Você sabe para que serve uma desempenadeira?
A desempenadeira tornou-se, com opassar dos anos, uma das ferramentas mais buscadas na construção civil. Com o tempo, passou-se a ver sua importância em uma obra, já que ela ajuda a nivelar os pisos, retirando os excessos, o que garante melhor fixação de peças e até mesmo economia.
De vários tipos, ela pode ser encontrada seja com base de madeiras, metal, borracha ou até mesmo plástico, além de ter vários tipos diferentes para ajudar no acabamento e aplicação de peças.
Abaixo, abordaremos cada um desses tipos, além de explicar suas funções e como você pode se beneficiar deles. Por isso, continue conosco.
O que é uma desempenadeira?
Desempenadeira ou desemboladeira é uma ferramenta que é usada habitualmente nas construções civis, sendo formada por uma chapa retangular de metal, plástico ou madeira, com objetivo de nivelar a massa disposta em um local.
Essa chapa normalmente tem uma empunhadura ou cabo que ajuda o profissional a deslizar o equipamento de forma mais precisa ao longo do trajeto que ele desejar, dando mais estabilidade para a execução das tarefas.
Para que serve uma desempenadeira?
Como visto acima, a desempenadeira tem como função primordial auxiliar no alisamento e alinhamento da massa aplicada em alguma estrutura. Dessa forma, a ferramenta também elimina desníveis e ondulações que possam aparecer no local.
Sendo assim, o excesso de argamassa e as imperfeições deixam de existir naquela superfície. Então, com o piso mais nivelado e com menos ondulações, a fixação de pedras e cerâmicas se torna mais precisa.
O que faz um pedreiro com uma desempenadeira?
Basicamente, o pedreiro tira o excesso de argamassa ao nivelar o piso, fazendo com que sejam evitadas as eventuais imperfeições que possam surgir no processo de aplicação do revestimento.
O processo em si não é dos mais complicados, já que o instrumento é de fácil manuseio e bastante intuitivo. Porém, somente um profissional qualificado como um pedreiro vai saber o momento exato de usar a desempenadeira e qual é o melhor modelo para cada objetivo da obra. Mais adiante, veremos cada um deles e como aplicá-los.
Quando passar a desempenadeira?
Recomenda-se que a desempenadeira seja passada na argamassa logo após sua aplicação. Assim, o profissional responsável poderá ter um manuseio mais fácil, retirar os excessos do produto, além de melhor trabalhar as imperfeições, o que fica impossível caso a massa se solidifique.
Quais são os tipos de desempenadeira?
São vários os tipos de desempenadeira e cada um deles é recomendado para um tipo diferente de atividade. Confira abaixo quais são eles.
Desempenadeira com base de borracha
A desempenadeira com base de borracha é recomendada para ser usada em superfícies de massa corrida, como cimento queimado, por exemplo. O formato desse tipo de desempenadeira torna o manuseio mais fácil e dá mais precisão ao acabamento.
Além disso, sua lâmina é feita de um material resistente à corrosão causada pelo tempo, o que a torna uma ferramenta bastante durável se usada da forma adequada.
Desempenadeira corrugada
Já a desempenadeira corrugada possibilita que se prepare diversas superfícies, como gesso de alvenaria, placas de foro e planos acantonados.
Sua base corrugada faz com que seu principal diferencial seja a facilidade em remover corpos estranhos da massa, fazendo com que a massa seja mais limpa e lisa, o que torna melhor o acabamento.
Desempenadeira dentada
A desempenadeira dentada é indicada para a aplicação da argamassa em peças durante a construção. Ela é ideal para o assentamento de pisos e revestimento de materiais como mármore, porcelanato e outras diversas pedras.
Seu material também é resistente à corrosão causada pelo tempo, o que a torna uma ferramenta durável. Além disso, alguns modelos desse tipo de desempenadeira contam com um sistema que torna possível trocar suas lâminas, fazendo com que ela seja um equipamento sustentável.
Porém, atenção: os fabricantes recomendam que se remova os excessos de resíduos da peça após o uso, para que, assim, ela não seja danificada e não tenha sua vida útil diminuída.
Desempenadeira lisa
A desempenadeira lisa é usada para aplicar massa corrida em superfícies de diversos tipos, possibilitando um melhor assentamento das peças. Ela pode ser usada para assentar porcelanato, mármore, cerâmica, granito, dentre outros materiais.
Esse tipo de desempenadeira é fabricada em aço e tem superfície sem dentes, lisa, trazendo versatilidade à ferramenta. Dessa maneira, ela acaba podendo ser usada em diversas atividades de uma construção civil.
Desempenadeira rugosa
A desempenadeira rugosa é muito usada para grafiato. Isso quer dizer que, com ela, você consegue criar texturas em uma parede. Mas ela não serve só para isso. Esse tipo de ferramenta também pode ser usado para preparo de planos acantonados, gesso de alvenaria e placas de forro.
Ela é feita de plástico rígido e tem uma lâmina lisa e forte, resistente à corrosão. Seu cabo é anatômico e promove resistência durante seu manuseio.
Qual a diferença entre desempenadeira e desengrossadeira?
Quando falamos de desempenadeira no contexto da desengrossadeira, estamos a associando à plaina desempenadeira, um maquinário, ao contrário do que vimos aqui, que tem uso específico para madeiras.
Ainda que tenham funções complementares e nomes bem parecidos, a plaina desempenadeira e desengrossadeira são bem distintas em seus objetivos finais.
A primeira diferença entre elas se dá até mesmo no aspecto visual. A desempenadeira é uma chapa aberta, normalmente sobre o motor. Já a plaina desengrossadeira se assemelha a uma impressora e a madeira em si passa em seu miolo.
Tirando o aspecto visual, vamos para o principal: o prático. A plaina desempenadeira alinha e, como o próprio nome diz, desempena a madeira, a desengrossadeira afina a mesma, deixando com uma espessura mais adequada.
O ideal é sempre usar a desempenadeira primeiro e depois buscar a desengrossadeira em sua obra.
Qual a melhor desempenadeira para cada tipo de serviço?
Para escolher a melhor desempenadeira, é preciso, primeiramente, saber qual o objetivo você tem para o uso da ferramenta.
Entre as principais desempenadeiras vendidas no mercado, percebemos os seguintes modelos:
- Lisa;
- Super Lisa;
- Borda redonda
- Face dentada;
- Super dentada em U;
- Plástica.
Abaixo, trataremos como cada uma pode ser utilizada em sua obra.
Desempenadeira lisa e superlisa
A desempenadeira lisa e superlisa são usadas de forma mais constante na construção civil, tendo como objetivo dar melhor acabamento.
A superlisa costuma ser mais usada para gesso, enquanto a lisa vai bem em quase todos os tipos de concreto.
Desempenadeira de borda redonda
A desempenadeira de borda redonda, por sua vez, é bem similar à lisa e superlisa, mas, graças à sua borda, é ideal para quando o profissional precisa fazer o contorno de pilastras, canos e tubos.
Desempenadeiras de face dentada
As desempenadeiras de face dentadas costumam ser utilizadas para assentar pedras mais pesadas, cerâmicas, porcelanato e azulejos, uma vez que seu formato dá uniformidade entre os dentes, o que ajuda na fixação desse tipo de material.
Desempenadeira de plástico
Já a desempenadeira de plástico costuma ser utilizada na criação de texturas e efeitos artísticos. Ou seja, para trabalhos que pedem uma experiência um pouco mais minuciosa.
Qual é a melhor desempenadeira para reboco de parede?
Como vimos acima, a desempenadeira lisa, além de ser a mais usada no mercado, é indicada para acabamentos e rebocos de parede. Se for utilizar gesso, a mais indicada é a super lisa.
Como se usar a desempenadeira?
Agora que você já sabe tudo sobre a desempenadeira, fica a questão: como usá-la? Pois bem, são seis as principais formas de se utilizar essa ferramenta, que pode ser uma grande aliada em canteiros de obras em fase de conclusão. Confira quais são elas:
- Nivelar a espessura de revestimentos;
- Uniformizar a quantidade de massa para o assentamento de pisos e revestimentos;
- Fazer sulcos de fixação para pedras e cerâmicas;
- Fazer acabamentos em emboços, rebocos e pisos de concreto ou de argamassa;
- Preparar argamassa industrial para assentar azulejos;
- Fazer texturas em paredes.
Essas são apenas algumas opções de uso dos diversos tipos de desempenadeiras, lembrando que elas são ferramentas muito versáteis que podem ser de grande valia na sua obra.
Conheça os serviços da Equiloc
Se você está em dúvida sobre qual desempenadeira vai comprar ou mesmo não deseja fazer um grande investimento, já que vai utilizar a ferramenta de forma pontual em sua obra, saiba que a Locadora Equiloc pode ser de grande valia nesse momento.
Afinal, a empresa possibilita que você alugue uma ou mais desempenadeiras, além de outras ferramentas, garantindo flexibilidade no seu orçamento, sem deixar de contar com os equipamentos de melhor qualidade.
Além da desempenadeira, a Equiloc conta com uma série de equipamentos para você locar para sua obra.
Você pode até mesmo entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp, para ter ainda mais comodidade em seu atendimento.
Conclusão
Se você precisa de mais precisão em sua obra ou mesmo busca melhor acabamento e fixação de peças, a desempenadeira é sua melhor amiga. Sempre busque a que melhor se encaixa ao seu contexto, pois será de grande valia para o futuro de sua obra.
Mas se caso você não quiser fazer nenhum grande investimento ou mesmo ter uma desempenadeira em seu estoque, já que o foco da sua empresa é outro, conte com a Locadora Equiloc, que conta com profissionais competentes e preparados para ajudá-lo sempre que precisar, além de ter a expertise necessária no assunto para indicar quais as melhores ferramentas para sua obra.
Não arrisque a segurança da sua equipe e o prazo da sua obra. Entre em contato conosco e garanta os melhores equipamentos.