Equiloc

Plaina elétrica: para que serve e como trabalhar com o equipamento

plaina eletrica operario

A madeira precisa ser muito bem trabalhada em diversos casos, e para marceneiros não existe ferramenta de trabalho melhor que a plaina elétrica. É fato que todo serviço doméstico ou profissional conta com ferramentas essenciais, incluindo ela como uma.

Se seu foco é a marcenaria e carpintaria, provavelmente já ouviu e muito possivelmente já até utilizou esse instrumento, mas em seu formato padrão. Porém, com o avanço da modernidade, os modelos elétricos chegaram, fornecendo mais desempenho com menos força.

Com a necessidade de evoluirmos juntos como mundo, entender tudo sobre esse aparelho para começar a manuseá-lo o quanto antes é essencial. Por conta disso, a leitura a seguir é de grande valia, apresentando o equipamento em versão melhorada.

Portanto, agora você verá o que é uma plaina elétrica, qual é sua função e como funciona em detalhes, contando ainda com os cuidados para usá-la. Também haverá dicas de equipamentos bons e com ótimo custo-benefício!

O que é a plaina elétrica?

plaina eletrica uso

O instrumento em sua versão rudimentar foi criado há milhares de anos atrás, ganhando versões sofisticadas com o passar dos anos. Os modelos convencionais eram feitos de madeira, e sua estrutura era bem simples em comparação às elétricas.

Essas são constituídas de uma carcaça de ferro, além de plástico e borracha, formando a composição atual do equipamento. Além disso, a plaina elétrica pode conter também duas lâminas rotativas em sua parte de baixo.

Ela é, sem dúvidas, uma ferramenta obrigatória para todo carpinteiro e marceneiro, visto a enorme praticidade e imensa quantidade de funções. Lembrando que o aparelho em si é simples, mas as diversas utilidades são aplicadas por quem o está usando.

Sendo assim, vamos ver agora para que ele serve e todas as suas aplicações.

Para que serve a plaina elétrica?

Se tentássemos definir em apenas duas palavras qual é sua função, as que melhor se encaixam seriam: consertar imperfeições. Isso porque ela faz de tudo na parte de acabamento da madeira, como desbastar, aplainar e consertar imperfeições.

Em maiores detalhes, as duas serras anteriormente citadas têm o poder de fazer diversas coisas, como rebaixos e chanfros. Ela é tão útil e poderosa que pode até mesmo criar superfícies planas em vários sentidos diferentes.

Isso é apenas sua escala macro, já que os acabamentos podem se estender até os mínimos detalhes, desde que seu equipamento seja bom e você tenha habilidade. Por isso é uma das ferramentas mais utilizadas porque trabalha com madeira.

Porém, antes de entendermos na prática como ela funciona, precisamos saber sobre a função de cada um dos componentes que a formam.

Como funciona a plaina elétrica?

plaina eletrica servico

Assim como as lixadeiras, as plainas elétricas tratam partes superficiais de componentes de madeira. Esse trabalho é feito pelas lâminas rotativas presentes na base da ferramenta, que levantam as aparas e removem as lascas do material para corrigir resíduos.

Os modelos elétricos são os mais modernos e oferecem maior agilidade, precisão e nitidez no corte. Assim, são indicados tanto para uso industrial ou profissional quanto para pequenos reparos caseiros.

Cabe destacar que algumas versões contam com adaptadores de aspiração para coletar a serragem que cai durante a movimentação do equipamento. Dessa forma, a presença de poeira e de outras partículas na área de trabalho diminui consideravelmente.

Quais são as características técnicas da plaina elétrica?

plaina eletrica equipamento

Mesmo tendo noções sobre as peças que a formam e como funcionam, existem ainda alguns conceitos a serem entendidos antes de começar a usá-la. Sem esse entendimento, até a compra da ferramenta pode ser afetada e seus resultados serão frustrantes.

Não se preocupe, já que a maioria das características desse equipamento também são vistas em qualquer ferramenta elétrica. As únicas exceções são a quantidade de lâminas e a profundidade do aplainamento, que acabam por se fazerem presentes em diversos instrumentos do tipo.

Além dos 2 conceitos, também serão exploradas a potência do aparelho, sua velocidade de rotação, conhecida como RPM, e a voltagem necessária para funcionar. Confira a seguir o que é cada uma dessas características e como você deve se preocupar com cada uma.

Potência

Determina a resistência do equipamento e a qualidade do aplainamento. Ou seja, quanto maior a potência, mais eficaz será o processo de remoção de irregularidades.

Velocidade de rotação (RPM)

Algumas ferramentas permitem o ajuste da velocidade das lâminas, o que aumenta a precisão da plaina. Vale lembrar que quanto maior for a rotação por minuto, mais limpo será o corte.

Profundidade de aplainamento

Essa característica pode ser regulada graças ao calço dianteiro da plaina elétrica. A regulagem da profundidade geralmente varia entre 1 e 4mm.

Voltagem do equipamento

No Brasil os padrões de tensão mais comuns são 110V e 220V. Ainda que boa parte do país utilize a tensão menor, diversas regiões empregam apenas a versão de 220V. Logo, é crucial observar a voltagem do equipamento antes de escolher o modelo.

Número de lâminas

Quanto maior for a quantidade de lâminas e mais rápida a velocidade de giro, mais golpes serão realizados na superfície amadeirada. Isso resulta em um corte suave e preciso.

A plaina elétrica exige acessórios?

plaina eletrica homem

Tecnicamente, é possível operar ela sem nenhum acessório, mas isso acaba limitando-a a poucas funções, sendo quase que obrigatórios a utilização deles. Levando isso em consideração, elaboramos uma lista com os principais acessórios:

  • esquadro: instrumento em forma de triângulo que tem como objetivo auxiliar o usuário a traçar cortes a serem feitos na madeira;
  • guia: peça achatada de metal muito utilizada para deixar superfícies mais planas;
  • torno/morso: instrumento pesado de metal feito para fixar partes da madeira;
  • grampos: além de ajudarem na montagem, prendem a madeira na bancada facilitando sua confecção;
  • macete de madeira: espécie de martelo que é utilizada em casos que bastante força deve ser aplicada.

Caso esses equipamentos sejam utilizados em conjunto com ferramentas tradicionais, como esmerilhadeiras e furadeiras, todo o potencial da plaina elétrica será explorado.

Como trabalhar com uma plaina elétrica?

plaina eletrica aparelho

Muito bem, agora que você já tem o conhecimento sobre as partes da ferramenta, além de suas características e acessórios necessários, podemos partir para seu uso. Independentemente do seu modelo ser manual ou elétrico, seu sistema é bem similar.

Suas duas mãos serão necessárias, já que enquanto uma faz o movimento de empurrar o instrumento, a segunda mão irá direcioná-lo e pressionar ele contra a madeira. Lembrando que não é recomendado passar e voltar sem retirar o equipamento.

Isso quer dizer que, ao final de cada movimento de desbaste, você retira a ferramenta da madeira e retorna à posição inicial, para só assim puxar novamente. Tome cuidado para que você não empurre a plaina em excesso até passar do ponto da madeira.

Por isso, caso você não tenha grande experiência, recomenda-se que você faça tudo com a mínima regulagem, pois não correrá riscos de passar do ponto.

Quais os cuidados necessários para o trabalho com a plaina elétrica?

Saber usar a ferramenta não é o suficiente, já que existem diversos cuidados que devem ser seguidos. Os motivos variam entre a sua segurança, com os equipamentos de EPIs, além da qualidade do serviço, em que preparar o local de trabalho é essencial.

Manusear o equipamento com atenção se encaixa na categoria saúde e qualidade do serviço, e você verá o porquê. Todos esses três cuidados principais que se deve tomar antes e ao manusear a plaina elétrica serão mostrados agora.

Vale comentar, antes de começarmos, que caso não haja confiança suficiente para operar a máquina em trabalhos reais, deve-se começar aos poucos. Firmeza é muito importante no uso, pois o equipamento possui lâminas afiadas que podem machucar.

Preparar o local e a superfície

A área de trabalho precisa estar organizada e bem iluminada para que você se mova com conforto e visualize todos os processos. Após adequar o ambiente, observe a superfície de madeira e certifique-se de que está livre de resíduos.

Pregos, grampos e manchas de cola ou resina devem ser eliminados antes de qualquer tarefa. Também procure remover os nós da madeira, já que podem se soltar e atingir alguém quando tiverem contato com as lâminas.

Providenciar os EPIs adequados

Todo cuidado é pouco quando utilizamos máquinas e ferramentas. Como os serviços com plaina elétrica geram resíduos em forma de pó ou lascas de madeira, você precisará providenciar avental, luvas, óculos de proteção e máscara respiratória.

Só comece o trabalho quando estiver usando os devidos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) recomendados pela Comissão de prevenção interna de Acidentes (CIPA) se houver. Além disso, mantenha o fio que conecta o instrumento à rede elétrica sempre longe das lâminas.

Manusear a ferramenta com atenção

Para finalizar os cuidados, é importantíssimo que você esteja atento no momento de usar ela, caso contrário problemas para sua saúde e trabalho podem acontecer.

Imagine que Lucas foi contratado numa empresa de carpintaria e está no primeiro dia de trabalho. A desatenção com o uso do produto ao conversar e a má regulagem fez com que o desbaste fosse muito maior que o pedido naquele pedaço de madeira.

Não custará o cargo dele, mas escutar uma bronca do chefe no primeiro dia nunca é agradável. As consequências poderiam ter sido ainda mais graves, podendo ferir ele gravemente caso não estivesse usando os aparelhos de proteção recomendados.

Onde encontrar uma plaina elétrica boa e barata?

plaina eletrica trabalhando

Existem centenas de lojas virtuais e milhares de lojas físicas espalhadas por todo o Brasil que vendem equipamentos e ferramentas. Porém, sempre é recomendado que se busque por lojas especializadas unicamente no assunto.

Portanto, a partir do momento em que você identificar quais são as lojas especializadas, será possível procurar por várias categorias de ferramentas, como:

  • Ferramentas baratas
  • Ferramentas com bom custo-benefício
  • Ferramentas profissionais

Sempre é aconselhado que se busque por análises do produto antes de comprá-lo, isso vai te ajudar a não ser enganado.

Conheça a Locadora Equiloc

Se você tem uma obra planejada, mas não deseja gastar caro com produtos como plainas elétricas, a Locadora Equiloc pode ser uma ótima saída. A Equiloc vem investindo num sistema crescente na construção civil: a locação de equipamentos.

Dessa forma, por um custo bem reduzido você tem a capacidade de possuir todos os itens que deseja pelo tempo que quiser para realizar suas construções. Com a Equiloc, a burocracia e os preços são baixos, dando conforto às escolhas do cliente.

O atendimento é personalizado para cada usuário, buscando sempre atender as necessidades de maneira mais rápida e efetiva possível. Portanto, ao necessitar de equipamentos de construção civil, confia na Locadora Equiloc que é negócio certo!

Como alugar equipamentos para construção civil na Locadora Equiloc?

Como uma empresa que vem se renovando a cada dia, todo o atendimento pode ser realizado de maneira online, através do nosso site. Para conferir os equipamentos, acesse nosso site e clique no botão “Fazer Orçamento”.

Você será redirecionado para uma página que contém todas as categorias de equipamentos à sua disposição. Clique no que você deseja e depois selecione o produto específico que mais se adequa às suas necessidades.

Selecione os detalhes específicos do produto e informe todos os dados pedidos para que possamos entrar em contato e saber se a região é compatível. Depois disso, é só esperar que em um prazo curto entraremos em contato para acertar todos os detalhes.

Conclusão

 

plaina eletrica peca de madeira
Image Credit: https://www.woodenearth.com/

Image Credit: https://www.woodenearth.com/ 

Plainas elétricas são essenciais para qualquer trabalho que envolva madeiras, pois elas se tratam de aparelhos de metal com lâminas responsáveis por diversas funções. Com elas, é possível realizar trabalhos de desbaste, planagem e conserto de imperfeições.

Ela possui características parecidas com as de outras ferramentas de desbaste e furos, como sua velocidade de rotação, voltagem, potência e regulagem do nível do desbaste. Tudo isso funciona ainda melhor com o auxílio de acessórios para atividades específicas.

Para usá-la, é preciso usar as duas mãos, regulando a direção e pressão com uma, além do movimento de trás para frente. É importante tirar ela logo após cada passada, retornando para a posição inicial.

Existem alguns cuidados que você precisa tomar para preservar a qualidade do produto e sua saúde, como o uso de equipamentos de proteção para o último caso. Já para o primeiro, é recomendável que você ajuste e limpe a bancada, além de manusear o aparelho com atenção.

Agora que você já sabe o que são plainas elétricas, leia nosso artigo sobre a serra mármore, você não irá se arrepender!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.