Equiloc

Como tirar ferrugem de ferramentas usando método rápido e fácil

como tirar ferrugem ferramentas cortantes

É normal que certas peças dos kits de ferramentas comecem a apresentar alguns danos com o tempo, como a oxidação, e saber como tirar ferrugem de ferramentas é essencial. O fenômeno consiste na reação química do metal em contato com a água do ar.

Ao utilizar ferramentas nessas condições, diversos prejuízos financeiros, à qualidade do que está sendo feito e até à saúde do profissional podem ocorrer. Sendo assim, configura-se mais uma vez como essencial tirar a ferrugem dos equipamentos.

Portanto, caso você tenha identificado o problema recentemente em suas peças, confira nosso artigo para saber como limpar suas ferramentas. Citamos formas práticas de tirar ferrugem, evitar que ela apareça e fazer simples limpezas de rotina, vamos lá!

Por que se deve tirar ferrugem de ferramentas?

como tirar ferrugem ferramentas oficina

Antes de entender porque devemos sempre tirar ferrugem das ferramentas, devemos entender melhor o que é exatamente ferrugem. Assim, é possível ter uma primeira ideia sobre cuidados que são necessários para evitar o fenômeno.

Ela consiste numa reação química de oxidação do ferro, e ocorre quando o mesmo entra em contato com a água do ar. O encontra penetra o metal e devido à composição química dos 2 itens, a ferramenta se deteriora pouco a pouco de seu estado original.

Por conta disso, é quase impossível impedir que as peças enferrujem com o tempo, mas é possível tomar cuidados para que durem por mais tempo em bom estado. A degradação do material reduz e muito a vida útil do equipamento.

Além disso, a qualidade do serviço executado pela ferramenta fica abaixo do padrão, e pode até mesmo prejudicar a saúde das pessoas. Com tudo isso, já é possível entender quão importante é tirar a ferrugem de suas peças.

Como tirar ferrugem de ferramentas?

Agora que você sabe quais são os perigos e as diversas desvantagens em manter ferramentas oxidadas em sua maleta, é preciso saber como tirar ferrugem de ferramentas. Existem diversas maneiras de fazer isso de forma caseira, prática e barata.

Devido ao processo de oxidação sempre ter existido, novas ideias foram surgindo e, conforme a humanidade foi avançando, mais fácil ficou de ter ferramentas limpas. Nós reunimos 5 sugestões para deixar as ferramentas brilhando e em pleno funcionamento.

O primeiro consiste na aplicação de uma mistura de sal e limão, enquanto outros 2 estão relacionados ao vinagre e bicarbonato de sódio, respectivamente. Existe ainda o método popular da Coca-Cola e o mais profissional de todos, com lubrificantes.

Perceba que todos os modos descritos envolvem misturas e soluções químicas, geralmente com produtos alcalinos e ácidos. Isso mostra que dominar a química básica serve para o cotidiano, e todos deveriam ter conhecimento sobre.

Aplicar uma solução de sal e limão

Substâncias ácidas são ótimas opções para remover pontos de ferrugem. Assim, a primeira dica é utilizar limão puro. Corte a fruta ao meio e esfregue uma das partes sobre a área afetada. Aguarde alguns minutos, lave em água corrente e seque a ferramenta.

Para processos de oxidação mais intensos, coloque a peça danificada dentro de uma vasilha e cubra com sal. Em seguida, despeje o suco de limão até cobrir por completo. Deixe repousar por um dia e finalize com lavagem e secagem.

Mergulhar as ferramentas no vinagre

Está aí mais um tipo de ácido que reage com a ferrugem, ajudando a eliminá-la de diversas ferramentas. Para aproveitar o potencial deste produto, você só precisa mergulhar as peças oxidadas dentro de um recipiente cheio de vinagre branco.

Caso tenha pouco líquido em casa, vale embeber uma toalha na solução e enrolá-la sobre a área enferrujada. Espere algumas horas para remover a mistura e lave a peça normalmente.

Se necessário, faça pressão com os dedos enquanto enxágua a ferramenta. Depois, é só secar bem para ter um item renovado.

Usar pasta de bicarbonato de sódio

Esse produto é tão comum nas residências brasileiras que vale a pena aprender como tirar ferrugem de ferramentas com ele. Para começar, misture o bicarbonato de sódio com uma pequena quantidade de água e vá mexendo até obter uma pasta consistente.

Com um pincel, aplique uma camada da pasta sobre as regiões que apresentam ferrugem e aguarde. Quando essa massa estiver quase seca, passe uma escova de dentes velha sobre a peça, fazendo movimentos suaves.

Para terminar, lave todas as partes e tenha o cuidado de secá-las por completo.

Passar produtos lubrificantes

Óleos e lubrificantes são empregados na manutenção de equipamentos para atender a diversas finalidades. Felizmente, por criarem uma película protetora, também podem ser úteis para evitar o contato do ferro com o oxigênio.

Essa opção é mais indicada para ferramentas com pouca ferrugem. Para colocá-la em prática, pulverize um lubrificante penetrante sobre as partes oxidadas e, com o auxílio de uma lixa d’água 300, remova as camadas danificadas.

Termine limpando a peça inteira com um papel-toalha.

Deixar de molho no refrigerante (Coca-Cola)

Essa solução curiosa funciona se você optar pelo refrigerante de limão ou de cola, afinal, suas fórmulas contêm ácidos. Assim como a dica com vinagre, basta mergulhar as ferramentas em um balde preenchido com a bebida e deixar de molho por algumas horas.

A finalização é a mesma dos outros processos: lavar e secar. Além dessas misturas, é possível adquirir ácidos específicos, como o clorídrico ou fosfórico.

Nesses casos, por se tratar de substâncias fortes, é fundamental ler as instruções do fabricante e seguir os passos do rótulo para garantir o uso seguro.

Qual o modo mais rápido e fácil de se tirar ferrugem de ferramentas?

como tirar ferrugem ferramentas serrote

Essa não é uma pergunta fácil de ser respondida, até porque além dos 5 métodos descritos anteriormente, existem ainda uma infinidade de outros. Além disso, fatores como o grau de deterioração da ferramenta e o material dela importam para a rapidez do processo.

Contudo, um sexto método não falado pode se encaixar perfeitamente quando falamos sobre velocidade, praticidade e eficácia na hora de desoxidar ferramentas. A opção consiste numa espécie de cama de batatas, a que usamos em pratos quase diariamente.

Para começar, corte a batata em diversas rodelas e passe um pouco de detergente, posicionando-as em um recipiente de forma que cubram todas as partes dele. Após colocar a ferramenta que deseja desenferrujar, coloque mais batatas por cima.

Em questão de minutos a ferramenta estará livre de ferrugem, exigindo apenas uma boa limpeza e lavagem para poder ser utilizada novamente. Por mais estranho que possa parecer, a batata contém ácido ascórbico, que age diretamente na ferrugem.

Qual lixa usar para tirar ferrugem de ferramentas?

É interessante apresentar os tipos de lixas disponíveis para materiais ferrosos antes de responder à pergunta. Esse conhecimento concebe a possibilidade de os profissionais sempre utilizarem o modelo correto, aumentando a eficácia e diminuindo possíveis danos.

  • 150/220 – Utilizada em pinturas e na preparação de metais. Remove ferrugem e melhora a aderência dos materiais;
  • 320/360 – Utilizada em pinturas e na preparação de metais. Sua função é de nivelar e uniformizar superfícies;
  • 360/400 – Utilizada em pinturas e na preparação de diversos materiais como chapas de zinco, aço galvanizado e alumínio.

Também existe a lixa de metal, indicada para trabalhos manuais mais pesados, portanto, é indicado que se trabalhe devagar com ela. Sendo assim, passar a lixa de metal para retirar o grosso da ferrugem é uma boa solução antes da utilização da lixa 150.

Ela vai remover os resquícios da ferrugem que sobraram na utilização da lixa de metal, aperfeiçoando o trabalho e reforçando a aparência de nova.

Como pintar material metálico com ferrugem?

como tirar ferrugem ferramentas correntes

A ferrugem torna o material metálico diferente em relação às suas reações com produtos como tintas e variantes. Portanto, é necessário utilizar produtos específicos para lidar com a ferrugem, tornando a aplicação mais fácil e resistente.

Ao procurar por tintas resistentes à ferrugem no mercado, você encontrará diversos modelos, cores e preços diferentes. Com isso em mente, o primeiro passo é escovar a superfície do metal para retirar a parte grossa da ferrugem no material.

Depois, é preciso lixá-lo com citamos no tópico anterior, garantindo a quebra de resistência do metal diante da tinta que será aplicada. Também é preciso diluir a tinta para executar o processo, e para isso cada fabricante tem suas próprias recomendações.

Por fim, basta utilizar um rolinho para grandes áreas e uma trincha para pequenas, e com cerca de duas demãos qualquer equipamento estará com aparência de novo.

Como evitar ferrugem de ferramentas?

como tirar ferrugem ferramentas pa

Agora você já sabe no que consiste a ferrugem, como ela se forma e as maneiras de a retirar de suas ferramentas. Contudo, seria excelente caso esse processo não precisasse ser feito ou levasse longos períodos, e isso felizmente é possível com cuidados.

Aplicar as dicas a seguir com certeza trará muitos benefícios, principalmente financeiros, devido a necessidade de comprar lubrificantes e tintas especiais. Também irá economizar tempo, visto que as ferramentas não precisarão ser tratadas.

Existem três truques principais para evitar a oxidação dos materiais, que são o armazenamento correto, uso de óleos especiais e outros cuidados. Um não anula o outro, o que significa que você pode utilizar todos juntos em busca de maior segurança.

Confira agora em detalhes como cuidar de suas ferramentas para que elas demorem mais tempo para enferrujam:

Armazenamento

Esse é o passo mais importante para preveni-lo de toda a dor de cabeça, pois não importa o quanto você trabalhe, os equipamentos passarão mais tempo guardados que em uso. Isso significa que a exposição à umidade no local de armazenamento vai inevitavelmente corroê-las.

A dica é evitar ambientes que contenham umidade em geral, como banheiros e áreas externas, pois estão mais expostos ao ar e suas consequências. Outra ideia é a de colocar objetos que fazem o papel de reter a umidade para si, protegendo os materiais metálicos.

O carvão e o giz são excelentes opções para evitar que a reação da oxidação aconteça e que você tenha que se preocupar. Por ser mais barato, fácil de achar e de se colocar dentro de uma caixa de ferramentas, o giz de cera é o objeto certo para essa função.

Óleo anticorrosivo

Quando se deseja obter uma proteção temporária, seja por causa do armazenamento ou transportes das ferramentas, um protetor anticorrosivo pode ser utilizado. Ele atua como um protetor, impedindo que o ar penetre no metal e cause a ferrugem.

Por ser um produto próprio para tal uso, ele é resistente a várias condições adversas, como a maresia e alterações climáticas. Como existem dezenas de marcas e graus de intensidade diferentes, é preciso pensar em que condições as peças serão submetidas.

Ao guardá-las com cuidado e as usando apenas em dias ensolarados, um óleo de menor intensidade pode ser aplicado, apenas para certificar. Enquanto isso, se o equipamento tiver a tendência de ser submetido a chuvas, a resistência contra oxidação deve ser maior.

Porém, para parafusos e outros itens pequenos demais para serem pincelados, recomenda-se que sejam inteiramente submersos no óleo anticorrosivo.

Outros cuidados

Existem ainda algumas outras precauções que todos podem tomar de forma simples, não custando dinheiro algum e ajudando na prevenção. O simples ato de guardar as ferramentas ao invés de deixá-las soltas já ajuda nesse cuidado que estamos falando.

Certamente que um dia não fará a diferença entre uma ferramenta em perfeito estado e oxidada, mas o ato de mantê-las na posição em que parou o trabalho consecutivas vezes influencia. Checar com regularidade o surgimento de manchas também ajuda.

Quando se percebe que o equipamento metálico está começando a se transformar, é possível adequar as condições de armazenamento sem grandes prejuízos. Em geral, atitudes simples fazem toda a diferença a longo prazo, e cuidado nunca é demais.

Como fazer a limpeza das suas ferramentas?

como tirar ferrugem ferramentas diversos

Muitas vezes as peças não sofrem com problemas de oxidação, mas sim de sujeiras que podem ser ocasionadas por diversos fatores. Uso em excesso ou falta de uso, passando muito tempo guardadas em lugares com grande acúmulo de poeira e sujeira.

Para alcançar o desempenho máximo de um equipamento, ele precisa estar em perfeitas condições, o que inclui sua limpeza em dia. Portanto, confira algumas dicas a seguir de como limpar ferramentas elétricas e manuais:

Ferramentas elétricas

A limpeza delas são ainda mais essenciais que os modelos manuais, já que existe a possibilidade de pararem de funcionar devido ao acúmulo de sujeira. Itens utilizados no cotidiano, como parafusadeiras e esmerilhadeiras são ainda mais propensos.

Para retirar a parte grossa da sujeira, é recomendada a utilização de uma escova de cerdas macias ou uma pistola de ar comprimido. Elas serão as responsáveis por eliminar areia, terra e qualquer outro desejo sólido de dentro dos equipamentos.

Para retirar a sujeira mais resistente, uma mistura entre detergentes e sabão neutro ou a utilização de desengraxantes pode facilitar as coisas. Os desinfetantes são adequados para a limpeza superficial e cotidiana, podendo aplicar álcool 70% uma vez por dia nas ferramentas.

A frequência para o uso dos desengraxantes não precisa ser alta, mas a utilização da pistola de ar comprimido e de um pano deve ocorrer rapidamente.

Ferramentas manuais

Já as ferramentas manuais, como alicates, marteletes, chaves de fenda e outras possuem instruções um pouco mais simples. O fato de os produtos estragarem lentamente faz com que muitos desprezam a etapa da limpeza para eles.

Contudo, como você já observou, o processo deve ser feito em todos os equipamentos, aumentando a vida útil e eficiência deles. Para isso, o profissional deve checar as instruções de limpeza com o fabricante do produto, pois eles podem ser feitos de diferentes materiais.

O uso de detergentes ou sabão neutro é indicado para a maioria das peças, e um pano seco deve ser utilizado para retirar quaisquer resquícios restantes. Após estas simples etapas, a vida útil da ferramenta é estendida e sua eficácia é aumentada.

Conclusão

como tirar ferrugem ferramentas alicate

A manutenção dos equipamentos para construção civil é essencial, aumentando sua vida útil e qualidade do serviço executado. Por isso, é de suma importância que todos os profissionais da área saibam como cuidar deles em período integral.

A oxidação é figura presente em praticamente todas as ferramentas, visto que o contato da água presente no ar com o metal causa essa reação. Porém, existem diversas maneiras de retirar a ferrugem existente e evitar que ela volte a aparecer.

Ao saber manusear as ferramentas com perfeição, armazená-las e as limpar corretamente e aplicar as técnicas para remoção da ferrugem, o profissional evita a dor de cabeça de gastar dinheiro e tempo com algo que atrase sua obra.

Agora que você já sabe como tirar ferrugem de ferramentas, confira nosso artigo sobre limpeza pós-obra para manter todo o ambiente organizado!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.