Equiloc

Projeto arquitetônico? Como fazer, principais elementos e valores

projeto arquitetonico projeto arquitetonico e estrutural

Você sabe para que serve um projeto arquitetônico? Pois saiba que além de minimizar erros e ajudar a reduzir custos, ainda pode ser de ótimo custo benefício na hora de construir sua moradia.

Ter a sua casa própria é o sonho de muitas pessoas, além de deixá-la a sua cara e decorá-la como quiser. 

Nos dias de hoje esse sonho não é algo tão distante. Contar com um projetista para elaborar o projeto arquitetônico da sua moradia pode tirar todas as suas ideias do papel e trazê-las à obra.

Muitas pessoas não sabem a importância de um bom projeto e acabam considerando um
gasto desnecessário. Contudo, existem diversas vantagens e aqui você pode mudar de ideia!

Pensando nas suas possíveis dúvidas, nós da Equiloc criamos esse post abordando tudo sobre um projeto arquitetônico. 

Quer saber mais?

Então vamos lá!

O que é um projeto arquitetônico?

Em primeiro lugar, você sabe o que é um projeto arquitetônico? Sua função é muito importante para o andamento de toda a construção.

Pois bem. Podemos defini-lo de forma simples como o esboço de um projeto. É a partir do projeto arquitetônico que o arquiteto responsável pela obra expõe suas ideias para o espaço. 

Neste esboço são representados diversos elementos para a construção como pisos, separação de cômodos, fachada, janelas, portas ou alvenarias. Bem como tudo o que influencia no conforto da casa e funcionalidade.

Em todo o processo de elaboração de um projeto arquitetônico são consideradas as características da obra, como espessura das paredes, acústico e acessibilidade, por exemplo. Basicamente tudo que compõe o sistema construtivo.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, um projeto arquitetônico leva tempo, visto que o arquiteto precisa rever várias fases do projeto, como plantas, cortes ou layout. 

Tudo visando atender as necessidades do cliente e ainda solucionar possíveis problemas no decorrer da elaboração.

Bem legal, não é mesmo?

Qual a importância de realizar um projeto arquitetônico?

projeto arquitetonico projeto arquitetonico residencial

Agora que você já sabe o que é um projeto arquitetônico, talvez esteja se perguntando sobre o porquê contratar um profissional.

É justamente essa dúvida que faz com que a procura por um projeto arquitetônico ainda não seja tão acentuada nos dias de hoje. Até porque, se pensarmos assim, é um custo desnecessário. 

Entretanto, não é bem assim, já que estamos falando da elaboração de um bom projeto para a sua moradia.

Primeiramente, podemos dizer que um projeto arquitetônico investe em um conjunto de etapas que visam a qualidade de uma obra.  E como seria isso? Simples. 

Desde a divisão de ambientes a ventilação natural. Mas também, considerando bem estar, melhores espaços para passagens e sem desperdício de áreas.

Erros em uma obra podem trazer consequências futuras que interferem no bem estar de um cliente. 

Como exemplos simples, podemos pensar em móveis que não se adaptam aos cômodos devido a espaço, desperdícios de materiais, poucas tomadas e ainda, problemas de encanamentos. 

São justamente os erros que um projeto arquitetônico visa excluir de uma obra.

Além disso, um projeto arquitetônico é realizado por um profissional, o que implica em uma quantidade exata de materiais, então é muito difícil ocorrer desperdícios ou faltas no decorrer da construção. 

Ou seja, você ainda reduz gastos desnecessários.

Sendo assim, ao optar por um projeto arquitetônico, você conta com benefícios a longo prazo e por consequência, menos custos com manutenções. Considere um investimento para a sua moradia!

O que deve conter em um projeto arquitetônico?

Se você está planejando contratar um projetista para elaborar seu projeto e não sabe o que deve contar nele, este tópico é pra você.

De modo geral, o que deve conter em um projeto arquitetônico é bem amplo. O primeiro passo são as etapas a serem seguidas, que incluem atender a necessidade do cliente, estudar o local, anteprojeto, projeto legal e executivo. 

Porém, dentro de cada etapa estarão incluídos elementos importantes do projeto, como a planta baixa, cortes, fachadas, planta de cobertura e muitos outros.

O cliente acompanha cada etapa do projeto junto ao arquiteto, até finalmente chegar à obra.

Quais são as etapas de um projeto arquitetônico?

projeto arquitetonico projeto arquitetonico o que deve conter

Antes de chegar ao resultado final da obra, é necessária uma boa elaboração do projeto arquitetônico. Contudo, são necessárias algumas etapas considerando diversos fatores que precisam ser analisados junto ao cliente. Assim, garantem-se os melhores resultados.

Pontue as necessidades do cliente

Em primeiro lugar, um projeto arquitetônico precisa atender as necessidades do cliente, e para isso podemos utilizar o chamado briefing. Este é um método que consiste em analisar as necessidades do cliente desde a primeira reunião, onde é possível descobrir o que ele espera como resultado e quais critérios seguir.

Basicamente, aqui é hora de captar ideias e adaptá-las da melhor maneira possível. Pode acontecer de o cliente sugerir diversas ideias, mas como é de se esperar, não pode incluir todas. O veredito cabe ao projetista.

Além de visar os pedidos do cliente, é importante considerar necessidades na moradia como separação dos ambientes, estilo e separação de cômodos, eficiência energética, tipo de escada e muitos outros. Bem como, elementos que são imprescindíveis aos clientes e um orçamento máximo para a execução do projeto.

Ou seja, tudo precisa ser pontuado nesse levantamento para evitar equívocos futuros e atender as expectativas do cliente.

Avaliar o local

Em segundo lugar, é importante avaliar o local ou realizar o muito chamado “estudo preliminar“. Nessa etapa é realizado um levantamento para avaliar a viabilidade do projeto. Ou seja, se o terreno está pronto para construção.

De modo geral, a maior parte dos possíveis impedimentos técnicos encontrados podem ser consertados para fazer o projeto arquitetônico sair do papel. Porém, é necessário que seja avaliado em todas as possibilidades, para que assim, não comprometa a segurança e o conforto do cliente.

Aqui serão avaliadas todas as perspectivas, layouts deixando a planta humanizada.

Um bom estudo preliminar, garante melhor planejamento para que esteja dentro do orçamento passado pelo cliente, buscando entregar o que foi prometido.

Anteprojeto 

Aqui é onde as ideias passam para o papel. A partir das informações coletadas perante a necessidade do cliente e do estudo preliminar, o projetista começa a elaboração da planta. A meta é fazer as ideias tomarem forma.

O modo com que o anteprojeto é passado ao cliente pode variar. Alguns projetistas preferem apresentar seus desenhos na forma de plantas baixas, com fachadas ou até mesmo maquetes. 

O importante é que o cliente entenda exatamente qual é a ideia apresentada.

Além disso, o seguimento do projeto para a próxima etapa depende da aprovação do cliente. 

Projeto Legal e Executivo

Agora, a próxima etapa é a aprovação da Prefeitura. Somente com um projeto legal a construção é autorizada. Caso contrário pode trazer problemas futuros ao proprietário e ao projetista.

Essa etapa só é considerada em obras distintas. Com exceção de interiores: casas, apartamentos e entre outros.

Primeiramente, o projetista deverá fazer o chamado projeto executivo, que é mais detalhado de forma técnica. A prefeitura considera algumas exigências, que variam de acordo com cada cidade. Também serão consideradas documentações que expliquem o projeto, suas necessidades, os levantamentos feitos nos estudos preliminares e no anteprojeto.

De modo geral, podemos destacar entre as exigências pelo menos as plantas baixas, planta de cobertura, cortes e fachadas.

Contudo, caso alguma documentação pedida esteja faltando, o projeto volta ao projetista responsável, sendo necessário fazer correções. Caso seja aprovada e com Alvará de Construção em mãos, é só dar início a obra!

Elementos de um projeto arquitetônico

projeto arquitetonico projeto arquitetonico completo

Além das etapas a serem seguidas em um projeto arquitetônico é necessário que o projetista considere alguns elementos importantes na execução. São a partir deles que é possível transmitir em detalhes o projeto ao cliente e concluí-lo em uma obra.

É aqui que entram os desenhos e seus elementos. 

Pensando nisso, trouxemos neste tópico os principais elementos abordados em um projeto arquitetônico. Confira:

Planta baixa

Em primeiro lugar, a planta baixa, que talvez seja o elemento mais conhecido em um projeto. 

Podemos dizer que é aqui que serão representadas diversas informações do projeto arquitetônico, como posição de cortes, separação de cômodos, esquadrias, parte hidráulica, mobílias além da parte gráfica e textual. Cabe ao projetista adicionar à planta baixa aquilo que considera importante.

Planta de cobertura

Agora a planta de cobertura, que é basicamente uma representação áerea do projeto. Ou seja, temos uma outra perspectiva da edificação, onde serão abordados tipos de telhas, tubos, calhas, chaminés, bem como outros elementos.

Maquete

Você já visualizou uma maquete projetada para um imóvel? É possível analisar em detalhes o que é esperado após a obra.

Esse elemento é muito opcional, podendo ser feito ou não pelo arquiteto. Aqui a maior jogada é o marketing para vendas, logo, é muito utilizada em divulgações ou em construtoras.

Corte

Para falarmos sobre o corte, é importante que você tenha em mente o mesmo princípio de uma planta baixa, visto que são similares. 

O diferente aqui é que o projeto arquitetônico é dividido em duas partes, podendo mostrar em detalhes algumas partes que não ficam visíveis em uma planta convencional.

Fachada

Já imaginou como será a representação externa da sua casa? É aqui que entra a fachada em um projeto arquitetônico, sendo exigida até mesmo pela prefeitura na hora de conceder o alvará de construção. 

Esta precisa estar de acordo com todo o conjunto da vizinhança.

Qual o valor médio de um projeto arquitetônico?

projeto arquitetonico projeto arquitetonico pronto

Você sabe quanto custa um projeto arquitetônico? Para falarmos sobre um preço médio, é necessário considerar localização, metros quadrados, porte do projeto e área construída.

Tudo depende do Custo Unitário Básico da Construção (CUB).

Então podemos aproximar em média cerca de R$1.000 por metro quadrado em projetos simples que vai aumentando conforme o porte. 

O valor real também dependerá do arquiteto que escolheu para projetar sua moradia.

Como entregar um projeto arquitetônico?

Por fim, como entregar o projeto arquitetônico ao cliente?

Nos dias de hoje contamos com diversas ferramentas digitais, que podem nos auxiliar. Com elas é possível ver em mínimos detalhes tudo que foi pensado pelo projetista, o que facilita ainda mais para o cliente.

Contudo, também é possível entregar um bom projeto de forma física. Para isso pode ser necessária a impressão dos manuais e plantas que foram criados para o projeto e assim entregar ao cliente. 

A forma com que será entregue dependerá do gosto do cliente e como ficou acordado.

Conclusão

projeto arquitetonico projeto arquitetonico gratis

Dar início em uma obra para trazer a sua casa dos sonhos pode ser uma tarefa demorada e qualquer erro pode custar caro. 

É aí que entra o papel de um arquiteto, trazendo à tona todas as suas necessidades e reduzindo gastos a partir de um bom projeto arquitetônico.

Portanto, podemos considerá-lo como um investimento e trará um grande custo benefício. Esperamos que este post tenha sanado suas dúvidas, caro leitor!

Leia também: O quê é BIM: Qual a importância dele para sua obra?

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.