Equiloc

Andaime tubular: o que é, como montar e qual o preço?

Andaime tubular: o que é, como montar e qual o preço?

A preocupação com a segurança dos operários de obra e a evolução da fabricação e montagem de andaimes, têm permitido maior eficiência nos canteiros de obras. Neste cenário é preciso lembrar do andaime tubular.

Entretanto, ainda assim a utilização de andaimes deve ser acompanhada de perto pelo engenheiro responsável da obra, pois os andaimes necessitam de maior cautela tanto na montagem como na sua utilização por parte dos trabalhadores.

Quer saber mais sobre o andaime tubular? Então continue a leitura deste texto.

O que é andaime tubular

andaime tubular sombras

O andaime tubular é uma espécie de torre para trabalho em altura, muito utilizado na construção civil. O equipamento consiste em peças tubulares encaixadas ou rosqueadas umas nas outras.

Entre as principais características do andaime tubular estão:

  • simples manuseio;
  • facilidade na montagem e desmontagem, uma vez que as peças são modulares;
  • não necessita de um espaço muito grande para armazená-lo;
  • pode ser reutilizado diversas vezes.

É importante ressaltar que o andaime tubular deve ser montado conforme orientação do engenheiro da obra, seguindo manual fornecido pelo locador ou fabricante.

Segurança do andaime tubular

O andaime tubular é mais seguro do que os andaimes de madeira, pois as peças confeccionadas neste material são difíceis de serem inspecionadas, sobretudo depois de muito tempo de uso.

Isso sem falar que a estrutura interna de um andaime de madeira pode estar comprometida sem que os usuários percebam, além de sofrer grandes deformações quando submetidos a variadas e bruscas mudanças de temperatura e umidade.

Qual a altura de um andaime?

De acordo com as normas técnicas que determinam limitações em relação à altura dos andaimes com a largura da base, é possível dizer que para bases de 1×1 m, as torres podem atingir no máximo 4 metros de altura. Com bases de 1,5×1 m, a altura máxima chega a 6 metros, e para bases de 2×1 m, a 8 metros.

Como calcular a quantidade de andaime?

É importante saber calcular o m2 de andaime, especialmente na hora de fazer orçamento para o aluguel das peças. E esse cálculo é muito simples, basta multiplicar o comprimento pela altura desejada.

Quais são os outros tipos de andaimes que existem?

andaime tubular ceu

É possível encontrar no mercado diversos tipos de andaimes para locação. Para evitar acidentes, deve-se escolher o tipo de estrutura de acordo com as características do serviço.

Confira abaixo os principais tipos de andaimes encontrados no mercado, além do andaime tubular:

  • Andaimes simplesmente apoiados: possui altura de até 2 metros e possui estrutura apoiada de forma simples. É utilizado mais comumente por pintores e carpinteiros.
  • Andaimes móveis: devem ser instaladas em superfícies planas, pois são estruturas apoiadas sobre rodas. Eles são mais comumente utilizados em trabalhos de acabamento.
  • Andaimes suspensos mecânicos: a sustentação deste tipo de andaime é feita por cabos de aço e guinchos. E, para realizar trabalhos como instalação de revestimentos e cerâmicas, o estrado move-se verticalmente.
  • Andaimes em balanço: este tipo de andaime projeta-se para fora do edifício por meio de vigamentos ou estruturas em balanços.
  • Andaimes fachadeiros: muito utilizados em fachadas por permitirem melhor acesso dos trabalhadores.
  • Cadeira suspensa: trata-se de uma cadeira constituída por um assento de aço preso a cabos também de aço e, de acordo com a NR 18, pode ser usada somente quando não há possibilidade de instalar outros tipos. É usada em trabalhos de pintura e limpeza.

Qual a diferença entre andaime tubular e fachadeiro

O andaime fachadeiro é constituído por quadros vertical e horizontal, placa de base, travessa diagonal, guarda-corpo, tela e escada. Ele permite o acesso de pessoas e materiais à obra, sendo muito utilizados em serviços de manutenção de fachadas e de construção, quando não é possível o acesso pela parte interna da obra.

Além disso, o andaime fachadeiro deve dispor de proteção com tela de arame galvanizado ou material de resistência e durabilidade equivalentes, desde a primeira plataforma de trabalho até pelo menos 2 m acima da última plataforma de trabalho, segundo a NR18.

Já o andaime tubular apresenta um ótimo rendimento e total segurança ao operário. Os seus encaixes são simples e firmes, dispensando o uso de ferramentas para sua montagem,. Ele possui maior resistência e durabilidade, tornando-se o mais apropriado para os mais diversos tipos de serviços.

O que é andaime multidirecional?

O andaime multidirecional é formado por peças de encaixes diretos e precisos, o que permite a criação de formatos e paginações variadas, dando mais agilidade na montagem. Ele é bastante utilizado nas áreas industriais.

Como montar um andaime tubular: passo a passo

andaime tubular pedreiro

É imprescindível, para garantir a segurança em qualquer tipo de construção, que os andaimes sejam montados adequadamente. Abaixo, você confere um passo a passo de como montar um andaime, a fim de evitar um acidente mais grave.

  1. Escolha um local seguro e obtenha plataformas de apoio para que os pés fiquem mais estáveis. Uma das maiores preocupações nesse momento é deixar o andaime nivelado e sobre uma área plana.
  2. Se planeja mover o andaime para trabalhar em diversos pontos, inclua rodinhas na estrutura. Contudo, não se esqueça de travá-las quando chegar ao local desejado.
  3. Monte o quadro do andaime. Separe as laterais. Erga uma e prenda no suporte superior. Prenda as pontas opostas dos pedaços laterais no suporte inferior.
  4. Certifique-se de que o andaime esteja estável.
  5. Posicione as tábuas, passando-as pelas barras do andaime e colocando-as no lugar.
  6. Escolha o ponto de acesso ao andaime.
  7. Instale os corrimões, pois os equipamentos utilizados geralmente são pesados e correm o risco de cair.
  8. Examine o andaime para verificar se todas as peças estão bem presas. Sempre que trocar a estrutura de lugar,refaça essa avaliação de segurança.

Tempo de montagem

Os andaimes metálicos podem ser montados e desmontados com menor tempo (entre seis e dez vezes menor), em comparação com o de madeira, e têm vida útil muito maior.

Qual NR fala sobre andaimes?

andaime tubular canos

Em 24 de janeiro de 2011 foi publicada a Portaria nº 201, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que alterou a Norma Regulamentadora nº 18 (NR-18) na seção sobre a fabricação, montagem e utilização de andaimes.

Vale destacar entre as principais mudanças que projetos de andaimes do tipo fachadeiro, suspensos e em balanço devem ser acompanhados pela respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Outra alteração diz respeito ao uso de escadas ou rampas em andaimes com pisos de trabalho situados a mais de um metro de altura. Sendo assim, as escadas podem ser:

  • Escada metálica, incorporada ou acoplada aos painéis com dimensões de quarenta centímetros de largura mínima e a distância entre os degraus uniforme e compreendida entre vinte e cinco e trinta e cinco centímetros;
  • Escada do tipo marinheiro, montada externamente à estrutura do andaime conforme os itens 18.12.5.10 e 18.12.5.10.1;
  • Ou escada para uso coletivo, montada interna ou externamente ao andaime, com largura mínima de oitenta centímetros, corrimãos e degraus antiderrapantes.

No que diz respeito à montagem e desmontagem de andaimes, todos os trabalhadores responsáveis por esses processos devem ser qualificados e também precisam de treinamentos específicos.

  • É obrigatório o uso de cinto de segurança tipo paraquedista e com duplo talabarte que possua ganchos de abertura mínima de cinquenta milímetros e dupla trava;
  • As ferramentas utilizadas devem ser exclusivamente manuais e com amarração que impeça sua queda acidental; e
  • Os trabalhadores devem portar crachá de identificação e qualificação, do qual conste a data de seu último exame médico ocupacional e treinamento.

Quem pode fabricar andaimes?

De acordo com a NR-18,  os fabricantes dos andaimes devem ser identificados e fornecer instruções técnicas por meio de manuais que contenham, dentre outras informações:

  1. a) especificação de materiais, dimensões e posições de ancoragens e estroncamentos; e
  2. b) detalhes dos procedimentos sequenciais para as operações de montagem e desmontagem.

Ainda segundo o documento, somente empresas regularmente inscritas no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), com profissional legalmente habilitado pertencente ao seu quadro de empregados ou societário, podem fabricar andaimes completos ou quaisquer componentes estruturais. Além disso, devem ser gravados nos painéis, tubos, pisos e contraventamentos dos andaimes, de forma aparente e indelével, a identificação do fabricante, referência do tipo, lote e ano de fabricação.

Aluguel de andaime tubular

Se seu trabalho exige sempre a utilização e montagem de andaime tubular, o aluguel pode ser a melhor solução. Isso porque na Equiloc você encontra andaimes tubulares leves, práticos e muito resistentes, próprios para o trabalho em construção civil, assim como para movimentações em obras de pequeno, médio ou grande porte.

Fale agora mesmo com nossos especialistas e faça um orçamento para aluguel de andaime tubular!

Conclusão

andaime tubular homem

Como você pode notar ao longo do texto, o andaime tubular é muito mais seguro do que um andaime de madeira, além da facilidade de montagem e desmontagem.

Entretanto, para garantir a segurança de todos os envolvidos e evitar problemas futuros, é fundamental seguir as normas da NR-18.

Se você precisa de andaime tubular para construção civil, não deixe de fazer um orçamento com a Equiloc, pois oferecemos um serviço de total segurança e eficiência, com equipamentos de qualidade, atendimento preparado e logística ágil.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.