Equiloc

Serra Mármore: Como usar, quais as vantagens e onde encontrar

andaime tubular sombras

Quem trabalha com construção provavelmente já ouviu falar em serra mármore, também conhecida como makitão.

Entretanto, esse equipamento costuma ser facilmente confundido com a serra circular, porém eles possuem utilidades distintas.

Quer saber mais sobre as vantagens do uso da serra mármore? Convidamos você a continuar a leitura deste post.

O quê é uma Serra Mármore (Makitão)?

serra marmore corte

Apesar de parecer visualmente com a serra circular, a serra mármore possui discos menores e trabalha em alta rotação de corte. Isso significa que ela é capaz de cortar materiais mais duros, como pisos, azulejos, tijolos, pedras, parede e outros.

Para realizar esse serviço, a serra mármore conta com discos diamantados, que oferecem maior resistência à máquina.

Qual a diferença entre uma Serra Circular e a Serra Mármore?

Essa é uma dúvida muito comum entre os usuários de ferramentas elétricas. Afinal, qual a diferença entre uma serra circular e a serra mármore? Confira abaixo!

Serra circular

  • Possui um disco maior e é utilizada para trabalhos em madeira de todos os tipos;
  • Possui baixa rotação;
  • Dispõe de proteção móvel no disco, o qual se abre no momento do corte, fechando-se automaticamente após o fim do trabalho.

Serra mármore

  • Possui discos menores e diamantados, com a finalidade de cortar pisos, azulejos, ardósias, além de também serem indicadas para cortar paredes e tijolos;
  • Possui alta rotação para cortes em materiais mais resistentes;
  • Não dispõe de proteção móvel no disco.

Quais os tipos de Serra Mármore?

Existem dois tipos de serra mármore, a de 4 e a de 7 polegadas. As principais diferenças entre elas são o tamanho, a potência e profundidade do corte.

Serra Mármore 4″ e 7″

A serra mármore de 4 polegadas é indicada para fazer cortes em ardósia, mármore, materiais cerâmicos, concreto e material refratário. O equipamento também tem capacidade para cortar ferragem dentro da pedra, caso exista. Neste tipo de equipamento, a profundidade máxima do corte é de 3 cm.

A serra mármore de 7 polegadas também é indicada para fazer cortes em ardósia, mármore, materiais cerâmicos, concreto e material refratário, além de cortar ferragem dentro da pedra, assim como a serra mármore de 4 polegadas. Entretanto, a profundidade máxima do corte deste equipamento é de 6 cm.

Como usar uma Serra Mármore?

serra marmore homem

Confira abaixo o passo-a-passo de como usar uma serra mármore.

  1. Ajustar a serra mármore quanto ao corte: os primeiros ajustes são referentes ao ângulo (partindo de 90 graus) e à profundidade que chega a 3,5 cm.
  2. Troca do disco de corte: dependendo do tipo de material que será cortado, haverá diferentes tipos de discos. É importante escolher o disco certo para não danificar ou quebrar peças.
  3. Acionar o botão de bloqueio para que a serra mármore funcione sem parar.
  4. Começar a usar o equipamento.

Cuidados ao usar uma serra mármore

Na hora de usar uma serra mármore é fundamental que você segure o equipamento bem firme, deixando-a apoiada para evitar que ela trave. Antes de realizar o corte, espere a máquina atingir a velocidade máxima e só depois disso introduza as peças a serem cortadas. E não esqueça de fazer sempre o corte na horizontal.

É recomendado que a serra mármore seja operada por um funcionário treinado e que esteja utilizando os equipamentos de proteção individual.

É possível cortar madeira com a Serra Mármore?

Até a pouco tempo atrás, a serra mármore não era indicada para cortar madeira. Entretanto, com o lançamento do disco diamantado essa barreira foi quebrada e hoje o equipamento pode sim ser utilizado para essa função.

Quais as vantagens de alugar uma Serra Mármore para sua obra?

Como você pode perceber, a serra mármore é um equipamento específico feito para corte em cerâmicas, pedras e também madeira.

Algumas das principais vantagens de alugar serra mármore para a sua obra são:

  • Não é necessário dispor de um espaço para estocar o equipamento quando o mesmo não estiver em uso;
  • Se o equipamento der problema, é possível substituí-lo por outro;
  • A manutenção da serra mármore fica sob responsabilidade da locadora.

Onde alugar uma Serra Mármore?

serra marmore obra

Quer saber onde alugar uma serra mármore? Pois saiba que a Equiloc é a melhor solução em locação de equipamentos para construção civil. Nós oferecemos um serviço de total segurança e eficiência, com equipamentos de qualidade, atendimento preparado e logística ágil e o máximo em comodidade para você realizar suas locações.

Aluguel de Serra Mármore na grande BH

Aluguel de serra mármore na grande BH e região é com a Equiloc. Nossos equipamentos estão sempre atualizados para garantir a melhor qualidade e durabilidade, além de serem revisados antes de cada entrega para certificar que estão em perfeitas condições.

Também possuímos um time de atendimento altamente qualificado, eficiente e ágil para encontrar o que você precisa ou solucionar dúvidas.

Além disso, para garantir maior agilidade em nossa logística, disponibilizamos uma frota exclusiva e motoristas à disposição para os serviços de entrega, coleta e manutenção em nossos equipamentos.

Quanto custa uma Serra Mármore para alugar?

O aluguel de serra mármore é comumente recomendado na construção civil para o corte de diversos tipos de materiais.

O valor do aluguel de uma serra mármore pode variar de acordo com o seu tipo e também com o tempo necessário para uso. Peça agora mesmo um orçamento na Equiloc e confira os ótimos preços.

Conclusão

Como pudemos acompanhar ao longo do texto, a serra mármore pode ser utilizada em obras para cortar diversos tipos de materiais mais resistentes, como pisos, azulejos, tijolos, pedras, parede e até mesmo madeira.

Por ser um equipamento que exige manutenção esporadicamente, é recomendado o aluguel da serra mármore, a fim de evitar gastos extras, além da preocupação de onde guardar após o uso.

Sendo assim, a sua melhor opção é contar com uma empresa de locação de equipamentos para construção civil como a Equiloc. Precisa de uma serra mármore? Acesse o nosso site e faça um orçamento sem compromisso!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.