Equiloc

Equipe de obra: quais profissionais não podem ficar de fora?

equipe de obra

É possível construir ou reformar um imóvel aliando qualidade, economia e ainda se mantendo dentro do cronograma. Para isso, além de fazer um bom planejamento e adotar um modelo eficiente de gerenciamento dos custos, é preciso montar uma boa equipe de obra.

Poder contar com uma equipe composta por profissionais bem qualificados e motivados pode significar o cumprimento de prazos e metas. Assim fica mais fácil alcançar os resultados esperados na gestão da obra, gerando tranquilidade e economia — de tempo e de dinheiro.

Você vai reformar ou construir sua casa e quer saber quais profissionais não podem faltar à uma boa equipe de obra? Então, confira as nossas informações que separamos para você!

A importância de uma equipe de obra qualificada

A conclusão de uma obra dentro do prazo estabelecido no cronograma é de vital importância. Afinal, atrasos podem gerar prejuízos, uma vez que a manutenção da equipe por mais tempo aumenta os gastos.

Sendo assim, é muito importante contar com profissionais especializados para cada tipo de serviço necessário para a construção ou a reforma de edificações, sejam elas de grande, médio ou de pequeno porte.

Veja agora quais profissionais não podem faltar em uma boa equipe de obra!

Arquiteto

O arquiteto pode ser de grande ajuda em todas as etapas da obra. Além de elaborar um projeto criativo, detalhado e eficiente, esse profissional pode acompanhar o desenvolvimento dos serviços desde o início das obras até a decoração do imóvel.

O gerenciamento da obra, a escolha e o uso adequado dos insumos observando a qualidade e a funcionalidade dos produtos também podem ser feitos pelo arquiteto. Isso acontece porque ele cuida do layout e do design do imóvel.

O arquiteto também pode se responsabilizar por adequar o projeto ao ambiente para que ele seja aprovado pela prefeitura e por outros órgãos de regulamentação de obras.

Para contratar um bom arquiteto, é aconselhável fazer uma boa pesquisa para conhecer os trabalhos realizados por ele. Com isso é possível conferir a avaliação de antigos clientes sobre os serviços prestados pelo profissional. É preciso ainda verificar se o arquiteto é filiado ao CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

Engenheiro civil

Os cálculos técnicos estruturais e os projetos específicos, como o hidráulico e o elétrico, devem ficar a cargo de um bom engenheiro. Esse profissional também está apto a orientar e fiscalizar a segurança e a execução de todos os ofícios da obra.

Além disso, o engenheiro pode indicar o uso de equipamentos e ferramentas específicos, com a finalidade de agilizar os trabalhos e otimizar a segurança no canteiro de obras. É aconselhável considerar o currículo e o conceito do profissional no mercado para eleger um bom engenheiro. Além disso, é preciso conferir o seu registro junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Mestre de obras

A função desse profissional é muito importante, pois ele acompanha de perto a rotina dos trabalhos na obra. Ele tem a tarefa de lidar diretamente com os colaboradores, fiscalizando o uso de equipamentos de segurança e incentivando o cumprimento de metas.

Um bom mestre de obras deve estar apto a interpretar a planta baixa do projeto e ter conhecimentos sobre todos os serviços da obra. Além disso, ele deve ser capaz de liderar e orientar os demais trabalhadores na execução correta de seus ofícios.

Pedreiro

O pedreiro participa de quase todas as etapas da construção. A presença desse profissional é imprescindível para a concretização da obra, já que é ele quem levanta paredes, instala pisos, janelas, portas e outras estruturas.

Uma boa dica para a contratação de um bom pedreiro é a indicação de pessoas conhecidas para quem ele já trabalhou. Além disso, é sempre bom eleger um profissional que procura se especializar, frequentando cursos de atualização e de aprimoramento na profissão.

Vale ressaltar que é possível eleger pedreiros especializados em cada tipo de serviço, como acabamento, concretagem e alvenaria.

Servente de pedreiro

O auxiliar do pedreiro é de grande importância na agilização dos serviços. Esses profissionais cuidam da parte mais pesada da obra. Eles executam tarefas como a confecção de argamassa, o transporte e o acondicionamento de materiais, bem como a remoção de entulhos.

A responsabilidade e a pontualidade são qualidades que devem ser levadas em conta para a contratação de um bom servente de pedreiro.

Encanador

Também conhecido como bombeiro hidráulico, esse profissional deve ser especializado na execução do projeto hidráulico. Dessa forma, a instalação dos registros e dos canos de água e esgoto do imóvel contará com mais qualidade e segurança.

Eletricista

A contratação de um eletricista capacitado pode significar a execução correta e segura do projeto elétrico. Para isso, esse profissional deve participar de três etapas da obra:

  1. verificação e orientação sobre os pontos de luz do projeto no início da obra;

  2. colocação das tubulações para passagem de fios por ocasião da construção da laje;

  3. instalação de conduítes, interruptores e tomadas na finalização da construção ou reforma.

Pintor

Um bom acabamento faz toda a diferença no visual do imóvel. Sendo assim, na hora de pintar as paredes e demais estruturas internas e externas da construção, é aconselhável a contratação de um pintor especializado, experiente e caprichoso na execução de seu serviço.

A importância do uso adequado de ferramentas e equipamentos

Conforme já foi dito, é possível agregar segurança e agilidade aos trabalhos realizados na reforma ou na construção de imóveis. O uso de equipamentos como andaimes, compressores, escoras e betoneiras, além de ferramentas como serras e furadeiras elétricas pode facilitar muito essa jornada.

Uma boa opção é a locação de equipamentos para construção civil. O custo-benefício desse investimento é compensador, já que a locação de tais itens pode gerar economia de tempo e de dinheiro — pois o uso de ferramentas adequadas pode evitar desperdícios de insumos e agregar mais qualidade aos serviços executados.

Vale a pena contratar uma equipe de obra com profissionais especializados em cada tipo de serviço da construção civil. Dessa maneira, será possível deixar o seu imóvel como você sempre sonhou, garantindo a sua satisfação total.

Se você gostou de aprender como montar uma boa equipe de obra, compartilhe este post nas redes sociais para que os seus amigos também possam agregar tranquilidade e economia quando precisarem reformar ou construir a casa dos sonhos.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.