Equiloc

Tipos de fundações: Conheça as Principais Rasas e Profundas

Tipos de fundações o que são fundações

Ao iniciar o processo de construção de uma casa, uma de suas primeiras grandes decisões será escolher um dos tipos de fundações para a sua casa. 

Para garantir que a casa dos seus sonhos seja construída para durar, a fundação precisa ser forte e firme para suportar a estrutura a longo prazo.

Cada casa é construída sobre uma fundação, mas nem todas as casas são construídas sobre o mesmo tipo de fundação. 

Para escolher entre um dos tipos de fundações da casa você deve considerar fatores como o projeto da casa, localização geográfica e clima, condições de solo e umidade, e o orçamento do projeto.

Os tipos de fundação variam, mas provavelmente a sua casa ou prédio terá uma destas fundações superficiais: sapata, viga baldrame, radier ou blocos.

Embora existam vários tipos de fundações, cada uma tem seus próprios prós e contras que você deve considerar. Os tipos de fundações são bem diferentes, e consideram o clima, o terreno, o projeto da casa e o orçamento.

Para isso, a pesquisa é fundamental para escolher o tipo de fundação ideal. É melhor fazer sua pesquisa logo no início ou você pode correr o risco de pagar por reparos caros após algum imprevisto.

Para ajudá-lo a saber mais sobre os tipos de fundações, vamos dar uma olhada nos principais tipos de fundações – e os prós e contras de cada um deles. Dessa forma, você conseguirá determinar qual delas será a mais adequada para sua nova casa.

O que são fundações?

Tipos de fundacoes superficiais

A princípio a fundação, também conhecida como alicerce, é um dos elementos fundamentais para a construção de uma casa. Pois, ela é a estrutura responsável por suportar o peso e manter a casa nivelada no terreno, bem como garantir a sua fixação.

Os elementos presentes na fundação são responsáveis por receber todas as cargas da edificação, como o peso do prédio e as condições climáticas do local, e passá-las ao solo com segurança.

Por isso, a escolha do tipo de fundação certa para a sua casa deve ser feita por um engenheiro capacitado. Pois uma conta errada sobre as cargas que essa fundação precisa suportar pode acarretar em graves problemas em toda a estrutura do imóvel.

Ele irá analisar as características do solo, o peso da edificação e seus materiais para elaborar o projeto estrutural. Um projeto bem feito economiza na compra dos materiais e evita problemas no futuro.

Leia também: Topografia: entenda como é feito um levantamento topográfico e para que serve

Qual a utilidade de uma fundação na construção?

Uma fundação forte desloca a carga de uma casa para o chão, resistindo às forças dos movimentos do solo e do vento e fornecendo ancoragem para o edifício acima.

Além disso, uma fundação durável garante uma barreira resistente à umidade e resiste às tensões de flexão e deformações das pressões da água e do solo lateral.

Por último, uma fundação mal construída pode levar a enormes danos estruturais, pondo em perigo os ocupantes da casa e a vizinhança.

Qual a diferença de fundação direta e indireta?

Tipos de fundacoes profundas

Dependendo da forma de transferência das cargas da estrutura para o solo onde ela se apoia, as fundações se classificam em diretas e indiretas.

Quando a carga estrutural atinge diretamente o solo, a fundação recebe o nome de fundação direta. Visto que sua profundidade não ultrapassa 3 metros, a fundação direta é chamada também de fundação superficial.

Além disso, o centro de gravidade da fundação deve coincidir com o centro de gravidade do elemento transmissor de carga.

A fundação indireta é aquela em que a carga da construção é transmitida ao terreno pela base, por sua lateral ou pela combinação das duas. Além disso, a profundidade do assentamento é superior ao dobro da sua menor dimensão em planta.

Por causa da maneira que transmitem a carga para o solo, as fundações indiretas são sempre profundas.

Normalmente esse tipo de fundação possui mais de 6 metros de profundidade ou pelo menos mais de 3 metros, o que a diferencia das fundações diretas e por isso esse tipo de fundação é utilizada em grandes obras.

Quais são os tipos de fundações superficiais?

Tipos de fundações: Conheça as Principais Rasas e Profundas

Como dito anteriormente, os tipos de fundações superficiais também são chamados de fundação direta, e podem ser divididas em sapata, viga baldrame e radier.

Sapata

Sapata é um elemento de fundação rasa ou superficial de concreto armado que geralmente tem a sua base em planta quadrada, retangular ou trapezoidal.

As sapatas são dimensionadas para que as tensões de tração que atuam sobre a fundação sejam resistidas pela armadura e não pelo concreto. 

Alguns tipos de sapata são:

  • Sapata isolada: são um dos tipos de fundação superficiais mais simples e mais comuns na construção civil.  Suportam as cargas de um único pilar ou coluna. Podem ter formato quadrado, retangular, circular, dentre outros.
  • Sapata corrida: esse tipo de fundação é projetado para suportar cargas provenientes de elementos contínuos que têm distribuição de cargas linear como paredes, muros ou outros elementos alongados.
  • Sapata associada: esse tipo de sapata é comum a vários pilares. São muito utilizadas quando a posição de duas sapatas isoladas está muito próxima uma da outra, seja por falta de espaço ou por opção estrutural. 

O tipo de fundação com sapata é recomendada para solos com boa capacidade de carga superficial e que absorvem as tensões geradas pela carga da edificação sem demandar uma área de contato com o solo tão grande.

Viga Baldrame

Viga baldrame é uma fundação rasa de apoio, e é feita de concreto armado e tem formato retangular. A viga baldrame fica localizada abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção.

Ela conecta sapatas isoladas para melhor distribuição dos pesos da construção.  Contribui também para um melhor travamento das colunas ou pilares da construção.

Em casas pequenas com solos firmes é possível fazer a fundação somente com a viga baldrame. 

Nesses casos os arranques são dispostos e travados diretamente na armadura da viga baldrame antes da concretagem.

Radier

O radier é uma placa de concreto armado ou protendido que fica abaixo da casa e em contato direto com o solo. 

Em outras palavras, o radier se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção.

Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo.

Além disso, o radier é considerado um tipo de fundação barato, recomendado para solos com pouca capacidade de suporte superficial. 

Com sua grande área de contato com o solo, o radier é capaz de distribuir de maneira muito mais eficaz as tensões da edificação.

Esse tipo de fundação tem sido muito utilizada para obras em alvenaria estrutural, pois o comportamento com as cargas linearmente distribuídas é muito melhor do que para cargas concentradas no caso de pilares, por exemplo. 

Blocos

A fundação superficial com bloco é um tipo de fundação que consiste basicamente de blocos de concreto sem armadura com bases geralmente quadradas ou retangulares.

Eles são elementos de concreto não armado e funcionam com o mesmo princípio das sapatas: a área de contato com o solo superficial é responsável por absorver todas as tensões oriundas da edificação.

Além disso, o dimensionamento dos blocos de construção não necessita de armadura. Isso porque as tensões atuantes são resistidas pelo concreto devido às dimensões do bloco. 

E em geral, esse é um dos tipos de fundação utilizado em obras de pequeno e médio porte. 

E quais são os tipos de fundações profundas?

Tipos de fundações: Conheça as Principais Rasas e Profundas

As fundações profundas transmitem a carga proveniente da superestrutura para a fundação por meio da resistência da base, pela resistência lateral ou por ambas e pode ser dividida em caixões, estacas e tubulões. 

Caixões

Os caixões são o tipo de fundação profunda que possuem um formato de prisma e são concretados na superfície do terreno, e sua instalação é através de escavação interna sendo utilizado ou não o ar comprimido, havendo a possibilidade de alargar ou não a base do caixão. 

Estacas

A fundação com estacas é indicada para solos com pouca resistência, como aterros por exemplo. Pois, nestes tipos de solo, é necessário cavar muito para conseguir achar um solo firme para fazer as fundações. 

As estacas são elementos de fundação profundos, geralmente executados por equipamentos e ferramentas. Podem ser cravadas ou perfuradas. Uma de suas características físicas são o seu grande comprimento e seções transversais pequenas.

Alguns tipos de estaca são:

  • De concreto pré-moldadas: Elas podem ser feitas de concreto armado ou concreto protendido, sendo cravadas por percussão, prensagem ou vibração. 
  • Metálicas: As estacas metálicas são semelhantes às pré-moldadas de concreto e recebem o mesmo processo de cravação no solo, o diferencial é que elas atingem uma maior profundidade, pois as emendas são executadas com maior facilidade e segurança.
  • Do tipo Franki: É um tipo de estaca cravada que é moldada no próprio local de sua execução. A estaca do tipo Franki se caracteriza pela utilização de uma base alargada ou bulbo preenchido com material granular (bucha seca) ou concreto.

Tubulões

São elementos de fundação profunda de forma prismática, concretados na superfície e instalados por escavação interna. Podem ter ou não base alargada e serem executados com ou sem ar comprimido.

Os tubulões têm formato cilíndrico e necessitam da descida de um operário para a execução de sua base. Dessa forma, é  uma tarefa perigosa para o trabalhador, já que podem ocorrer soterramento ou outros tipos de acidentes sérios.

Como escolher o tipo de fundação certa?

tipos de fundações direta e indireta

Com tantas opções, como saber qual é a melhor? Simples. A escolha deve ser feita a partir de critérios técnicos.

O profissional encarregado dessa função é o projetista de fundação. É importante que tal escolha seja feita junto ao cliente, afinal, influenciará diretamente no valor final da obra. Ter um limite financeiro é importante nessa escolha.

O tipo e o material da fundação devem garantir uma fundação sólida e duradoura, capaz de suportar o peso da casa. Podemos considerar os seguintes elementos ao escolher o material para a fundação:

  • Proximidade dos edifícios ao lado, bem como seu tipo de fundação e estado.
  • Natureza e características do subsolo no local da obra.
  • Grandeza das cargas transmitidas à fundação.
  • Limitação dos tipos de fundações existentes no mercado.

Isso quer dizer que, inúmeros fatores devem ser observados para a escolha do tipo da sua fundação. Entre eles estão o tipo do solo, tipo de edificação, vizinhança, mão de obra.

Além disso, é importante que se faça uma balança entre segurança e economia onde cada detalhe importa. Nessa hora cada decisão acertada é crucial para que lá no fim da obra o resultado seja o melhor possível.

Qual a fundação mais utilizada no Brasil?

Atualmente, a fundação profunda com caixões é o tipo de fundação mais utilizado nas obras executadas no Brasil. Pois é ideal para a construção de grandes obras e prédios. 

Fundação na construção civil: como fazer?

Tipos de fundações e como escolhe

Antes de tudo, é preciso lembrar o engenheiro ou profissionais especializados são quem deverão executar o processo de fundação.

No entanto, existem informações gerais que podem explicar o processo, que depende das especificidades de cada obra, como os materiais para realização do projeto e o tipo de solo. 

Em resumo, os passos para realizar a fundação são: 

Preparo da área: Deixe o terreno limpo e preparado para a chegada dos materiais, máquinas e mão de obra. 

Gabarito e Marcação: Tendo como base o projeto e o memorial descritivo, é hora de fazer as marcações, ou seja, determinar com exatidão as proporções da sua fundação no terreno, a partir da utilização de arame farpado.

Iniciar a escavação: Para essa parte, você pode iniciar a escavação de forma manual, mecânica ou utilizando estacas.

Baldrames e armaduras: As armaduras são esqueletos de aço que vão servir para reforçar o baldrame (uma viga horizontal utilizada em fundações).

Colocação de britas: A colocação da brita compactada no fundo da vala irá aumentar a resistência do solo, e servirá para que sejam colocadas as ferragens também.

Retoques finais: Após seguir todos esses passos, chega o momento de realizar os acabamentos finais. Lembre-se que os concretos de fundações levam pelo menos 28 dias para secar, somente após esse período você pode começar a erguer as paredes.

Entenda como a Equiloc pode ajudar na sua construção ou reforma

Com toda certeza, a Equiloc é a melhor solução para locação de equipamentos de construção civil em Betim, Belo Horizonte, Contagem e região. Líder em preço, qualidade e agilidade, seus equipamentos contam com garantia de procedência e estão sempre atualizados.

O nosso catálogo de produtos é diverso e pode atender qualquer demanda. Nós temos, por exemplo, betoneiras, bombas, andaimes, compactadores, compressores, escoras, furadeiras, geradores, marteletes, máquinas de solda, lixadeiras e muito mais.

Além disso, contamos com um sistema totalmente online, para te ajudar a fazer o seu pedido. A locação de equipamentos com a Equiloc funciona em apenas quatro passos, aliás.

Primeiramente, você deve acessar a nossa lista de equipamentos disponíveis. Logo depois, deve escolher o equipamento que você precisa para o seu projeto.

Em seguida, confirme o endereço de utilização do equipamento. Por fim, envie o seu pedido! Saiba que, na maioria dos casos, o prazo de entrega é imediato.

Os períodos de locações que oferecemos são diário, semanal, quinzenal e mensal. Do mesmo modo, a Equiloc entrega e busca os equipamentos nas obras, cobrando uma taxa mínima para isso. Isto é, conosco, você encontra economia, praticidade e conveniência!

Clique aqui e nos faça um contato!

Conclusão

tipos de fundações como fazer

Como visto ao longo do texto, a fundação é sem dúvidas, uma das etapas mais importantes durante o processo de construção de um imóvel. Portanto, é importante conduzir com extrema seriedade e por profissionais com capacitação para tal.

Para ter certeza sobre qual o tipo de fundação utilizar, é preciso conhecer bem a estrutura do empreendimento. 

Além do mais, conhecer deve-se realizar um estudo para saber detalhes da topografia e do tipo de solo. 

Quer saber mais? Acesse o nosso site e veja mais notícias sobre construção civil

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.