O barulho de seus vizinhos incomoda muito? Quem sabe é o trânsito que te perturba todas as manhãs? Ruídos externos são um verdadeiro inferno para muita gente, mas há uma solução para isso: o isolamento acústico.
Ao longo deste texto, você vai conhecer de tudo um pouco sobre o assunto. Como funciona e por que é importante o isolamento acústico, quais são os principais materiais usados nesse processo e quais são as melhores opções.
E aí, vamos lá?!
Como funciona o isolamento acústico?
Em primeiro lugar, o isolamento acústico (ou isolamento sonoro) é um procedimento que não permite a passagem de som de um ambiente para outro. Muito comum, então, em estúdios de produção musical e televisão, mas também presente em muitas casas.
Diferentes materiais podem ser usados para realizar um isolamento acústico. Entre eles, podemos citar as chapas metálicas, vidro, tapetes espessos, madeira maciça, mantas de borracha, além de paredes de tijolo maciço.
Esses materiais têm uma característica em comum, aliás: são densos e pesados, ou seja, capazes de amortecer e até mesmo dissipar a energia do som. Isso porque a energia sonora é uma energia mecânica, o que nos permite interceptá-la e, assim, alterar a sua trajetória.
Por que é importante ter obras com isolamento acústico?
A importância de haver isolamento acústico em obras está na manutenção de uma maior qualidade de vida. Por meio dele, é possível evitar chateações com barulhos externos e manter o sossego em um ambiente.
Quem nunca se incomodou com o barulho de vizinhos, não é mesmo? Seja em festas, seja no dia a dia, com o alto volume do som da televisão, por exemplo. Uma saída para isso, então, é o isolamento acústico, procedimento capaz de garantir a tranquilidade para quem a prioriza.
Vale lembrar que o isolamento acústico pode estar presente em obras de qualquer natureza. Além de residências, em ambientes corporativos, empresariais e industriais, por exemplo.
Além disso, o isolamento acústico não causa qualquer desconforto visual. Pelo contrário, é possível até mesmo colocar outras funções ao material escolhido, o que gera mais segurança nas construções.
Procedimentos da ISO 16283
O isolamento acústico é um tema tão importante que possui uma série de normas. E é preciso estar atento a elas quando realizar uma obra que conte com esse processo.
A ISO 16283, então, discorre sobre uma série de procedimentos referentes ao tema. Entre eles, como deve ocorrer o isolamento a ruído aéreo de elementos de fechada e de fachadas inteiras; o isolamento a ruído aéreo entre duas salas, em uma edificação usando medições de pressão sonora; entre outros.
Clique aqui para ter acesso à primeira parte da norma; aqui, para ter acesso à segunda; aqui, para a terceira; e aqui para a quarta parte.
Principais materiais usados no isolamento acústico
Felizmente, há uma série de opções de materiais que são úteis para o isolamento acústico em forros, pisos e paredes. Todos capazes de reduzir ou mesmo eliminar a transmissão de ruídos entre os espaços.
Há, por exemplo, mantas feitas de materiais mais leves e porosos, como a lã de vidro, a lã de rocha e a espuma acústica, materiais que contam com um alto poder de absorção de ondas sonoras. Mantas que, inclusive, costumam estar em paredes de drywall, como também em forros, contrapisos acústicos e como revestimento aparentes, como em estúdios.
Por outro lado, também há os painéis de madeira laminada, com revestimento de placas cimentícias. Estas, além de bloquear a passagem de ruídos, ainda separam os ambientes, casos das borrachas sintéticas, por exemplo.
A seguir, então, você vai conhecer os principais materiais usados no isolamento acústico e quais são as suas principais características.
Lã de vidro
Muito popular quando se fala em isolamento acústico, a lã de vidro é produzida com o aquecimento do vidro até a fundição do material, tornando-se um filamento fino, com a espessura de uma linha. A sua produção, a propósito, não é uma inimiga do meio ambiente.
Outro ponto positivo da lã de vidro é que ela é incombustível e bastante resistente à umidade. Isto é, estamos falando de um material que não favorece a propagação de fungos e bactérias, além de roedores, como os temidos e indesejados ratos.
Trata-se de um material que, além de garantir isolamento acústico, também é capaz de oferecer isolamento térmico. Ou seja, capaz de oferecer uma economia com ar-condicionado, sobretudo na primavera e, em especial, no verão.
Ela ainda possui fácil aplicação e é útil até mesmo para dissipar barulhos mais intensos. Perfeita, portanto, para quem tem vizinhos muito barulhentos.
Lã de rocha
Assim como a lã de vidro, a lã de rocha é capaz de, além de oferecer isolamento acústico, permitir o isolamento térmico. Uma opção para quem deseja economizar com climatização, portanto.
A sua aplicação usa tubos, feltros, flocos, painéis e mantas à base de fibra. Trata-se de um material que tem uma alta capacidade de absorção e bloqueio de ruídos, além de também não ser um inimigo do meio-ambiente.
Em geral, a lã de rocha é usada em dutos de ar-condicionado, assim como em expansões e vedações, revestimento de reatores, aquecedores e isolamentos para carros, em telhados, paredes e pisos de residências. Além disso, é um material incombustível, então não favorece a propagação de fungos, bactérias e roedores.
A lã de rocha também é quimicamente neutra e não apodrece. Se já não bastasse, ela é resistente a temperaturas mais altas e a vibrações.
Lã de PET
A lã de PET, por sua vez, consiste em uma manta composta totalmente por fibras de poliéster. Esse material, então, vem da reciclagem de garrafas PET e não conta com resinas em sua produção.
A produção da lã de PET, então, contribui para a redução de impactos ambientais. Afinal, trata-se de uma solução inteligente, presente em projetos sustentáveis. Em tempos de busca por ferramentas menos danosas à natureza, torna-se uma alternativa ainda mais viável.
No entanto, há outras vantagens. Não é exagero algum dizer que a lã de PET é útil em projetos diversos, para ambientes com uma série de finalidades. Desde escritórios, casas, hospitais, igrejas e escolas a galpões de indústrias, supermercados, teatros e auditórios. Isso porque ela é fabricada em diferentes densidades e dimensões.
Além disso, a lã de PET está disponível em vários formatos. Na maioria das vezes, em painéis e rolos. Bem como as anteriores, este material também oferece um isolamento acústico.
Espumas acústicas
Também bastante populares, as espumas acústicas são feitas de poliuretano e, além de dissiparem o som externo, tornam os sons no ambiente mais secos e eliminam o eco. Em geral, elas são usadas em espaços como estúdios de músicas, rádio e televisão, além de auditórios, ambientes que exigem sons mais limpos.
Quanto maior a densidade e a espessura da espuma acústica, melhor o resultado sonoro que ela provoca. Ela costuma ser aplicada tanto nas paredes quanto no teto, em materiais como metal, vidro, gesso e madeira.
As espumas acústicas, além disso, estão disponíveis em diferentes modelos. Há, por exemplo, os modelos ondulados, os lisos e aqueles com acabamento em tecido.
No entanto, as diferenças são, na maioria das vezes, relacionadas à estética, embora as espumas onduladas tenham maior poder de absorção do som do que as lisas.
Borrachas sintéticas
Outro material muito comum em isolamentos acústicos, sem dúvida alguma, é a borracha sintética. Ela surge a partir de polímeros naturais que contam com alta densidade, à base de termo-polímero de etileno-propileno-dieno (EPDM) e rocha basáltica.
Em geral, a borracha sintética é útil no revestimento acústico em tubulações de água e de esgoto. Isto é, ela atua isolando os ruídos da passagem da água e dos dejetos.
Do mesmo modo, a borracha acústica é um material muito usado no selamento acústico de pisos e de lajes em apartamentos, além de em salas de máquinas e gerador e em salas de ar-condicionado. Do mesmo modo, ela pode ser útil em tubulações de água quente.
Outro ponto positivo da borracha sintética é que se trata de um material lavável. Se já não bastasse, é possível encontrá-la tanto nos formatos de rolos quanto nos formatos de painéis.
Painel wall
Com toda certeza, o painel wall é outro material muito útil quando o assunto é isolamento acústico. Com bom desempenho térmico, ele é estanque à água e conta com resistência mecânica.
O painel wall é feito de madeira laminada, com revestimento de placas cimentícias em cimento reforçado com fio sintético (CRFS) prensadas. O processo de fabricação do painel wall, aliás, se dá com prensagem em altas temperaturas, o que garante a sua qualidade acústica.
Em geral, o painel wall é usado em fornos e mezaninos, assim como em paredes e divisórias. Trata-se de um material usado em obras comerciais, escolares, industriais, de hospitais e muitas outras.
Além disso, estamos falando de uma opção sustentável, já que a sua produção favorece a redução de entulho, evitando o desperdício de materiais. Do mesmo modo, possui fácil instalação, recebe acabamentos diversos e conta com uma boa relação custo-benefício.
Por fim, como o próprio nome já informa, a venda deste material ocorre no formato de painel.
Qual o valor do isolamento acústico?
O isolamento acústico exige um certo investimento, como é de se esperar. No entanto, o valor a se dispensar depende de dois fatores cruciais: em primeiro lugar, o material a ser usado; em segundo lugar, o tamanho da área que vai receber o bloqueio da passagem de sons.
Saiba que, em geral, as empresas cobram por metro quadrado. Isto é, caso você queira isolar uma parede de 7 metros quadrados, deve multiplicar o valor cobrado pela área que deseja isolar.
Há ainda um terceiro fator que influencia no preço. Trata-se da mão de obra, é claro, que pode ser mais ou menos barata, a depender do isolamento que você escolher; afinal, alguns exigem profissionais mais capacitados.
O ideal, de todo modo, é que você peça pelo menos três orçamentos antes de fechar negócio. Assim, pode comparar os preços e avaliar onde encontra o melhor custo-benefício.
Qual é a melhor forma de isolamento acústico?
Diante de tantas opções, é normal que o consumidor tenha dúvidas sobre qual material escolher para fazer um isolamento acústico. É por isso que pode surgir a seguinte dúvida: qual o melhor?
Pois bem, a melhor escolha depende de cada caso. Isso porque há um material específico para cada situação, de acordo com a intensidade do barulho que você deseja reduzir ou eliminar.
Por exemplo, materiais metálicos, placas cimentícias e lã mineral são muito úteis contra ruídos aéreos, quando instalados nas paredes e forros. Isto é, barulhos transmitidos pelo ar, como de aviões, carros e motos.
No entanto, caso você deseje bloquear os sons dos vizinhos do andar de cima, como o arrastar de móveis, os ruídos dos saltos altos, é preciso fazer a instalação diretamente no teto.
Agora, se o desejo for absorver os ruídos gerados no interior de um ambiente, o melhor é investir em placas de fibra mineral e em espumas acústicas. E anexá-las às paredes, forros ou na laje.
Como funciona a instalação do isolamento acústico?
Na maioria das vezes, a instalação do isolamento acústico é um processo relativamente simples. No entanto, os materiais demandam uma mão de obra especializada, que garante a não ocorrência de falhas.
O ideal, então, é contar com profissionais que tenham experiência na instalação de isolamento acústico. Seja espuma acústica, seja lã de vidro, seja lã de PET ou qualquer outra, conte com uma mão de obra que saiba o que fazer!
Desse modo, além de evitar falhas, você economiza o seu tempo e o seu dinheiro. Afinal, não será preciso refazer o trabalho nem precisa fazer uma nova compra!
Como melhorar o isolamento acústico da casa?
Chegou o momento de você receber algumas dicas que vão te ajudar a dar um up no isolamento acústico de sua casa. Veja, abaixo, como reduzir os barulhos externos e garantir mais sossego em sua residência!
Barreiras acústicas com plantas
Além do ganho estético que as plantas podem oferecer aos ambientes, há uma outra vantagem na presença delas. Trata-se da função como barreiras acústicas que elas podem desempenhar.
As plantas podem bloquear os ruídos sonoros, abafando os sons em frequências mais altas. Isto é, reduzindo os indesejados barulhos, quaisquer sejam eles.
Em geral, árvores e arbustos desempenham esse papel com mais eficiência, por meio do fenômeno atenuação sonora, que reduz a intensidade do som. No entanto, outras vegetações também são úteis para isso, como telhados e muros verdes.
Saiba que a redução do ruído está atrelada à altura e ao porte da vegetação. Ou seja, quanto maior for, maior a redução de ruídos sonoros que ela vai oferecer.
Materiais fibrosos para absorver o som
Materiais fibrosos, como lãs minerais, lãs de rocha e lãs de vidro, contam com alto poder de absorção sonora. Desse modo, então, são ótimas opções para quem deseja melhorar o isolamento acústico de suas casas, além da outra vantagem que esses materiais apresentam: o isolamento térmico.
As lãs minerais podem preencher paredes duplas, absorvendo o som que ressoa da cavidade. Isto é, melhoram o isolamento acústico de um ambiente.
Um ponto a se destacar, no entanto, é que as lãs minerais não são, por si só, isolamentos acústicos. Elas costumam, então, estar em formatos de mantas, estando no verso dos painéis.
Lembrando ainda, por fim, que, além de materiais fibrosos, materiais porosos e perfurados podem ser úteis para melhorar o isolamento acústico de um ambiente.
Vede as janelas
Outro modo muito eficiente para garantir um melhor isolamento acústico em sua casa é a vedação das janelas. Procedimento simples que pode oferecer grandes resultados.
É possível, por exemplo, usar um veda-portas automático. A sua instalação ocorre na parte inferior da porta, impedindo que a fenda que está ali permita a passagem de ruídos.
Todas as vezes em que a porta é fechada, então, esse sistema é ativado. Além disso, há o rolinho de porta, que veda a parte inferior das portas, ou o veda-portas em espátula.
Em relação às janelas, todavia, opte por fitas de vedação. Elas são mais baratas e podem impedir a passagem de som em diversas frestas.
Utilize tapetes e carpetes
Tapetes e carpetes, do mesmo modo, são boas ferramentas para melhorar o isolamento acústico. Em geral, eles reduzem bastante os ruídos de impacto, permitindo mais sossego nos ambientes.
Saiba que há uma série de cores, texturas e tamanhos para tapetes e carpetes. Além disso, eles podem estar nos mais diversos espaços, inclusive em casas, quartos, sala e home theaters.
Por fim, os carpetes também permitem limpezas fáceis e ágeis, assim como oferecem conforto para qualquer ambiente.
Conheça nossas soluções de equipamentos para sua construção
Presente em Belo Horizonte, Betim, Contagem e região, a Equiloc é a melhor solução em locação de equipamentos para a construção civil. Nós temos um sistema rápido e totalmente online, que lhe permite solicitar e aprovar orçamentos em poucos minutos.
Nosso catálogo de produtos é vasto. Temos andaimes, betoneiras, compactadores, compressores, escoras, guinchos de coluna, geradores, máquinas de solda, lixadeiras e muito mais. Equipamentos de qualidade e de alta performance, capazes de garantir que a sua obra ocorra da melhor maneira.
Não perca tempo e clique aqui para fazer o seu orçamento.
Conclusão
Barulho, quer seja do vizinho, quer seja do trânsito, quer seja qualquer outro, nunca é agradável, não é mesmo? Não há nada melhor do que estar em paz, em um ambiente silencioso e tranquilo.
Isso principalmente em tempos como o atuais, de correria e informações à palma de nossa mão. A todo momento, há uma notificação no smartphone, um e-mail no notebook, uma notícia na televisão… Haja cabeça para tudo isso!
Por isso, é importante que os espaços que frequentamos, sejam eles nossas casas, ou locais de trabalho, por exemplo, nos ofereça alguma serenidade. E o isolamento acústico é a chave para isso! Com ele, há mais espaço para a produtividade e a calma, não havendo lugar para o estresse.
Acesse nosso Blog e confira os nossos últimos artigos sobre construção Civil, Ferramentas e Produtividade no Canteiro de Obras.