Equiloc

Quais são as cores de segurança de maquinários e equipamentos?

gerenciamento de obras homens dando aperto de mãos

Um local de trabalho adequado deve contar com as estratégias necessárias para preservar a vida de todas as pessoas nele presentes. As cores de segurança são exemplos de recursos que contribuem para isso, pois indicam os riscos existentes em determinado espaço ou instalação.

Essas tonalidades estão descritas na NBR 7195 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Entender seus significados é fundamental para tornar os ambientes mais seguros, prevenindo acidentes e usando as máquinas e equipamentos da forma certa.

Prossiga com a leitura para entender mais e descobrir o que cada cor representa!

Vermelho

Serve para identificar equipamentos de proteção e de combate ao incêndio, tais como hidrantes, sirenes, extintores, caixas com cobertores para abafar chamas, caixas de alarme, entre outros.

A cor vermelha também aparece nas luzes de sinalização de tapumes e de barricadas, em portas de saída de emergência, em botões interruptores de circuitos elétricos e nos sinais de parada obrigatória ou de proibição.

Laranja

É a cor que indica “perigo”, por isso, deve ser aplicada nos seguintes locais:

  • canalizações que contêm ácidos;
  • botões de arranque de segurança;
  • partes móveis e perigosas de maquinários e equipamentos;
  • partes internas das guardas de máquinas;
  • dispositivos de corte, prensas e bordas de serras;
  • equipamentos de salvamento aquático (flutuadores, boias circulares, entre outros);
  • faces e proteções internas de caixas de dispositivos elétricos;
  • faces externas de polias e engrenagens.

Amarelo

Indica “cuidado”, portanto, deve surgir em locais como parapeitos, corrimãos, escadas portáteis, pisos e partes inferiores de escadas que possam apresentar riscos. Assim, o amarelo é necessário em espelhos de degraus, em faixas presentes na entrada de plataformas de carga e em bordas de portas de elevadores.

Como é uma das cores de segurança que exige cautela, serve também para sinalizar pilares, postes, vigas e partes salientes de equipamentos que apresentam risco de colisão.

Verde

Caracteriza “segurança”, ou seja, todos os recursos e componentes requisitados em procedimentos de emergência. O verde identifica itens como chuveiros e lava-olhos, macas, mangueiras de oxigênio e caixas contendo equipamentos de primeiros socorros.

Também é a tonalidade presente em faixas que delimitam áreas seguras quanto a riscos mecânicos, áreas de vivência e portas de entrada das salas que recebem atendimento de urgência.

Azul

Essa cor é empregada para indicar alguma ação obrigatória em um estabelecimento ou ambiente de trabalho. Assim, costuma determinar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e impedir o deslocamento, a movimentação ou a energização de uma máquina — afirmando coisas como “não acione este dispositivo”.

Púrpura

É uma das cores de segurança que precisa ficar em bastante evidência, afinal, aponta os perigos resultantes das radiações eletromagnéticas penetrantes e das partículas nucleares. A cor púrpura deve aparecer nos seguintes locais:

  • portas e aberturas que levam a espaços usados para a manipulação e o armazenamento de materiais radioativos ou contaminados pela radiação;
  • áreas onde materiais radioativos ou contaminados tenham sido enterrados;
  • recipientes de elementos radioativos ou refugos de materiais radioativos;
  • sinais luminosos que indicam os equipamentos produtores de radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares.

Branco

Sua finalidade é demarcar as passarelas, passadiços e corredores usados exclusivamente para a circulação de pessoas. A cor branca costuma ser aplicada na forma de faixas que possam sinalizar e delimitar esses espaços.

Áreas de bebedouros, pontos de armazenagem, abrigos e coletores de resíduos de serviços de saúde, zonas de segurança e locais em torno de equipamentos de socorros de urgência estão entre os ambientes que podem receber a tonalidade.

Preto

Indica coletores de resíduos, com exceção dos que têm origem em serviços de saúde.

Outras cores de segurança incluem:

  • lilás — para canalizações que contenham álcalis;
  • cinza-claro — para canalizações em vácuo;
  • cinza-escuro — para indicar eletrodutos;
  • alumínio — para canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (como piche e óleo lubrificante);
  • marrom — para apontar qualquer tipo de fluido não identificável pelas demais tonalidades.

A classificação por cores de segurança facilita a comunicação visual em diferentes espaços, permitindo a rápida compreensão das situações ou locais que representam algum risco. Logo, deve ser prática aliada de quem atua na prevenção de acidentes e na melhoria do ambiente de trabalho.

Se você gostou do tema deste artigo, continue conosco e confira agora a importância da segurança do trabalho na construção civil!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.