Investir no próprio negócio, seja no começo ou durante o processo de crescimento, implica em arcar com altos custos, extremamente necessários, como equipamentos, softwares, mobílias, veículos e materiais de construção. Uma ótima opção para financiar essas compras é utilizando o Cartão BNDES.
Essa modalidade de créditos traz diversas vantagens para o micro, pequeno e médio empresário e se mostra mais atraente do que as oferecidas pelos outros bancos.
Quer entender melhor como esse cartão funciona? É só seguir a leitura!
O que é o cartão BNDES?
O cartão oferecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é um produto que visa, através da concessão de crédito, financiar os investimentos das micros, pequenas e médias empresas (MPMEs), assim como dos microempreendedores individuais (MEIs)
Quem pode solicitar o cartão?
Os MEIs e MPMEs que tiverem sede no país, faturamento bruto de até R$ 300 milhões por ano e que exerçam atividade econômica compatível conciliável com as Políticas Operacionais de Crédito do BNDES podem solicitar o cartão.
Além disso, é necessário estar em dia com os seguintes documentos:
- Certidão Negativa de Débitos (CND);
- Certificado de Regularidade do FGTS;
- Comprovante de Regularidade da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
- Declaração que atesta a situação regularizada perante a legislação e aos órgãos públicos (modelo disponível no próprio site do Cartão BNDES).
Quais são suas vantagens?
O cartão oferecido pelo BNDES tem limite de crédito pré-aprovado de até R$ 2 milhões de reais. Esse valor depende do banco emissor, mas um mesmo cliente pode ter um Cartão BNDES em mais de um banco.
O crédito é rotativo, e isso significa que o valor das parcelas pagas estará disponível no limite de crédito novamente sem que seja necessário solicitar um novo.
Além disso, o financiamento é automático e pode ser parcelado de 3 a 48 vezes com uma taxa de juros pré-fixada, ou seja, sempre será possível saber o valor das parcelas, pois elas serão fixas.
Em relação aos juros, eles são bastante atrativos e, geralmente, menores que os cobrados nos bancos tradicionais.
A possibilidade de ter mais de um cartão também permite que seja possível financiar uma mesma compra com mais de um cartão.
Como solicitar o cartão?
Solicitar o cartão é bem simples. Basta acessar o portal de operações, informar o CNPJ e o CNAE, selecionar o banco que o emitirá e preencher a proposta de solicitação.
O banco deve ser um ao qual você já possua conta-corrente, e será necessário levar a documentação exigida, que é:
- Balanço Patrimonial;
- Contrato Social da Empresa;
- CNDs;
- Certidão de Regularidade do FGTS;
- Ata de eleição dos administradores.
Quais são os bancos emissores?
Até então, somente estes bancos emitem o Cartão BNDES:
- Banco do Brasil;
- Banco do Nordeste;
- Banestes, Banrisul;
- Bradesco;
- BRDE;
- Caixa Econômica Federal;
- Itaú;
- Santander;
- Sicoob;
- Sicredi.
O que pode ser comprado com o cartão?
A lista de produtos é bem extensa e eles devem ser comprados exclusivamente do catálogo do portal de operações do cartão.
São mais de 200 mil opções organizadas por categorias, fornecedores e produtos.
Quando é útil usar esse cartão?
Esteja a empresa em expansão, modernização ou mesmo em seu início no mercado, o cartão oferecido pelo BNDES se mostra uma ótima opção para financiar as compras necessárias.
A atenção só deve se voltar para um cuidado com os gastos. É importante ter certeza de que as prestações poderão ser pagas.
Além disso, olhar o catálogo antes de solicitar o cartão ajuda na decisão de solicitá-lo ou não, pois alguns produtos desejados podem não constar na lista.
Portanto, não deixe de considerar essa alternativa para a sua empresa e otimizar seu potencial de crescimento com mais facilidade e segurança.
O Cartão BNDES é, portanto, uma ferramenta de grande ajuda às empresas e aos empreendedores brasileiros.
Gostou desse conteúdo? Quer receber mais dicas parecidas? Assine nossa Newsletter e fique por dentro das novidades!