Equiloc

Como as impressoras 3d podem revolucionar a construção civil

limpeza pos obra vassoura

Pouca gente sabe, mas as impressoras 3D surgiram há mais de trinta anos e seguem surpreendendo pela capacidade de transformar diversos setores da economia. A última tendência, que já é realidade na China, parece coisa de filme de ficção científica: a utilização de impressoras 3D para construir moradias.

Já imaginou fabricar 10 casas em apenas 24 horas? Foi isso que a empresa chinesa WinSun fez, usando quatro impressoras de 32 metros de comprimento, 10 de largura e quase 7 de altura. Se os números impressionam, as vantagens são ainda maiores.

Economia: a estrutura custa até metade do preço de uma construção tradicional. Com a redução de gastos, milhões de pessoas de baixa renda poderiam finalmente conquistar uma moradia digna.

Agilidade: o processo é muito rápido. Com a robustez das máquinas, paredes inteiras ficam prontas em poucos minutos.

Sustentabilidade: inteiramente composta por materiais reciclados, a massa utilizada na impressão contribui para o reaproveitamento dos resíduos de construções antigas.

 

O que é a Contour Crafting?

A construção por contornos (CC) foi desenvolvida pelo Professor Behrokh Khoshnevis, da Universidade da Califórnia do Sul, nos Estados Unidos.

Trata-se da tecnologia de impressão 3D aplicada na indústria construtiva para automatizar e acelerar o processo produtivo em um projeto que vem se tornando cada vez mais audacioso.

A impressão é feita em camadas, começando de baixo para cima, e o tempo de finalização depende da complexidade do objeto. A matéria-prima utilizada foi o cimento, mas já é possível realizar o processo com reforço de fibras de aço e outras matrizes como polímeros enriquecidos.

Outra inovação do sistema desenvolvido nos Estados Unidos é a possibilidade de múltiplos reservatórios de matéria-prima, proporcionando a troca de material durante a construção sem que o fluxo da obra seja interrompido.

Impressoras 3D e Contour Crafting na Lua

Não é de hoje que a Lua exerce um fascínio sobre o homem, não é mesmo? No projeto Contour Crafting, um dos mais desafiadores objetivos é enviar para o satélite, por meio de sondas, máquinas do CC para iniciar um processo de construção de casas utilizando o próprio solo lunar.

Uma coisa que podemos concluir neste contexto é que as impressoras 3D chegaram com tudo no setor da construção civil e prometem lançar várias inovações, acelerando, e muito, o processo de produção.

Confira abaixo uma reportagem exclusiva que demonstra um pouco da tecnologia e suas aplicações:

E aqui no Brasil, já existe algo assim?

Da forma como foi feita na China e nos Estados Unidos, ainda não, mas um grupo de estudantes da Universidade de Brasília começou um projeto para construir casas de até 50 m² utilizando as impressoras 3D. Inspirados pelo modelo chinês, os alunos querem trazer para o país a possibilidade de fabricar casas seguras, baratas e que respeitem o meio ambiente. Um desafio global que merece todos os esforços de pesquisas, onde quer que estejam.

 

 

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.