Equiloc

Piso para banheiro: do simples ao luxo, como fazer o trabalho ideal

piso para banheiro madeira

Seja para estruturas comerciais ou residenciais, todos os aspectos do ambiente são importantes para criar um visual bacana, e o piso para banheiro não é diferente. Além disso, é possível transformar a aparência do banheiro mesmo que de uma maneira simples.

Portanto, no artigo de hoje, confira tudo sobre os tipos de piso para banheiro ideais, com todas as suas vantagens e desvantagens. Você também irá receber dicas de como otimizar seu espaço para criar uma linda decoração, mesmo com baixo orçamento.

Qual é o piso ideal para banheiro?

piso para banheiro natureza

Não existe um “piso ideal”, até porque existem diversos materiais diferentes que podem agradar aos gostos em específico. Porém, alguns fatores precisam ser considerados no momento de escolhê-lo, como seu isolamento térmico e segurança contra escorregões.

Por conta disso, materiais frios são os preferidos por consumidores, como o porcelanato e a cerâmica. Contudo, é possível colocar outros tipos de piso para banheiro e obter resultados seguros, fáceis de limpar após a obra e no cotidiano, além de bonitos.

Piso ideal para banheiro pequeno e simples

Existem algumas técnicas para dar a impressão de ampliação ao espaço disponível no banheiro, como a utilização de pisos e paredes de cores claras. Com isso, é criada a impressão de pontos distantes, ao contrário de cores quentes, que são agressivas.

As cores mais escuras são recomendadas para ambientes de menor permanência, como lavabos, se existirem. Não há problemas em relação ao material utilizado, já que grande parte deles oferece variações claras e escuras para compra.

Qual o material ideal para piso de banheiro antiderrapante?

piso para banheiro relaxamento

Materiais antiderrapantes são rugosos, auxiliando a água a se dispersar e evitando acidentes, como escorregões que podem ter graves resultados. Por isso, pisos emborrachados, de cerâmica, pedrinhas ou pastilhas são boas opções.

Contudo, não é fácil combiná-los a fim de criar um ambiente harmônico, então selecione paredes de pedras naturais. O granito e o mármore são excelentes opções, porém acabam por ser mais caros, especialmente o último.

Como fazer um banheiro bonito e barato?

Caso sua busca seja por algo mais simples e barato, mas ainda assim elegante, é preciso optar por materiais como cerâmica ou adesivos vinílicos. Com eles, você ganha segurança, facilidade de limpeza e beleza, ainda mais se combinados com materiais parecidos nas paredes.

Os acessórios também são muito importantes, afinal não é possível desenvolver um ambiente como esse sem torneiras ou um box, por exemplo. As cores dos acessórios devem combinar com o piso e deve-se optar por um ambiente livre de poluição visual.

Materiais de acabamento para banheiro

piso para banheiro luxo

Com todas as ressalvas feitas e possibilidades cogitadas, podemos partir para as espécies de piso para banheiro diferentes. Existem alguns fatores que precisam ser considerados quando for optar pela compra de cada material.

São eles: Preço, isolamento térmico e acústico, durabilidade, beleza e facilidade de limpeza. Caso seja de seu desejo compreender como tratar de maneira correta qualquer piso para que ele não desgaste, confira nosso artigo sobre tratamento de pisos.

Vejamos agora os materiais disponíveis para criar um belo banheiro:

Porcelanatos

A durabilidade e resistência não são os únicos fatores deste tipo de material, eles são também muito elegantes e proporcionam um melhor acabamento e aplicação.

O Porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico caracterizado pela sua tecnologia de produção, podendo ser encontrado em diversos tipos, modelos e tamanhos. Eles podem ir desde modelos rústicos até os polidos, estes mais brilhantes.

Este tipo de material é extremamente versátil, de fácil limpeza e instalação. Por outro lado, os porcelanatos são opções mais caras de modo geral.

Cerâmica

Este tipo de material é um dos mais procurados principalmente pelo seu baixo custo e grande variedade. Apesar de não ser um material tão sofisticado quanto os porcelanatos, pode oferecer um acabamento agradável e elegante.

A cerâmica oferece uma boa durabilidade para banheiros comuns. Recomenda-se, no caso de banheiros comerciais, que se utilize o porcelanato como opção primordial.

Podemos encontrar uma infinidade de opções em cerâmicas com diversas cores, modelos, tamanhos, superfícies e finalizações, agradando a todos os gostos e casos.

piso para banheiro cubas

Mármores e granitos

Estas são as opções mais caras dentre as já citadas, pois possuem um valor estético elevado e uma durabilidade muito superior à ação de químicos e abrasividade.

Estas pedras são utilizadas de forma mais comum em pias, balcões do banheiro e em alguns casos no piso e paredes. Menos comum nestes últimos casos devido ao alto valor agregado do produto.

Pastilhas

Mais comuns em banheiros e cozinhas, este tipo de material de acabamento é utilizado para dar personalidade ao ambiente. O material possui características antiderrapantes e é encontrado geralmente em vidro ou metal.

Sua grande variedade em cores também proporciona um maior destaque e diferenciação para o ambiente. Por esta razão, seja cauteloso na escolha deste tipo de revestimento principalmente no que diz respeito à combinação de cores com outros elementos.

Adesivos vinílicos

O Vinil é uma excelente opção para conferir um ar moderno ao ambiente, porém, possui menor durabilidade.

Não é recomendável o contato direto com a água. Entretanto, é uma opção barata que pode ajudar a personalizar e modernizar o ambiente, além do conforto térmico e acústico.

Ladrilho hidráulico

Este tipo de revestimento pode não agradar muito no preço, por ser um material artesanal. Porém, sua beleza encanta, trazendo um ar retrô para o ambiente e valorizando a decoração.

Vale a pena lembrar que, pelo seu caráter artesanal, pode sofrer mais a ação do tempo e desgastes. É recomendável que se utilize um impermeabilizante para ampliar sua durabilidade.

Metais

Os acessórios metálicos conferem um charme adicional ao banheiro e várias opções de acordo com a utilidade. Uma dica importante é escolher de acordo com o estilo do banheiro e nas pessoas que vão utilizá-lo.

Encontramos uma infinidade de modelos, tamanhos, funcionalidades, utilidades e designs.

Torneiras

As torneiras podem ser encontradas de diversos modelos, desde os mais sóbrios até os mais decorativos. A dica é fazer a seleção equilibrando o modelo com o aspecto do ambiente.

Confira algumas funcionalidades e características na hora de escolher a torneira ideal para o acabamento do seu banheiro:

  • Modelo Tradicional: este é o tipo mais básico, onde controla-se somente o nível de vazão da água, sem a opção de quente ou fria.
  • Misturadores: esta utilidade faz com que seja possível controlar a temperatura da água com a vazão entre quente e fria.
  • Temporizada: mais comuns em banheiros comerciais, surgiram por uma necessidade sustentável.
  • Arejador: é um recurso que adiciona ar à água, possibilitando diminuir sua intensidade e volume em até 50%. O que pode ser útil para determinadas pias e para economia.

Cubas de apoio

As cubas de apoio oferecem um destaque moderno e sofisticado ao banheiro e podem também ser encontradas de diversos modelos. Um cuidado especial deve ser dado à medição e instalação do material.

Por exemplo: a altura da bancada precisa ser avaliada na instalação da cuba para que não fique alta nem baixa para a melhor funcionalidade. O metal que irá acompanhar a cuba também precisa ser pensado de acordo com cada modelo.

Chuveiros

Várias opções e modelos de chuveiros podem ser encontrados, portanto, avalie qual é a vazão de água e potência mais adequada para o seu banheiro.

As duchas estão em alta e são opções mais adequadas para os edifícios novos, principalmente as autolimpantes. Não se esqueça de escolher os demais objetos como saboneteira e porta-toalhas sempre em combinação com a sua torneira e chuveiro.

Agora que você já conhece os principais materiais de acabamento para banheiro, confira abaixo algumas dicas de decoração que podem ajudar muito a transformar o cômodo gastando pouco.

Dicas de como decorar o seu banheiro (mesmo com pouco dinheiro)

piso para banheiro banho

Por mais que pareça improvável, há diversas maneiras de transformar seu banheiro num lugar agradável e bonito de se ver. Combinando a escolha de pedras de piso para banheiro mais baratas, otimizando o espaço e combinando cores você criará um espaço confortante.

As técnicas variam e é necessário gastar uma quantidade relativamente grande pensando nas possibilidades, mas o resultado pode ficar excelente. Sem mais delongas, vamos às dicas de como transformar o visual com um baixo orçamento.

Utilize bem os acessórios

Uma dica muito importante para deixar o seu banheiro com um visual diferenciado é escolher um conjunto de acessórios que combinem com o acabamento!

Escolha uma saboneteira, ganchos, porta toalhas e demais peças para que crie uma harmonia entre as cores e modelos. Prateleiras e nichos também podem fazer parte do conjunto do seu banheiro dando um toque especial. Preste atenção nas cores.

Otimize o espaço

Com um pouco mais de planejamento é possível deixar o ambiente com aspecto mais amplo, mesmo que seja um banheiro mais apertado. A primeira dica é deixar o ambiente mais clean seguindo a regra que menos sempre é mais.

Isto não significa que você não possa fazer boas escolhas e caprichar nos acessórios. Alguns detalhes como um espelho maior, uma cuba de menor tamanho, uma porta lateral para o box, podem ajudar a aproveitar melhor o espaço e valorizar o ambiente.

Nichos embutidos também podem ser uma excelente escolha para aproveitar melhor o espaço.

Combinação de cores e modelos

Apesar de parecer fácil, a combinação de cores exige muita atenção. Não é raro ver as pessoas adicionando muitas cores no ambiente, deixando-o carregado demais.

O clássico branco, bege ou cinza predominante é sempre uma boa opção. Tons claros dão um ar de limpeza e tranquilidade, afinal de contas, este ambiente é o local ideal para relaxar! Mesclar cores mais neutras com tons amadeirados ou rústicos também é uma excelente opção.

Existem tipos de pastilhas e azulejos que podem ajudar neste aspecto e proporcionar uma combinação muito interessante.

Use peças e móveis antigos

Utilizar um móvel antigo no banheiro é algo muito elegante, conferindo uma característica vintage ao ambiente. Antigo não quer dizer mal cuidado. Um simples aparador antigo, por exemplo, ajuda o ambiente a ganhar personalidade e elegância.

Utilize plantas ou flores no banheiro

As plantas têm o poder de transformar a energia de qualquer ambiente, então porque não as utilizar em seu banheiro para conferir um toque leve e um pouco de cor. Tenha cuidado ao selecionar plantas que sejam resistentes a umidade e calor.

Dependendo da utilidade do seu banheiro, você pode inserir também um vaso de flores para conferir um ar delicado. Nos lavabos utilizados por convidados e visitas, esta dica pode harmonizar muito bem com outros materiais rústicos.

Utilize adesivos ou quadros

Se o ambiente é frequentado por jovens, porque não dar um toque especial adicionando quadros ou adesivos de parede? Selecione boas combinações considerando as cores e modelos dos tapetes e toalhas.

Conheça a Locadora Equiloc

piso para banheiro banheira

Para você que deseja alugar equipamentos para construção civil, seja para fazer grandes obras ou apenas piso para banheiro, a Locadora Equiloc possui o que você deseja. Com um grande catálogo de itens, podemos disponibilizar todos os equipamentos necessários.

A Equiloc tem larga experiência de mercado no crescente comércio de aluguel de equipamentos, fornecendo um atendimento personalizado para cada cliente. Além disso, todos os equipamentos são de boas marcas, encontrando-se em ótimas condições.

Como alugar equipamentos para construção civil na Locadora Equiloc?

Para alugar qualquer equipamento é muito simples! Acesse nosso site e clique no botão “Fazer Orçamento”, e após ser redirecionado, selecione a categoria que deseja. Você terá uma lista com diversos itens para cada categoria selecionada.

Selecione o produto e todas as informações pedidas, como endereço de e-mail, CEP e detalhes sobre o equipamento que deseja alugar. Em pouco tempo entraremos em contato e sua obra poderá começar, seja ela uma casa ou apenas piso para banheiro.

Conclusão

piso para banheiro angulo

Construir um banheiro bonito exige conhecimento de diversas técnicas e materiais, para conseguir unir tudo em um ambiente agradável. Não existe uma fórmula mágica, mas sim alguns fatores a serem considerados para escolher o piso ideal.

Para prevenir acidentes e problemas com limpeza e reclamações, são recomendados pisos antiderrapantes e com isolamento acústico e térmico. Utilizando materiais como cerâmica e adesivos vinílicos, existe a possibilidade de englobar tudo que foi dito de forma barata.

Os materiais são diversos, e variam conforme seu preço, facilidade de limpeza, durabilidade, entre outros fatores. Para banheiros pequenos, recomenda-se o uso de cores claras, com o intuito de expandir a percepção de tamanho do ambiente.

Ainda é indispensável o uso de acessórios para incrementar o local e torná-lo único, algo indispensável para quem deseja ter um banheiro com personalidade e beleza.

Agora que você sabe tudo sobre os estilos de piso para banheiro, leia nosso artigo sobre manutenção preventiva para não receber surpresas desagradáveis.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.