Equiloc

Máquina de Solda: Conheça os tipos e as principais marcas

maquina de solda execucao

A máquina de solda é a principal ferramenta de trabalho para quem é soldador ou trabalha com algum tipo de soldagem.

Essencial para soldar metais ou outros materiais, a máquina de solda é uma ferramenta que necessita de cuidados na hora de sua escolha.

Então, antes de escolher um equipamento, é importante ver a voltagem no local em que será feita a soldagem. Além disso, deve saber o tipo de solda que será aplicado.

Existe uma grande variedade de máquinas de soldagem, desde pequenas até grandes ferramentas industriais.

Portanto, se você quer conhecer sobre os principais tipos de máquinas de solda, continue a leitura do post de hoje.

O que é uma máquina de solda?

A máquina de solda é uma ferramenta que, por meio do calor, une materiais e ajuda a formar os mais variados produtos.

A soldagem pode ser feita em diversos tipos de materiais e com gastos, na maioria dos casos, bastante razoáveis em relação ao custo-benefício do trabalho.

A solda, propriamente dita, é o resultado da soldagem, ou seja, é a junta que gerou uma nova peça única proveniente da união de duas ou mais peças primárias.

As soldas garantem a solidez de grades, veículos, pontes e até navios, uma verdadeira “colagem” industrial responsável pela fixação de diversas estruturas.

As principais vantagens de se usar uma máquina de solda estão na sua eficiência, já que o bom resultado estará garantido por bastante tempo.

Para que serve uma máquina de solda?

maquina de solda mini solda

A máquina de solda é uma das ferramentas que mais tem contribuído para nossa evolução tecnológica. Amplamente utilizados na indústria e na construção civil, a máquina para soldagem serve para soldar, ou seja, unir duas peças distintas.

Ela é considerada como item básico para profissionais da área, tais como serralheiros, mecânicos e funileiros.

O equipamento de solda permite que você realize independentemente reparos em vários materiais, realize projetos que requerem a solda de peças e remova ferrugem, por exemplo.

Esse equipamento também é muito usado para reparos em objetos maiores, tais como peças mecânicas, ferramentas e até mesmo máquinas industriais. Ele é o responsável por transmitir calor às peças, geralmente a metais e pedras.

Principais benefícios da máquina de soldagem

Como dito antes, as máquinas de solda servem para nos ajudar a unir, principalmente, materiais metálicos de forma definitiva.

O processo de soldagem garante a segurança da estrutura permanentemente, oferecendo um resultado satisfatório e rápido. Elas unem dois materiais através da eletricidade ou pelo calor, e pode precisar de materiais de preenchimento para essa fusão.

Apresenta aplicações muito variadas que abrangem desde a construção de itens simples, até estruturas e componentes sofisticados que, caso falhem, podem colocar em risco a vida humana, causar danos ao ambiente e gerar enormes prejuízos.

Quais são os tipos de máquinas de solda?

Ao longo dos anos, o processo de soldagem foi evoluindo e surgiram diversas técnicas para unir metais e outros materiais de modo permanente. Entre os tipos mais comuns estão a máquina de solda MMA, a MIG e a TIG.

Conheça as principais indicações de cada uma das máquinas de solda para que você saiba qual escolher na hora de realizar o seu trabalho.

MMA

As máquinas de solda MMA são as de soldagem manual com eletrodo revestido. Nesse processo de soldagem o arco elétrico queima entre um eletrodo consumível e a peça de trabalho.

Normalmente, esse processo é indicado para serviços que não exigem acabamento fino.

Isso, devido ao fato de formar um resíduo da fusão de materiais, chamado de escória. Sendo assim, costuma ser usada por pequenos serralheiros e para trabalhos manuais caseiros.

TIG

TIG é o processo de soldagem a arco elétrico com eletrodo não consumível de tungstênio ou liga de tungstênio sob uma proteção gasosa de gás inerte ou misturas de gases inertes.

A TIG é a máquina de solda que apresenta os melhores resultados, podendo ser usada em qualquer metal, até mesmo nos mais diferentes, como o titânio.

Entretanto, diante de todos os tipos dessa ferramenta, ela é a mais complicada de ser manuseada, necessitando, portanto, de um profissional que já tenha experiência no processo.

MIG

MIG (ou MAG) é o processo de soldagem a arco elétrico com eletrodo consumível sob proteção gasosa, que utiliza como eletrodo um arame maciço e como proteção gasosa um gás inerte (MIG) ou um gás ativo (MAG).

A máquina de solda MIG é uma das mais usadas pelos profissionais da metalurgia. A máquina e o processo são semiautomáticos e, por essa razão, seu funcionamento é mais simples.

Soldagem a arco manual

A soldagem a arco manual é o tipo de soldagem mais antigo, e era comumente utilizado em indústrias siderúrgicas, metalúrgicas, automobilísticas e mineradoras.

Neste tipo de soldagem, a máquina de solda funciona com aço e aço inoxidável, mas também pode unir ainda outros tipos de metal.

Soldagem a arco com arame tubular

O processo de soldagem com arame tubular proporciona a união de metais pelo aquecimento destes através de um arco elétrico estabelecido entre a ponta do arame e a peça de trabalho.

O arame tubular é feito de fios metálicos no formato de tubo, preenchido com materiais específicos que compõe os diferentes tipos de fluxos (pó) na parte interna (núcleo) do arame,

Esse é o tipo de soldagem mais rápido e, por esse motivo, essa máquina de solda é utilizada em larga escala nos mais diferentes tipos de trabalho, sendo apontada, principalmente, para projetos maiores, como fabricação de peças à construção de navios.

Soldagem oxigás

A Soldagem oxigás inclui qualquer operação que usa a combustão de um gás combustível com oxigênio como meio de calor. O processo envolve a fusão do metal base e normalmente de um metal de enchimento, usando uma chama produzida na ponta de um maçarico.

Para conserto e aplicação em peças mais finas e delicadas, como tubos pequenos, esse é o maquinário mais indicado: pode-se trabalhar com ferro fundido, chumbo, alumínio, latão, aço galvanizado e muito mais.

Soldagem com eletrodo revestido

A soldagem com eletrodo revestido é um processo manual realizado com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça de trabalho.

Os eletrodos revestidos podem ser usados para unir quase todos os materiais ferrosos, ligas de níquel e níquel quase todas soldáveis. Estes incluem aços estruturais, caldeiras e tubulações, bem como aço fundido, aço inoxidável e aços de revestimento duro.

Por ser bastante prático e econômico, tanto equipamentos quanto as operações, o processo de soldagem com eletrodo revestido é um dos mais populares.

O que analisar ao comprar uma máquina de solda?

maquina de solda equipamentos

Como comentamos no início, é fundamental saber escolher a melhor máquina de solda para o seu perfil e o tipo de trabalho que será executado.

Antes de escolher o seu equipamento, é importante comparar as características e optar por aquele que mais se ajustar às suas necessidades de uso.

Por isso, para te ajudar nessa escolha, separamos alguns itens que você deve analisar antes de comprar esse equipamento.

Saiba qual é a sua finalidade

Quem busca uma máquina de solda para a indústria, por exemplo, precisa de um desempenho mais potente, assim como uma boa resistência. Já se a intenção é trabalhar em um hobby, talvez o indicado seja um equipamento leve e portátil.

Além disso, cada máquina de solda possui particularidades em relação a um grupo específico de materiais. Por isso é indispensável que você invista em um equipamento que ofereça o que você precisa.

Além disso, elas também possuem tamanhos e pesos variados. Caso o usuário não tenha tanta habilidade, o aparelho mais simples pode ser a melhor opção. Já para o uso profissional, é importante focar naquele que apresenta melhor eficiência e menor custo de manutenção.

Atenção para a voltagem

O conhecimento sobre a voltagem é fundamental para a escolha. Apesar de algumas custarem mais caro, elas podem oferecer maior produtividade e melhor acabamento.

Nesse caso, os fatores determinantes para a escolha são: tipo de material a ser soldado e as características específicas da operação.

Verifique a velocidade

Determinada em função da classe de eletrodo, diâmetro de sua alma e da corrente de soldagem.

Apesar de ser independente da tensão elétrica, ela é proporcional à intensidade da corrente. Sendo assim, para quem deseja uma máquina de solda para o uso profissional, essas características fazem toda a diferença e podem aumentar seu lucro. Já o usuário ocasional, pode optar por um equipamento com menor velocidade.

Observe a penetração da solda

A penetração da solda afeta a resistência mecânica estrutural da junta. A propriedade do fundente ou fluxo, a polaridade, tensão da soldagem e velocidade são exemplos de influenciadores da penetração.

Um outro ponto determinante é a corrente, pois quanto maior ela for, maior será a penetração.

A espessura do material

Uma dúvida frequente de quem utiliza o processo de soldagem GMAW, popularmente conhecido como MIG/MAG, diz respeito ao diâmetro do arame.

Escolher as dimensões adequadas é muito importante para se ter soldas com produtividade, estabilidade e qualidade esperadas para a aplicação.

Chapas finas (menores do que 6 mm de espessura, soldadas manualmente) geralmente utilizam arame de 0,8 a 1 mm de diâmetro. Em casos especiais, como em chapas com menos de 2 mm de espessura, é importante considerar o uso de outros processos, como o TIG, por exemplo.

Qual máquina de solda é mais eficiente: Inversora ou transformadora?

maquina de solda trabalhador

Dois equipamentos com características distintas e a mesma função. Estamos falando de máquinas de solda, especificamente, das alternativas entre a segurança do antigo e robusto transformador e a modernidade da nova máquina de solda inversora.

Tanto as máquinas de solda inversoras quanto as transformadoras são elétricas, mas cada uma dessas duas possui um funcionamento específico.

As máquinas de solda são equipamentos alimentados por uma rede com tensão alta e uma corrente baixa, que tem como função modificar a energia retirada da rede elétrica e transformá-la em força suficiente para derreter um objeto.

As máquinas de solda transformadoras tem um custo de aquisição mais baixo, porém só podem ser usadas para soldar eletrodos “E6013/OK46”, o que a torna bem limitada e pouco versátil.

Como sua estrutura é maior, o ideal é que ela não seja transportada com tanta frequência, por isso é muito usada em oficinas e na indústria metalúrgica.

Já as máquinas de solda inversoras são os modelos mais modernos e compactos, o que facilita seu transporte e uso em ambientes pequenos ou de difícil acesso como os telhados.

Como a saída está em CC, é possível soldar eletrodo revestido de qualquer tipo, o que faz com que sua versatilidade e aplicabilidade seja muito maior do que nas máquinas transformadoras de solda.

Por possuírem uma tecnologia mais recente, as inversoras também consomem menos energias, tornando seu uso mais econômico.

A máquina de soldagem inversora é mais leve e por isso, portátil. Sua instalação é prática e muito fácil, principalmente se a mesma for Bivolt. Além disso é mais econômica e mais adaptável, e só perde para um transformador no quesito durabilidade.

Principais marcas de máquinas de solda

maquina de solda materiais soldados

Agora vamos conhecer as principais marcas de máquina de solda. Então, falaremos um pouco mais sobre cada uma delas.

Balmer

A Balmer possui uma grande variedade de máquinas de solda.

A linha JOY foi caracterizada pelo alto desempenho e performance.

É o equipamento que você precisa para realizar serviços em qualquer lugar.

Ela realiza soldas TIG com eletrodos revestidos com os recursos de Arc-Force, Hot-Start e Anti-Stick, para ligas metálicas de aço carbono e aço inoxidável, com maior facilidade para abertura do arco e sem contaminar a peça a ser soldada.

Todas as máquinas da Balmer estão de acordo com as mais rigorosas normas técnicas e segurança e possuem um ano de garantia contra defeitos de fabricação provenientes de falhas de material ou falhas oriundas do processo de fabricação do produto.

Esab

As máquinas de solda da Esab possuem design mais robusto, mais resistente e com facilidades únicas pensando no soldador.

A linha Smashweld 266X, para soldagem com arames MIG/MAG ou tubulares e alimentador interno, além da escala numérica padrão, como nos modelos anteriores, esta nova versão traz o painel com ajuste em três passos simples:

Bambozzi

As máquinas de solda da Bambozzi são versáteis, de fácil operação e baixo custo de produtividade. Elas são ideais para indústrias de autopeças, manutenção, concessionárias de veículos, caldeiraria leve e pesada, oficinas e estruturas metálicas.

É uma fonte de tensão constante e possui ótimo desempenho para soldagem em curto circuito e spray.

V8 Brasil

A máquina de solda da V8 Brasil possui uma chave de segurança. Ela fica ativada quando a temperatura do equipamento fica elevada.

Assim, ela interrompe o processo de solda, evitando danos nos componentes eletrônicos do equipamento.

Gamma

As máquinas de solda semiautomáticas da Gamma combinam em uma unidade uma fonte de energia com característica de tensão constante e um alimentador de arame previsto para receber bobinas de até 5/15 Kg de arame para MIG-MAG 210.

A tensão de arco e consequentemente a corrente de soldagem é ajustada por meio de uma chave seletora de 4 e 6 posições para uma ampla e precisa seleção em qualquer aplicação dentro da faixa de uso.

O avanço do arame é feito por mecanismo com moto-redutor elétrico comandado eletronicamente.

Assim, ele que faz o arame eletrodo deslize pelo conduíte da tocha até o local de soldagem.

Qual máquina de solda comprar para uso doméstico?

maquina de solda homem soldando moto

A melhor resposta para essa pergunta é procurar um equipamento que tenha sido projetado para encarar qualquer tipo de trabalho. Isso inclui:

  1. Que tenha tecnologia inovadora;
  2. Que seja capaz de auxiliar processos de forma inteligente, como facilitar a abertura de arco e impedir que os eletrodos grudem na peça;
  3. Que possa soldar qualquer tipo de eletrodo;
  4. Que opere sem parar, ou seja, sem se preocupar com ciclo de trabalho;
  5. Que possa ser levada para qualquer lugar;
  6. Que possa ser operada longe da fonte de energia.

Outros aspectos que o soldador deve observar antes de decidir comprar uma máquina de solda são:

Ciclo de trabalho – Indica o quanto a máquina de solda pode permanecer soldando sem interrupção dentro de um tempo fixo de 10 minutos.

Voltagem – Há modelos monofásicos e trifásicos e as tensões variam de 127V a 440v, de acordo com o equipamento.

Plug – Grande parte das máquinas de solda precisam de tomadas especiais, diferentes do padrão presente nas casas.

Acessórios – Os acessórios necessários para usar junto à máquina de solda dependem do trabalho a ser realizado e material, além do tipo de solda que será feita.

Como usar uma máquina de soldagem?

Embora relativamente fáceis de operar, elas requerem habilidades e conhecimentos básicos de soldagem. Antes de você começar a soldar, é importante sempre checar as condições dos cabos externos da sua máquina.

Assim como manter apertada a conexão do engate dos cabos, pois a má manutenção e uso incorreto pode resultar em um superaquecimento, causando o derretimento dos conectores e até mesmo a queima da máquina.

Confira o passo a passo de como usar uma máquina de soldagem:

  • Faça a limpeza da peça que será soldada;
  • Na máquina de solda, encaixe o cabo terra na parte negativa e o cabo porta eletrodo na parte positiva da máquina;
  • Ligue a garra do cabo terra na peça que será soldada;
  • Pegue o eletrodo e o encaixe no cabo de porta eletrodo;
  • Ligue a máquina e a regule de acordo com a indicação de cada eletrodo;
  • Para realizar a solda, encoste o eletrodo na peça e retire rapidamente, repita esse processo até finalizar a solda;
  • Por último limpe a chapa soldada com a escova de aço.

Quais EPI’s necessários ao manusear uma máquina de solda?

maquina de solda homem soldador

Ao manusear uma máquina de solda é imprescindível que o soldador use equipamentos de proteção individual (EPI).

Isso porque este profissional está em constante exposição ao risco no seu trabalho, seja com o calor, projeção de materiais, poeira, inalação de fumaça, ruídos, entre outros.

Dessa forma, é vital buscar sempre se proteger de possíveis lesões, como exemplo, nos olhos, na pele e inalação de gases.

Se você é um trabalhador autônomo, a compra e manutenção desses equipamentos são de sua total responsabilidade. Mas se você for funcionário de uma empresa, a lei determina que o fornecimento dos equipamentos seja feito pelo empregador.

Sendo assim, os principais EPIs necessários para usar uma máquina de solda estão:

  • Máscara de solda
  • Avental
  • Touca de algodão ou raspa
  • Mangote de raspa
  • Botas de proteção com solado isolante
  • Perneiras
  • Óculos de proteção
  • Protetores auriculares

Importância  da limpeza e manutenção da máquina de soldagem

É sempre inconveniente quando o equipamento de solda para de funcionar. Além de prejudicar as operações de soldagem e produção, pode atrasar os prazos de entrega de seus clientes, comprometendo a imagem da empresa.

Por isso, é fundamental realizar a limpeza e a manutenção da máquina de soldagem. Lembre-se de que fazer a manutenção é essencial para prolongar a vida útil do equipamento e garantir a segurança de seus colaboradores.

A maioria das máquinas de solda têm seus instrumentos (Amperímetro e Voltímetro) calibrados uma vez por ano e neste momento é possível se fazer a manutenção preventiva de todo o sistema.

As manutenções periódicas reduzem o risco de avarias e o tempo de inatividade, e podem até estender o período de garantia do equipamento.

Quanto custa em média o aluguel ou compra de máquina de solda?

O valor de aluguel de uma máquina de solda pode variar de acordo com o tipo e especificações do equipamento.

Sabemos que o aluguel de máquina de solda é considerado um serviço prático e economicamente vantajoso, pois elimina da empresa a necessidade investir em novos maquinários.

Além disso, permite que ela escolha opções que melhor atendem às suas exigências no momento, o que resulta em uma elevação considerável de sua produtividade.

Este tipo de serviço ainda conta com outros aspectos relevantes, que certamente comprovaram que o aluguel de máquina de solda é uma escolha assertiva. Veja a seguir, alguns deles:

  • Torna a empresa mais sustentável: o aluguel da máquina de solda evita o aumento do descarte de equipamentos, o que ajuda a reduzir os impactos ao meio ambiente;
  • Profissionais qualificados para realizar manutenções: aqueles que investem no aluguel deste tipo de equipamento podem contar com a segurança de ter profissionais especializados para quaisquer tipos de intercorrência;
  • Serviço personalizado: o aluguel de máquina de solda é um serviço sob medida que avalia as necessidades de cada empresa, a fim de garantir os melhores equipamentos de acordo com os anseios.

Então, para saber mais sobre o preço médio de aluguel de uma máquina de solda, entre em contato com a Equiloc e faça já um orçamento!

Onde alugar ou compra uma máquina de solda?

maquina de solda epi

Está precisando de uma máquina de solda e não sabe onde alugar? Conheça abaixo um pouco mais sobre a Equiloc, empresa especialista em aluguel de equipamentos para construção civil.

Locadora Equiloc

Se você deseja alugar uma máquina de solda, na Equiloc você encontra a melhor opção para atender a sua necessidade.

Além disso, oferecemos um serviço de total segurança e eficiência, com equipamentos de qualidade, atendimento preparado e logística ágil.

Tudo para que os nossos clientes tenham o máximo em comodidade para realizar suas locações.

O nosso time de atendimento é altamente qualificado, eficiente e ágil para encontrar o que você precisa ou solucionar dúvidas. Também disponibilizamos uma frota exclusiva e motoristas à disposição para os serviços de entrega, coleta e manutenção em nossos equipamentos.

Então, entre os principais benefícios de alugar uma máquina de solda com a Equiloc, para que você possa realizar o seu trabalho com total segurança, estão:

  • Não é necessário ter um espaço específico para estocar o equipamento quando o mesmo não estiver em uso;
  • Pague pelo equipamento apenas pelo tempo que usar;
  • Caso aconteça algo com a máquina de solda, você não precisa parar o seu trabalho por muito tempo, pois é possível substituir por outra;
  • Toda a manutenção do equipamento fica sob responsabilidade da locadora.

Conclusão

Portanto, ao longo do texto você pode notar que existem vários tipos de máquinas de solda, cada uma com suas funções específicas e voltadas para diferentes tipos de trabalho.

Portanto, concluímos que a máquina de solda mais indicada é a que atende sua necessidades.

Ou seja, se você é profissional e trabalha com materiais mais robustos, ou se essa é uma atividade de distração aos finais de semana.

Então, em qualquer um dos casos, não deixe de realizar o orçamento de aluguel de máquina de solda com a Equiloc. Com certeza você notará que este é o melhor custo benefício para você ou sua empresa.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.