Disponíveis em variados tamanhos e formatos, as chaves de fenda são empregadas em atividades da indústria e da construção civil, no reparo ou na manutenção de máquinas e equipamentos e até em pequenas reformas domésticas.
A existência de diferentes tipos de chaves de fenda permite encontrar a ferramenta adequada para cada serviço. Com o objetivo de orientar suas escolhas, vamos apresentar os principais modelos, suas características e funções. Acompanhe!
1. Tradicional
Também chamada de chave de fenda simples, apresenta ponta estreita e achatada, que se encaixa em parafusos com um único sulco (em linha reta). É muito empregada em consertos domésticos, principalmente aqueles que envolvem a fixação ou o aperto de componentes de móveis.
2. Phillips
Essa é uma das chaves de fenda mais conhecidas e se diferencia da tradicional por ter a ponta em formato de fenda cruzada (desenho que lembra uma cruz grega). É uma peça indispensável em qualquer kit de ferramentas porque serve para vários trabalhos. Inclusive, o modelo Phillips permite apertar ou afrouxar parafusos sem gerar muita pressão sobre materiais frágeis, como o PVC.
3. Allen
Tem ponta sextavada (seis faces) e, na maioria das vezes, um corpo em forma de “L”. É empregada principalmente em trabalhos das indústrias mecânica e automobilística, mas também tem utilidade em situações domésticas. A chave Allen pode rosquear porcas, parafusos e outros tipos de fixadores, destacando-se por facilitar os serviços em locais de difícil acesso.
4. Torx
Com ponta simulando uma estrela de seis pontas, essa chave permite exercer mais força durante o aperto de parafusos. Isso é possível porque o modelo tem alta resistência à pressão. É bastante utilizada na indústria automobilística e na fabricação de brinquedos ou equipamentos eletrônicos.
5. Tri-wing
Também chamada de chave “Y”, tem ponta em forma de hélice e é considerada uma ferramenta muito precisa. A utilização é maior em equipamentos eletrônicos, como telefones e aparelhos de videogame. Não tem aplicação em obras domésticas e é difícil de encontrar no mercado.
6. Pozidriv
O formato é bem parecido com o do modelo Phillips, com a diferença de que tem um “X” posicionado sobre o símbolo de cruz grega (em sentido transversal). O desenho final confere mais torque e menos escape às chaves de fenda Pozidriv (abreviatura para positive drive).
7. Robertson
Tem a mesma finalidade que a chave Allen, mas sua ponta é quadrada. É muito empregada na indústria automobilística, principalmente no seu país de origem (Canadá). O formato garante torque sem escapes e uma pega mais forte.
8. Spanner
É um dos modelos mais diferenciados do mercado, já que sua ponta é composta por dois furos redondos e opostos. O desenho confere à chave uma aparência de tomada de dois pinos. Sua aplicação é maior na indústria de elevadores e tem a vantagem de impedir alterações/manipulações em componentes diversos.
9. Torq-set
Esse modelo combina dois “Ls” invertidos na ponta, formando uma espécie de cruz deslocada (as barras horizontais e verticais não ficam perfeitamente alinhadas). A torq-set tem bastante utilidade na indústria aeronáutica.
Gostou de conhecer os principais tipos de chaves de fenda e suas aplicações? Agora que você sabe a serventia de cada modelo, tenha o cuidado de utilizar os parafusos e fixadores certos para ter bons resultados em qualquer trabalho.
Enquanto está por aqui, aproveite para curtir as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn!