Equiloc

Tinta para madeira: Tipos, como escolher e tutorial com passo a passo

tinta para madeira cores

Você sabia que a tinta para madeira é específica e tem seu próprio modo de uso? O projeto da casa ideal envolve diversas etapas, e uma delas é sem dúvidas a laqueação e pintura da madeira.

Sendo assim, no artigo de hoje você irá conferir tudo relacionado aos tipos de tintas para madeira e como utilizá-las, além de dicas extras. Tudo isso para que sua próxima obra com madeira alcance o resultado desejado de maneira impecável.

Quais os tipos de tinta para madeira?

tinta para madeira rosa

Existem diversos tipos de tinta para madeira, cada uma com suas próprias características e funções em certas espécies de madeiras. Falaremos a seguir sobre 4 tipos de coloração, que são as tintas acrílica, látex, esmalte sintético e de laca nitrocelulose:

Tinta acrílica

A tinta acrílica funciona à base de água, existindo em diversas tonalidades diferentes e fornecendo acabamentos discretos, suaves e bonitos. Ela é versátil por ser aplicável em várias superfícies, além de autonivelante, tornando sua aplicação fácil.

Seu acabamento é resistente a manchas, permitindo que a limpeza seja feita simplesmente com água e sabão. Seu ponto negativo, porém, é que possui certa demora para secar.

Tinta látex

O látex é o estilo mais popular de tinta, principalmente pela fácil acessibilidade e variedade gigantesca de cores e marcas. Sua composição química também muda, permitindo obras em ambientes externos e internos sem prejudicar a saúde.

Sua secagem é rápida, mas ela não pode ser tocada em excesso, como na utilização de móveis, além de não serem laváveis em certos modelos.

Tinta esmalte sintético

A tinta com esmalte sintético é a mais fácil de ser aplicada, visto que é extremamente versátil, permitindo o uso de pincéis, rolos, trinchas e pistolas. Existem dezenas de cores e ela pode ser inserida em ambientes externos e internos.

Seu acabamento pode ser fosco, brilhante ou acetinado e é recomendada também para móveis, janelas e portas.

Tinta laca nitrocelulose

Nitrocelulose é a base desse tipo de tinta, o que permite a fácil e rápida fixação da cor na madeira, podendo ser encontrada em várias cores. Seus acabamentos, porém, se resumem a 2: brilhante ou fosco.

A única maneira de aplicá-la é com uma pistola e compressor, e por conta disso é recomendável que a pintura seja feita apenas por profissionais. Seu uso é ideal para móveis internos.

Como escolher o tipo de tinta para madeira?

tinta para madeira lata

Existem algumas reflexões a se fazer antes de escolher a tinta ideal para a pintura da madeira, como o objeto a ser pintado e o tipo de madeira dele. O estado do produto em relação a pinturas anteriores e o resultado desejado também importam.

Após fazer todos os questionamentos, você alcançará a resposta da tinta certa para realizar sua obra.

Quais os materiais utilizados no preparo e execução de pintura em madeira?

Existem alguns materiais que são necessários antes de qualquer pintura na madeira, sendo eles:

  • Rolo de pintura;
  • Máscara, luvas e equipamento de proteção;
  • Lixa para madeira nº 100 e 180;
  • Tinta específica para pintar a madeira;
  • Massa para reparos em madeira;
  • Pincel com cerdas macias;
  • Primer para a base;
  • Verniz para madeira;
  • Pano para limpeza;
  • Jornal para proteger o local;

Qual lixa usar antes de pintar madeira?

Antes de iniciar o processo de pintura, é indicado que a lixa mais grossa seja utilizada, tirando assim a camada brilhante da madeira. Com ela retirada, o caminho para a rápida e fácil fixação da tinta na maneira estará aberto.

O que é melhor para a pintura?

A melhor coisa a se fazer é utilizar a lixa mais fina, massa e primer, protegendo a pintura e delimitando ela apenas para os lugares onde é necessária ser aplicada. Você vai conferir nos próximos tópicos o passo a passo do processo de pintura da madeira.

Rolo, pincel ou spray?

A principal diferença entre o rolo, pincel e spray são os resultados que eles trarão, como a qualidade do acabamento. O rolo deixa poucas marcas e abrange diversas superfícies, sendo uma opção prática.

O pincel é recomendado para lugares mais delicados, onde o rolo não alcança. Enquanto isso, o spray une as duas qualidades, mas precisa de proteção em volta do local da pintura.

Como é o processo de pintar madeira?

tinta para madeira materiais

Existem algumas obrigações a se fazer antes de pintar a madeira para que o resultado seja satisfatório, tenha longa duração e fixe facilmente no objeto. Veja agora o passo a passo do processo de pintura:

Como preparar a peça de madeira para pintura?

É essencial que a parte de madeira seja lixada e, apesar de esse ser o passo mais trabalhoso, é essencial para gastar menos tinta. Tudo porque o ato de lixar expõe a madeira, fazendo com que a tinta fixe melhor e não descasque com facilidade.

O que se passa na madeira antes de pintar?

Antes de aplicar qualquer produto é preciso conferir se a superfície está lisa e sem resíduos. Após isso, aplique massa para madeira, corrigindo pequenos furos e outras imperfeições inevitáveis do objeto e duas demãos de primer.

Utilizando o tipo de tinta para madeira escolhido

Após ter feito todos os preparatórios, já está autorizada a aplicação da tinta selecionada. Como já dito anteriormente, alguns questionamentos o farão chegar no tipo de tinta ideal para uso naquela madeira e objeto específico.

Escolhendo o tipo correto de selante ou verniz para a tinta de madeira utilizada

O verniz serve para reforçar o brilho da madeira e evitar que a pintura se desgaste facilmente, atuando como um protetor para ela. Os produtos possuem diferentes composições químicas, portanto, confira com o fabricante como combinar tinta e verniz.

Como lixar a peça após a pintura

Essa etapa não é obrigatória, mas pode ser feita para retirar pequenas imperfeições que sobram da pintura antes de envernizá-la. O ideal é lixar a estrutura com uma lixa fina e sem aplicar força.

Como pintar madeira sem lixar e obter um bom resultado

tinta para madeira pinceis

Ao invés de lixar a parte de madeira desejada, é possível aplicar outros produtos, como batida de pedra para proteger o móvel. Após aplicar 3 demãos do produto diluído em água, a madeira estará pronta para receber tintas de fácil fixação.

Qual o preço de uma boa tinta para madeira?

Todas as faixas de preços podem ser encontradas, desde marcas importadas e com tecnologias modernas até as mais baratas. Contudo, a faixa de preço mais comum dessas tintas são entre R$ 110,00 e R$ 190,00.

Conclusão

tinta para madeira rolinho

A tinta para madeira é um tópico altamente requisitado justamente pela grande quantidade de itens que são feitos do material nas casas. Entender dicas e diferentes tipos de pinturas para esse objeto é essencial para toda obra relacionada ao tema.

Ao preparar bem o móvel sempre se certificando de lixá-lo, utilizando o primer da forma correta e aplicando a tinta respeitando o período de secagem, a tendência é tudo correr bem. Não se esqueça de aplicar o verniz, variar pincéis e rolos e se atentar aos detalhes.

Agora que você sabe tudo sobre tinta para madeira, confira nosso artigo relacionado a cimento queimado para fazer belas combinações!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.