Apesar de não ser uma técnica nova, muitas pessoas ainda negligenciam o tratamento de piso. Contudo, aqueles que realizam esse processo corretamente acabam facilitando o seu dia a dia e aumentando a durabilidade do seu piso.
Em uma empresa ou até mesmo em um condomínio residencial, já sabemos que a limpeza é determinante para atrair e fidelizar consumidores ou possíveis compradores de imóveis. Isso porque ele demonstra atenção à higiene e asseio do local.
Além disso, um piso sujo pode causar escorregões e quedas, o que aumenta os custos legais e relacionados à segurança.
Sendo assim, se você ainda não está convencido da importância de cuidar do piso de seu estabelecimento, saiba que a técnica pode proteger e aumentar a vida útil das superfícies, contribuindo também para que as sujidades não prejudiquem a aparência do ambiente.
Quer saber mais sobre o tratamento de piso e as suas vantagens? Continue a leitura do texto.
O que é tratamento de piso?
Hoje em dia, a técnica de tratamento de piso é considerada uma ferramenta necessária para aumentar a durabilidade das superfícies, além de criar diferenciais que irão auxiliar empresas a fidelizar clientes.
Falamos isso, pois de acordo com uma pesquisa da International Social Security Association (ISSA), principal entidade internacional ligada ao mercado de limpeza profissional, 60% das pessoas dizem que um local limpo as impulsiona a comprar mais.
Sendo assim, além de contribuir para prolongar a vida do piso, protegendo das sujidades, água e atritos causados por equipamentos ou simplesmente pelo caminhar das pessoas, o tratamento de piso ainda é um diferencial para aqueles que buscam um ambiente agradável e saudável.
No entanto, para ter pisos protegidos, conservados e brilhantes, a manutenção deve ser realizada cuidadosamente, e a aplicação dos produtos deve obedecer alguns critérios para não surtir efeitos negativos.
Por que utilizar um sistema de tratamento de piso?
O tratamento de piso, de modo geral, deve ser feito e costuma ser mais indicado para ambientes com frequente circulação de pessoas, uma vez que estes locais são os que mais enfrentam problemas quanto a manchas de difícil remoção e deterioração dos pisos.
Outro ponto importante é que o acúmulo de sujidades diversas carregadas pelas pessoas, além do desgaste causado pelo contato constante com objetos que passam por ele ao longo do tempo, como os carrinhos de supermercado, torna a limpeza dos pisos ainda mais complicada.
Daí a necessidade de manutenção, já que com um sistema de tratamento de piso de qualidade é possível reduzir e muito esses danos.
Principais vantagens do tratamento de piso
Como já mencionamos um pouco acima, são inúmeras as vantagens do tratamento de piso que podem ser verificadas no dia a dia. Entre elas podemos citar:
- Aumento da resistência e durabilidade;
- Maior resistência à abrasão, que é o desgaste causado pelo atrito entre os materiais e o piso;
- Ação antiderrapante devido aos produtos utilizados no tratamento;
- Garantia de maior brilho;
- Redução do tempo de manutenção, ou seja, na limpeza diária, pois impede que a sujeira penetre nos poros do piso;
- Maior nivelamento do piso;
- Proteção, uma vez que a película de cera é que sofre o desgaste, preservando o piso;
- Maior segurança e conforto no caminhar;
- Economia de tempo e, consequentemente, menor desgaste ao trabalhador;
- Preserva a aparência visual do piso, mantendo as cores originais, evitando o amarelamento;
- Maior economia de produtos.
Quanto custa um tratamento de piso?
É difícil falar sobre quanto custa um tratamento de piso, já que isso depende muito do estado do piso e, consequentemente, do tipo de material e equipamento que será utilizado durante o processo, bem como o tempo disponibilizado para executar o serviço.
De modo geral, podemos dizer que o valor fica entre R$ 850,00 a R$ 2.100,00 para uma área de 30 m².
Tipos de pisos
O tratamento de piso pode ser aplicado em diversos tipos de pisos, sendo eles porosos e não porosos. Alguns exemplos são:
- Porcelanato;
- Madeira;
- Paviflex;
- Mármore Polido;
- Granito Polido;
- Fórmica;
- Concreto;
- Ardósia;
- Granito;
- Cerâmica;
- Marmorite.
Etapas do tratamento de piso
O tratamento de piso pode ser dividido entre cinco principais etapas. Abaixo listamos todas elas. Confira!
Limpeza
A primeira etapa é a da limpeza, que consiste na remoção de sujidades superficiais existentes.
Remoção
Feito isso, é hora de realizar a remoção de ceras e demais produtos utilizados anteriormente, que ainda estejam aderidos ao piso, devolvendo seu estado original.
Para este procedimento são utilizados produtos removedores de ceras e bases seladoras antigas e outros limpadores de acordo com o tipo de sujeira encontrada.
Selagem
A selagem é a terceira etapa do tratamento de piso e ela é especialmente importante em pisos porosos, para que feche os poros e não haja a entrada de sujeira sólida, líquidos, além de evitar o desgaste.
É fundamental que a primeira camada de base seladora seja aplicada com a máxima qualidade, uma vez que ela é responsável pelo fechamento dos poros do piso, por ter na sua formulação polímeros com partículas de maior tamanho, propiciando assim o preenchimento e nivelando a superfície.
Impermeabilização
Esta etapa consiste na aplicação de polímeros acrílicos à base d’água que formam um filme protegendo o piso do atrito diário e de toda a sujidade trazida pela sola dos calçados. Além disso, eles embelezam o ambiente. É importante ressaltar que quanto mais nivelada estiver, maior o grau de brilho.
Acabamento
Por fim, é feita a aplicação de cera, que, além de proteger o piso, melhorar o seu aspecto estético e nivelá-lo, como ressaltado na etapa anterior, também facilita a sua manutenção.
Pós tratamento de piso
O tempo total necessário para o tratamento completo do piso é variável. Isso porque depende da extensão da área de as demãos de cada produto.
Após finalizado o tratamento, serão indicados alguns cuidados comuns de manutenção e conservação, que devem ser realizados diariamente. Com essa rotina de manutenção, você tem a garantia de um resultado prolongado.
Conclusão
Como vimos ao longo do texto, o tratamento de piso, além de manter o local limpo e seguro, ainda realça a beleza das superfícies, ao mesmo tempo em que propicia uma limpeza diária mais eficiente e, principalmente, aumenta o tempo de vida útil dos pisos.
A consequência de um tratamento de qualidade é o bem estar e a qualidade de vida das pessoas que transitam pelo ambiente e o aumento da durabilidade do piso.
Seguindo fielmente todas as etapas, com certeza você terá um tratamento de piso satisfatório.