Equiloc

O que você precisa saber sobre a alvenaria de vedação?

O que você precisa saber sobre a alvenaria de vedação?

As paredes são elementos construtivos muito importantes para uma edificação. Além de realizar o objetivo principal de delimitar o perímetro de um ambiente, as paredes são responsáveis por garantir isolamento acústico e térmico, proteção contra ação de intempéries e, em alguns casos, suportar as cargas estruturais.

A forma de construção das paredes, no entanto, podem variar conforme esses fatores são adicionados durante o projeto da edificação.

Neste artigo, listamos informações essenciais para que você conheça uma modalidade construtiva das paredes: a alvenaria de vedação. Confira do que se trata essa forma de execução de alvenarias, como funciona, como executá-la e como ela se diferencia das alvenarias estruturais.

O que é a alvenaria de vedação e como ela funciona?

A alvenaria de vedação é a técnica construtiva mais utilizada no Brasil para separar ambientes de um edifício. Geralmente é constituída por blocos cerâmicos ligados por uma argamassa comum (cimento, água e areia), preparada no local.

Nessa modalidade, a alvenaria é projetada apenas para resistir às cargas do próprio peso e funciona para fechar a edificação e dividir os ambientes internos, ao interligar os pilares e as vigas da estrutura de concreto.

Quando usada para fechar a edificação, ou seja, na parte externa, a alvenaria precisa apresentar características específicas, tais como resistência à umidade, às variações térmicas e à pressão do vento, diminuição da poluição sonora do ambiente exterior etc.

No caso das paredes internas, o isolamento acústico também é essencial, mas é importante que seu peso não seja muito elevado para não demandar uma estrutura muito robusta e, consequentemente, com custo elevado.

Como são feitos o projeto e a execução de uma alvenaria de vedação?

Projeto

A fase de projeto dessa técnica construtiva precisa considerar também todos os outros projetos que serão executados na obra. Isso deve ser feito para que as instalações elétricas, hidrossanitárias, os detalhes arquitetônicos e da estrutura não gerem interferências e, consequentemente, resultem em retrabalhos e desperdícios.

O projeto de alvenaria de vedação também deve cumprir alguns requisitos para que se obtenha uma construção mais racionalizada, tais como:

  • especificação dos componentes da alvenaria (tipo de bloco, cimento utilizado na argamassa, granulometria da areia etc.);

  • detalhe da ligação entre a alvenaria e a estrutura;

  • paginação;

  • espessura das juntas;

  • planta da primeira e da segunda fiada;

  • projeto de vergas e contra-vergas.

Dessa forma, o projeto ficará mais fiel ao produto final, sem que haja custos extras e impactos no cronograma da obra.

Execução

A fase de execução da alvenaria de vedação é a mais crítica de todo o processo. Se executada de forma incorreta, a parede de alvenaria vai apresentar muitos problemas para o usuário final e também para o construtor. Dessa forma, recomenda-se seguir alguns passos essenciais para garantir qualidade ao processo.

Durante o recebimento dos materiais, deve-se inspecioná-los para identificar qualquer defeito de fabricação ou problemas gerados pelo transporte. Recomenda-se preparar previamente um local para realizar o recebimento e a verificação.

Depois de recebidos, os materiais precisam ser devidamente armazenados, sem contato com a umidade do solo, em local plano e em pilhas de no máximo 8 blocos. Uma boa alternativa para realizar o armazenamento adequado é a utilização de pallets.

As ferramentas e os equipamentos para execução costumam variar conforme a preferência do pedreiro e da construtora, mas no geral são utilizadas:

  • colher de pedreiro;

  • régua de nível;

  • esquadro metálico;

  • palheta;

  • caixa para argamassa;

  • andaimes;

  • gabaritos de portas e janelas;

  • paleteira hidráulica.

Para o transporte interno, recomenda-se utilizar equipamentos específicos no lugar do carrinho de mão, visando evitar a quebra dos blocos e acidentes com trabalhadores.

O próximo passo é a marcação da primeira fiada. Essa etapa permite otimizar o consumo de revestimento e compensar imperfeições da estrutura de concreto armado, tais como desníveis da laje. Deve-se começar sempre pelas paredes externas, seguindo para as internas. É muito importante conferir o esquadro das áreas e que a primeira fiada de blocos esteja completamente nivelada.

Posteriormente, os blocos devem ser sobrepostos, interligados pela argamassa nas juntas de amassamento. Na primeira fiada, entre o bloco e a laje, aconselha-se argamassamento total da base do bloco. Nas próximas fiadas, pode-se executar apenas duas tiras simétricas.

A ligação entre a estrutura e a alvenaria precisa ser realizada conforme o projeto, levando em conta a característica entre os materiais e a interação entre eles. As telas metálicas eletrossoldadas são uma forma de ligação entre a parede e o pilar — usadas frequentemente.

Após a execução de todas as fiadas, é preciso deixar um espaço entre o último bloco e a estrutura, podendo ser preenchido somente após a finalização das alvenarias de todos os pavimentos.

Essa fase, conhecida como encunhamento, deve ser feita por último para que todas as acomodações e deformações da estrutura pela carga do projeto já tenham acontecido e, consequentemente, não provoquem fissuras.

Materiais usados

Os materiais utilizados para execução da argamassa de ligação da parede de alvenaria são geralmente a areia, o cimento e a água. Os tipos de cimento e areia podem variar conforme a resistência e a propriedade que se deseja obter nas juntas de assentamento. Nesse caso, deve-se procurar o traço (a proporção) ideal para evitar patologias futuras na construção.

Os blocos cerâmicos — também conhecidos como tijolo baiano, bloquinho ou blocão — mais comercializados têm larguras de 9, 11.5, 14 ou 19cm, e comprimento de 19, 24, 29 ou 39cm. Os furos podem variar conforme a qualidade e o fabricante dos blocos.

Pode-se optar também por utilizar blocos de concreto que proporcionam melhor conforto acústico e quebram menos, mas são mais pesados e mais difíceis de serem manuseados.

Cálculos

Para se ter uma ideia de quantos blocos serão utilizados em uma parede de alvenaria, basta dividir o volume da parede, descontando-se os vãos das esquadrias, pelo volume do bloco escolhido. É importante descontar a espessura da argamassa de aproximadamente 1cm.

O volume da argamassa é calculado multiplicando-se a espessura da junta pela área de amassamento. A quantidade de cada componente (areia, água e cimento) vai variar de acordo com o traço escolhido.

Quais são as diferenças entre a alvenaria de vedação e a alvenaria estrutural?

Finalmente, chegamos a um ponto importante e que costuma gerar muitas dúvidas: a diferença entre a alvenaria de vedação e a estrutural. Como pode-se presumir pelo nome dessa última, a alvenaria estrutural se difere da alvenaria de vedação por ser capaz de suportar as cargas da edificação sem uma estrutura independente.

Agora que você descobriu tudo sobre a alvenaria de vedação, que tal aprender um pouco mais sobre como elaborar um cronograma de obra? Dessa forma você poderá associar os dois conceitos e até aprender a planejar uma obra que utilize essa técnica. Confira!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.