Equiloc

Sustentabilidade na construção civil: 6 dicas de para colocar em prática em sua obra

sustentabilidade na construcao civil sustentabilidade na construcao civil

Você sabe o que é a sustentabilidade na construção civil?

Pensando nas principais dúvidas dos leitores, nós da Equiloc criamos esse post. Aqui você conta com um guia completo e ainda, 6 dicas para colocar em prática a sustentabilidade em sua obra!

Vem comigo!

O que é sustentabilidade?

sustentabilidade na construcao civil vantagens da sustentabilidade na construcao civil

Você sabe o que é sustentabilidade? Pois bem, para falarmos sobre a sustentabilidade na construção civil, é importante primeiro, entender o conceito por trás.

De modo geral, podemos definir a sustentabilidade pelo sentido literal, como a capacidade de sustentação, conservação, suportar e resistir de um sistema. O termo sustentabilidade é comumente associado a questões ambientais, através do uso responsável de recursos naturais, a fim de garantir sua existência para gerações seguintes.

O que é sustentabilidade na construção civil?

Bem, se a sustentabilidade está associada a práticas de conservação da natureza, o que você espera de sua aplicação na construção civil?

A construção civil está presente em nosso cotidiano, desde as paisagens até a nossa moradia. Sabemos que nem sempre é possível construir uma casa ou um prédio sem que acabe prejudicando o meio ambiente. Resíduos são formados, degradações, desmatamentos e assim por diante…

Como contornar a situação?

Sendo assim, a grande visão da sustentabilidade na construção civil é a busca pela preservação da natureza e recursos não renováveis, minimizando impactos ambientais. Executando ainda, sua grande função com a sociedade.

Para atingir esse objetivo, a maior ideia é trocar recursos que possam ser substituídos em uma obra e através do uso consciente de recursos não renováveis.

Qual o objetivo da sustentabilidade na construção civil?

sustentabilidade na construcao civil sustentabilidade na construcao civil

Como um complemento do tópico anterior, podemos concluir então, que a sustentabilidade atua na construção civil com um único objetivo: dar seguimentos nas construções substituindo recursos e desperdícios, para assim minimizar impactos ambientais.

Bem legal, não é mesmo?

Se a sustentabilidade for adotada pelas construtoras, futuramente observaremos outro cenário!

Quais as características de uma construção sustentável?

Já deu pra perceber que a sustentabilidade na construção civil é importante para o meio ambiente e os seres vivos, certo? Mas para que uma construção seja sustentável, precisa atender a algumas características comuns.

Pensando nisso, listamos três delas. Me acompanha:

Máximo de conforto com o mínimo de impacto ambiental

Em primeiro lugar, toda e qualquer construção precisa trazer conforto ao seu usuário. É um fator que se torna imprescindível. Para isso, é possível fazer algumas alterações na construção e ainda minimizar o impacto ambiental causado por uma obra.

Sabemos que uma casa precisa de claridade e água, certo? Então para mostrar do que eu estou falando, pensemos na iluminação natural, por exemplo. Assim como o uso da energia solar. Além de garantir o conforto que uma moradia merece, ainda minimiza o desperdício de energia.

Analogamente para a água, que pode ser armazenada e reutilizada!

E não para por aí! Os materiais utilizados podem ser ecológicos e minimizar resíduos dispersos nos ambientes.

Ou seja, a sustentabilidade na construção civil fica ainda mais nítida neste tópico. Se você quiser mais dicas sobre como minimizar o impacto ambiental em uma obra, é só clicar aqui!

Gestão correta dos resíduos gerados

Em segundo lugar, você sabe o que fazer com os resíduos gerados em uma obra?

Sabemos que construções costumam gerar resíduos, até mesmo excessivos. Quando falamos de sustentabilidade na construção civil também precisamos repensar em como tratamos os resíduos decorrentes da obra.

De modo geral, a gestão correta dos resíduos começa na escolha de materiais. Ao trocar os materiais convencionais por ecológicos, até mesmo os resíduos gerados causam menor impacto ao meio ambiente.

E não para por aí!

Contratar profissionais habilitados é de grande importância e eu te explico. Por estarem no ramo, sabem bem a quantidade que será usada na obra e assim diminuem os resíduos.

Por fim, o descarte de resíduos. Busque pontos que recolhem e reciclem os resíduos de obras! Temos por exemplo, o Ecoponto.

Eficiência energética

Bem, se tem algo importante na sustentabilidade na construção civil é a eficiência energética. Basicamente, é uma ação que visa melhorar o uso das fontes de energia. Ou seja, evitando o desperdício e uso de modo eficiente

Em uma moradia temos diversos eletrônicos e eletrodomésticos que consomem energia diariamente, então como trazer eficiência energética para uma construção?

Já existem no mercado eletrodomésticos que consomem menos energia. Indicado pelo chamado Selo Procel e Selo Conpet, já ouviu falar? Isso além de promover o uso consciente da energia, ainda te ajuda a economizar na conta de luz!

Até mesmo trocar suas lâmpadas pelas LED ajudarão a promover eficiência energética, por exemplo.

Por que a sustentabilidade na construção civil é importante?

sustentabilidade na construcao civil sustentabilidade na construcao civil 2021

Agora vamos à pergunta que não quer calar. Acreditamos que no decorrer de nosso texto, já dá pra perceber o porquê da sustentabilidade ser importante na construção civil. Contudo, aqui daremos um foco ainda maior.

Pois bem, para começarmos, vale destacarmos as condições ambientais nos dias de hoje. O desmatamento está cada vez mais nítido, assim como a poluição de rios e mares. 

Além disso, existem diversas consequências pelos impactos ambientais, que prejudicam todos os seres vivos. Por exemplo, temos o efeito estufa, que está cada vez mais nítido. 

Então, a ideia é que cada um faça sua parte!

A sustentabilidade na construção tem por objetivo justamente isso! Minimizar os impactos ambientais em obras, visando potenciar a viabilidade econômica e qualidade de vida para gerações futuras.

Quais os benefícios de uma construção sustentável?

Já deu pra perceber a importância da sustentabilidade na construção civil, certo? Contudo, não para por aí! Ainda tem muitos benefícios a longo prazo!

Pensando nisso, separamos 5 benefícios nesse tópico, vamos lá:

Redução de custos

Em primeiro lugar temos a redução de custos. Sabemos o quanto as contas de uma casa podem se tornar altas. Ainda mais em 2021 com todos os aumentos que observamos no Brasil.

Pois bem, como a construção sustentável influencia na redução de custos? De várias formas!

Primeiramente, comecemos com os materiais ecológicos que além de diminuírem resíduos, ainda costumam ser mais baratos. Quanto a conta de água pode ser muito reduzida se utilizarmos água de reuso para algumas tarefas.

O mesmo se aplica para a luz. Se utilizarmos a eficiência energética a nosso favor, não ajudaremos somente o meio ambiente. Sendo assim, é válido investir em eletrodomésticos com menor consumo de energia, iluminação natural e, ainda, placas solares.

Considere um investimento com retorno.

Menos impacto ambiental

Agora falemos sobre a redução do impacto ambiental. Um dos benefícios mais importantes, eu diria.

Levando em consideração o uso de materiais ecológicos, gestão de resíduos bem como a eficiência energética, temos três combinações que fazem a diferença. E claro, ajudam e muito a diminuir o impacto ambiental gerado por construções.

Reduz a geração de resíduos

Além disso, vale destacar que a sustentabilidade na construção civil permite reduzir a geração de resíduos. Isso se deve justamente às trocas de matérias a serem utilizadas nesse tipo de obra.

Bem legal, não é mesmo?

Emite menos gás carbônico

Em penúltimo lugar, falemos um pouco sobre o gás carbônico. De certo você já ouviu falar que ele é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa? É um dos principais causadores de impactos ambientais.

A emissão de gás carbônico está presente em diferentes atividades humanas e principalmente relacionado ao uso de combustíveis fósseis.

Temos por exemplo, o cimento na construção, que contribui para a emissão de gás carbônico na atmosfera no seu processo de produção. Você sabia? Então aqui, a sustentabilidade na construção civil está presente na troca desse material. Para isso temos o chamado cimento ecológico.

Este é somente um de diversos exemplos. Vale super a pena investir em uma construção sustentável.

Maior valorização

Por fim, uma construção sustentável é mais valorizada! Você já ouviu falar?

Nos dias de hoje temos diversas iniciativas dos países em busca de uma sustentabilidade ambiental. Com isso, acreditamos que as construções sustentáveis virão a se tornar um padrão nos próximos anos.

Ao investir o seu dinheiro em um imóvel sustentável, existem grandes chances de retorno em caso de vendas. Ainda mais se levarmos em consideração que ainda não é algo comum.

Ajudando você e o planeta!

Como aplicar a sustentabilidade na construção civil?

Agora falemos um pouquinho sobre como aplicar a sustentabilidade na construção civil. Pois bem, saiba que existem diversas formas!

Primeiramente, avalie as matérias utilizadas na obra e se existe a possibilidade de trocá-las por ecológicos. Outro fator importante de ser considerado no projeto é a iluminação natural, então foque em janelas maiores, vidros e entre outros.

Além disso, tenha em mente o uso de eletrodomésticos com economia de energia, assim como tecnologias como placas solares.

Saiba que construir com sustentabilidade é possível!

Construções sustentáveis recebem incentivos fiscais?

sustentabilidade na construcao civil sustentabilidade na construcao civil livro

A resposta para esse tópico é “sim”. Em 2018 foi aprovado pelo Senado o incentivo da sustentabilidade nas construções civis. Deste modo, se enquadram aqueles imóveis com medidas para redução de consumo de água e com maior eficiência energética.

De modo geral, o incentivo do governo promete maiores estímulos para práticas construtivas desta natureza.

Conheça as certificações para obras sustentáveis no Brasil

No Brasil já existem certificações que visam incentivar a adoção da sustentabilidade na construção civil. Duas delas são:

Certificação LEED

Primeiramente, a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Aqui temos uma avaliação que promove uma abordagem completa. Desde o projeto até o final da obra.

Certificação AQUA

Por fim, temos a certificação AQUA-HQE que é internacional. Agora aplicada no Brasil pela Fundação Vanzolini.

Essa certificação visa construções de alta qualidade ambiental, que apesar de ser originado de padrões estrangeiros, foi implementado no Brasil com normas e regulamentações. Se tornando um sucesso.

Exemplos de sustentabilidade na construção civil no Brasil

sustentabilidade na construcao civil projeto de pesquisa sustentabilidade na construcao civil

Centro de Pesquisa e Inovação da L’Oréal Brasil

Nosso primeiro exemplo de construção sustentável é o Centro de Pesquisa e Inovação da L’oréal Brasil localizado no Rio de Janeiro. Obteve certificação LEED Platinum, sendo um dos laboratórios mais sustentáveis de nosso país.

Farias Lima 3500

O projeto Faria Lima 3500 é um edifício em São Paulo. Conta com uma fachada de vidro na forma de um trapézio invertido, com design ousado, moderno e claro, com uma construção sustentável. 

Esse edifício segue as premissas do Green Building Council e visa as certificações LEED para construções de alta sustentabilidade.

Dicas para aplicar a sustentabilidade na construção civil

sustentabilidade na construcao civil norma de sustentabilidade na construcao civil

Por fim, vamos a algumas dicas para aplicar a sustentabilidade na construção. Ainda, confira como realizar uma obra sustentável clicando aqui!

Invista em tecnologias sustentáveis

A primeira dica é investir em tecnologias sustentáveis, como o uso de eletrodomésticos com menor gasto de energia ou materiais de construção ecológicos

Procure economizar energia

Em segundo lugar, economize energia. Só assim a sua construção será sustentável! 

Ao fazer uso de algumas tecnologias sustentáveis, você estará economizando energia. Sendo assim, faça uso de aparelhos com o selo Procel além de placas solares e iluminação.

Vale lembrar que além de gerar eficiência energética, ainda poupará dinheiro na conta de luz.

Aproveite os recursos naturais

Aproveite os benefícios dos recursos naturais!

Você sabia que o telhado verde além de ser um charme ajuda a manter o ambiente arejado dentro de casa? Assim como o uso de cores mais escuras em alguns cômodos para trazer calor.

Além disso, aproveite os benefícios de uma iluminação natural nas moradias. Deixa o ambiente arejado e poupa energia. Para saber mais sobre como implementá-la em uma residência é só clicar aqui!

Evite o desperdício de água

Outra dica de grande importância na sustentabilidade na construção civil é evitar o desperdício de água.

Nos dias de hoje estamos enfrentando uma das maiores crises hídricas e sabemos da importância da água em nossa vida. Sendo assim, a dica é fazer uso de torneiras automáticas e utilizar água de reuso em algumas tarefas de casa

Gerencie os resíduos gerados

Em uma construção é de extrema importância cuidar dos resíduos gerados. Existem postos de coleta e reciclagem que podem ajudá-lo. Desse modo, seus resíduos não chegam ao meio ambiente.

Além disso, faça uso de materiais ecológicos com menor índice de poluentes.

Faça um bom planejamento para evitar desperdício de materiais

Para finalizarmos, caso você esteja procurando um profissional, é necessário que ele te passe um bom planejamento. De modo geral, os engenheiros costumam ter noção de quanto material será necessário de acordo com o porte da obra.

Assim, além de evitar desperdícios e gastos desnecessários, ainda minimizam os resíduos gerados.

Conclusão

sustentabilidade na construcao civil sustentabilidade na construcao civil artigo

Investir em uma construção sustentável nos dias de hoje é investir em você e no planeta! Existem diversas formas de tornar uma residência sustentável e a principal vantagem é que geram benefícios duradouros.

Sendo assim, esperamos que este post tenha te ajudado, caro leitor! Confira muito mais aqui!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.