Se você realiza trabalhos como construção, reparos domésticos ou artesanato, é bastante provável que já tenha se deparado com a necessidade de usar uma talhadeira. Assim, é importante saber como usar talhadeira.
Essa ferramenta é bastante versátil e é amplamente utilizada para cortar, moldar e remover materiais como pedra, tijolo, concreto e madeira, por exemplo.
No texto a seguir, vamos explicar como usar a talhadeira de maneira eficaz e segura, abordando tanto a talhadeira manual quanto a talhadeira elétrica para martelete. Vamos descobrir as técnicas corretas, dicas de segurança e a diferença entre as talhadeiras manual e elétrica. Confira!
O que é uma talhadeira de pedreiro?
A talhadeira de pedreiro é uma ferramenta cuja função é cortar, quebrar ou entalhar materiais diversos em trabalhos de construção e alvenaria. Ela consiste em uma haste longa, em formato cilíndrico ou sextavado, com uma ponta achatada em uma de suas extremidades.
Ela é uma ferramenta importante para quem trabalha com alvenaria e o pedreiro usa esse instrumento para quebrar tijolos e concreto, cortar pisos, chapas e cerâmica, entalhar madeira, tirar excesso de materiais de buracos ou abrir espaços. Por isso, sempre é feita em materiais resistentes.
Para que serve a talhadeira?
A talhadeira é uma ferramenta muito versátil que, junto a um martelo, é usada para fazer cortes precisos, em tamanhos e formas específicos, em pedras e tijolos. Além disso, ela também pode moldá-los em formas específicas, já que sua ponta afiada é capaz de esculpir em diferentes ângulos.
Outra utilização muito comum é para remover as pedras e tijolos de uma construção já existente, caso esses itens estejam danificados e precisem ser substituídos.
Veja a seguir como a talhadeira pode ser usada em diversas áreas.
Construção civil
Na construção civil a talhadeira é de extrema importância, sendo utilizada para a quebra de superfícies que impeçam a obra de progredir, além de abrir buracos e rachaduras. Ela também é amplamente utilizada para cortar pedras, concreto e tijolos.
Reparos domésticos
Outro uso comum da talhadeira é para reparos domésticos, como na quebra de paredes ou na remoção de azulejos danificados, por exemplo. Ela é muito usada nessa função por sua capacidade de corte.
Indústria de pisos e cerâmica
Na indústria de pisos e cerâmica, a talhadeira é usada para cortar precisamente as peças ou para remover as partes indesejadas. Ela é usada especialmente quando existem processos em escala mais artesanal que industrial.
Artesãos e artistas
Os artesãos e artistas usam a talhadeira para esculpir, entalhar e dar forma à madeira, pedra, metal e argila, por exemplo.
Qual a diferença entre talhadeira e ponteiro?
A talhadeira e o ponteiro são ferramentas manuais usadas em construção e alvenaria, porém, existem diferenças importantes entre elas, tanto em sua forma, quanto em sua função.
A principal diferença é que a talhadeira tem uma ponta mais achatada, servindo corte e também para moldagem, enquanto o ponteiro tem uma parte pontiaguda, que serve para quebra e também traz grande precisão no corte.
Quais são os tipos de talhadeira?
Existem dois tipos de talhadeiras: as manuais e as elétricas. A maior parte dessas ferramentas, porém, é manual.
Elas têm em comum o fato de precisarem de uma outra máquina para serem usadas: o martelete. Podemos descrever a relação entre talhadeira e martelete como a de uma broca e uma furadeira. Eles precisam se encaixar para ter utilidade.
Veja a seguir quais são as diferenças entre os tipos de talhadeiras.
Talhadeira manual
A talhadeira manual é usada para trabalhos mais simples de resolver, como pequenos problemas do dia a dia, e também no artesanato. Por ser controlada à mão, ela é mais adequada para serviços delicados, que exigem mais habilidade.
Sua vantagem é a versatilidade, a facilidade no uso e no transporte, que permite que ela seja levada para qualquer lugar e seja usada em diferentes tipos de trabalho.
Talhadeira elétrica para martelete
A talhadeira elétrica para martelete, por sua vez, tem como vantagem a potência e a velocidade. Por isso ela é recomendada para serviços que exigem mais força, como em uma produção industrial ou o corte em uma peça larga de cerâmica. Ela também é muito usada na construção civil, já que é mais rápida e eficiente para moldar materiais mais duros que a manual.
Por outro lado, a talhadeira elétrica tem algumas desvantagens. Seu preço é muito elevado se comparado à manual, além de não ser tão portátil, já que precisa de uma fonte de energia para ser usada. Outro ponto é que, para usar esse tipo de ferramenta, é recomendável que o trabalhador passe por um treinamento, pois ela pode se tornar perigosa nas mãos de quem não sabe manuseá-la adequadamente.
Quais são os benefícios que se tem com o uso da talhadeira?
O uso da talhadeira na construção civil, indústria e, até mesmo, no artesanato, pode trazer diversos benefícios, como por exemplo, a precisão no corte, que facilita o molde de pedras, madeira e tijolos. Ela é uma ferramenta muito versátil, que possibilita realizar trabalhos que nenhuma outra ferramenta é capaz.
Além disso, como comentamos anteriormente, a talhadeira é uma ferramenta portátil, possível de ser levada a qualquer lugar. Ela também é bastante simples, tem baixo custo e dura muito tempo se usada da forma adequada.
Um outro benefício bem importante é que a talhadeira é um instrumento de corte muito mais seguro que outros usados para a mesma função, como uma serra elétrica. Isso porque ela não produz faíscas nem poeira de forma excessiva.
Como usar talhadeira?
O mais importante ao usar uma talhadeira é escolher o tipo certo de acordo com o trabalho que irá realizar. Escolha a ferramenta no tamanho, forma e material corretos para cada situação.
Outro ponto é lembrar-se que o material a ser cortado ou moldado deve estar bem fixo no lugar para que ele não se mova e prejudique o trabalho. Além disso, fazer uma linha de corte no material também ajuda a fazer o trabalho com maior precisão.
A talhadeira deve ser posicionada na linha de corte em um ângulo de cerca de 45 graus em relação à superfície do material, então, basta bater com o martelo (no caso da manual) em sua outra extremidade enquanto avança sobre a linha de corte. Deve-se bater apenas na parte traseira da talhadeira, nunca ao lado do instrumento.
Por fim, verifique se o corte está progredindo como desejado e, ao final, remova os detritos acumulados ao redor da área de corte para conferir o resultado.
Não deixe de usar os equipamentos de segurança, como luvas e óculos de proteção e, é claro, de buscar treinamento adequado antes de começar a trabalhar com a ferramenta.
Que cuidados devemos ter quando estamos utilizando uma talhadeira?
Como comentamos no tópico anterior, a talhadeira é um instrumento afiado e, para usá-la, é preciso ficar atento às medidas de segurança.
O primeiro cuidado é usar sempre equipamentos de proteção, como óculos, luvas e, em alguns casos, capacete e protetores auriculares. Outro ponto de atenção é a forma de uso, que deve ser de acordo com as instruções do fabricante para evitar acidentes.
É sempre importante verificar se o equipamento está em boas condições. Nunca utilize uma talhadeira rachada ou danificada. Também certifique-se que o material a ser entalhado esteja fixado corretamente antes de começar o trabalho.
Não se esqueça de verificar se há pessoas ou animais próximos, para que nenhum resíduo possa atingi-los e causar ferimentos. Também é importante usar a ferramenta com moderação, evitando bater com excesso de força.
Por fim, armazene a talhadeira adequadamente, em local seguro para evitar que outras pessoas, especialmente crianças, se machuquem.
Como escolher a talhadeira ideal?
Para escolher a talhadeira ideal, você deve considerar seu tamanho, acabamento, ergonomia e angulação. Confira a seguir como analisar cada um desses fatores.
Tamanho
Para escolher o tamanho da talhadeira, o primeiro passo é pensar em quais usos ela terá. Se for para a construção civil ou para reparos, uma talhadeira de tamanho médio para grande é o ideal, pois será robusta o suficiente para as tarefas e terá uma maior superfície de contato.
No entanto, se o uso desejado for para artesanato ou para fazer esculturas, é melhor optar por um kit com talhadeiras de vários tamanhos. A ideia do kit também é útil para quem deseja trabalhar com azulejos.
Acabamento
Outro fator importante na escolha de uma talhadeira é seu acabamento. A grande maioria das talhadeiras é feita em aço, um material muito resistente. Mas o que realmente faz com que a ferramenta tenha boa durabilidade é seu acabamento.
A pintura eletrostática é importante para evitar que a talhadeira enferruje, fazendo com que ela resista por muito mais tempo. Já o desenho do corpo do instrumento é o que faz com que ele seja mais adequado para determinadas aplicações e não se quebre por uso incorreto.
Quanto mais completa a talhadeira escolhida, mais você deve estar atento às suas características para não errar na escolha.
Ergonomia
Como você já sabe a esta altura, a talhadeira é uma ferramenta manual e, por isso, precisa de movimentos constantes para realizar sua função. Por isso, é importante observar a ergonomia antes de escolher para que quem vai manuseá-la se sinta confortável na atividade.
Talhadeiras com cabos emborrachados, manoplas e barras especiais para uso são boas opções, ainda que custem mais caro que as comuns.
Angulação
Por fim, outra característica a ser observada é a angulação, já que nem toda talhadeira pede o mesmo movimento. Para cortar um piso, por exemplo, ela deve ser colocada o mais reta possível, diferente de outros usos, que pedem um ângulo de 45 graus.
Por isso, leia sobre a ponta de cada modelo e entenda para que cada um deles é usado, para comprar a mais adequada para a finalidade que você deseja e não errar na escolha.
Aluguel de equipamentos para construção civil com a Equiloc
Sabemos que equipamentos para a construção civil podem, muitas vezes, custar caro e não caber em qualquer bolso. Por isso, a Equiloc traz a possibilidade de alugar diversos equipamentos e ferramentas, incluindo marteletes para serem usados com as talhadeiras.
Por aqui, é possível encontrar equipamentos de alta qualidade com valores acessíveis, que cabem no seu bolso. Isso sem falar na praticidade de contar com as ferramentas apenas pelo período necessário, economizando, também, espaço.
Entre em contato com a gente pelo WhatsApp e peça, converse com nossos especialistas e faça seu orçamento!
Marteletes disponibilizados pela Equiloc
Se você deseja alugar um martelete e não sabe onde encontrar, saiba que a Equiloc disponibiliza diversos tipos da ferramenta para locação. Dentre os mais alugados em nosso catálogo estão:
- Martelo 05kg 220V (Bosch ou Dewalt);
- Martelo 10kg 220V (Bosch, Dewalt ou Makita);
- Martelo 16kg 220V (Bosch ou Dewalt);
- Martelo 30kg 220V (Bosch);
- Martelo 3kg 220V (Bosch ou Dewalt).
Se você quer conhecer todas as opções de marteletes e conferir quais as outras ferramentas disponíveis para aluguel na Equiloc, visite nosso site e entre em contato com a gente!
Conclusão
Como vimos ao longo do texto, a talhadeira é uma ferramenta que serve para cortar, moldar e quebrar diversos tipos de materiais. Ela pode ser usada tanto na construção civil, quanto para serviços manuais e por artesãos.
Para cada tipo de atividade existe uma talhadeira com características específicas, por isso, ela deve ser escolhida cuidadosamente de acordo com o utilidade que ela terá. É importante também estar atento às medidas de segurança para que a ferramenta não cause acidentes. Não se esqueça de procurar treinamento antes de começar a manuseá-la.
Se você precisa alugar ferramentas e equipamentos para a construção civil com qualidade, praticidade e economia, conte com a Equiloc. Entre em contato com a gente, conheça nosso catálogo de produtos e converse com nossos consultores.