Equiloc

Tijolos por metro quadrado: Como fazer o cálculo corretamente?

tijolos por metro quadrado calculadora

Você está pensando em reformar ou construir? Saiba que antes de começar a planejar e comprar os materiais, é importante calcular o número de tijolos por metro quadrado que vai precisar.

Quando se trata de obras em geral, é sempre importante ter uma noção da quantidade de materiais que serão necessários para a sua construção ou reforma.

Nesse sentido, existem programas de computador e aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa. No entanto, ainda assim é preciso conferir se todos esses resultados estão certos, uma vez que qualquer erro pode acarretar em gastos desnecessários.

Além disso, calcular o número de tijolos por metro quadrado, de início, é uma tarefa bastante simples.

Por isso, você pode fazer essa medição por meio de alguns cálculos que iremos apresentar, além de outros aspectos essenciais.

Saiba mais sobre a importância de saber quantos tijolos precisará por metro quadrado, o que considerar de fazer esse cálculo, como fazer a equação, exemplos de cálculos de tijolos por metro quadrado, entre outros.

Importância de saber quantos tijolos por metro quadrado

tijolos por metro quadrado edificios

O cálculo do número de tijolos faz parte de todo o levantamento de materiais necessários para a construção.

Nesse levantamento também se baseia a estimativa de todos os outros serviços, como mão de obra e o tempo necessário para a execução.

Portanto, com um cálculo correto e preciso é possível fazer um bom planejamento, parte essencial de um orçamento realista e certeiro.

É justamente por esse motivo que esse procedimento é o primeiro passo para a execução de uma construção. Afinal, qualquer tipo de obra requer planejamento, seja ele financeiro ou material.

Ter um planejamento preciso dos materiais pode te fazer economizar ao comprar os materiais necessários e evitar desperdícios.

Assim, quando pensamos em construir e comprar materiais, a quantidade de tijolos é umas das primeiras dúvidas.

O tijolo é um material indispensável em qualquer construção, mas comprar esse material em grande quantidade e sem planejamento pode ocasionar o desperdício desse material, e um gasto desnecessário.

Além disso, saber quantos tijolos por metro quadrado pode ajudar em outro elemento essencial: o tempo.

Isso mesmo, planejar os materiais de forma detalhada vai economizar tempo na execução total da obra. Uma vez que, além do desperdício, esse cálculo evita a paralisação por falta de material.

O que considerar antes de calcular tijolos por metro quadrado?

tijolos por metro quadrado 6 furos

Decidiu colocar na ponta do lápis a quantidade de tijolos por metro quadrado que vai gastar em sua obra? Vamos te ensinar!

O primeiro passo é lembrar que existem alguns aspectos importantes a serem considerados antes de começar o processo.

Por exemplo, o tipo de tijolo que você pretende usar. Isso acontece porque existem diferentes modelos de tijolos, que possuem dimensões variadas. Isso afeta a soma total, portanto, o tamanho do tijolo deve ser considerado.

Além disso, os tijolos possuem quantidades de furos diversos, de acordo com o modelo escolhido. Essa informação também deve ser considerada.

Outra informação necessária é o tamanho da área que deseja construir, em metros quadrados. Afinal, é impossível calcular a quantidade de tijolos sem essa informação. E, por último, a equação necessária para fazer todos os cálculos.

Confira detalhes sobre todos esses aspectos a serem considerados e como você pode usá-los em sua soma.

Tamanho dos Tijolos/Blocos

No Brasil existem diversos tipos de tijolos, que são usados em tipos diferentes de construções, ou de acordo com a preferência.

Para facilitar a explicação e o nosso cálculo, vamos considerar os três principais tipos existentes no país. Dessa forma, vamos considerar os tijolos de 6,8 e 9 furos.

Confira as dimensões dos tijolos mais usados no Brasil para o seu cálculo de tijolos por metro quadrado:

  • O primeiro é o tijolo residencial. Esse tipo de tijolo possui 6 furos e 9 x 14 x 19 de dimensão.
  • Além do tijolo residencial, existe o tijolo predial, com 8 furos. Esse material possui maior dimensão, com 9 x 19 x 19.
  • E, por último, o tijolo residencial e predial, que possui 9 furos. Esse é o maior de todos os três tipos, com 14 x 19 x 29.

Determinar a área de superfície

Depois que você determinar o tipo de tijolo que pretende usar, o próximo passo é definir a área da superfície que deseja construir.

Dessa forma, é preciso medir todo o comprimento das paredes que deseja levantar, em todo o território da construção.

No entanto, além do comprimento, é preciso considerar a altura dessa parede, que pode mudar de acordo com o tipo de construção. A altura padrão de uma parede em uma casa é de no mínimo 2,30 metros.

Por exemplo, caso você deseje construir uma parede com 10 metros de comprimento e a altura mínima padrão de 2,30 metros, a área será de 23 metros quadrados. Confira:

  • 10 metros de comprimento x 2,30 metros de altura = 23 metros quadrados.

Como calcular tijolos por metro quadrado?

tijolos por metro quadrado tijolos macicos

Como dito acima, é preciso considerar alguns elementos essenciais para encontrar a quantidade de tijolos por metro quadrado que você precisará para a sua construção e comprar a quantidade certa de material.

Dessa forma, após calcular o comprimento das paredes e multiplicar pela altura da construção, você encontra a área.

Essa é uma das informações mais importantes em nosso cálculo. No entanto, você deve se lembrar de algumas informações importantes, como, por exemplo, de subtrair do valor total as áreas de aberturas, como janelas e portas.

Além disso, confira como calcular a metragem e o rendimento do tijolo por metro quadrado, e assim encontrar a quantidade necessária em cada obra.

Calcular a metragem do tijolo

O conhecimento necessário para calcular os tijolos por metro quadrado pode parecer simples, mas para obter resultados mais precisos e evitar dores de cabeça, temos que considerar algumas variáveis.

Pode-se afirmar que uma das maiores variáveis ​​nesta equação são os tipos de tijolos que serão usado, pois diferentes tipos de tijolos possuem tamanhos diferentes.

Existem diversos tipos de tijolos feitos dos mais diversos materiais e para as mais diversas finalidades.

Mas hoje vamos usar o exemplo dos revestimentos cerâmicos, pois são os mais utilizados no Brasil, principalmente para pequenas obras.

Os tipos de revestimentos cerâmicos mais utilizados, suas dimensões (espessura, altura e comprimento) são:

  • Tijolo que possui 6 furos: 9 x 14 x 19 cm: 0,0252m²
  • Tijolo com 8 furos:9 x 19 x 19 cm: 0,0336 m²
  • Tijolo com 9 furos: 11,5 x 14 x 24 cm: 0,0361m²

Caso o seu tijolo não esteja aqui, para saber a metragem do material basta multiplicar a altura pelo comprimento.

O primeiro passo é converter as medidas, que devem estar em metros. Agora você pode calcular toda a área em metros quadrados, basta multiplicar a altura pelo comprimento do material.

Calcular o rendimento do tijolo por metro quadrado

Pronto! Agora que temos a medida de quantos metros quadrados nosso tijolo possui, vamos calcular quantos tijolos temos que usar por metro quadrado de construção.

Para isso, basta dividir 1 pelo valor que nós tivemos no último tópico, a área do seu tijolo. Vamos usar o tijolo de 6 furos como exemplo:

  • 1m² ÷ 0,0252m² = 39,68

Dessa forma, agora sabemos que vamos precisar de 39,68, ou quase 40, unidades de tijolos de 6 furos, que possuem 9 x 14x 19 cm.

No entanto, ainda existem algumas variáveis a serem levadas em conta, além do rendimento do tijolo por metro quadrado.

Calcular a quantidade necessária de tijolos para a obra

Agora, vamos calcular toda a quantidade de tijolos necessária para uma obra. Como mencionamos, existem algumas variáveis a serem consideradas para determinar a quantidade certa de tijolos que devemos comprar.

Dessa forma, é preciso calcular a área da construção primeiramente. Podemos fazer isso usando o perímetro da obra.

No caso de construções mais simples, como um cômodo apenas, some o comprimento de todas as paredes e multiplique pela altura do teto. Em seguida some esse valor obtido com a área do oitão.

Lembre-se de subtrair todas as áreas destinada à aberturas, com portas e janelas do cômodo.

Agora esse resultado deve ser dividido pelo rendimento de tijolos por metro quadrado, que encontramos no tópico anterior. Confira o exemplo de um cômodo:

  • paredes que possuem 2m e 2 paredes de 4m;
  • Pé direito com 2,7m;
  • Oitões que possuem 3,2m²;
  • Duas janelas com 120x120cm;
  • Uma porta com 90x210cm;

Dessa forma, o perímetro das paredes dá 12m. Agora vamos multiplicar esse valor pelo pé direito (12×2,7) e teremos uma área de 32,4m².

Soma-se mais 3,2m² dos oitões e temos agora 35,6m² de área. No entanto, as aberturas (porta e janelas) do cômodo têm uma área de 4,77m².

Então devemos subtrair essa quantia de nossa área total, que será de 30,83m², como resultado.

Agora, nós sabemos que o tijolo de 6 furos vai ter um rendimento de cerca de 39,68, quase 40 tijolos, por metro quadrado.

Assim, basta pegar toda a área de construção que encontramos e multiplicar por esse valor. Teremos então 30,83 x 39,68 = 1223,3344.

No entanto, o recomendável é comprar cerca de 10% a mais do que a quantidade de tijolos obtida em nossos cálculos. Isso acontece pois pode haver perdas de material durante a obra, assim teremos uma pequena reserva, sem desperdiçar material.

E está tudo pronto! Agora você já consegue calcular quantos tijolos precisará por metro quadrado de sua construção.

Exemplo de cálculos de tijolos por metro quadrado

tijolos por metro quadrado obra

Assim, na hora de realmente se planejar e colocar na ponta do lápis a quantidade de tijolos que usará por metro quadrado, alguns aspectos importantes devem ser considerados.

Como mencionado nos tópicos acima. Esse raciocínio funciona da mesma forma se pretende colocar pisos e azulejos, e deseja saber qual quantidade comprar.

Portanto, ao fazer o seu cálculo em casa, lembre-se de algumas questões importantes, como:

  • O tipo e tamanho de tijolo que você escolheu
  • Quantos furos tem o seu tijolo;
  • A quantidade total de metros quadrados da área de sua obra;
  • A equação mostrada, para conseguir atingir o resultado final.

Por isso, vamos explicar mais sobre cada um dos tipos de tijolos e como eles afetam a sua obra de maneiras diferentes.

Esse é um aspecto muito importante da construção e pode fazer muita diferença em seu resultado final. Confira!

Cálculo com tijolos por metro quadrado – 6 furos

Se você vai fazer a sua construção com tijolos de 6 furos, lembre-se que eles possuem os seguintes padrões : 9 x 14 x 19 cm, em espessura, altura e comprimento respectivamente.

Como fizemos no tópico anterior, vamos calcular a partir dessa medida.

Vamos ao cálculo:  0,14 x 0,19 = 0,0252m². Ou seja, 1 tijolo tem 0,0252 m².Agora precisamos saber quantos tijolos serão necessários para um metro quadrado.

Portanto, usamos o seguinte cálculo: 1m² ÷ 0,0252 = 39,68. Nosso resultado é cerca de 40 tijolos de 6 furos por metro quadrado.

Cálculo com tijolos por metro quadrado – 9 furos

Para planejar exatamente quantos tijolos de 9 furos por metro consome uma área, deve-se partir do mesmo princípio acima: quanto maior o tijolo escolhido, mais unidades serão gastas na obra.

Assim como o tijolo de 6 furos, o de 9 furos também segue uma medida padrão: 11,5 x 14, 24 cm, de espessura, altura e comprimento respectivamente.

Esse padrão nos ajudará a saber quantos metros quadrados tem 1 unidade deste tijolo e quantos tijolos precisamos para cobrir 1 metro quadrado.

Esse é um processo simples, uma vez que o cálculo usado é o mesmo anterior: 0,14 x 0,24 = 0,0336 m².

Agora dividimos tudo isso por 1: 1÷0,0336 = 29,76.

Dessa forma, obtemos 29,76 tijolos de 9 furos por metro quadrado. Assim, precisaremos de quase 30 tijolos por metro quadrado nessa obra.

Leia também: Veja quais são os tipos de tijolos que podem ser usados na construção

Cálculo com tijolos por metro quadrado – 8 furos

tijolos por metro quadrado funcionario

O tijolo de 8 furos é chamado de tijolo baiano. Trata-se de um tipo mais frágil em comparação aos outros modelos que possuem seis ou nove furos.

Dessa forma, ele não aguenta cargas estruturais, mas pode ser usado para vedação em obras.

No entanto, esse tipo de tijolo pode acarretar em mais gastos com material para fazer o reboco, o que é uma parte negativa.

Assim, ele é mais usado para o nivelamento e, apesar do ponto negativo, possui um bom desempenho térmico. Ele é capaz de conservar muito bem a temperatura em seu interior.

Para calcular o metro quadrado com o tijolo baiano, vamos usar as seguintes medidas: 9 x 19 x 19 cm, de espessura, altura e comprimento respectivamente.

Dessa forma, ficaremos com: 0,19 x 0,19 = 0,0361m². Agora dividimos por 1 para encontrar quantas unidades desse tijolo um metro quadrado requer: 1÷0,0361 = 27,70.

Dessa forma, é preciso cerca de 28 unidades do tijolo baiano de 8 furos para preencher 1 metro quadrado.

Conheça a melhor solução em locação de equipamentos para construção civil

A Equiloc está presente em Belo Horizonte, Betim, Contagem e toda a região. Venha conferir a melhor opção para locação de equipamentos para construção.

Além dos melhores equipamentos, nosso sistema é eficiente e 100% online, o que garante rapidez na solicitação e aprovação de orçamentos, otimizando o seu trabalho e poupando tempo.

Aqui você encontra todos os equipamentos necessários para a sua obra, como: andaimes, geradores, máquinas de solda, compactadores, betoneiras, lixadeiras, entre outros.

Nossos equipamentos são de alta performance e com qualidade, para te proporcionar a melhor experiência em locação e eficiência em seu trabalho.

Por isso, venha fazer o seu orçamento. O processo de locação é simples: basta entrar na página inicial do nosso site clicando aqui.

Na página você pode conferir todos os produtos disponíveis, separados por categorias. Ao decidir qual produto você deseja, basta clicar na opção “alugar”.

Após isso, você informa a data de retirada do equipamento e a data de devolução. Além disso, deve preencher informações simples, como: em qual região deseja usar o equipamento e o seu endereço de e-mail.

Simples, não é? Se você tiver alguma dúvida ou situação inesperada durante o processo, basta entrar em contato com a nossa equipe, por meio da opção “fale conosco” disponível em nosso site.

Nossa resposta é muito rápida e eficiente, o tempo máximo é de 30 minutos! Por isso, em qualquer situação basta nos contactar para contar com o auxílio de nossa equipe.

Conclusão

tijolos por metro quadrado trabalhador

Agora você sabe como calcular os tijolos por metro quadrado em sua obra. Esse cálculo vai te ajudar a planejar melhor a compra de materiais, os gastos e o andamento de sua obra.

Além disso, calcular de forma correta todos os materiais ajuda a diminuir os desperdícios que ocorrem em construções e te ajuda a economizar dinheiro.

Mas, para isso, é preciso considerar todos os aspectos da obra em seus cálculos, para que sejam o mais preciso possível.

Leia também: Tijolo ecológico: Vale a pena construir com esse material?

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.