Equiloc

Equipamentos para construção civil: conheça os principais para sua obra

gerenciamento de obras homens dando aperto de mãos

Se você quer garantir o andamento da sua obra de forma ágil e com qualidade, então não pode abrir mão dos melhores equipamentos para construção civil.

Como a compra de alguns maquinários acaba sendo um investimento alto, uma alternativa mais atraente e eficaz para aumentar a produtividade da obra é a locação dos equipamentos.

Além de ser mais em conta que a compra, o aluguel permite ao locador ter a garantia de manutenção e reparos do mesmo, ou seja, ele não precisa se preocupar com essa parte burocrática.

Abaixo listamos os principais equipamentos para construção civil que você pode alugar para manter a sua obra em dia.

13 equipamentos para construção civil

homem com equipamentos para construção civil

Alguns equipamentos são essenciais para a construção civil, sem eles, é impossível dar continuidade a uma obra. Confira agora quais são eles!

1. Furadeira

Não há como negar que a furadeira é um item essencial em qualquer caixa de ferramentas. Ela pode ser usada tanto para reparos domésticos como para atividades mais pesadas e que exigem mais potência.

Existem diversos modelos disponíveis no mercado, mas a furadeira de impacto, por trabalhar com rotação (giro) e a função martelete (impacto), é a mais indicada para obras e reformas.

2. Andaime

homem olhando equipamentos para construção civil

o andaime nada mais é do que uma plataforma de trabalho para ter acesso a lugares mais elevados. Dois são os tipos mais utilizados na construção civil:

  • Andaime Fachadeiro: necessário para a execução de serviços em fachadas e lugares elevados. Ele é projetado para permitir a circulação dos operários em diversos níveis com livre acesso à área de trabalho.
  • Andaime Tubular: é um dos mais utilizados na construção civil, pois serve tanto para uma simples troca de lâmpadas, quanto para um trabalho mais complexo em um prédio com vários andares. Composto por estruturas metálicas, pode ser movimentado facilmente pelo canteiro de obra.

3. Betoneira

A betoneira é um equipamento de uso bastante simples, utilizado em canteiros de obras para realizar a mistura de concreto e argamassa.

Atualmente, é possível encontrar no mercado quatro tipos disponíveis de betoneira: a semi-fixa; a fixa, que recebe esse nome por não possuir rodas; a automática, que possui esteiras para locomoção; e a móvel, o modelo mais avançado, que é acoplado em um caminhão, a fim de facilitar o transporte.

Podemos citar como uma grande vantagem de seu uso a economia de tempo. Isso porque ela leva apenas alguns minutos para realizar uma atividade que levaria horas.

4. Compactador de solo

Os compactadores de solos são equipamentos utilizados para adensar terra, areia e outros tipos de terreno, com o objetivo de fornecer uma melhor base e estrutura para a construção de uma obra.

Eles são utilizados na primeira fase da obra, em que está se executando o processo de preparo do terreno e terraplanagem para recebimento da fundação, aterros, meio-fios, valas, oleodutos e estrutura de tubos de instalação de esgoto e água.

É possível encontrar compactadores de solo de diversos tipos, como rolos vibratórios, lisos, com pé de carneiro ou pneumáticos, de placa, de percussão, tracionados ou autopropelidos, motorizados a eletricidade ou combustão interna.

5. Gerador de energia

Um gerador de energia, como o nome sugere, é um equipamento projetado com a finalidade de converter outras formas de energia em energia elétrica.

Ele é indispensável em áreas onde a transmissão de energia elétrica costuma apresentar interrupções frequentes. Isso porque ele é capaz de manter a operação de uma máquina mesmo em situação de queda de energia.

6. Bomba d’água

A bomba d’água é um equipamento muito importante para quem precisa transferir água de um lugar para o outro, seja por causa de um alagamento ou para abastecer uma casa ou propriedade.

Para cada caso existe um tipo diferente e entre as mais comuns estão as bombas d’água submersas, submersíveis, centrífugas, autoaspirantes, periféricas e injetoras.

7. Compressor de ar

Um compressor de ar é um dispositivo que converte a energia mecânica (usando um motor elétrico, diesel ou motor a gasolina) em energia pneumática, armazenada em ar pressurizado (ar comprimido ).

Ele pode ser  caracterizado de acordo com a pressão entregue ele como:

  • Compressor de ar de baixa pressão (LPACs): tem uma pressão de descarga de 150 psi ou menos;
  • Compressor de ar de pressão média: tem uma pressão de descarga de 151 psi a 1000 psi;
  • Compressor de ar de alta pressão (HPACs): tem uma pressão de descarga acima de 1.000 psi.

E também posse ser denominado conforme o design e o seu princípio de operação:

  • Compressor de Êmbolo: comprime mecanicamente um volume fixo de ar por ciclo;
  • Compressor Rotativo: funciona da mesma maneira que o compressor de êmbolo;
  • Turbocompressor: comprime o ar forçando o seu deslocamento por um difusor, ou seja, transformando energia cinética em energia pressão de ar comprimido.

8. Lixadeira

A lixadeira angular é um equipamento muito utilizado em construção civil para tratar superfícies abauladas de forma circular, ou seja, materiais que se inclinam produzindo lados côncavos e/ou convexos.

Ela é conhecida por ser uma lixadeira específica para desbaste, não apresentando o mesmo desempenho para trabalhos em acabamento. O seu funcionamento se dá através de discos de lixa, produtos de alta resistência e durabilidade.

Já a lixadeira elétrica é um equipamento que faz parte de uma das etapas mais importantes do processo de construção: o acabamento. Isso porque, por meio dela, é possível realizar essa tarefa com rapidez e praticidade.

Ela também pode ser utilizada para desgastar materiais para receber uma nova camada de verniz, por exemplo.

9. Martelete

O martelete, também conhecido como martelo demolidor, é um tipo de britadeira que serve para perfurar e romper o concreto de maior dureza, demolir colunas de concreto, vigas, pisos, abrir canaletas para passagem de tubulações, perfurar concreto asfáltico, entre outras funções. Ou seja, é bastante útil na construção civil.

Apesar de a furadeira de impacto, como mencionamos acima, possuir finalidade parecida com a do martelete, este tem maior potência e é muito mais eficiente na perfuração, pois o impacto produzido por ele é gerado através de um mecanismo elétrico pneumático, em que o pistão exerce uma compressão de ar que é transmitida indiretamente para a broca.

10. Serra elétrica circular

A serra circular, também conhecida como serra de bancada, é muito usada para cortar madeira ou outros materiais como o acrílico.

De modo geral, esse tipo de máquina é otimizado para dois tipos de cortes: transversal e reto.

Em comparação com a serra mármore, a serra circular:

  • Possui um disco maior e é utilizada para trabalhos em madeira de todos os tipos;
  • Possui baixa rotação;
  • Dispõe de proteção móvel no disco, o qual se abre no momento do corte, fechando-se automaticamente após o fim do trabalho.

11. Serra Mármore

Apesar de parecer visualmente com a serra circular, a serra mármore possui discos menores e trabalha em alta rotação de corte. Ou seja, ela é capaz de cortar materiais mais duros, como pisos, azulejos, tijolos, pedras, parede e outros. Ela conta com discos diamantados, que oferecem maior resistência à máquina.

Em comparação com a serra circular, a serra mármore:

  • Possui discos menores e diamantados, com a finalidade de cortar pisos, azulejos, ardósias, além de também serem indicadas para cortar paredes e tijolos;
  • Possui alta rotação para cortes em materiais mais resistentes;
  • Não dispõe de proteção móvel no disco.

12. Cortadora de Parede

Como o próprio nome sugere, a cortadora de parede é uma ferramenta usada para executar com precisão e segurança, cortes em parede de alvenaria, de tijolos cerâmicos e blocos em alvenaria de fechamento comum.

Uma grande vantagem desse equipamento com relação a outras máquinas é não produzir poeira fina e deixar a ranhura praticamente pronta para colocação de eletrodutos, tubos de água e outros.

Contudo, ela não é indicada para materiais de consistência extrema, como vigas de concreto, revestimentos cerâmicos, azulejos e pedras.

13. Cortadora de piso

Um cortador de piso, como você pode imaginar, é a ferramenta utilizada por quem trabalha com a instalação desse material para fazer cortes retos e repetidos. Com esse equipamento é possível cortar cerâmica, porcelana, materiais em vinil e outros materiais.

Existem basicamente dois tipos de cortador de piso:

  • Cortador manual: é ideal para fazer cortes retos nos pisos de cerâmica. Ele não é indicado para cortar pequenas áreas ou telhas de pedra.
  • Cortador de piso motorizado: funciona como se fosse uma serra de bancada e por isso possui mais potência para se trabalhar. Ele é indicado para trabalhos pesados ​​e cortes mais difíceis.

Comprar ou alugar equipamentos para construção civil?

equipamentos para construção civil

Depois de conhecer mais sobre os principais equipamentos para construção civil, você deve estar se perguntando se vale mais a pena comprar ou alugar todos eles.

Como muitos deles são equipamentos grandes e pesados, que exigem local seguro para guardá-los, além do valor elevado, a locação acaba sendo uma melhor opção.

O aluguel viabiliza obras com custo mais baixo, sem falar que você não precisa se preocupar com a manutenção desses equipamentos.

Vantagens de alugar equipamentos para construção civil

Muitos profissionais da construção civil já sabem que o aluguel de equipamentos é uma solução mais vantajosa do que a compra, principalmente porque oferece a possibilidade da empresa variar o tipo de maquinário que usa de acordo com as características da obra.

Ao contratar uma empresa de locação de equipamentos para construção civil você deve avaliar a variedade de modelos disponíveis, a segurança das estruturas, a elaboração de um contrato e também a confiabilidade da empresa. E tudo isso você encontra na Equiloc.

O preço não é o único fator relevante na hora de avaliar as vantagens do aluguel de equipamentos para a sua obra. Dentre os benefícios da locação estão:

  • Você não precisa se preocupar com a manutenção dos equipamentos;
  • A locadora entrega e depois busca o equipamento, ou seja, você não é obrigado a realizar o transporte do mesmo;
  • Flexibilidade para alterar o tempo de aluguel ou o número de unidades alugadas durante a obra;
  • Você paga o equipamento somente pelo tempo que ele for usado na obra;
  • Caso aconteça algo com o equipamento, a sua obra não vai ficar parada, pois é possível substituir por outro.

Equiloc

Com a Equiloc você pode alugar equipamentos para construção civil com apenas alguns cliques, através do seu computador ou smartphone.

Oferecemos um serviço de total segurança e eficiência, com equipamentos de qualidade, atendimento preparado e logística ágil e o máximo em comodidade para você realizar suas locações.

Também possuímos um time de atendimento altamente qualificado, eficiente e ágil para encontrar o que você precisa ou solucionar dúvidas. E, para garantir maior agilidade em nossa logística, disponibilizamos uma frota exclusiva e motoristas à disposição para os serviços de entrega, coleta e manutenção em nossos equipamentos.

Além disso, mantemos nossos equipamentos sempre atualizados e com revisões periódicas para que você tenha total segurança. Peça já um orçamento!

Conclusão

equipamentos para construção civil 2

Agora que você já conhece quais são os principais equipamentos para construção civil, não deixe de procurar a Equiloc para avaliar a necessidade de cada um deles na sua obra e garantir, com antecedência, os melhores maquinários.

E lembre-se que, ao optar pelo aluguel de uma lixadeira elétrica, você estará investindo em um equipamento para realmente usá-lo. Diferentemente de quando opta-se pela compra de um novo.

Ou seja, você não precisará deixá-los meses guardados, correndo risco de sofrer desgastes por má preservação.

Acesse o nosso site e conheça mais sobre os equipamentos e serviços disponíveis.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.