Equiloc

Tipos de rodapé: por que usar, quais os tipos e materiais mais usados

Tipos de rodapé: por que usar, quais os tipos e materiais mais usados

Os tipos de rodapé são variados e representam um importante elemento para qualquer construção. Apesar da sua importância, profissionais das construções ainda apresentam dúvidas sobre o que é o material e porque utilizá-lo, além de desconhecer os tipos de rodapé existentes, materiais utilizados, entre outras informações do tipo.

Dessa forma, fizemos este artigo para destrinchar todas as informações relevantes sobre o tema.

O que é rodapé?

tipos de rodape sala de estar cinza

O rodapé é a faixa de proteção ao longo das bases da parede junto ao piso. Eles podem ser feitos de diferentes materiais. A função desse elemento está em cobrir a ligação da parede com o chão, protegendo de desgaste dessa região assim como de atrito entre o uso humano (pontapés).

Além disso, ajuda a prevenir o impacto de outras atividades corriqueiras do cotidiano como impacto de aspiradores e vassouras. Por isso, é um elemento muito importante para garantir grande durabilidade do ambiente e manter um caráter de bem cuidado.

Por que usar rodapé?

O uso do rodapé nas construções é imprescindível como ferramenta para garantir um melhor acabamento e proteger a base da parede de sujeira e impacto com utensílios de limpeza, como já destacamos anteriormente.

Existem vários tipos de rodapé no mercado. É possível construir sem rodapé, evidentemente, mas a obra perde muito em qualidade e durabilidade. As paredes logo ficam manchadas e com marcas de uso.

Quais os principais tipos de rodapé utilizados no acabamento de obras?

tipos de rodape sala de estar

Entres os tipos de rodapé, podemos destacar:

  •       Rodapé convencional;
  •       Rodapé embutido;
  •       Rodapé invertido ou negativo.

O rodapé convencional é o mais utilizado na construção civil. É de fácil execução e apresenta um menor custo. O rodapé fica sobreposto à parede, criando um relevo em relação a ela.

O rodapé embutido fica nivelado à parede. Dessa maneira, não cria um relevo em relação a ela. A principal vantagem desse tipo de rodapé é que não há acúmulo de sujeira na parte superior do rodapé, muito comum nos rodapés convencionais.

Temos também o rodapé invertido ou negativo. Apresenta custo mais elevado e também uma instalação mais cuidadosa, assim como mão de obra especializada para a sua execução.

Esse tipo de rodapé é feito com uso de cantoneira metálica que é embutida dentro da parede. Esse rodapé é uma tendência na atualidade e dá a impressão de que a parede está flutuando sobre o piso.

Isto é, o rodapé fica por dentro da parede. Alguns especialistas questionam a capacidade do rodapé em cumprir sua função desse modo. Todavia, é uma opção para o uso do rodapé. Além disso, os tipos de rodapé se diferenciam por conta do material utilizado na fabricação.

Quais os materiais mais utilizados para fazer diferentes tipos de rodapé?

tipos de rodape sala

Existem diversos materiais que podem ser utilizados para a execução dos diferentes tipos de rodapé. Vamos falar sobre a maioria delas.

Porcelanato

É um dos materiais mais utilizados para a fabricação do rodapé. A grande vantagem desse material está na facilidade de limpeza do material. Além disso, é possível fazer o rodapé de acordo com o piso, tornando o ambiente harmônico ao mesmo tempo em que respeita às características exigidas para um rodapé.

Cerâmica

Esse é outro material muito usado para a execução de rodapés. De qualidade um pouco inferior aos porcelanatos, oferece características semelhantes. A cerâmica permite uma fácil limpeza, contudo, acabamento de menor qualidade. Vale destacar que a cerâmica também é muito utilizada para piso. 

Poliestireno

Existe também a possibilidade de executar rodapés de poliestireno. Eles são produzidos nas indústrias e comprados prontos para serem colocados na construção, o que garante grande agilidade para a construção.

tipos de rodape invertido

PVC

O PVC está sendo cada vez mais utilizado na construção civil, especialmente em forros. Todavia, ele também pode ser aplicado como rodapé. Apresenta grande versatilidade e a aplicação do material não requer grande especialização da mão de obra.

Madeira

Outro rodapé muito utilizado é com o uso da madeira. Ideal para construções que apresentam piso de madeira, de modo a combinar o rodapé com o piso e dando assim um acabamento mais bonito para a edificação. Além disso, o rodapé de madeira pode ser feito por diferentes madeiras no mercado, como Angelim, Maçaranduba, etc..

MDF

O MDF, muito utilizado para móveis e construções temporárias, também pode ser utilizado como material de rodapé. Contudo, sua aplicação requer alguns cuidados, como uso de impermeabilizantes e em locais de pouco uso, pois é mais frágil do que outras opções elencadas.

Gesso

O Gesso é um material muito flexível de fácil execução e muito comum no mercado. Dessa maneira, é uma das opções mais utilizadas para rodapé, especialmente em ambientes institucionais e comerciais. Contudo, apresenta menor resistência em comparação a outros materiais.

tipos de rodape gesso

Granito

O Granito é um material muito indicado para rodapés em ambientes molhados ou molháveis (banheiros, áreas externas, lavanderia, entre outros). Esse material apresenta a propriedade da impermeabilidade, o que contribui para preservar tanto o próprio material quanto as paredes que o rodapé protege.

Muitos profissionais acabam inserindo o mármore em ambientes dessa natureza, o que é um grande erro, pois este é um material poroso. Dessa maneira, ambientes que entram em contato constante com a água devem receber rodapé de granito.

Como escolher uma opção entre os tipos de rodapé para o seu projeto?

tipos de rodape quarto

A escolha dos tipos de rodapé (convencional, embutido ou invertido) depende da natureza da edificação. Além disso, a escolha do material também depende da natureza da edificação e outros fatores, como disponibilidade de material na região, orçamento da obra e estilo arquitetônico da edificação.

Construções contemporâneas em linguagem ‘clean’, por exemplo, podem exigir o rodapé invertido. Por outro lado, construções tradicionais não precisam desse modelo de rodapé. Dessa maneira, entre os tipos de rodapé existentes, a escolha é realizada seguindo diferentes variáveis.

Como calcular o metro linear do rodapé?

O cálculo do rodapé deve ser feito com a sua altura pelo seu comprimento. Desse modo, um cômodo de 4 m x 5 m com rodapé de 15 cm tem (4 x 0,15 e 5 x 0,15). Ou seja: 0,6m e 0,75m para cada face do cômodo.

Conclusão

tipos de rodape negativo

Sendo assim, o rodapé é um elemento comum nas construções, mas também muito importante. Existem diferentes tipos de rodapé no mercado, feito de maneiras distintas e com materiais diferentes.

Conhecer os tipos de rodapés e os materiais utilizados para fabricação deste elemento é fundamental para fazer uma escolha adequada sobre qual escolher para a construção de modo que esta tenha resultados melhores sob o ponto de vista estético, funcional, manutenção, durabilidade, entre outros.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.