Investir em uma manutenção residencial é a melhor forma de deixar seu imóvel sempre bonito e aconchegante. A depender de sua disponibilidade ou do tipo de ambiente, ela deve ser realizada a cada semestre ou anualmente. Você mesmo pode dar início a providências simples, com ou sem a ajuda de funcionários de uma empresa especializada.
Para muito além da conservação do local, essa é também uma ação eficiente para evitar qualquer possibilidade de dores de cabeça. Estragos que pioram com o tempo costumam ser fonte de muitos gastos, e, além de intenso desconforto para moradores, pode causar até mesmo problemas de saúde.
Então, como fazer esse procedimento do jeito certo de modo a evitar tudo isso? Neste artigo, você confere um passo a passo completo de cada atividade indispensável. Continue a leitura e coloque nossas dicas em prática para um ótimo resultado!
Tire mofo dos cômodos para iniciar a manutenção residencial
Para começar, a primeira indicação é retirar o mofo de todos os cômodos. Infelizmente, esse é um incômodo extremamente comum em residências, visto que é proveniente de infiltrações em paredes ou umidade no ambiente. O interior de móveis, especialmente embutidos, deve ser observado com cautela. O odor geralmente é forte e fácil de ser identificado, e deve ser exterminado para que doenças respiratórias não afetem ninguém.
Não é difícil se livrar desse problema. Em primeiro lugar, procure garantir uma boa circulação de ar no cômodo. Permitir a entrada de luz solar também é muito importante. Por fim, sobre manchas e áreas com bolor, vale aplicar uma mistura caseira de 250 ml de vinagre branco com uma colher de bicarbonato de sódio. Faça isso até que os sinais desapareçam e, posteriormente, continue a arejar o ambiente diariamente.
Observe sempre as instalações elétricas
As instalações elétricas são uma parte bem delicada da residência. Por este motivo, devem passar por manutenção constante para assegurar que as normas técnicas da ABNT NBR-5410 ainda estão em vigor. O intervalo máximo para que essa verificação aconteça é de três anos, muito embora as instalações possam ser conservadas por décadas.
Um eletricista de confiança deve ser o responsável por essa missão. Ele conseguirá confirmar o bom funcionamento de dispositivos de corrente elétrica, o estado do aterramento e outros detalhes de fiação para que o sistema não fique sobrecarregado. Qualquer instalação necessária, como de ar condicionado, deve ser também feita e supervisionada por este profissional. O mesmo é válido para o sistema hidráulico.
Aspire bem tapetes e sofás
Agora, é hora de aspirar bem os tapetes e sofás. Por vezes, nem percebemos que existe um acúmulo grande de migalhas, poeira e outros pequenos detritos nesses locais. Se não forem limpos com a frequência adequada, podem causar mau cheiro e até mesmo desgastes devido ao mofo e ao bolor.
Não há nenhum segredo para essa ação, você precisa apenas de um bom equipamento. Caso o tapete contenha manchas, vale a pena aplicar algum produto específico para retirar a marca e tornar a aspiração mais simples depois. No caso dos sofás, apenas verifique se o material suporta a sucção da máquina, para evitar algum possível rasgo.
Limpe a caixa de gordura
Em cozinhas e áreas gourmet é comum que a caixa de gordura fique acoplada à pia. Ali, o óleo de uso diário fica acumulado e, se não for retirado eventualmente, causa entupimentos e transbordamentos de sujeira difícil de limpar. Pelo menos duas vezes ao ano, essa lavagem é obrigatória, para que o sifão que retém a gordura conserve o funcionamento esperado.
Para limpar essa parte, basta erguer a tampa da caixa de gordura, retirar a crosta de óleo e descartá-la em lixo orgânico. Os demais resíduos devem ser separados e jogados fora adequadamente. A higienização adequada termina de ser feita com uma substância especial com bactérias, que uma empresa especializada pode se responsabilizar.