para garantir a melhor qualidade e durabilidade.

A Equiloc possui um time de atendimento altamente qualificado, eficiente e ágil. Nossa equipe está sempre à disposição para encontrar o que você precisa ou solucionar dúvidas.

Para alugar um equipamento é fácil. Basta acessar o site da Equiloc, encontrar a ferramenta que precisa e com um clique você fala com um atendente e formaliza o aluguel. Tudo na velocidade de um clique.

A entrega também é outro diferencial da locadora, que para garantir maior agilidade conta com uma frota exclusiva e motoristas à disposição para os serviços de entrega, coleta e manutenção de seus equipamentos.

Mas, se você preferir, a Equiloc conta com uma ótima localização e infraestrutura que conta com estacionamento exclusivo para clientes que optam por visitar a empresa.

Não importa o tamanho da sua obra, a Equiloc oferece serviços e soluções que realmente são valorizados. Atuando com uma linha de equipamentos extremamente variada, que nos permite atender de pequenas até grandes obras.

Está com uma obra parada por falta de equipamentos e não acha que vale a pena investir na compra? Então, aproveite os equipamentos para locação com os melhores preços na Equiloc.

Conclusão

Como você percebeu, o uso da régua vibratória garante a você muitos benefícios em prol de uma construção muito mais eficiente e profissional. O uso desses equipamentos vem ganhando cada vez mais destaque no mercado, e os motivos são diversos.

Se você ainda estava em dúvidas sobre a régua vibratória, hoje você teve a oportunidade de mudar de vez sua opinião e conhecer de fato, as vantagens ao operar com essa máquina incrível.

No entanto, o aluguel de ferramentas vai além de uma única peça. O compartilhamento de produtos e serviços tem ganhado cada vez mais adeptos.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais brasileiras, 79% dos entrevistados acreditam que o compartilhamento de bens torna a vida mais fácil e funcional e 68% acreditam que em dois anos estejam participando efetivamente do consumo colaborativo.

Em algumas ocasiões o que o cliente precisa é de um furo na parede para pendurar um quadro e não tem uma furadeira. Em outras, a equipe de construção precisa de maquinário pesado, mas que não vale a pena o investimento financeiro, já que ele será usado apenas uma vez.

Pensar no benefício do produto é a nova forma de nos relacionarmos com o ato de consumo, que nos garante benefícios econômicos, sociais e ambientais para todos.

Ou seja, além de usufruir de ferramentas novas, com segurança, qualidade e facilidade o aluguel de ferramentas, além de economizar, gera menos resíduos ao meio ambiente. Assim, todo mundo sai ganhando.

Ter em mãos as ferramentas certas é importante para um bom trabalho, mas nem sempre temos condições de adquirir todos os itens necessários.

O fato é que a locação de máquinas e ferramentas para construção civil é uma tendência que cresce cada vez mais em todo o mundo, oferecendo uma alternativa prática e segura para construtoras, profissionais autônomos e até mesmo pessoas que desejam fazer melhorias em sua própria casa.

Agora, ficou mais fácil avaliar a relação custo-benefício de usar a régua vibratória e outras ferramentas na obra, não é mesmo? Se você ainda tem dúvidas quanto aos valores, confira o catálogo completo da Equiloc e saiba tudo de que precisa!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.