Equiloc

O que é martelete compensa comprar um?

manutenção preventiva homem sorrindo

Com o passar dos anos, novos equipamentos são introduzidos no canteiro e facilitam a rotina de trabalho dos colaboradores e a eficiência de quem planeja uma obra ou reforma. Cada tipo de obra exige metodologias e trabalhos diferentes; entretanto, o martelete é um equipamento utilizado na maioria das ocasiões. Este post vai ajudá-lo a entender então o que é martelete e quais são os seus tipos no mercado.

Mostraremos a maneira correta de manuseá-lo e quais cuidados devem ser tomados, já que é muito comum ter dúvidas sobre o funcionamento do mesmo e as suas principais características e objetivos. Também vamos comparar o martelete com a furadeira de impacto, mostrando a diferença entre os dois.

Afinal, antes de tomar qualquer atitude, é fundamental conhecer as demandas do projeto e as ferramentas. Dessa forma é possível escolher os melhores materiais e as melhores técnicas a serem utilizadas.

Se você tem interesse nesse assunto e quer ter as suas dúvidas respondidas, tenha atenção em sua leitura e aproveite.

O que é martelete?

Essa ferramenta pode ser considerada como uma furadeira mais potente e forte. Ela usa o poder da rotação, acrescentado do impacto do martelo, para furar concreto e outras superfícies duras.

O martelete também é confundido com o martelo de demolição. Enquanto o primeiro é leve e é utilizado na vertical, o segundo é pesado e tem mais força de impacto. Dessa forma, o martelete é usado para trabalhos que necessitam de maior precisão.

Na maioria dos casos, ele serve para demolir colunas de concreto, vigas e pisos, abrir canaletas para passagem de tubulação e perfurar o concreto asfáltico.

A ruptura do concreto também pode ser realizada manualmente. Porém, essa atividade é cansativa e exige muita energia física dos operários do canteiro. Desse modo, o martelete proporciona um ganho de produtividade e evita danos causados pelo esforço repetitivo nos trabalhos.

Quais são os seus tipos?

É essencial conhecer o que é martele e quais são as suas características e os tipos existentes no mercado. Para escolher o equipamento correto para a sua obra, conheça-os a seguir:

Modelo pneumático

Esse modelo é acionado por ar comprimido. Ele é indicado para a demolição de blocos de concreto. Ademais, ele tem vida útil mais longa e é mais leve do que os outros aparelhos, mas necessita de sistema compressor robusto para gerar a energia necessária e operar com eficiência.

Modelo elétrico

Como seu próprio nome diz, esse tipo de martelete é acionado por um motor elétrico. Dessa forma, seu preço é bem menor quando comparado ao modelo anterior. Não se esqueça de que ele é mais utilizado em paredes. Seu principal benefício está na facilidade de realizar manutenções e encontrar peças para trocar.

Tenha consciência de que a escolha do equipamento deve ser baseada na quantidade de impactos por minuto que a ferramenta é capaz de realizar, e não apenas pelo fator financeiro. A análise do material a ser cortado também é importante: leve em consideração as suas dimensões, propriedades físicas e condições de uso.

O que é furadeira de impacto?

Essa ferramenta tem como função realizar furos principalmente por meio do giro, permitindo que a broca dê pequenos “socos” na superfície enquanto gira. O seu uso é indicado para realizar furos e perfurar alvenaria, concreto de baixa dureza, entre outros. Todavia, não quando o trabalho for realizado em madeira, plástico e metal.

A mesma tem também a função de martelete, em alguns casos. Sendo que quando utilizada na função martelo, além do giro, ela imprime percussões que ajudam a furar superfícies mais duras. É recomendada para trabalhos em superfícies menos duras, como no caso de residências.

A furadeira de impacto também é confundida com a parafusadeira de impacto. Porém, a parafusadeira funciona mais como uma chave inglesa, sendo que a furadeira tem a função martelete. Dessa forma, a parafusadeira não é recomendada para trabalhos em superfícies muito resistentes.

Quais são os seus tipos?

Antes de selecionar a furadeira de impacto para a sua obra, é importante saber quais são os seus tipos e como fazer melhor uso de cada um. Dito isso, conheça os tipos e suas diferenças:

Modelo pneumático

Esse modelo é acionado por ar comprimido. Assim como no caso do martelete, ele tem vida útil mais longa e é mais leve do que os outros aparelhos, mas necessita de sistema compressor robusto para gerar a energia necessária e operar com eficiência.

Modelo elétrico

Esse modelo é encontrado, geralmente, nas voltagens de 110v e 220v. Sendo que, os de 220v conseguem gerar uma potência maior, gastando menos energia. Todavia, a maioria das casas em nosso país operam com pontos de força elétrica de 110v, o que deve ser levado em consideração.

Martelete x Furadeira de Impacto: quais as diferenças?

Antes de tudo, é importante dizer que essa dúvida surge de um não esclarecimento entre a diferença das duas ferramentas. Quando devidamente compreendido o que é martelete e furadeira de impacto, fica mais fácil identificar as suas diferenças.

Uma vez que isso foi bem esclarecido, temos que a diferença principal entre ambos está na força do impacto. Pois o martelete é mais potente que a furadeira. Além disso, é indicado o uso de marteletes para o usuário que necessita de produtividade e número alto de perfurações.

A Furadeira de Impacto é mais usada em residências e em obras. Já o Martelete é indicado para uso na construção civil, principalmente para quem trabalha muito com alvenaria e construção.

Basicamente o martelete é utilizado para quebrar piso, derrubar uma parede, furar pedra, furar concreto, entre outros.

Como utilizá-los corretamente?

A segurança do trabalho é um dos principais fatores para o sucesso de uma obra. Quando um acidente acontece, as pessoas envolvidas se machucam, os equipamentos são danificados e, em casos mais sérios, há a possibilidade de paralisação das atividades por completo. É perceptível que é necessário tomar medidas para evitar essas situações, não é mesmo? Após conhecer o que é martelete e furadeira de impacto, você deve saber como manuseá-los de maneira correta.

Por ser uma máquina de vibração, todos os parafusos devem ser verificados antes do aparelho ser ligado. Veja se não há fiações, tubos e canalizações que possam ser rompidos no local, já que qualquer deslize coloca em risco o andamento do cronograma.

A ideia equivocada de que a força aplicada no equipamento é diretamente proporcional à aceleração da máquina apenas provoca o desgaste desnecessário das peças. Portanto, apenas uma leve pressão deve ser aplicada durante o uso da ferramenta.

Além disso, o funcionário responsável pelo martelete deve usar luvas e óculos protetores, máscara respiratória, protetor auricular e o tradicional capacete de plástico. Esses equipamentos de proteção individual garantem a segurança do canteiro e permitem a realização de atividades com mais confiança e autonomia.

Também realize o revezamento de colaboradores e diminua o estresse e o cansaço no canteiro. Lembre-se de dialogar com a equipe e mostrar que as medidas que previnem acidentes melhoram a qualidade de vida de todos.

É melhor comprar ou alugar?

Depois de saber o que é martelete e furadeira de impacto, como saber se você deve comprar ou alugar essas ferramentas? Algumas etapas da construção civil só podem ser realizadas com eficiência por essas ferramentas. Por isso, é muito comum que as mesmas estejam presentes na maioria dos canteiros e reformas em nosso país. Nessas horas, é compreensível levar em consideração a compra dessas ferramentas. Esse pensamento pode parecer positivo, mas, com o passar do tempo, você pode ter várias dores de cabeça.

Quais as vantagens de alugar essas ferramentas?

Principalmente no caso do martelete, isso acontece porque ele precisa de manutenções e trocas de peças quando apresenta avarias em sua estrutura e outros problemas de funcionamento. Esses custos podem pegar você de surpresa e atrapalhar seu orçamento. Além do mais, caso você esteja realizando apenas uma reforma, ele será necessário em etapas específicas do trabalho.

A mesma coisa pode ser dita para a furadeira de impacto. Não é sempre que você vai precisar dela para fazer um trabalho específico de alvenaria, seja na sua residência ou em outro local. Dessa forma, manter esse equipamento pode se tornar caro e elevar os custos da sua obra.

aluguel da máquina é uma ótima opção para quem busca praticidade e economia de recursos. Ao tomar essa atitude, você conta com um equipamento de ótima qualidade e que está em perfeito estado de funcionamento. Portanto, faça uma pesquisa de mercado e encontre um fornecedor de equipamentos para a construção civil.

Saber o que é martelete é uma questão crucial para pensar em seu uso ao reformar uma residência. É possível, com o seu uso, reduzir o tempo dos processos construtivos e aumentar a eficiência da equipe.

Fica evidente que, apesar de parecidas, a furadeira de impacto é bem diferente de o que é martelete. Por fim, alugando esses dispositivos, você pode focar seus esforços em outras etapas da reforma e alocar recursos financeiros com mais eficácia.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Ainda está com dúvidas se deve comprar ou alugar outros equipamentos para a sua obra? Não deixe de conferir nosso artigo sobre betoneiras e evite dores de cabeça antes mesmo de a obra começar. Até breve!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.