Equiloc

Saiba como evitar o desperdício de materiais na construção civil

Saiba como evitar o desperdício de materiais na construção civil

Investir em soluções construtivas inovadoras, que permitam desenvolver obras sustentáveis com qualidade, é uma estratégia eficiente para preservar recursos e obter economia. Isso explica por que cada vez mais pessoas se preocupam em reduzir o desperdício de materiais na construção civil.

Além de pensar em formas de aproveitar cada insumo ao máximo, é importante dar o destino correto aos entulhos para não poluir o meio ambiente. Tal prática também ajuda a manter o canteiro sempre limpo e seguro para os trabalhadores.

Prossiga a leitura e saiba quais cuidados você deve colocar em prática ao executar seus projetos!

Quais são os materiais mais perdidos em obras?

O desperdício pode ocorrer de várias maneiras e englobar recursos específicos, como é o caso dos equipamentos e maquinários empregados em diferentes serviços.

No caso dos materiais, é comum que areia, argamassa e cimento apareçam no topo da lista dos mais perdidos. Isso pode ocorrer durante o transporte dos insumos, em um estoque inadequado ou devido ao preparo de misturas em grandes quantidades — que não serão usadas no mesmo dia ou no mesmo trabalho.

Os blocos de concreto e diferentes tipos de tijolos também são desperdiçados com frequência, já que tendem a quebrar ao sofrerem movimentações e/ou impactos em qualquer fase da obra.

Ainda que existam produtos mais propícios a gerar perdas, é importante ter cuidado com todos os materiais empregados em seus projetos. Assim, você poderá racionar cada obra, cortar gastos e contribuir para a produção de uma arquitetura sustentável.

Como evitar o desperdício de materiais na construção civil?

A falta de planejamento ou até mesmo de conscientização por parte dos profissionais envolvidos com as obras contribui para o aumento das perdas de materiais.

Pensando nisso, listamos algumas práticas que ajudam a evitar o problema e que podem ser aplicadas com qualquer tipo de insumo, desde os componentes das armações até as peças de revestimentos internos.

Manter o canteiro limpo e organizado

Todo espaço de trabalho funciona melhor com um layout otimizado. O mesmo vale para um canteiro de obras, já que se trata de um local que recebe insumos com frequência e tem sua configuração alterada todos os dias.

Para manter a produtividade das equipes e evitar perdas de materiais, é importante deixar as áreas sempre limpas e organizadas. Prever corredores de passagem adequados, por exemplo, reduz a necessidade de criar atalhos e minimiza a chance de acidentes com quedas que podem estragar produtos.

Cuidar do armazenamento e do transporte

A ação de intempéries interfere na durabilidade de diversos materiais e deve ser considerada no momento de definir o local de armazenagem. Esse espaço precisa ficar protegido da poeira, da umidade e do sol forte.

O modo de guardar também faz a diferença na conservação dos insumos. Telhas e tijolos, por exemplo, devem ser empilhados para evitar quebras. Já os recursos em forma de pó, como cimento e argamassa, exigem cuidados redobrados com áreas molhadas.

Quanto ao transporte, certifique-se de que seja um processo padronizado no canteiro. Você pode pedir aos trabalhadores que sempre carreguem as peças mais delicadas dentro de um carrinho de mão, a fim de prevenir choques.

Preparar as misturas na quantidade certa

Em uma obra da construção civil, diversos recursos são misturados a outros para criar massas específicas. O problema é que essas soluções devem ser empregadas logo após o preparo, já que muitas de suas características são alteradas com o passar do tempo.

Um bom exemplo é o concreto que, se endurecer fora do local onde deveria ser aplicado, perde sua utilidade e vira entulho. Em todo caso, a saída é evitar o consumo excessivo de material no momento de preparar as misturas, sempre calculando a quantidade certa para cada tipo de serviço.

Investir em métodos de reaproveitamento

Aproveitar insumos que já foram utilizados na produção de alguma obra não só reduz o desperdício de materiais na construção civil, como também evita que mais recursos sejam extraídos da natureza para criar novos produtos.

Engana-se quem pensa que apenas materiais retirados em bom estado podem ser reaproveitados. Resíduos quebrados, como reboco e tijolos partidos, podem servir de base para a produção de brita. Basta triturá-los em pequenos pedaços ou reduzi-los a pó para serem incorporados a determinados tipos de argamassa.

Nos casos em que não for possível reaproveitar partes do entulho, vale a pena fazer o descarte correto de cada resíduo. O ideal é separar os materiais antes de destiná-los a programas de reciclagem, sempre considerando a Resolução nº 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Comprar os insumos aos poucos

Adquirir apenas o necessário para cada etapa da obra parece uma orientação óbvia, mas muitas pessoas se esquecem de respeitar as quantidades adequadas.

Mesmo que você saiba que algumas peças precisam ser repostas no meio do serviço, tome o cuidado de não exceder o número de unidades para evitar custos extras e perdas no canteiro.

Pense, ainda, que exagerar no volume de itens exigirá mais espaço no estoque e condições adequadas para a armazenagem de cada recurso  sejam os blocos cerâmicos da alvenaria de vedação, sejam as latas de tinta para as paredes.

Acompanhar os trabalhos 

O principal responsável pela obra deve monitorar os trabalhos com frequência para se certificar de que processos como o transporte e a aplicação dos materiais sejam realizados conforme o esperado.

A falta de instrução também contribui para que a taxa de desperdício aumente, portanto, invista em um diálogo claro toda vez que iniciar as operações no canteiro. Explique aos integrantes da equipe de obra como devem executar cada serviço e oriente sobre práticas que ajudam a evitar perdas.

Caprichar na gestão

Não é fácil gerenciar todos os processos envolvidos em uma construção. Felizmente, existem métodos e tecnologias que dão uma força aos profissionais que precisam delegar tarefas, acompanhar trabalhos e avaliar os resultados de suas ações.

Plataformas digitais, softwares de gestão e aplicativos específicos podem ser ótimos aliados na hora de planejar a aquisição e o uso consciente dos insumos. Muitos oferecem sistemas capazes de calcular despesas e a quantidade exata de cada material, além de permitirem que as equipes se comuniquem a distância.

Vale a pena buscar soluções focadas na área para reduzir custos sem abrir mão da qualidade dos serviços. Para quem investe em boas ferramentas e reflete sobre cada decisão a ser tomada, a eliminação do desperdício de materiais na construção civil é apenas uma consequência positiva.

Gostou das informações deste artigo? Já que o foco da discussão está em recursos indispensáveis para obras, leia o próximo conteúdo e descubra como fazer uma lista de materiais de construção!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.