Equiloc

Vale a pena a locação de plataforma elevatória?

andaime tubular obra

Vale a pena a locação de plataforma elevatória?

Vai construir em locais altos? Então você vai precisar de equipamentos para realizar trabalhos em altura, como as plataformas aéreas. Porém, para adquirir essas ferramentas, é preciso um investimento alto e, muitas vezes, desnecessário — por isso, optar pela locação de plataforma elevatória é uma opção muito viável!

Esse é um equipamento muito utilizado na construção civil para trabalhos de manutenção ou em ambientes externos, como galpões e fachadas.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então continue sua leitura e conheça mais sobre as plataformas elevatórias e as vantagens da sua locação!

O que é a plataforma elevatória?

O que é a plataforma elevatória

É um equipamento utilizado para facilitar a execução de trabalhos realizados em altura, de maneira confortável e segura. Ela proporciona ainda maior mobilidade nas manobras, o que resulta em um trabalho mais seguro e ágil.

Por ser uma ferramenta de trabalho, a plataforma elevatória apresenta uma forma correta e segura de ser utilizada. A NR 18 é a Norma Regulamentadora que discorre sobre esse assunto, garantindo a segurança do profissional que está utilizando o equipamento.

De acordo com a norma, é necessário que os profissionais usem equipamentos de segurança (EPIs) e tenham treinamento adequado para manusear essa ferramenta. A plataforma elevatória foi desenvolvida para proporcionar mais facilidade e praticidade para serviços que demandam o alcance de alturas elevadas ou enfrentam acesso limitado.

Por exemplo, é muito usada para serviços que necessitam de andaimes, mas que podem ser mais bem realizados com ela, como pinturas e construções.

Como a plataforma elevatória funciona?

Os principais tipos de plataforma elevatória são: articuladas e tesoura. O primeiro modelo pode atingir mais de 40 metros de altura e tem como principal destaque a garantia de produtividade, pois o espaço de deslocamento sobre ele é grande, permitindo que o profissional utilize diversas outras ferramentas facilmente.

Além disso, tem movimentação em ambas as direções — vertical e horizontal —, fato que o torna ideal para ambientes de difícil acesso, como corredores estreitos em obras.

Pode ser elétrico ou a diesel, sendo que o primeiro caso é indicado para locais fechados, com piso regular, enquanto o segundo modelo é recomendado para ambientes abertos.

Já a plataforma tesoura atinge a altura máxima de 12 metros, sendo utilizada para serviços em locais mais baixos. Ela recebe esse nome devido ao mecanismo de funcionamento: move-se como uma tesoura fazendo um corte.

Ela tem propulsores elétricos e elevação hidráulica, porém, com movimentos somente na horizontal. É indicada para trabalhos em que há a necessidade de elevar uma maior quantidade de peso, pois esse tipo de plataforma suporta até 150 quilos.

Como escolher a melhor plataforma elevatória?

Como escolher a melhor plataforma elevatória

Na hora de escolher a melhor plataforma elevatória é necessário bastante, pois existem vários modelos e cada um deles pode ser destinado para fins diferentes. O ideal é analisar todas as opções que o mercado oferece e conciliar com as suas necessidades.

Ao escolher a plataforma elevatória correta, você poupa tempo e dinheiro, e ainda garante a segurança de seus trabalhadores.

Por isso é fundamental saber todos os trabalhos que serão realizados ou que se espera realizar com a plataforma. Cada tipo de plataforma tem suas vantagens e desvantagens. A plataforma tesoura, por exemplo, é um equipamento com maior capacidade de carga e maior área de trabalho. Por outro lado, se você precisar acessar uma área onde irá necessitar de alcance horizontal, é melhor optar pela plataforma articulada.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é se a plataforma deve ser movida a combustível ou eletricidade. Caso o trabalho for interno por grandes períodos de tempo, seria melhor utilizar a energia elétrica, no entanto, o combustível tem uma vantagem: é fácil reabastecer e continuar trabalhando, enquanto a plataforma movida a energia elétrica pode demorar um tempo razoável para recarregar por completo.

Como utilizar a plataforma elevatória com segurança?

Para operar uma plataforma elevatória com segurança, os operadores devem obrigatoriamente utilizar os Equipamentos de Proteção Individual.

Entre eles estão os cintos de segurança tipo paraquedista com um cabo dos cabos fixo a estrutura do equipamento, além da  bota de segurança, colete refletivo, capacete com jugular, protetor auricular, luvas, dentre outros.

Deve-se também levar em consideração o abastecimento da  plataforma elevatória que é movida a combustão, pois são os operadores que normalmente fazem o abastecimento da mesma, devendo utilizar máscara e óculos de proteção.

Qual NR fala da plataforma elevatória?

Como já falamos anteriormente, a NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção é a que trata sobre a plataforma elevatória, porém o conteúdo programático dos treinamentos para os operadores deve ser adequado conforme as recomendações normativas apresentadas na NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

Assim, são conhecimentos importantes a serem abordados nos treinamentos: as responsabilidades do operador, análise dos riscos inerentes às operações, material a ser utilizado na operação, princípios de segurança de elevação, limitações de velocidade de ventos em operações, equipamentos que podem ser utilizados na operação, boas práticas de movimentações e outros tópicos que são de extrema importância para garantir a operação segura e correta do equipamento.

No caso de atividades mais críticas, indicamos além do procedimento operacional, ser elaboradas instruções de trabalho, indicando como os profissionais devem executar as atividades.

Nesse documento devem constar os locais de posicionamento das plataformas elevatórias, a abertura a ser realizada e demais configurações para garantir que a operação seja realizada de forma segura e dentro de um padrão pré-estabelecido.

Quem pode operar a plataforma elevatória?

Quem pode operar a plataforma elevatória

A capacitação profissional dos operadores de plataformas elevatórias deve ser realizada em centros de treinamento específicos, abordando muito além da simples operação do equipamento.

Como a NR12 é uma norma multidisciplinar das áreas de Segurança do Trabalho, Mecânica, Elétrica e Automação Industrial, vários tipos de profissionais podem estar envolvidos nesse trabalho.

Existem várias maneiras de capacitar um operador de plataformas elevatórias, mas o mais comum e o mais eficiente é fazê-lo por meio de curso presencial, em que o funcionário terá muito mais facilidade e eficiência quando estiver operando o maquinário.

Um outro ponto importante é que o operador de plataformas elevatórias precisa saber onde estão todos os dispositivos de segurança dos equipamentos, caso necessite acioná-los.

Um operador que conhece bem os procedimentos dos maquinários evita acidentes, fazendo uma operação mais segura  e eficiente a respeito do uso de todos os diferenciais de cada tipo de maquinário.

Quais as vantagens da locação de plataforma elevatória?

Agora que você já conhece os tipos de plataformas elevatórias e as suas funcionalidades, já pode começar a utilizá-las!

Mas será que vale a pena investir uma grande quantia para comprar esse tipo de equipamento?

Caso você tenha uma obra rápida, geralmente não é  recomendável. Você pode optar pela locação de plataforma elevatória. Continue sua leitura e conheça as vantagens dessa escolha!

Redução de custos

Antes de iniciar uma obra, é essencial fazer um planejamento do projeto, para garantir que o orçamento será o menor possível, evitando ainda desperdícios. Logo, investir na compra de equipamentos que têm um alto custo pode não ser a melhor opção.

O aluguel dessas ferramentas acaba se tornando um negócio mais viável e lucrativo, já que é possível ter a plataforma elevatória para realizar os serviços necessários sem fazer um investimento alto.

Além disso, quando as máquinas são alugadas, não é necessário se preocupar com os gastos de manutenção, pois a empresa proprietária é responsável por esse procedimento.

Como as plataformas são equipamentos que devem estar com a sua total funcionalidade, especialmente para garantir a segurança dos profissionais, necessitam de manutenção constante, o que eleva ainda mais os seus custos quando compradas.

Garantia de suporte técnico

Quando o equipamento é próprio e ocorre uma avaria, é tarefa do proprietário arcar com os custos do seu conserto. Já com as plataformas elevatórias alugadas, o procedimento é diferente: a assessoria técnica é por conta da empresa responsável, sem nenhum custo para o locatário.

Nesse caso, pode ser que uma taxa extra seja cobrada pela solicitação da troca do equipamento, mas nada que se compare aos reais custos de manutenção.

E não para por aí: o aluguel dessas ferramentas permite ainda uma redução dos custos com a contratação de mão de obra, já que não é necessário pessoal especializado para realizar a manutenção de máquinas.

Otimização do tempo de trabalho

Como o custo do aluguel de equipamentos é proporcional ao tempo de uso, quanto mais rápido a obra terminar, menores serão esses gastos. Dessa maneira, o tempo de trabalho acaba sendo otimizado, mas mantendo a realização dos serviços com qualidade.

Outro fator que está aliado ao tempo reduzido é a manutenção: como ela é realizada pela empresa responsável, e, na maioria das vezes, há a troca da plataforma elevatória por outra, não há necessidade de pausar a obra para o reparo do equipamento.

Maior produtividade

As plataformas elevatórias alugadas são, na maior parte das vezes, modernas e novas, especialmente pelo interesse da empresa em garantir a qualidade dos serviços. Dessa maneira, raramente vão ocorrer problemas com falhas no equipamento, o que aumenta consideravelmente a produtividade no canteiro de obras.

Além disso, os profissionais trabalham com conforto e segurança, realizando o serviço mais rapidamente e com maior qualidade.

Vale ressaltar ainda o elemento da competitividade: com a grande variedade de empresas que oferecem esses equipamentos para locação, a concorrência se eleva, o que faz com que elas apresentem plataformas cada vez melhores.

Onde posso alugar a plataforma elevatória?

Muitas pessoas têm dúvidas se é melhor comprar ou alugar uma plataforma elevatória. Normalmente, o aluguel possui uma maior vantagem frente a compra do equipamento, uma vez que permite aproveitar a máquina apenas quando ela for necessária, pagando pelo uso temporário.

É possível encontrar plataformas elevatórias de diversos valores, que variam de acordo com a eficiência e a marca. Existe no mercado equipamentos entre R$ 8.000,00 a R$ 300.000,00.

Isso sem falar que alugar a plataforma elevatória em uma locadora de equipamentos também elimina os custos envolvidos na manutenção do maquinário. Afinal, todos os reparos e inspeções ficam sob responsabilidade da empresa fornecedora.

Um outro ponto positivo é a variedade de modelos que ela disponibiliza. Assim, é possível encontrar, em seus catálogos, as versões mais modernas do mercado.

Equiloc

Se você deseja alugar uma plataforma elevatória, na Equiloc você encontra a melhor opção para atender a sua necessidade.

Oferecemos um serviço de total segurança e eficiência, com equipamentos de qualidade, atendimento preparado e logística ágil, tudo para que os nossos clientes tenham o máximo em comodidade para realizar suas locações.

Também não podemos deixar de falar que nosso time de atendimento é altamente qualificado, eficiente e ágil para encontrar o que você precisa ou solucionar dúvidas. Também disponibilizamos uma frota exclusiva e motoristas à disposição para os serviços de entrega, coleta e manutenção em nossos equipamentos.

Entre os principais benefícios de alugar uma mini escavadeira com a Equiloc, para que você possa realizar o seu trabalho com total segurança, estão:

  • Não é necessário ter um espaço específico para estocar o equipamento quando o mesmo não estiver em uso;
  • Você paga o equipamento somente pelo tempo que ele for usado na obra;
  • Caso aconteça algo com a plataforma elevatória, você não precisa para o seu trabalho por muito tempo, pois é possível substituir por outro em perfeito estado;
  • Toda a manutenção do equipamento fica sob responsabilidade da locadora.

Conclusão

plataforma elevatória

Alugar equipamentos é uma prática cada vez mais comum na construção civil, porém, é necessário ter atenção ao equipamento que se está locando, para evitar problemas posteriores que possam atrapalhar o andamento de todo o projeto.

Percebeu como a locação de plataforma elevatória pode ser um negócio lucrativo para a sua obra? Além de evitar um rombo no seu orçamento com um alto investimento, você não terá equipamentos parados após o término do projeto.

Gostou de conhecer mais sobre as plataformas elevatórias e as vantagens da locação desses equipamentos? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto ou deseja conhecer mais sobre esse procedimento? Então entre já em contato conosco!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.