Equiloc

Você sabe como preparar a parede para pintura? Aprenda agora!

cortador de piso chão

acabamento com tinta é um dos mais populares para residências e ambientes comerciais. A preferência ocorre por conta da versatilidade desse produto, que pode ser aplicado em várias superfícies e está disponível em inúmeras cores e tipos de fórmulas. 

Vale lembrar que, como todo serviço decorativo ou de reparo, o bom resultado desse trabalho depende de alguns cuidados antes da etapa de tingimento. Assim, é fundamental que a pessoa responsável saiba como preparar a parede para pintura.

Se você também tem dúvidas sobre esse processo ou procura dicas para executá-lo com maestria, fique conosco e acompanhe os principais passos envolvidos!

Por que preparar a superfície de trabalho?

Paredes sujas, porosas e irregulares dificultam a aderência da tinta. Isso significa que tanto estruturas recém-executadas quanto divisórias antigas precisam de preparo adequado para receber determinado produto, seja uma fórmula líquida ou placas firmes de revestimento.

No caso da pintura, os cuidados antes do tingimento permitirão regularizar a superfície para a obtenção de um acabamento mais uniforme e de alta qualidade. Veja outros benefícios que motivam as pessoas a investirem em um bom preparo de parede:

  • diminuir erros — superfícies planas e limpas previnem as temidas manchas provenientes do acúmulo ou da falta de tinta em áreas específicas;
  • melhorar o aspecto da parede  áreas homogêneas garantem ótima fixação da cor após a secagem da tinta, o que é crucial para valorizar sua reforma;
  • aumentar a durabilidade do acabamento — os processos e produtos envolvidos no preparo deixam as paredes mais resistentes a danos (descascamento, desbotamento, rachaduras etc.), estendendo o tempo de vida útil do seu trabalho;
  • economizar dinheiro — os cuidados antes da pintura também evitam falhas e a absorção excessiva de tinta, o que leva à redução do consumo de produto e, consequentemente, à diminuição de gastos;
  • evitar desperdícios — esse benefício é resultado do anterior, já que retrabalhos se tornarão raros e somente a quantidade necessária de tinta será empregada.

Como preparar a parede para pintura?

Para começar esse trabalho, é preciso ter em mãos todos os instrumentos necessários. Portanto, verifique os itens que você já possa ter em casa e, com base nessa análise, faça uma lista de materiais e de ferramentas para comprar.

Em geral, para um serviço de pintura doméstica, você precisará dos seguintes recursos:

  • trincha (pincel) ou rolo;
  • lixa nº 220 ou 240;
  • luva de borracha;
  • massa corrida;
  • fita crepe;
  • selador ou fundo preparador.

Com os devidos materiais disponíveis, é hora de começar o preparo das paredes. Veja, a seguir, as etapas na ordem correta.

Avalie a área a ser pintada

Não importa se o seu objetivo é atualizar apenas uma divisória ou todas as superfícies verticais da casa. Em ambos os casos, é fundamental determinar o limite das áreas que serão pintadas. Se for apenas metade de uma parede, por exemplo, faça a separação com uma tira de fita crepe.

Também verifique se há objetos e componentes construtivos para proteger esses espaços. Esquadrias de portas e janelas, rodapés, sancas e interruptores devem ser cobertos com tecidos ou envoltos em fita para que não fiquem manchados.

Além disso, retire quadros e espelhos da superfície e afaste itens próximos, como móveis e tapetes. Você pode forrar o piso com panos velhos, papelão ou jornais para evitar que ele receba respingos de tintas e de produtos usados no preparo da parede

Lixe e limpe a superfície

Com o ambiente pronto e devidamente protegido, você já pode começar a trabalhar sobre as paredes escolhidas. Para isso, coloque as luvas e esfregue toda a superfície de trabalho com um pedaço de lixa, sempre trocando por outro quando ele ficar desgastado.

O lixamento deve ser realizado até você perceber que a área ficou bem lisa e homogênea. Para agilizar, use mais força nas regiões que apresentam vincos e ondulações. Enquanto faz isso, vá passando uma esponja sobre a superfície para remover o pó e visualizar o resultado.

Quando achar que as paredes estão perfeitas e sem relevos, basta limpar toda a superfície com um pano umedecido. Procure fazer uma leve pressão nesse momento para retirar todas as partículas soltas e, então, aguarde a secagem completa das áreas.

Corrija as imperfeições

Com o passar do tempo, algumas paredes de alvenaria passam a apresentar defeitos na forma de rachaduras, buracos e partes quebradas. Se esses problemas existirem nas superfícies que você pretende trabalhar, é importante resolvê-los antes da pintura.

Prepare a massa corrida conforme as orientações do fabricante e use-a para cobrir fissuras e depressões. Coloque sempre uma quantia a mais do produto a fim de garantir que a camada será suficiente para corrigir as diferenças de espessura em áreas distintas da parede.

Quando a massa estiver seca, passe a lixa novamente sobre toda a superfície. Só pare ao perceber que a parede está plana e sem defeitos. Para finalizar, repita o processo de limpeza com um pano umedecido e aguarde a secagem antes de seguir para a próxima etapa.

Aplique o fundo preparador

Esse passo é o que antecede a pintura, portanto, deve ser feito corretamente. Muitas pessoas ainda confundem selador com fundo preparador, mas ambos têm funções distintas. Logo, o que determinará o uso de um ou de outro é o tipo de superfície trabalhada.

O selador é ideal para rebocos novos, blocos de concreto aparente e fibrocimento, pois dá preenchimento a áreas muito porosas. Assim, ele melhora o acabamento e impede o surgimento de manchas. Deve ser aplicado com pincel ou rolo, em movimentos de sobe e desce.

Já o fundo preparador é indicado para processos de repintura em paredes que apresentam danos, especialmente descascamento e esfarelamento. Isso porque tem o poder de aglutinar partículas soltas, fazendo com que a superfície fique pronta para receber a tinta. Também deve ser aplicado com pincel ou rolo, por toda a área.

Feito! Com esse passo a passo você já pode escolher a cor desejada para atualizar a pintura de suas paredes. Lembre-se de preparar a tinta na quantidade certa, utilizando bandeja, misturador e ferramentas de qualidade para obter um bom resultado.

Quem aprende como preparar a parede para pintura logo percebe que pegar o ritmo desse trabalho é fácil. Aos poucos, você também terá condições de acertar no serviço e poderá realizar os próximos acabamentos cada vez mais rápido, sem perder a eficiência.

Se gostou das informações deste artigo, compartilhe-o nas redes sociais para que outras pessoas aproveitem as dicas!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.