Equiloc

EPC e EPI: Quais são os tipos de Equipamentos de proteção coletiva e individual?

EPC capacete

Ter segurança em seu ambiente de trabalho é algo fundamental para todos os trabalhadores, não importa em qual área.

Por isso, algumas medidas são importantes para assegurar esse direito dos colaboradores, mesmo em locais arriscados.

Assegurar a segurança dos trabalhadores da melhor forma possível também evita que a empresa sofra com multas e autuações nesse sentido. Isso torna o uso de EPCs essencial e bom para todos os envolvidos.

É uma opinião unânime a necessidade dos equipamentos de proteção e a necessidade de criar um ambiente de trabalho mais acolhedor e seguro para todos.

No entanto, como conseguir implementar essa segurança em sua empresa? É o que vamos te ensinar hoje, por meio dos equipamentos de proteção coletiva, ou EPCS.

O uso desses equipamentos é previsto por normas regulamentadoras, que devem ser seguidas por todos dentro de uma empresa.

Caso isso não aconteça, a empresa pode sofrer penalidades, como sanções e multas.

Além disso, o uso de EPCs está ligado a maiores índices de produtividade em uma empresa, uma vez que o risco de acidentes e os acidente em

si são reduzidos.

Isso garante um ambiente melhor para os trabalhadores e diminui as interrupções durante o trabalho, fator que aumenta o rendimento.

Por isso, saiba o que é um EPC, por que esse conceito é tão importante, qual a diferença entre EPI e EPC, entre outros.

Continue lendo para saber mais!

O que é o EPC?

EPC funcionario

EPC é uma sigla que quer dizer Equipamento de Proteção Coletiva. Ou seja, são equipamentos que devem ser fornecidos pela empresa para proteger os trabalhadores de alguns riscos que o ambiente de trabalho pode oferecer.

Dessa forma, diferente dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual), esses equipamentos atuam na proteção coletiva dos trabalhadores.

São aqueles equipamentos para proteger um grupo de pessoas na execução de uma tarefa.

Esses equipamentos são instalados para cumprir alguns objetivos, como:

  • Reduzir ou anular os riscos comuns a todos os colaboradores dentro de um ambiente de trabalho;
  • Prevenir que acidentes aconteçam com trabalhadores ou qualquer pessoa que esteja circulando no ambiente em que os equipamentos estão instalados;
  • Minimizar acidentes, danos, perdas de material, aumentar a produtividade e otimizar o andamento do trabalho ao oferecer um ambiente seguro para os trabalhadores.

Os Equipamentos de Proteção Coletiva são instalados em diversas localidades de trabalho e podem ser fixos ou móveis, de acordo com a necessidade.

Além disso, uma grande diferença dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) é que são capazes de oferecer proteção a mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Um exemplo simples de EPC é o guarda-corpo que geralmente é instalado na virada de edifícios em construção.

Outro ponto importante sobre os EPCs é que eles podem ser mais eficientes do que os EPIs, em grande parte das situações.

Isso acontece pois os equipamentos coletivos agem reduzindo os riscos do ambiente para todos que frequentam o local, e não apenas para o trabalhador que está equipado.

Portanto, pode ser mais efetivo em diminuir os custos relacionados a acidentes de trabalho. O que não significa que o uso de EPIs deva ser dispensado.

O uso dos dois tipos de equipamentos de forma combinada é o ideal para fornecer maior proteção e segurança a todos que trabalham e frequentam o local.

Importância e obrigatoriedade do uso de EPC

EPC viseira

O uso de equipamentos de proteção, seja coletiva ou individual, é de extrema importância.

No entanto, vamos focar nos equipamentos de proteção coletiva e na eficácia que eles possuem ao reduzir acidentes e melhorar a segurança de diversos ambientes.

Esses equipamentos têm como objetivo reduzir e evitar acidentes de trabalho envolvendo trabalhadores e todos os que frequentam esse local de trabalho.

Segundo o Serviço Social da Indústria (SESI), estima-se que cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial seja perdido por acidentes, agravos ocupacionais e doenças.

Além disso, esse número pode aumentar para cerca de 10% em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Por isso, é importante para a produtividade de sua empresa que os trabalhadores estejam seguros e protegidos, o que pode ser assegurado com o uso de EPI e EPC.

Existem Normas Reguladoras no Brasil para assegurar a proteção dos trabalhadores e melhorar as condições de trabalho.

Essas normas asseguram que as empresas ofereçam equipamentos de proteção e boas condições de trabalho, caso contrário elas estão sujeitas a penas e multas.

Caso a empresa não ofereça as medidas de proteção estabelecidas em lei, o trabalhador pode fazer denúncia das condições de trabalho junto ao Ministério do Trabalho. Assim como também pode recorrer à CIPA.

Normas Regulamentadoras

Existem duas Normas Regulamentadoras que tratam do uso de equipamentos de proteção coletiva, são elas: NR4 e NR9.

A Norma Regulamentadora de Número 4 estabelece que as empresas devem contratar profissionais de segurança e saúde no trabalho, de acordo com o número de trabalhadores e o grau de exposição ao risco do local de trabalho.

Dessa forma, esses profissionais são os responsáveis por elaborar, planejar e aplicar medidas de segurança e saúde no local, para proteger a integridade dos trabalhadores.

A Norma Regulamentadora de Número 9 trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

Assim, o profissional de segurança do trabalho precisa descrever todas as medidas de segurança e proteção existentes no ambiente de trabalho, o que inclui os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

Além disso, a NR também afirma que as empresas devem sempre priorizar a instalação e o uso do EPC. Os EPI são usados como proteção complementar e em últimos casos.

Diferença entre EPI e EPC

EPC operarios conversando

Nós mencionamos que existem EPI e EPC, mas você sabe a diferença entre esses dois equipamentos de proteção? Confira a seguir.

A sigla EPI significa Equipamento de Proteção Individual e inclui qualquer dispositivo de uso pessoal e individual usado pelo trabalhador como forma de proteção à riscos presentes no ambiente de trabalho.

Os EPIs mais comuns em ambientes de trabalho são:

  • Proteção auditiva: silenciadores ou protetores auriculares;
  • Proteção respiratória: máscaras e filtros;
  • Proteção ocular e facial: óculos e óculos de proteção;
  • Proteção da cabeça: capacete; Proteção das mãos e braços: luvas e mangas;
  • Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botas;
  •  Proteção contra quedas: Cintos de segurança e arneses.

Por outro lado, EPC também se refere a equipamentos usados como forma de proteção de trabalhadores, com a diferença de se tratar de equipamentos de uso coletivo.

Os principais são:

  • Invólucros de ruído para fontes de ruído;
  • Ventilação do local de trabalho;
  • Proteção de peças móveis de máquinas;
  • Exaustores de gás e vapor;
  • Sinais de trânsito;
  • Avisos, sinais;
  • Sensores de máquina;
  • Corrimãos;
  • Fita de piso antiderrapante;
  • Barreiras contra luz e radiação;
  • Guarda-corpos;
  • Protetores de máquinas;
  • Alarmes de incêndio;
  • Purificadores de ar/água;
  • Chuveiros de emergência e lava-olhos.

Além de fornecer o EPI e EPC, cabe à empresa orientar seus trabalhadores quanto ao uso, possibilitando um ambiente de trabalho mais seguro.

Confira mais sobre os tipos de Equipamentos de Proteção Coletiva e a função de cada um deles.

Leia também: Ficha de EPI: Guia Completo com Modelo para Download

Tipos de Equipamentos de proteção coletiva (EPC)

Tão importantes quanto os equipamentos de proteção individual, os de proteção coletiva asseguram as condições gerais de trabalho no canteiro de obra.

Apresentados em diversas formas, eles são regulamentados pela NR18 e reduzem as chances de lesão no ambiente, bem como o impacto causado por restos de materiais.

Escadas e rampas

A circulação, ainda que provisória, deve ser feita de forma segura, portanto, é necessário que os dispositivos utilizados para a transposição de nível sejam instalados e mantidos de forma coerente com o tráfego de trabalhadores e materiais.

Andaimes

EPC escada protetora

As plataformas empregadas nos trabalhos em altura devem ser montadas de forma que fiquem estáveis, tenham travamento que impossibilitem o deslocamento e localizem-se sobre superfícies antiderrapantes e de nível constante.

Elevadores de obras

Tais equipamentos auxiliam no transporte de pessoas e insumos dentro do próprio canteiro, devendo ser sinalizados e mantidos de acordo com o tráfego.

Sinalização

As placas de sinalização são equipamentos essenciais para orientar os trabalhadores sobre o funcionamento de determinado equipamento, períodos de manutenção ou sobre alguma localização.

Essa sinalização geralmente é feita com cores chamativas, luminosidade, símbolos específicos e até mesmo sinais sonoros.

Portanto, trata-se de um dos principais equipamentos de Proteção Coletiva. Afinal, a sinalização vai muito além de somente placas de orientação.

A sinalização pode ser realizada de diversas formas e contar com itens como:

A sinalização pode ser feita de diversas formas porque sinalizar, em resumo, significa comunicar algo de alguma forma, seja ela visual, verbal ou auditiva.

Dessa forma, essa função é usada para comunicar orientações simples de forma rápida àqueles que frequentam o ambiente de trabalho.

A sinalização é o EPC responsável por orientar uma rota de fuga ou saída de emergência em caso de algum incêndio, por exemplo.

Assim, está presente em placas de saída de emergência, placas que avisam sobre riscos de choque elétrico ou piso molhado, etc.

Isolação acústica

A isolação acústica é outro EPC essencial para lugares em que os trabalhadores estão expostos a ruídos e altos sons, em especial se forem constantes.

Essa exposição prejudica a audição a longo prazo e causa danos irreversíveis. Dessa forma, existem algumas maneiras de implantar a isolação acústica para proteger os trabalhadores desses locais, como:

  • Implantar na fonte de ruído: nessa alternativa, implanta-se alguma forma de isolamento acústico diretamente na fonte de ruído, como uma máquina ou uma ferramenta. Essa solução é chamada de enclausuramento acústico.
  • Implantar na trajetória: aqui implantam-se barreiras acústicas de proteção na trajetória entre a fonte de ruído e os trabalhadores do local.
  • Implantar no posto de trabalho: quando nenhuma das alternativas anteriores é viável, pode-se implantar o isolamento acústico diretamente no posto de trabalho, transformando-o em uma cabine acústica.

Redes de proteção, guarda corpo e corrimão

As redes de proteção configuram mais um exemplo de EPC essencial. Elas são usadas em geral em construções ou manutenções em grandes alturas, para evitar quedas dos trabalhadores e até mesmo algum objeto que possa atingi-los.

Dessa forma, elas se tornam equipamentos essenciais para a preservação da vida em locais de trabalho que envolvam grandes alturas.

Acidentes podem acontecer em obras e manutenções desse tipo, que vão desde a quebra de algum equipamento a simples escorregões em lugares perigosos.

O que antes seria algo fatal, com a rede de proteção se torna apenas uma situação assustadora.

Portanto, com a instalação da rede de proteção, a segurança do trabalhador está garantida.

Mas, além das redes de proteção, outro EPC muito utilizado é o corrimão, que está presente em qualquer tipo de escada hoje em dia.

É muito comum ouvirmos relatos de pessoas que já se machucaram caindo de escadas, seja em casa ou no trabalho.

Essas quedas, que podem ser acidentes graves, são facilmente evitadas com EPCs, como um corrimão para apoio.

É comum achar que o uso do corrimão se restringe apenas a idosos, pessoas com dificuldades de mobilidade ou crianças.

No entanto, todos podem se beneficiar deste apoio, afinal, trata-se de um item de segurança.

Além disso, instalar um corrimão é uma medida bastante simples, fácil e barata, que pode fazer a diferença na segurança do local e evitar acidentes graves.

Kit de primeiros socorros

EPC kit primeiro socorros

Esse é um dos itens mais famosos de segurança e outro EPC essencial, seja no trabalho ou em residências.

Ter um kit de primeiros socorros é muito importante, pois além de aumentar a segurança do local, demonstra que a empresa se preocupa com o bem estar de seus funcionários.

Montar um kit de primeiros socorros é uma medida simples e que pode oferecer maior segurança e proporcionar cuidados imediatos em caso de algum acidente ou lesão.

Além disso, o kit de primeiros socorros é um item obrigatório por lei, tamanha a sua importância para o cuidado e o primeiro atendimento em caso de algum acidente.

Por isso, alguns itens são obrigatórios em todo kit de primeiros socorros, como:

  • Frasco de Soro Fisiológico;
  • Sabão líquido bactericida;
  • Cotonete;
  • Esparadrapos;
  • Bolsas térmicas, quentes e frias;
  • Talas;
  • Tesoura de ponta redonda
  • Álcool;
  • Água oxigenada;
  • Atadura de Crepom de 20 cm;
  • Pinça;
  • Curativo adesivo (tipo band aid);
  • Algodão;
  • Máscara facial;
  • Luva de procedimento cirúrgico (descartável);
  • Óculos de proteção;
  • Gaze;

Assim, vale a pena conferir se o seu kit de primeiros socorros possui todos os itens necessários para garantir o primeiro atendimento em caso de lesões ou fraturas.

Tipos de Equipamentos de proteção individual (EPI)

Os EPIs são itens de responsabilidade de cada trabalhador, de uso pessoal, que devem ser fornecidos pela empresa e disponibilizados em quantidade necessária a todos os colaboradores.

Eles precisam seguir o estabelecido na normativa NR6, mas não basta fornecer o equipamento — é responsabilidade da empresa explicar a importância do uso. Confira os EPIs mais comuns!

Capacete de segurança

O equipamento deve ser utilizado por todos que trabalharem ou transitarem na obra, como operários, arquitetos e engenheiros. Sua importância se deve à proteção contra choques e quedas de materiais. O uso adequado evita muitas lesões.

Cinto de segurança

O cinto é um elemento de uso obrigatório para trabalhadores que realizam trabalhos em alturas e é considerado necessário para condições de serviço com alturas superiores a 2 metros, como manutenção de telhados, instalação de forros, pinturas etc.

Protetores auditivos

EPC protecao auditiva

Um dos grandes problemas da construção civil é o excesso de ruído, por isso, é essencial que os trabalhadores utilizem protetores auriculares — medida cautelar que reduz a hipótese de lesões auditivas em longo prazo. Utilize protetores do tipo concha e que sejam de fácil limpeza.

Máscaras

Notadamente, as construções geram muita poeira e resíduos, dessa forma, os trabalhadores devem se proteger dos danos causados. Por essa razão, o uso de máscaras é recomendado.

Luvas

As chamadas luvas de raspa são ótimos equipamentos para evitar amputações e lesões nas mãos dos trabalhadores.

Além disso, também é essencial considerar o uso de luvas de látex dependendo do material a ser manipulado.

Calçado de proteção

Responsável por evitar o impacto dos elementos com os pés dos trabalhadores, os calçados de proteção devem ser utilizados por todos, até mesmo pelos visitantes da obra.

E se a empresa não cumprir com a obrigatoriedade do uso de EPC?

EPC muitos capacetes

As empresas são obrigadas a fornecer o uso de equipamentos de proteção, como EPI e EPC, no local de trabalho, segundo as normas regulamentadoras.

Caso a empresa não cumpra com a sua obrigação, existem penalidades por isso, como sanções legais e multas.

Além disso, se houver algum tipo de acidente no ambiente de trabalho, a empresa pode ser responsabilizada por todos os danos causados aos trabalhadores acidentados.

Dessa forma, a empresa deve indenizações e a cobertura de todo o tratamento, uma vez que ela se omitiu no fornecimento dos equipamentos de proteção.

Portanto, a melhor solução é sempre tomar todas as medidas para assegurar a segurança dos trabalhadores, como disponibilizar os EPCs necessários, fornecer instruções acerca do uso correto dos equipamentos de proteção, fiscalizar se todos os equipamentos estão sendo usados da maneira correta.

Assim como medidas para aumentar o nível de segurança, como planejar regularmente ações para conscientizar acerca da necessidade dos equipamentos de proteção e traçar medidas para garantir a segurança de todos da empresa.

Além disso, empresas que não disponibilizam EPCs e EPIs podem ser denunciadas por funcionários ao Ministério do Trabalho ou a sindicatos da categoria.

Conheça a melhor solução em locação de equipamentos para construção civil

A Equiloc está presente em Belo Horizonte, Betim, Contagem e toda a região. Venha conferir a melhor opção para locação de equipamentos para construção.

Além dos melhores equipamentos, nosso sistema é eficiente e 100% online, o que garante rapidez na solicitação e aprovação de orçamentos, otimizando o seu trabalho e poupando tempo.

Aqui você encontra todos os EPCs para a sua obra, além de equipamentos como: andaimes, geradores, máquinas de solda, compactadores, betoneiras, lixadeiras, entre outros.

Nossos equipamentos são de alta performance e com qualidade, para te proporcionar a melhor experiência em locação e eficiência em seu trabalho.

Por isso, venha fazer o seu orçamento. O processo de locação é simples: basta entrar na página inicial do nosso site clicando aqui.

Na página você pode conferir todos os produtos disponíveis, separados por categorias. Ao decidir qual produto você deseja, basta clicar na opção “alugar”.

Após isso, você informa a data de retirada do equipamento e a data de devolução. Além disso, deve preencher informações simples, como: em qual região deseja usar o equipamento e o seu endereço de e-mail.

Simples, não é? Se você tiver alguma dúvida ou situação inesperada durante o processo, basta entrar em contato com a nossa equipe, por meio da opção “fale conosco” disponível em nosso site.

Nossa resposta é muito rápida e eficiente, o tempo máximo é de 30 minutos! Por isso, em qualquer situação basta nos contactar para contar com o auxílio de nossa equipe.

Conclusão

Agora você sabe a importância da implementação de EPCs em sua empresa e como esses equipamentos são essenciais para garantir a segurança de seus funcionários, em especial se o ambiente de trabalho oferece algum tipo de risco à integridade física.

Mas, além de preservar o bem estar dos trabalhadores, empresas que possuem maior fiscalização acerca da segurança no trabalho, maior adesão aos EPCs e proporcionam um ambiente mais seguro em geral possuem índices melhores de produtividade e menor índice de faltas e afastamentos de funcionários.

Assim, o uso dos equipamentos corretos garante o funcionamento da empresa e impacta no resultado final.

Leia também: As melhores práticas para utilização de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) na sua obra.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.