Equiloc

10 dicas rápidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti no canteiro de obras

escoras metálicas engenheira

O mosquito Aedes aegypti é o vetor responsável por transmitir as doenças: Dengue, Zika e Chikungunya e, como já é bem conhecido, seu foco de transmissão se concentra em lugares com água parada.

Em épocas de chuva, principalmente, é necessário cuidado redobrado com água parada nos canteiros de obra. Sabemos que um canteiro de obras possui vários equipamentos, objetos e locais onde a água parada pode se acumular e ser um prato cheio para o mosquito se reproduzir.

Em um artigo anterior, chamamos a atenção para alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito nas obras de construção civil. Recomendamos a leitura.

Neste texto, queremos dar mais 10 dicas rápidas para se evitar focos do Aedes aegypti no canteiro de obras.

A maioria destes cuidados podem ser colocados em prática através de hábitos simples e conscientização de todos os colaboradores da construção no canteiro de obras.

Acompanhe a seguir:

1 – Indique um funcionário da obra e estabeleça a responsabilidade para que ele se encarregue de implantar uma rotina de fiscalização. Pode ser um técnico, responsável também pela segurança. Ele terá a função de monitorar todos os lugares e objetos que possam acumular água parada.

2 – Tampe as caixas d’água e cisternas para que o mosquito não tenha acesso. Este é um dos locais mais utilizados pelo mosquito para proliferação nos canteiros de obra.

3 – Os insumos como areia, cal, cimento e pedra precisam ser devidamente cobertos para evitar o aparecimento de poças d’água. Estique bem as lonas para evitar o acúmulo de água.

4 – A água que se acumula nas sapatas, lajes e no poço dos elevadores também precisa ser drenada diariamente para evitar a proliferação das larvas do mosquito. No caso das calhas, é necessário a limpeza frequente para evitar o entupimento e consequentemente o acúmulo de água.

5 – Muito cuidado no processo de armazenamento e destinação do lixo no canteiro de obras. Este pode ser um alvo fácil para o mosquito da Dengue e costuma ser comumente negligenciado. Mantenha o recipiente sempre fechado e estabeleça rotinas diárias para a limpeza dos mesmos.

6- Fique atento também a lotes vagos e outros locais de risco ao redor do canteiro de obras. Instrua o responsável pela vistoria a comunicar os responsáveis por áreas vizinhas sobre o problema. Se necessário faça uma denuncia a um órgão do governo. Utilize um destes contatos fornecidos pelo site combateadengue.com.br.

7 – Faça a vistoria também em equipamentos. A betoneira, por exemplo, pode ser um alvo fácil para o mosquito por acumular água no espaço interno.

8 – Os pratinhos de vasos de plantas precisam ser preenchidos com areia até a borda. Algumas espécies como as bromélias precisam ser evitadas por acumularem água.

9 – Caso sejam identificados focos com larvas dos mosquitos em algum local, um larvicida precisa ser aplicado. Uma alternativa ao produto pode ser a utilização de uma mistura de oito partes de cal e duas de cloro.

10 – Depois de um dia de chuva é necessário realizar uma inspeção criteriosa em toda a obra nos locais já sinalizados.

 

Lembre-se, a epidemia da dengue é um tema sério que precisa ser tratado por todos e pode representar sérios riscos para a saúde dos trabalhadores no canteiro de obras se não forem tomadas as devidas providencias para a prevenção.

O canteiro de obras é um local propício para a proliferação das larvas dos mosquitos, portanto, todas as empresas envolvidas na construção civil precisam se responsabilizar por estabelecer ações a favor da prevenção da epidemia destas doenças.

Você tem mais alguma sugestão ou comentário sobre este tema? Utilize os comentários abaixo!

 

 

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.