Equiloc

Gesso acartonado (Drywall): o que é, tipos, vantagens e desvantagens

gesso acartonado divisoria

Gesso acartonado, conhecido também como drywall, é um material muito versátil para uso na construção civil. Consiste em uma placa fabricada de gesso e papel cartão. Por ter diversas vantagens (tanto estéticas quanto de instalação), vem sendo adotado largamente em projetos de decoração, e seu uso é considerado uma tendência no ramo da arquitetura e design.

Por apresentar beleza visual, o drywall é comumente utilizado em locais em que se almeja sofisticar e modernizar o acabamento final de ambientes, como: cozinhas; sala de visita; sala de estar etc. Cabe destacar que suas características viabilizam essa boa variabilidade de uso, principalmente no que diz respeito à diferença entre tamanhos e espessuras.

O que é gesso acartonado (Drywall)?

gesso acartonado acabamento

Este elemento consiste em uma placa de gesso revestida com papel acartonado. O forro de gesso acartonado, por sua vez, é um material constituído por chapas parafusadas em uma ou duas estruturas metálicas que possibilitam configurar o forro de acordo com as exigências de cada ambiente.

A aplicação desse material em obras evita problemas relativos aos materiais de gesso, como trincas, manchas amareladas e outros problemas muito comuns ao gesso convencional. Ademais, o drywall pode ser aplicado nas mais variadas áreas, independentemente da dimensão.

O uso do drywall proporciona ganho de área útil no ambiente, pois sua estrutura é bastante fina. Além disso, é um sistema de construção seca, de fácil montagem e desmontagem, o que agiliza a execução dessas peças. Outro ponto positivo do elemento está em facilitar a execução das instalações elétricas e hidráulicas.

Há também uma otimização no conforto acústico e térmico do ambiente com o uso do material. Em casas de shows, cinemas e ambientes similares, que exigem proteção sonora mínima, o drywall é muito utilizado e proporciona, pelo menos, proteção igual às paredes comuns de alvenaria.

A depender da execução e especificações adotadas, o uso do drywall para essa finalidade pode atingir resultados muito superiores. Em relação ao conforto térmico os usos das chapas de gesso podem regular e estabilizar a temperatura. Isto é, mais aquecido no inverno e mais fresco no verão.

Qual a diferença de gesso acartonado e gesso comum?

gesso acartonado resultado

As diferenças entre o gesso comum e acartonado estão nos processos de fabricação. O gesso acartonado é uma placa composta por um núcleo de gesso natural e aditivos, revestidos com duas lâminas de cartão duplex. A união é importante para garantir ao material resistência à compressão e tração.

A tração é solucionada pelo cartão, enquanto a compressão é solucionada pelo gesso. Em geral, as placas de drywall apresentam uma medida de 2,7 metros de comprimento por 1,20 metros de largura.

Em espessura, os números variam de 6,5 mm a 15mm. Contudo, vale destacar que o material pode apresentar medidas especiais de acordo com os fornecedores e podem ser exigidos de acordo com a natureza do projeto.

Projetos com maior complexidade, que exigem um grau a mais de conforto térmico ou acústico, por exemplo, podem exigir placas mais espessas.

O gesso comum oferece algumas vantagens em relação ao acartonado, como preço menor. Contudo, as desvantagens são grandes o que acaba pesando na relação custo-benefício. Entre elas, podemos destacar:

  • O material é mais estático, sendo mais fácil o surgimento de trincas e fissuras;
  • Não é possível a instalação de luminárias contínuas nas plaquetas;
  • O material é mais suscetível ao aparecimento de manchas amareladas;
  • A instalação gera mais sujeira em obra;
  • O tempo de secagem é mais demorado em relação ao drywall.

As placas de gesso acartonado compõem o sistema drywall. A utilização na Europa, EUA e China é bastante elevada. No Brasil o uso do material cresce a cada dia, avançando sobre a escolha dos sistemas de alvenarias tradicionais.

Gesso acartonado e aplicações mais comuns

gesso acartonado interiores

Oferecendo um excelente resultado visual, com superfícies texturizadas ou lisas e emendas que favorecem um ótimo acabamento, a utilização do drywall é mais comum em:

A criação de divisórias, compartimentos e painéis pode ser muito bem aproveitada para a produção de espaços em escritórios e espaços institucionais. O uso desse material nesses espaços é bem-vinda pois torna a planta mais livre para reformas e outras mudanças.

Dessa forma, também é indicado para espaços alugados ou que apresentam limitações de reformas por conta da estrutura.

A substituição das paredes de alvenaria cerâmica é outro fator muito positivo que o material tema deste artigo proporciona para as construções. Isso ocorre pois é permitida uma grande redução no peso dos andares sobre as estruturas da edificação, como pilares, vigas e fundações.

A construção de forros em gesso é outro benefício que merece ser destacado. A possibilidade de rebaixar o teto cria uma excelente alternativa para criar um vão para passar a fiação elétrica e embutir a iluminação, tornando o ambiente esteticamente agradável.

Além disso, o uso de sancas confere uma atmosfera moderna para a construção e oferece uma grande gama de possibilidades para a iluminação em ambientes como residenciais (sala de estar, jantar, etc.) e comerciais (restaurantes, lojas, hotéis, etc.).

Por fim, o material pode ser utilizado para a fabricação de móveis. Um excelente uso são os guarda roupas, montados direto na parede do quarto .

Tipos de gesso acartonado

gesso acartonado ambientacao

Ao contrário do que muitos pensam, existem vários tipos de gesso acartonado. Ou seja, esse não é um material homogêneo. Cada uma dessas variáveis tem uma utilidade específica.

Gesso acartonado resistente à umidade (RU)

Esse tipo é indicado para aplicação em áreas úmidas, como banheiros, cozinhas, lavabos, áreas de serviço ou lavanderias, pois o drywall verde é mais resistente à umidade.

Esse tipo de placa apresenta hidrofugantes em sua composição química, que protegem a superfície contra respingos e umidade. Todavia, o material não é à prova de água, como muitos chegam a presumir.

Dessa forma, não deve ser utilizado em teto de saunas ou em ambientes de piscina, muito menos em ambientes externos, pois a umidade desses espaços é constante e bastante elevada.

Gesso acartonado resistente ao fogo (RF)

Como o nome sugere, essa placa de gesso é resistente ao fogo. De coloração rosa, contém fibra de vidro em sua composição, elemento fundamental para proteger as edificações contra o calor e o fogo propriamente dito.

Por essa razão, é muito indicado para saídas de emergência, ambientes com risco de incêndio (indústrias) e escadas enclausuradas. Segundo a Norma de Desempenho NBR 15.575, esta placa é mais resistente ao fogo que o drywall verde citado anteriormente por conta do auxílio da fibra de vidro. Portanto, em projetos dessa natureza, deve ser a opção escolhida.

Gesso acartonado standard (ST)

Também conhecido como drywall cinza ou branca, o standard é indicado para uso geral em ambientes secos. Dessa forma, é o material mais utilizado na construção civil no que diz respeito ao drywall.

Ele pode ser aplicado em paredes, forros e é recomendado para escritórios, salas e demais ambientes que exigem divisão ou isolamento térmico e acústico proporcionado pelo sistema drywall.

Vantagens do gesso acartonado

gesso acartonado escritorio

Independentemente do tipo de gesso acartonado a ser escolhido, é inegável que as vantagens são grandes. As principais são o acabamento final perfeito; maleabilidade; rapidez de instalação e praticidade e poucos resíduos ao ser instalado.

O acabamento é uma das etapas mais importantes do ponto de vista estético. Dessa maneira, é necessário prezar por materiais e técnicas que potencializam o acabamento nas construções. O drywall permite um melhor acabamento, o que explica sua larga utilização em projetos de interiores.

Outro ponto importante está relacionado à maleabilidade do material, que consiste na capacidade de aplicá-los de diferentes maneiras em um mesmo espaço. Assim, aumenta-se as possibilidades de uso do material pelo projetista.

A rapidez de instalação e praticidade do material reduzem os gastos com mão de obra. E, por fim, temos como vantagem o fato do material gerar poucos resíduos, um dos maiores problemas das empresas de construção civil na atualidade.

Desvantagens do gesso acartonado

gesso acartonado patologia

Infelizmente, o uso do drywall não é recomendado para ambientes externos pelo fato do material ser muito sensível à umidade ou mesmo contato direto com a água, além do contato direto com os raios solares degradar o material de maneira mais rápida.

Ademais, o espaço entre as placas pode se tornar um espaço propício para o acúmulo e proliferação de fungos, bactérias e insetos (como o cupim). Para evitar que isso ocorra, deve ser realizada a manutenção preventiva, verificando se as placas se encontram em bom estado.

A instalação em banheiros é outra desvantagem do material. O contato excessivo com a umidade é muito prejudicial para o material. Caso a colocação desse material seja realizada, é necessário revestir a peça com cerâmica para obter uma proteção extra.

Ela também não é muito resistente ao peso excessivo ou impactos contínuos.

Como funciona a aplicação do gesso acartonado?

A aplicação do drywall funciona por meio da montagem de uma alvenaria com duas placas, sustentadas por um perfil montante (estrutura de sustentação vertical da estrutura). Além disso, é necessário a aplicação da guia, que é uma estrutura para sustentação horizontal.

O espaço entre as placas pode ser utilizado para passar estruturas como rede elétrica, telefonia, internet, hidráulicas, entre outras. Para otimizar o conforto acústico, podem ser aplicados materiais como lã mineral.

Qual o valor do metro quadrado do gesso acartonado?

O valor do drywall varia de acordo com cada região. Para o Estado de São Paulo, a média de preços é de R$ 130 por metro quadrado, já incluindo os custos com mão de obra.

Temas relacionados ao gesso acartonado

Outros temas relacionados ao gesso acartonado são o reboco de gesso e outros tipos de forro para a obra. Falaremos desses aspectos.

Reboco de gesso

O gesso pode ser utilizado para diferentes aspectos construtivos de uma obra. O drywall pode ser aplicado em diversos itens, como alvenaria e forro, mas também há a possibilidade de usar o gesso para o reboco. A vantagem do uso do material nesse aspecto está no excelente acabamento que o material proporciona.

Esse material consiste num tipo de revestimento passível de ser aplicado nas mais variadas superfícies como tetos, paredes e demais ambientes internos. Esse elemento é produzido a partir da pasta de gesso, o que origina o nome do reboco. A utilização desse elemento deve ser feita no interior das edificações pois o material é sensível ao contato com a umidade.

Isso ocorre pois este material é bastante solúvel. Além disso, em ambientes externos o reboco de gesso está suscetível a dilatações e consequentes trincas geradas por esse processo, especialmente quando as temperaturas superam os 50º em sua superfície.

A aplicação do revestimento por ser realizada de maneira bastante simples. Ela é aplicada diretamente na própria alvenaria, independentemente se ela for feita de cerâmica, concreto, adobe ou qualquer outro material.

Contudo, é necessário que a alvenaria apresente uma boa impermeabilização de modo a preservar o gesso, que é bastante sensível à umidade. Assim, evita-se que ocorram problemas de infiltração e amarelamento de material devido à proliferação de fungos.

Como falamos anteriormente, o reboco de gesso é indicado para ambientes externos e não recomendados para ambientes externos. Todavia, não são todos os ambientes internos que aceitam de maneira efetiva esse material.

Cozinhas, banheiros e demais ambientes molhados ou molháveis (como varanda) não se dão bem com esse tipo de reboco, pois a umidade presente no local podem causar problemas. A espessura do reboco pode variar de 5 até 7 mm. Em geral, adota-se uma opção mais fina a fim de evitar grandes custos nessa etapa.

Tipos de reboco de gesso

gesso acartonado patologia 2

À primeira vista, todos os rebocos parecem iguais. Contudo, existem diversas variações, inclusive entre o reboco de gesso, o material de fabricação e fornecedor são os principais fatores que causam diferenças entre um ou outro. Os principais rebocos existentes são o Reboco de Gesso Desempenado e Reboco de Gesso Sarrafeado

Reboco de Gesso Desempenado

O reboco desempenado apresenta uma estrutura muito mais simples que a outra opção disponível. Dessa forma, o valor é menor. O reboco desse tipo de gesso costuma ser mais fino, o que impacta também em um preço mais competitivo.

No entanto, esse material apresenta um grande ponto negativo em relação à outra opção. Quando colocado sobre superfícies irregulares (rugosas) o material perde boa parte da sua eficiência, acelerando processos de degradação.

Reboco de Gesso Sarrafeado

Apesar de ter um custo mais elevado, essa opção apresenta grande vantagem pois pode ser aplicado em ambientes irregulares. O alto custo é causado especialmente pela espessura do reboco ser maior que a opção anterior.

Outros tipos de forro para a obra

Além do forro de gesso, podemos aplicar outros materiais para a execução desse elemento. Os mais comuns, além do gesso, são o pvc, isopor, cimento aparente, forro metálico, fibra mineral, entre outros.

O forro PVC apresenta uma boa praticidade e bom custo-benefício. Contudo, como desvantagem, temos um acabamento não tão bom quanto o gesso. Por isso, é recomendado para ambientes de baixa permanência ou mesmo ambientes comerciais. É muito utilizado em escolas e demais ambientes institucionais.

O isopor é outro material muito utilizado para forros. Essa informação pode causar certa estranheza, especialmente para quem tem pouco contato com o assunto de materiais construtivos. Vale destacar que para a composição de forros ou lajes, o isopor não é utilizado como elemento estrutural, mas apenas para preenchimento de vãos.

O isopor confere aos forros e lajes grandes vantagens, como um bom isolante acústico e térmico, além de ser um material bastante leve. Por outro lado, é um material que pode gerar problemas de segurança pela baixa resistência contra incêndios.

Outro forro muito utilizado é o cimento aparente. Esse tipo de acabamento não é uma novidade no universo da construção, pois o uso do concreto aparente nas edificações é uma alternativa desde a popularização do estilo brutalista no Brasil.

Todavia, essa linguagem arquitetônica ainda gera um pouco de resistência e sua utilização deve vir acompanhada de uma boa justificativa técnica para que os clientes comprem a ideia.

Outro forro muito em alta na atualidade é o metálico, especialmente em ambientes industriais. Como desvantagem podemos destacar a estética que não é muito agradável. Temos também o uso de fibra mineral, que é indicado especialmente para ambientes que demandam melhor conforto acústico

Conclusão

Outra vantagem do uso do gesso drywall para a construção está no fato deste material ser uma das referências na construção seca. Isso é, a construção que reduz a quantidade de água produzida no canteiro de obra.

Assim temos uma construção mais sustentável e que reduz o desperdício no uso de água, gerando economia e cumprindo exigências para obtenção de selos sustentáveis, como o Leed.

Sendo assim, o gesso acartonado é um excelente material para utilizar em construções. Sua execução se dá de maneira ágil e permite uma série de vantagens para a obra, como isolamento acústico e térmico e leveza, reduzindo gastos com a estrutura da edificação.

Gostou do que leu? Então conheça mais sobre as instalações hidrossanitárias!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.