Equiloc

Tijolo ecológico: Vale a pena construir com esse material?

tijolo ecologico leroy merlin

O que você sabe sobre o tijolo ecológico? Conhece as suas vantagens, desvantagens e quais materiais estão presentes em sua composição?

Dia após dia, cresce o número de pessoas que optam pelo tijolo ecológico em suas construções. Afinal, trata-se de um material sustentável, aspecto que, nos dias atuais, tem se mostrado muito importante.

No entanto, o tijolo ecológico vai muito além dessa questão ambiental. Ele é capaz de unir outros atributos muito importantes para um canteiro de obras.

Quer saber tudo sobre ele? Então, continue esta leitura!

O que é um tijolo ecológico?

tijolo ecologico como trabalhar

O tijolo ecológico nada mais é do que um modelo de tijolo que oferece um impacto positivo no meio ambiente. Trata-se de um material muito útil quando o assunto é arquitetura sustentável.

Ele possui esse nome, aliás, porque sua produção se dá a partir de resíduos gerados nas construções. Isto é, por meio dele, reaproveita-se boa parte dos materiais usados. Ou seja, há uma redução na emissão de gases poluentes em nossa atmosfera.

Quais materiais compoẽm um tijolo ecológico?

A produção do tijolo ecológico pode contar com uma série de materiais. Isto porque não há apenas um modelo que pode ser considerado ecológico.

No entanto, em geral, o tijolo ecológico é feito a partir de mistura de água com solo. Em muitos casos, a mistura de água ocorre com outros resíduos, desde que sejam naturais e recicláveis. Ou seja, resíduos que não passaram por processos de queima.

Aos profissionais da construção civil, inclusive, é muito importante saber qual a composição dos materiais usados nos tijolos ecológicos escolhidos. Desse modo, é possível saber quando e onde eles podem ser aplicados.

Leia também: Veja quais são os tipos de tijolos que podem ser usados na construção!

Qual a vantagem de construir com tijolo ecológico?

Você já pode imaginar que um canteiro de obras que conta com tijolos ecológicos acaba encontrando uma série de vantagens, certo? Pois caso, caso estejamos corretos, saiba que é isso mesmo!

Não são poucas as vantagens que esse material pode oferecer a uma construção. Elas dizem respeito, aliás, tanto a uma economia nas finanças quanto a uma melhora na produtividade, além do impacto positivo no meio ambiente, que você já conhece.

De todo modo, descubra abaixo cinco das principais vantagens que o uso do tijolo ecológico oferece às construções!

Aproveitamento de resíduos

Sem dúvida alguma, uma das principais vantagens que a construção com tijolos ecológico oferece é o aproveitamento de uma série de resíduos. Isto é, ao invés de jogar fora o que seria lixo ou sobras, há a opção de reciclar para economizar.

Quando se reaproveitam resíduos diversos, há uma redução de problemas ambientais. Afinal, o descarte de grandes volumes de materiais não é nada positivo para o meio ambiente.

Pense, por exemplo, que muitos deles podem acabar contaminando a água ou o solo. Sem falar que muitos materiais podem demorar anos e anos para se decompor na natureza.

O melhor caminho, então, é colocar, mais uma vez, esses resíduos na cadeia produtiva, o que ao mesmo tempo gera valor a eles. Assim, além da questão ambiental, há um alívio nas finanças!

Redução da demanda energética

Como já dissemos, a produção de um tijolo ecológico não conta com resíduos que passaram por processos de queima. Dessa forma, então, há uma redução na produção de gases poluentes.

Saiba que há uma série de gases envolvidos na queima de cerâmicas argilosas. Entre elas, podemos citar o monóxido de carbono e dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, amônia, além do metano.

Todos eles, quando em grandes concentrações, é claro, podem prejudicar bastante o meio ambiente.

Melhoria da produtividade

Com toda certeza, outra grande vantagem que a construção com tijolos ecológicos oferece é a melhora na produtividade. Quem trabalha com construção civil sabe muito bem o quanto ela importa, não é mesmo?

Saiba que a presença do tijolo ecológico em uma construção garante a redução ou a eliminação de juntas de assentamento.

Desse modo, então, tem-se um ambiente mais limpo, principalmente no que diz respeito a paredes de alvenaria de vedação, que não contam com instalação elétrica e hidrossanitária.

Facilidade de execução

tijolo ecologico vantagens e desvantagens

Se já não bastassem as vantagens que citamos, a construção com tijolo ecológico ainda oferece um outro grande benefício. Trata-se da facilidade de execução.

Isso ocorre porque, em geral, o tijolo ecológico conta com formatos com furação vertical, o que os tornam bastante intuitivos. Dessa forma, portanto, torna-se muito simples encaixá-lo.

Com isso, o dia a dia em uma construção pode se tornar mais ágil. O que nos leva, mais uma vez, a uma das vantagens que já citamos: a melhora na produtividade, além da economia de tempo e de mão de obra.

Redução dos resíduos de construção

Por fim, chegamos à última das grandes vantagens que possui a construção com tijolos ecológicos. Desta vez, falamos da redução dos resíduos de construção, benefício que dialoga bastante com outros que já citamos há pouco.

Sabemos que um canteiro de obras costuma gerar muitos entulhos, não é mesmo? No entanto, os tijolos ecológicos exigem menos, bem menos argamassa para a execução da obra. Dessa forma, então, há uma geração de resíduos menor.

Qual a desvantagem do tijolo ecológico?

Pois bem, nem tudo são flores… Embora a construção com tijolo ecológico ofereça uma série de vantagens, por outro lado também há desvantagens em contar com esse material em um canteiro de obras.

A seguir, então, você vai conhecer um pouco sobre elas. E, então, vai poder botar tudo na balança e concluir se, de fato, vale ou não a pena contar com o tijolo ecológico em uma construção.

Custo

Se, por um lado, o uso do tijolo ecológico oferece a possibilidade de economia a uma construção, por outro há aspectos de custo que você deve considerar. Isso porque, em geral, o tijolo ecológico custa mais caro do que o bloco de concreto e o tijolo baiano tradicionais.

No entanto, é preciso destacar que uma análise de preços deve ser mais profunda. Afinal, embora seja mais caro, o tijolo ecológico permite a você uma economia com reboco, gesso e massa fina, por exemplo.

Não é recomendado o uso em paredes de contraventamento

Outra desvantagem que os tijolos ecológicos oferecem às construções é a não possibilidade de uso em paredes de contraventamento. Isso porque eles não são capazes de auxiliar a edificação de modo estrutural, apenas para vedação.

As paredes de contraventamento, aliás, estão nas estruturas dos prédios. Elas buscam reduzir ou mesmo impedir deslocamentos horizontais.

Dificuldade de compra

Embora se mostrem uma boa opção para as construções, os tijolos ecológicos ainda não estão em toda e qualquer loja. Esse processo de popularização, então, leva um tempo.

Muitas vezes, então, o comprador precisa desembolsar recursos para um frete, quando o tijolo está em uma outra cidade.

Mas fica um alerta, de todo modo: caso opte por usar tijolo ecológico e precise comprar um novo lote, compre na mesma empresa do lote anterior. Isso porque os tijolos de diferentes empresas podem ser bastante diferentes. Tanto no que diz respeito à cor, quanto também em relação ao tamanho e até mesmo à qualidade.

Quais são os tipos de tijolo ecológico?

tijolo ecologico problemas

Chegou o momento de você conhecer os três tipos de tijolos ecológicos que podemos encontrar no mercado. Eles possuem diferenças diversas, mas todos são uma boa opção para quem deseja contar com materiais que não agridem tanto o meio ambiente na hora da construção!

Reaproveitamento de resíduos

Pode-se dizer que o tipo mais comum de tijolo ecológico se dá a partir do reaproveitamento de resíduos. Ou seja, sua produção consiste na reciclagem de outros materiais usados em um canteiro de obras.

Esses resíduos, então, são diversos. É possível produzir tijolos ecológicos com cinzas do bagaço de cana de açúcar, por exemplo, assim por através de couro, borracha, fibra de coco do babaçu, materiais descartados da maricultura e, é claro, com o próprio solo.

Nos dias atuais, existe até mesmo tijolo ecológico produzido a partir de resíduos plásticos que foram encontrados no oceano, acredita? Como também a partir de garrafas pet, etc.

Encaixe a seco

Outro tipo muito comum de tijolo ecológico possui uma produção por encaixe a seco. Isto é, trata-se de um tijolo que permite um encaixe com pouca ou até mesmo nenhuma argamassa.

Vale lembrar, no entanto, que esse tipo de tijolo ecológico se volta, de modo exclusivo, à vedação de paredes. A sua aplicação sempre ocorre ao fim da construção, com o fim de oferecer um acabamento decorativo.

Além disso, ele permite um isolamento térmico e acústico, um ponto alto. Do mesmo modo, essa vedação tanto pode ocorrer na parte externa, ou seja, nas fachadas, quanto na parte interna, em paredes de fundo ou mesmo bancadas.

Solo-cimento

Outro tipo de tijolo ecológico é o solo-cimento. Provavelmente, trata-se do mais popular, já que é bastante acessível e se revela uma bela opção estética.

Como o próprio nome já diz, o tijolo ecológico do tipo solo-cimento possui, em sua matéria-prima, cimento, além de areia, argila e água.

Estamos falando que um tijolo que é prensado a seis toneladas, o que lhe dá resistência e impermeabilidade. Tudo isso, é claro, sem passar pelo processo de aquecimento em forno.

Quando falamos sobre estética, nos referimos ao visual bonito que esse tijolo oferece. Muita gente, aliás, acaba economizando na fase de acabamentos por conta disso, deixando a parede com um ar mais rústico. No entanto, é preciso ter cuidado para prevenir a umidade.

Qual a diferença entre tijolo ecológico e tijolo normal?

tijolo ecologico quantos tijolo ecologico por m2

A esta altura, você já percebeu que há uma série de diferenças entre um tijolo comum, o tradicional, e um tijolo ecológico, certo? No entanto, engana-se quem pensa que essas diferenças estão apenas na coloração e na textura do material.

Saiba que a resistência à compressão e a permeabilidade de um tijolo ecológico são bem diferentes daquelas de um tijolo comum. Pensemos, por exemplo, em um tijolo do tipo solo-cimento.

Pois bem, a princípio há o processo de peneiração da terra. Logo depois, mistura-se a ela cimento, argila e água. Desse modo, o próximo passo é levar a mistura a uma prensa hidráulica, que pressiona contra ela seis toneladas.

E, por fim, tem-se o processo de hidrocura. Isto é, trata-se de uma produção diferenciada, sem passar pela queima, que garante um tijolo mais completo.

O tijolo ecológico pode receber qualquer tipo de revestimento?

Uma dúvida muito comum quando o assunto à mesa é o tijolo ecológico: ele pode ou não receber qualquer tipo de revestimento? Pois bem, ele pode, sim!

Não importa se reboco, gesso ou pintura. Você pode optar pelo que revestir o tijolo ecológico.

No entanto, como já dissemos ao longo deste texto, é muito comum que as pessoas optem por deixá-lo à mostra, tendo em vista a sua beleza. Afinal, a questão estética é uma de suas várias vantagens.

Mas, caso deseje, não se preocupe, o revestimento também é bem-vindo!

Quanto tempo dura um tijolo ecológico?

Como é de se esperar, muita gente tem receios em relação ao tijolo ecológico. Afinal, trata-se de um material alternativo, certo?

Por isso, há quem pergunte qual a vida útil de um tijolo ecológico, quanto tempo ele pode durar. Pois bem, não é exagero algum dizer que tanto o tijolo ecológico quanto obras feitas com ele podem durar centenas e centenas de anos.

Vale lembrar, além disso, que existem construções centenárias à base de solo no mundo, em pé ainda hoje. A construção com terra é, provavelmente, o método mais antigo da história da humanidade. Há construções que datam de 9.000 anos, inclusive.

Quer exemplos conhecidos? Pois bem, a Muralha da China, que possui 4.000 anos, usou terra compactada. Do mesmo modo, os Celeiros do Ramesseum, no Egito, com cerca de 3.300 anos, entre tantos outros.

Quantos andares posso construir com tijolo ecológico?

tijolo ecologico tamanho

Outra dúvida muito comum quando o assunto é tijolo ecológico se dirige ao número de andares que um empreendimento pode ter, usando esse material. Bem, não há uma resposta definitiva, já que depende muito do projeto a se realizar.

No entanto, há histórico de construções de até sete pavimentos que usam o tijolo ecológico em sua estrutura básica. A depender do projeto, então, a equipe de engenheiros será capaz de definir o que pode ou não ser feito, sempre em consonância com as legislações, é claro.

É necessária mão de obra especializada para usar o tijolo ecológico?

Já que estamos falando de um tijolo alternativo, é comum que as pessoas pensem que lidar com ele seja algo muito difícil. No entanto, felizmente não é; pessoas com experiência básica em construção podem usá-lo com tranquilidade.

Não seria exagero dizer, aliás, que o manuseio do tijolo ecológico é mais simples do que o manuseio do tijolo comum. A sua mão de obra, então, não precisa ser especializada, principalmente porque não é preciso lidar com materiais como areia e madeira ou revestimentos como gesso e reboco.

No entanto, os profissionais envolvidos devem fazer o assentamento das peças usando nível e prumo. Afinal, deve haver alinhamento.

Vale a pena mesmo construir com tijolo ecológico?

tijolo ecologico valor

Se formos considerar tudo aquilo que foi dito ao longo deste texto, é razoável dizer que vale, sim, a pena construir usando tijolo ecológico. Afinal, ele reúne segurança, economia, estética e, ainda por cima, sustentabilidade.

É claro que há uma ou outra desvantagem, mas isso faz parte, qualquer alternativa possui. O mais importante é que as suas vantagens são maiores, desde um canteiro de obras mais limpo a uma equipe mais produtiva na construção!

Conheça nossas soluções de equipamentos para construção civil

Nós, da Equiloc, somos a solução em locação de equipamentos para construção civil mais completa que você pode encontrar. Contamos com um sistema totalmente online, que lhe permite solicitar e aprovar orçamentos com rapidez.

O nosso catálogo, aliás, é muito diverso. Você pode encontrar andaimes, betoneiras, bombas, compactadores, compressores, escoras, furadeiras, guinchos de colunas, geradores, marteletes, máquinas de solda, lixadeiras e muito mais!

Além disso, a nossa locação de equipamentos é muito simples e funciona em quatro passos. Em primeiro lugar, você deve acessar a nossa lista de equipamentos para locação. Logo depois, deve escolher o que deseja. O passo seguinte é confirmar o endereço de utilização e, por fim, deve enviar o seu pedido.

Os benefícios em contar com a Equiloc são diversos, do mesmo modo. Conosco, você encontra economia, praticidade e conveniência! Saiba também que, na maioria das vezes, o prazo de entrega é imediato. Ele varia de locação em locação e nós atuamos em Betim e cidades a um raio de aproximadamente 70 km, além de Belo Horizonte e região metropolitana.

Não perca tempo e entre em contato conosco; clique aqui!

Conclusão

tijolo ecologico preco milheiro

Agora, você já sabe que o tijolo ecológico é uma ótima opção para a sua obra. A menos que você não preze por economia, beleza, segurança e ecologia, é claro!

Em tempos de busca por alternativas que não sejam tão agressivas ao meio ambiente, contar com o tijolo ecológico é um trunfo para a construção civil. E, além disso, é ótimo que ele ofereça tantas outras qualidades, que revelam muito mais do que um material alternativo, mas uma aposta para o futuro!

Pesquise bastante e com atenção antes de fazer uma compra. Busque saber da procedência do tijolo ecológico e se certifique de sua qualidade!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.