Equiloc

Tijolo Baiano: vantagens, preço e dúvidas comuns

tijolo baiano pra que serve

Se você está fazendo uma obra ou tem interesse no mercado de construções, é provável que já tenha se deparado com o nome tijolo baiano. A verdade é que, mesmo quem não o conhece pelo nome, já o viu. Afinal, esse é um dos tipos de tijolos mais comuns em todo o Brasil.

No entanto, é muito comum que as pessoas não saibam exatamente quais as especificações desse tipo de material. Isso é muito importante já que, para qualquer obra, o tijolo é um dos materiais principais.

E, como existem muitos tipos de tijolos diferentes, muitas pessoas ficam ainda mais confusas na hora de separar um do outro.

Afinal, não é tudo tijolo? Na verdade não. A verdade é que cada tipo de tijolo possui características próprias que vão determinar, inclusive, onde eles devem ser usados.

Sendo então o tijolo baiano um dos mais comuns entre os tipos deste material, cabe saber mais sobre ele. Pensando nisso, preparamos esse artigo para que, ao final dele, você saiba tudo que precisa sobre o tijolo baiano. Vamos lá?!

O que é tijolo baiano?

tijolo baiano vantagens

Com certeza o tijolo está entre os materiais mais comuns em qualquer tipo de construção. Afinal, no Brasil, o tijolo de cerâmica é usado desde o início da ocupação europeia no nosso país.

O que muitos não sabem, no entanto, é que existem diversos tipos de tijolos. Entre eles, um dos mais comuns é o chamado tijolo baiano, ou bloco cerâmico de vedação.

Talvez você não o reconheça pelo nome, mas com certeza já o viu por aí. Isso porque estamos falando daquele tipo de tijolo mais comum, caracterizado pelos seus furos internos.

Esses furos fazem com que a peça seja maior e mais leve do que os outros tipos de tijolo. Além disso, é bastante comum encontrar diversas variações do material. Com mais ou menos furos e até mesmo com aberturas de diferentes formatos.

Referência no mercado de construções pelas suas vantagens na construção e na economia, o tijolo baiano vem, inclusive, ganhando espaço no mercado internacional nos últimos tempos.

Por que se chama tijolo baiano?

Para entender sobre a origem do nome do tijolo baiano, precisamos voltar alguns bons anos na história do Brasil.

Pois bem, essas peças começam a ser usadas no nosso país ainda nos tempos de colônia. Nessa época, as regiões que mais usavam o material eram as capitais brasileiras.

Por causa da importância dos portos na comunicação com Portugal, as áreas litorâneas acabaram recebendo mais atenção. Dentre elas, Salvador e Recife eram as principais na produção de tijolos.

O que a história diz é que a capital baiana, em especial, produzia os melhores tijolos do Brasil. Por isso, as fábricas ceramistas do estado se tornaram referência em todo o país e acabaram dando nome ao material.

Quando surgiu o tijolo baiano?

Como você viu antes, os tijolos tradicionais chegam ao Brasil importados da Europa. No início da ocupação europeia, que se deu por volta do século XVI, os europeus trazem o material para o nosso país.

Esses tijolos, ainda maciços, eram produzidos em massa na Europa durante e após a Revolução Industrial.

Mas, já no Brasil, esses materiais ganham características próprias, como os furos internos. Isso se soma ao prestígio da produção baiana e assim surge o que conhecemos hoje como tijolo baiano.

Quais materiais compõem um tijolo baiano?

O tijolo baiano é fabricado a partir da queima da argila. É daí, inclusive, que vem sua cor mais clara e terrosa. A sua composição, no entanto, leva alguns outros materiais.

Na produção, é feita, em primeiro lugar, uma massa homogênea pela mistura dos materiais. Em seguida, essa massa é queimada em altas temperaturas, cerca de 900 ºC nesse caso, para endurecer o tijolo.

De forma geral, o tijolo é composto por:

  • 50% a 60%, em peso, de Sílica (areia);
  • 20% a 30%, em peso, de Alumina (argila);
  • 2 a 5%, em peso, de Limo;
  • 5 a 6%, em peso, de Óxido de ferro;
  • Menos de 1%, em peso, de Magnésia.

Quais são as vantagens e desvantagens do tijolo baiano?

tijolo baiano durabilidade

Como todo tipo de material de construção, o tijolo baiano tem diversos benefícios e até mesmo algumas desvantagens. Por isso, é importante conhecer a fundo sobre o assunto para entender como e quando ele deve ser usado.

Vantagens

O tijolo baiano possui uma série de vantagens. Afinal, não é atoa que ele é o mais usado no Brasil. Não só pelas suas características construtivas, ele também traz ganhos econômicos para as obras.

A primeira grande vantagem desse tipo de tijolo diz respeito a sua aderência. Isso porque, na sua superfície, existem diversos riscos finos. Essas ranhuras garantem maior aderência uma vez que a argamassa consegue penetrar nesses espaços. Assim, a construção fica mais firme e resistente.

Da mesma forma, isso também diminui o gasto de argamassa, já que uma quantidade menor já vai ser necessária para fixar o bloco.

O preço também é um ponto positivo. Por não ser maciço e ter diversos furos, o tijolo baiano utiliza menos material na sua fabricação. Isso afeta de forma direta o seu preço, que é bem menor do que outros tipos de tijolos.

Ainda pensando nos furos, isso também reduz o peso de cada tijolo. Os tijolos baianos costumam pesar cerca de dois quilos, bem menos do que os tijolos sem perfurações.

Por isso, toda a logística da obra fica mais fácil. Afinal, você vai conseguir transportar os tijolos de forma muito mais fácil tanto até a construção quanto dentro do campo de obras.

Por fim, o tijolo baiano possui um fator de isolamento térmico e acústico muito singular. Quando comparados aos blocos de concreto, eles garantem maior isolamento de ruídos e temperatura interna mais confortável.

Desvantagens

Apesar de ser tão difundido no mercado brasileiro, o tijolo baiano também possui algumas desvantagens.

Em primeiro lugar, é vital saber que você jamais deve usar esse tipo de tijolo para alicerce. Isso porque os furos internos fazem com que a peça não seja resistente o suficiente para a fundação de uma obra.

A fundação de uma construção segura cargas estruturais muito altas. Dessa forma, elas precisam de materiais muito mais robustos e resistentes, como os blocos de concreto.

Assim, o uso do tijolo baiano fica restrito a vedação, ou seja, a construção de muros e paredes.

Ainda pensando no seu peso mais leve, isso também facilita a perda de material durante a construção. Isso porque ele acaba sendo menos resistente a quedas e deve ser manuseado com certo cuidado.

Além disso, não é muito incomum que algumas peças sejam quebradas durante todo o processo de construção. Para evitar maiores problemas e até mesmo atrasos, se recomenda comprar 10% a mais do que a quantidade total planejada. Assim, você elimina a possibilidade de que o material acabe no meio da obra.

Por fim, um bom revestimento também vai ser necessário para cobrir a alvenaria. Seja para aumentar a durabilidade da parede ou até mesmo para dar um melhor acabamento, o uso de azulejos, porcelanatos, cerâmicas ou pastilhas acaba custando um pouco mais no orçamento da obra.

Como calcular o m² do tijolo baiano?

tijolo baiano medidas

Na hora de descobrir quantos tijolos vão ser necessários para fazer uma construção, alguns cálculos são necessários.

Para começar, você vai descobrir a área total da parede a ser construída.

Para isso, meça o seu comprimento e a sua largura e multiplique um valor pelo outro para achar a área total de parede em m². Caso existam portas ou janelas, você também vai precisar medir elas e descontar esse valor da área total.

Em seguida, você vai precisar saber a quantidade de tijolos necessários para construir 1 m².

Para te ajudar nisso, trouxemos alguns exemplos dos tamanhos de tijolos baianos mais comuns. Mas lembre-se que essas são as quantidade para uso na posição cutelo, ou de pé, que é a técnica mais usada.

  • 27 unidades para os blocos de 6 furos;
  • 17 unidades para os blocos de 8 furos;
  • 25 unidades para os blocos de 9 furos.

Por fim, basta multiplicar a área total a ser construída em m² pela quantidade de tijolos necessários. Além disso, vale seguir aquela nossa dica anterior e adicionar 10% a mais de tijolos já pensando nas perdas previstas.

A título de exemplo, vamos supor que você planeja construir uma parede com 3 m de altura e 11 m de comprimento. Multiplicando as duas medidas, temos que a área dessa parede será de 33 m².

A partir disso, você decidiu usar o tijolo baiano de 6 furos, que é o mais comum entre todos. Esse pede por 27 unidades por metro quadrado. Assim, você precisa multiplicar a área total pelo número de tijolos por m². Ou seja, 33 m² x 27 tijolos, o que resulta em 891 tijolos.

Acrescidos 10%, a quantidade necessária seria de 980 tijolos.

O milheiro do tijolo baiano é vantajoso?

É muito comum que, na hora de comprar o tijolo baiano, você se questione sobre a compra do milheiro. Isso porque os vendedores de lojas de construções sempre apontam sobre as vantagens de comprar o material em lotes maiores.

Isso não é exatamente falso. Afinal, o milheiro de tijolo baiano custa ser bem mais barato do que comprar 1000 tijolos de forma individual.

No entanto, é sempre bom lembrar que cada construção tem um cenário diferente. Por isso, a dica é fazer o cálculo da compra do número exato de tijolos previstos e comparar com o custo da compra do milheiro superior mais próximo.

Caso o valor do milheiro seja menor ou até mesmo pouco maior, talvez valha a pena investir na compra do milheiro. Afinal, como dissemos antes, esse material costuma ser perdido em quantidades consideráveis durante a obra.

Para o exemplo usando antes, por exemplo, chegamos a quantia de 980 tijolos totais. Para esse cenário, o gasto com o milheiro sairia muito mais em conta.

Qual o preço médio do tijolo baiano?

O preço exato do tijolo baiano vai depender, é claro, da onde você vai comprar. Afinal, cada loja de construção vai oferecer custos diferentes.

No geral, para tijolos com 6 e 8 furos, por exemplo, o milheiro costuma ficar na faixa de R$ 700 e R$ 750. O milheiro de tijolos com 9 furos, por outro lado, chega a custar R$ 850.

Pensando no valor unitário, esse costuma ser superior a um real por peça.

Qual é a medida do tijolo baiano?

Como falamos antes, você vai encontrar o tijolo baiano em versões de 6, 8 e 9 furos. Essas versões, na maioria das vezes, seguem os tamanhos médios mais comuns.

É possível, no entanto, achar peças diferenciadas, tanto em quantidade de furos quanto em tamanhos.

O bloco de tijolo baiano com 6 furos tem um tamanho médio de 9 cm x 14 cm x 24 cm. Já o de 8 furos costuma medir 9 cm x 19 cm x 29 cm. Por fim, o tijolo de 9 furos mede 19 cm x 19 cm x 11,5 cm.

Em quais tipos de construções o tijolo baiano é mais utilizado?

tijolo baiano mais usados

Sendo tão conhecido pelos brasileiros, o uso do tijolo baiano, é claro, é muito difundido em todo o país. Nos tempos atuais, inclusive, você vai encontrar fábricas de ótima qualidade por todo o Brasil e não só na Bahia.

As construções que mais usam o tijolo baiano costumam ser as obras domésticas. Isso se dá por todos os inúmeros fatores que falamos antes.

Como o material é leve e barato, ele acaba sendo muito útil para levantar muros e paredes. Não é atoa que a grande maioria das casas, muito provavelmente a sua inclusa, são construídas com tijolos baianos.

Além disso, também é possível encontrar tijolos baianos nas divisões internas de ambientes e até mesmo em andares mais altos de muitas construções.

Quanto tempo dura um tijolo baiano?

Uma das grandes vantagens dos tijolos baianos é a sua durabilidade. Afinal de contas, alguma vez você já viu alguém precisar trocar os tijolos da casa?

A verdade é que os tijolos cerâmicos, no geral, possuem uma durabilidade indefinida. Isso é, sequer é possível medir quanto tempo eles duram na ausência de acidentes muito pontuais.

Mas isso acontece, é claro, quando a casa recebe um bom revestimento e é bem cuidada. Isso porque, o tijolo baiano é, sozinho, um pouco frágil. Por isso mesmo, ele exige um bom revestimento.

Não é atoa que casas feitas somente com tijolos costumam colecionar alguns buracos nas paredes. Apesar da estrutura da parede se manter firme, a estética pode ser comprometida por alguma batida ou acidente mais forte.

Por isso, a dica é apostar num revestimento mais bem trabalhado, garantindo a segurança e a beleza das paredes.

Quantos andares posso construir com baiano?

Quando se fala sobre tijolo baiano, é muito comum que dúvidas como essas surjam. Afinal, apesar de ser muito usado, se fala muito sobre a impossibilidade de usá-lo em construções muito elevadas.

A verdade é que, na teoria, é possível sim construir mais de um andar de uma casa, por exemplo, usando o tijolo baiano. Mas para isso, vamos lembrar de alguns pontos vitais.

O tijolo baiano só deve ser usado para vedação em qualquer obra. Isso é, para fechar espaços internos ou externos de uma edificação. Dessa forma, não se deve usá-lo para fazer alicerce. Isso se deve às cargas muito elevadas dessas estruturas, como você viu antes.

Por isso, se você planeja construir mais andares usando tijolo baiano, você vai precisar bater laje e construir uma boa fundação usando pilares e vigas.

Conheça nossas soluções de equipamentos para construção civil

Nós, da Equiloc, somos a melhor solução em locação de equipamentos para construção civil em Betim, Belo Horizonte, Contagem e região.

Na Locadora Equiloc você encontra todo tipo de equipamentos para construção civil como andaimes, betoneiras, martelete, compactador, guinchos de coluna, geradores, bombas submersas, vibradores concreto, serra mármores, máquinas de solda, compressores pequeno, lixadeira e furadeiras.

Tudo isso com procedência e manutenção garantida pelo nosso time, que garantem ótimo preço, qualidade e durabilidade para os nossos clientes. Nossa equipe, inclusive, é altamente capacitada para te atender e te ajudar a encontrar exatamente o que você precisa.

Para fazer o orçamento é muito fácil, temos um sistema rápido e 100% online para você solicitar e aprovar orçamentos em poucos cliques.

Não perca tempo, para soluções em locação de equipamentos, vem pra Equiloc! Saiba mais clicando aqui.

Conclusão

tijolo baiano valor

Agora você já sabe que o tijolo baiano não só é o tipo de tijolo mais usado no Brasil inteiro, como sabe que você já o conhecia e não sabia que ele tinha esse nome. Além de ter um ótimo custo benefício, esse tipo de material tem um valor muito grande para a forma com que construímos casas no nosso país historicamente.

No entanto, ele não fica livre de desvantagens. A sua leveza, por exemplo, impossibilita o seu uso para suportar cargas estruturais. Por isso, nada de tijolo baiano na hora fazer alicerce, ok?!

De toda forma, se você planeja fazer uma construção usando tijolo baiano, agora você sabe muito mais sobre ele. Resta, então, aplicar todo esse conhecimento para, por exemplo, calcular a quantidade de tijolos que você vai precisar e evitar desperdícios.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.