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ISO 9000: importância da norma e como obter essa certificação

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A ISO 9000 é uma das mais importantes normas quando falamos de garantia de qualidade em ambientes e produtos industriais. Não importa se a empresa é pequena, média ou grande, a verdade é que aplicar esta normatização traz muitos benefícios.

Entre os mais nítidos, está o ganho de eficiência, a melhora dos índices de produtividade e um menor risco de se encontrar defeitos de fabricação em peças ou problemas em serviços prestados.

Por isso, esta normatização é uma das grandes chaves que empresas podem utilizar para se profissionalizar e entregar um serviço de qualidade garantida.

Se você quer saber mais sobre a norma e entender melhor sobre como obter essa importante certificação, fique com a gente! A Equiloc te conta melhor sobre isso e muito mais.

O que é a ISO 9000?

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A ISO 9000 consiste em um conjunto de normas técnicas que buscam estabelecer um modelo de gestão de qualidade. ISO, aliás, quer dizer “International Organization for Standardization”, que significa “Organização Internacional de Normalização” em português.

Estamos falando, então, de uma organização presente em todo mundo, com sede em Genebra, que cuida dos padrões de normatização de procedimentos. É por meio dessas normas que uma empresa, seja qual for o seu setor, pode alcançar a excelência em seus processos.

É importante destacar que a ISO 9000 possui foco no processo, ao invés de foco no produto. Além disso, ela conta com cinco normas técnicas, a ISO 9000, ISO 9001, ISO 9002, ISO 9003 e ISO 9004.

Como surgiu essa norma?

A primeira versão da ISO 9000 surgiu há mais de três décadas, mais precisamente em 1987. Ela teve, como base, a norma britânica BS 5750, a British Standard, e foi criada pela International Organization for Standardization, como você já sabe.

A ISO 9000, então, é decorrente da globalização que surgiu nos anos 1980. A partir dali, foi preciso criar padrões internacionais de qualidade para mais facilidade nas exportações, além de redução de custos operacionais nas empresas.

Vale lembrar, no entanto, que a ISO 9000 passou por uma série de mudanças desde a sua criação. A versão mais atual, aliás, é de 2015. Quem representa a ISO 9000 no Brasil, por fim, é a ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma instituição privada.

Qual o objetivo da ISO 9000?

As regras e normas presentes na ISO 9000 têm, como objetivo, a promoção de diretrizes que as empresas devem implementar para alcançar a qualidade na condução de seus processos. Sejam eles internos ou externos, inclusive.

Não importa, então, se uma organização é grande, média ou pequena. Independentemente disso e de seu segmento, ela pode fazer uso da ISO 9000 e, assim, ter acesso a uma certificação internacional.

Para que serve a ISO 9000?

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Além de oferecer uma série de normas para que empresas e demais instituições possam aprimorar os seus processos, como também produtos e serviços, a ISO 9000 possui uma outra serventia. Ela funciona como uma espécie de selo, uma marca de qualidade que qualquer um deseja ter.

Lembra-se de que a ISO 9000 consiste em um padrão internacional? Pois bem, exatamente por isso, muitas empresas usam essa certificação para situações contratuais. Ou seja, muitas vezes é exigido às empresas uma comprovação de que ela, de fato, oferece produtos e serviços de alta qualidade.

No Brasil, por exemplo, muitos negócios qualificam os seus fornecedores através da ISO 9001, uma certificação que pertence à ISO 9000.

Isso quer dizer, então, que uma empresa que não a possui pode acabar sendo excluída do quadro de fornecedores ou pode precisar passar por um processo rígido de seleção e de qualidade.

Além disso, há países que exigem o cumprimento das normas presentes na ISO 9000 para permitir a entrada de produtos em seu mercado.

Quais são as normas da ISO 9000?

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A ISO 9000 possui quatro normas técnicas. Juntas, todas elas definem tanto parâmetros quanto requisitos para a certificação das empresas. A primeira das normas é a ISO 9000.

Esta informa quais são os principais e mais importantes fundamentos dos sistemas de gestão de qualidade. Essa norma, então, não é certificável. Por outro lado, no entanto, ela funciona como uma norma-guia, já que cria relações entre os conceitos de qualidade e as demais diretrizes do conjunto de normas.

A segunda das normas é a 9001, a norma de certificação. Falamos, neste momento, da norma que define os requisitos do Sistema de Gestão de Qualidade, que servem para os processos de adequação e regulamentação de uma empresa.

Nela, então, estão todos os itens que uma empresa precisa seguir para, então, chegar ao processo de certificação. Não por acaso, é provavelmente a espinha-dorsal da ISO 9000.

Saiba que a ISO 9001 serve como guia para avaliação desse Sistema de Gestão de Qualidade, quando há a auditoria para a entrega da certificação. Auditoria esta, aliás, sob a responsabilidade de uma entidade com qualificação.

Já a ISO 9004 é outro documento que serve como uma norma-guia para o Sistema de Gestão de Qualidade. Ela define diretrizes no que diz respeito aos fatores técnicos, administrativos e humanos, que acabam afetando a qualidade de um produto ou serviço.

Por fim, temos a ISO 19011, outra norma-guia. Ela, por sua vez, diz respeito às normas para as auditorias internas de qualidade e informa as práticas de gerenciamento e de condução das avaliações dos sistemas.

Lembrando, aliás, que a auditoria interna é um processo que as empresas passam antes de passar pela auditoria de certificação. Isto é, trata-se de uma prática prévia.

O que é qualidade conforme a ISO 9000?

Você já parou para pensar no que consiste qualidade, segundo a ISO 9000? Pois bem, de modo geral, pode-se dizer que qualidade diz respeito à adequação e à conformidade às regras estabelecidas.

Para a ISO 9000, a qualidade significa o alcance da excelência organizacional. Isto é, não basta que os clientes estejam satisfeitos; é preciso que também haja satisfação entre os colaboradores, os fornecedores e a sociedade como um todo.

Outro ponto a se destacar é a relação entre recursos disponíveis e a redução de custos. Para a ISO 9000, a qualidade também está aí: é preciso haver otimização dos recursos para que haja a redução de custos.

Ou seja, para haver geração de valor por uma empresa, antes é preciso que haja uma cultura coerente e sustentável em uma empresa. E esta se reflete nos comportamentos, nas atitudes e, é claro, nos processos.

Leia também: Conheça as normas regulamentadoras da construção civil

Benefícios de aderir à ISO 9000

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Não são poucas as vantagens que a adesão à ISO 9000 oferece a uma empresa ou organização. Desde aspectos financeiros a referentes à rotina, há pontos positivos que você precisa conhecer.

Por isso, a seguir nós listamos as quatro principais vantagens da adesão à ISO 9000. Fique atento e conheça cada uma delas!

Aumento de produtividade

Com toda certeza, uma das principais vantagens que a ISO 9000 oferece é o aumento da produtividade. E, cá para nós, qual empresa não deseja ter, em sua realidade, uma equipe mais produtiva?

Pois bem, quando há uma padronização nos processos, os colaboradores de uma organização possuem uma visão mais ampla e clara sobre o que e como fazer.

Lembre-se de que a ISO 9000 permite um trânsito de documentos e informações mais ordenado.

Isto é, a rotina de trabalho se torna mais fluida e com menos gargalos . Cada um, então, torna-se capaz de ser mais eficiente e, ao mesmo tempo, usar menos recursos.

Redução de custos

Outra grande vantagem que a adesão à ISO 9000, sem dúvida alguma, é a redução de custos. Uma empresa que segue à risca todas as normas consegue economizar bastante em seus custos operacionais, portanto um favor às suas finanças.

Isso ocorre devido à redução de falhas em processos diversos no dia a dia. Afinal, a ISO 9000 permite um fluxo mais ordenado de informações em uma organização.

Em tempos de crise na economia, como o que vivemos atualmente, uma vantagem como essa é mais do que bem-vinda. Além disso, em meio à concorrência, para sobreviver e se destacar em seu mercado, uma empresa precisa otimizar a sua rotina operacional para, assim, reduzir custos.

Maior credibilidade no mercado

Lembra-se de que, há pouco, falamos que a ISO 9000 funciona, de certo modo, como um selo? Isto é, quando uma empresa conta com essa certificação, ela é capaz de comprovar que possui um modelo de gestão de qualidade?

Pois bem, isso dá a ela uma maior credibilidade no mercado. E, desse modo, mais portas vão sendo abertas para negócios, além de parcerias que podem ajudar as empresas a chegarem a lugares mais altos, quem sabe até ainda não almejados.

Pense com a gente: entre duas empresas, uma com certificação ISO 9000 e outra sem, qual tem mais chances de agradar os clientes, assim como os colaboradores, fornecedores e a sociedade em geral? É muito provável que seja a empresa que possui a ISO 9000, concorda?

Mais organização e agilidade

Devido ao maior ordenamento das informações, assim como à maior fluidez dos processos, há uma outra grande vantagem na adesão à ISO 9000. Estamos falando, desta vez, em mais organização e, de modo consequente, a mais agilidade no dia a dia.

Como já falamos no início deste texto, a ISO 9000 possui foco no processo. Por isso, então, a rotina de uma empresa se torna mais organizada e até mesmo intuitiva.

Desse modo, os colaboradores podem executar as diversas tarefas com mais rapidez e eficiência. Ou seja, a gestão de tempo acaba se tornando mais eficiente e otimizada, o que nos leva à primeira das vantagens que citamos: mais produtividade.

Como você pode perceber, por fim, todas essas vantagens indicam uma outra, ainda mais importante. Falamos, agora, da possibilidade de crescimento de uma organização.

Afinal, quando uma empresa possui um modelo de gestão de qualidade e se torna capaz de satisfazer tanto clientes, quanto colaboradores, fornecedores e a sociedade, ela tem tudo para se expandir!

E saiba que há outras várias vantagens, hein?! Maior competitividade, mais motivação entre os colaboradores, entre outras.

Importância dessa norma para o setor de construção civil

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A adesão à ISO 9000 é importante por uma série de motivos. Também para uma série de atores, como clientes, colaboradores, fornecedores e a própria sociedade.

Mas, neste momento, cabe a nós discutir por que a ISO 9000 é importante para o setor de construção civil. Bem, como você sabe, trata-se de uma certificação que pode agregar bastante valor a uma empresa. Afinal, ela garante a qualidade em seus serviços prestados, certo?

Quando uma empresa da construção civil adere à ISO 9000, ela está dando uma garantia de qualidade de suas obras. Isso quer dizer, então, que há rigor nas rotinas e toda a cadeia produtiva é alvo de efeitos positivos. Por exemplo, melhorias na liderança no canteiro de obras, assim como na gestão de riscos.

Além disso, embora não haja uma obrigatoriedade às empresas em relação a essa adesão, contar com a ISO 9000 é uma forma de se destacar no mercado. Uma marca pode, então, firmar-se e comunicar ao público o seu compromisso com a alta qualidade em seus serviços.

Para o setor de construção civil como um todo, a ISO 9000 garante excelência nos processos e maior satisfação entre clientes, colaboradores, fornecedores e a sociedade em geral!

Como obter a certificação da ISO 9000?

Uma empresa só alcança a ISO 9000 se cumprir todas as regras presentas na norma ISO 9001. Para chegar à certificação, ela passa por uma auditoria; desse modo, há três passos que uma organização deve percorrer para aderir à ISO 9000.

Em primeiro lugar, é preciso preparar a empresa. Afinal, há muitas mudanças na cultura organizacional a se fazer.

É preciso definir o escopo de certificação a se adotar. Mas atenção: inclua apenas as linhas específicas de produtos, assim como as unidades de negócios independentes.

Também esteja atento à equipe que vai atuar na adequação da empresa. Opte por membros internos em conjunto com consultores externos, que podem ajudar bastante.

O segundo passo, por sua vez, consiste nas auditorias internas. Como já dissemos, esses processos ajudam a empresa a encontrar eventuais problemas, de modo a corrigi-los antes da auditoria de certificação.

Na maioria das vezes, aliás, as empresas optam por duas ou três auditorias internas. Isto é, números que dão segurança para o processo final, que é o último passo.

Estamos falando, neste momento, da auditoria de certificação. Saiba que um profissional com experiência vai fazer a validação de todas as normas da ISO 9001. Em geral, esse processo dura entre dois e três dias.

O certificado, então, é dado à empresa se ela estiver de acordo com as normas da ISO 9001. Mas não se preocupe: caso a ISO 9000 não venha na primeira tentativa, é possível haver uma auditoria de follow-up em até três meses da primeira.

E, após a certificação, o que acontece?

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Assim que uma empresa recebe a certificação ISO 9000, ela passa ter uma garantia de que possui modelos de gestão de qualidade. No entanto, é preciso mantê-los para continuar com essa certificação.

Isso porque, após três anos da auditoria final, há uma nova. Esta, bem como a primeira, vai avaliar se a empresa está de acordo com as normas estabelecidas.

Trata-se, então, de um processo muito importante, que garante a contínua evolução de uma empresa. Ou seja, uma garantia de que ela vem mantendo uma cultura organizacional adequada, de qualidade.

Exemplos de grandes empresas certificadas a ISO 9000

Já parou para pensar em quais empresas possuem a certificação ISO 9000? Pois bem, há um leque de grandes negócios nessa lista.

Talvez o principal exemplo seja a Petrobras, estatal de economia mista e capital aberto. Trata-se, aliás, da empresa que mais possui certificados ISO 9000 no Brasil, um verdadeiro exemplo a seguir.

Outro exemplo é a Fundação Itaú Unibanco. O Bradesco, por sua vez, também possui a certificação, entre tantas outras instituições no Brasil e no mundo.

Diferença entre a ISO 9000 e 9001

Muita gente faz confusão em relação à ISO 9000 e à ISO 9001. No entanto, como você já percebeu, elas não são as mesmas coisas.

Desse modo, anote aí: a ISO 9000 é um conjunto de normas, uma certificação que atesta um modelo de gestão de qualidade. A ISO 9001, por sua vez, é a norma que contém todas as regras para que uma organização alcance a certificação ISO 9000.

Tá certo?

Conclusão

Não é exagero dizer que a ISO 9000 é um assunto complexo e que gera muitas dúvidas. De fato, não é muito simples de se entender, pelo número de regras que ela possui, mas também não é um bicho de sete cabeças.

Quando uma empresa alcança a certificação, ela pode se destacar em relação às concorrentes em seu setor. Afinal, trata-se de um diferencial e tanto para um negócio, algo muito bem-vindo principalmente em tempos de crise.

Além disso, a ISO 9000 é crucial para uma empresa que deseja crescer e estabelecer padrões de excelência em seus processos. Isto é, reduzindo erros e aumentando a sua produtividade, ao mesmo tempo em que se reduz custos e garante mais organização.

É claro que, nem de longe, é fácil para uma empresa se adequar às regras descritas na ISO 9001. No entanto, as vantagens justificam o esforço!

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